Por que o zimbro fica amarelo na primavera, outono, inverno e verão

Várias variedades de zimbro são amplamente utilizadas em jardins ornamentais e paisagismo. Este arbusto conífero permanece verde em qualquer época do ano, é bastante despretensioso e raramente é afetado por doenças que podem prejudicar o seu aspecto. No entanto, ele também tem problemas com a coroa. Se o zimbro ficou amarelo, você precisa lidar com isso e procurar os motivos.

O zimbro fica amarelo no outono

A cor natural das escamas ou agulhas de zimbro é o verde. Portanto, permanece no outono, no entanto, uma ligeira mudança de cor ainda ocorre. Isso se deve ao fato de que as folhas de zimbro sintetizam antocianinas - compostos específicos do tipo cera que protegem a árvore da radiação ultravioleta. Suas cores variam do vermelho ao roxo. Em combinação com o verde das agulhas, conferem-lhe uma tonalidade amarelada ou acastanhada.

As folhas de zimbro ficam amarelas devido à liberação de antocianina não apenas no outono. Esta é uma reação natural da planta à deterioração das condições climáticas, portanto, observa-se uma mudança na cor das agulhas, por exemplo, em tempo seco. Às vezes, em um zimbro, as agulhas ficam amarelas no outono e caem devido ao murchamento das agulhas antigas e sua substituição por novas. Este é um processo natural que ocorre aproximadamente uma vez a cada 4 anos.

Razões pelas quais o zimbro fica amarelo no jardim

Pode haver várias razões pelas quais o zimbro fica amarelo. Os mais comuns são os seguintes:

  • Escolha errada do local de pouso.
  • Violação das regras de cuidado.
  • Doença.
  • O aparecimento de pragas.

Freqüentemente, há vários motivos para o amarelecimento da coroa. Portanto, é necessário descobrir imediatamente o que está acontecendo com o arbusto. Para isso, eles realizam um exame completo de zimbros, fazem análises de solo, água, verificam a presença de doenças e pragas.

Ajuste incorreto

O zimbro freqüentemente fica amarelo após o plantio. Isso significa que o local ou solo não é totalmente adequado para isso. Escolher o local certo para plantar o zimbro é de grande importância. Na natureza, este arbusto cresce mais frequentemente em pinheiros claros ou florestas decíduas, ao longo de estradas, em clareiras e bordas de floresta. O melhor lugar para ele é sombra parcial, então uma área que é muito sombreada não funcionará para ele. A acidez do solo deve ser próxima do neutro. E também o zimbro reage muito negativamente ao excesso de umidade, por isso não é categoricamente recomendado plantá-lo em uma área pantanosa.

A época do plantio do zimbro em campo aberto também é importante. Você não deve fazer isso no calor, no meio do verão. A melhor época para o plantio é a primavera, abril-maio, bem como a primeira metade do outono, setembro ou início de outubro.

Atenção especial deve ser dada aos zimbros capturados na natureza. Elas criam raízes, via de regra, muito mal, pois, na maioria das vezes, o arbusto trazido da floresta fica amarelado, seco e, no final, morre. As plantações de zimbro na maioria das regiões são protegidas, isso também deve ser levado em consideração. Portanto, é melhor tirar plantas de viveiros especializados.Essas espécies criam raízes muito melhor e requerem menos manutenção.

Cuidado impróprio

O zimbro é bastante despretensioso, entretanto, violações no cuidado também podem causar amarelecimento de sua copa. Na maioria das vezes, isso se deve a irrigação insuficiente. Isso é especialmente verdadeiro para espécies que são cultivadas sob abrigo ou em casa. Se o arbusto crescer em terreno aberto, então, como regra, haverá chuva natural suficiente para ele. A exceção é feita apenas nos períodos de seca, quando se recomenda fazer não só a rega da raiz, mas também a irrigação da copa.

Outra razão para o amarelecimento das agulhas de zimbro está associada à pulverização do arbusto. Se você irrigar em um clima de sol forte, a planta certamente irá se queimar, especialmente no lado ensolarado. Como as folhas de zimbro têm um revestimento ceroso, não são completamente umedecidas e a água permanece sobre elas na forma de pequenas gotas redondas. No tempo ensolarado, eles se tornam uma espécie de lente que focaliza a luz e pode queimar as folhas. Portanto, em tempo claro, a irrigação do zimbro é feita apenas no final da tarde ou no início da manhã, para que toda a água na folhagem tenha tempo de secar completamente.

A composição do solo em que o zimbro cresce também é importante. Desvios muito grandes de acidez em uma direção ou outra afetam negativamente a cor da coroa. Portanto, é preciso ter cuidado ao aplicar fertilizantes, para não acidificar ou, ao contrário, não calcinar o solo. Você também deve proteger os zimbros de animais de estimação que urinam nas árvores, pois sua urina tem uma forte reação alcalina. Recomenda-se que as plantas sejam cercadas com uma rede, treliça ou agentes especiais de dissuasão.

Condições climáticas desfavoráveis

Condições climáticas desfavoráveis ​​podem afetar a aparência do zimbro e a condição de sua copa. Esses problemas podem surgir se o verão, por exemplo, for muito frio e chuvoso. Em tais condições, mesmo solos bem drenados podem se transformar em pântanos, o que é prejudicial para este arbusto. Períodos de seca prolongados também podem causar amarelecimento da copa, especialmente quando combinados com ventos quentes e secos.

Pragas

Os zimbros estão frequentemente sujeitos a infestações de pragas, especialmente nas regiões do sul. Freqüentemente, os insetos se instalam na copa e se alimentam dos sucos das folhas. Devido à falta de nutrientes, as agulhas ficam amarelas e morrem e, em casos especialmente graves, a árvore pode morrer.

As pragas de insetos mais famosas do zimbro estão listadas na tabela:

Praga

A natureza da derrota

Maneiras de combater e prevenir o aparecimento

Pulgão

Os pulgões sugam o suco das agulhas jovens, fazendo com que amarelem e morram.

Cortar brotos jovens com colônias de pulgões. Lavar com pressão de água. Pulverizar 2 vezes durante a estação com preparações Fitoverm ou Karbofos, bem como remédios populares: infusão de alho, tabaco ou raiz-forte. Plantar próximo a arbustos que repelem plantas, como o piretro.

Escudo

Parasita em brotos e agulhas de zimbro, sugando seus sucos. Com uma grande população, os insetos cochonilhas são capazes de matar arbustos.

Tratamento da coroa com preparações especiais, por exemplo, Aktara, Actellik ou Karbofos. Os brotos gravemente afetados são cortados e queimados. A coroa pode ser tratada com uma solução suave de sabão em pó e depois enxaguada com água limpa.

Ácaro de agulha

Alimenta-se do suco das agulhas jovens, que amarelam por falta de nutrientes. É encontrada pelos espessamentos característicos nas pontas das agulhas.

Pulverizar com preparações de Karate ou Akarin. Pulverização periódica com infusões de alho ou tabaco, bem como processar a coroa com uma solução de sabão em pó, seguido de enxágue com água limpa.

Traça mineira

Uma borboleta-praga cujas lagartas roem as agulhas por dentro.

Tratamento com Decis 2 vezes com intervalo de 25 dias.Escavação de círculos próximos ao tronco no outono e tratamento do solo com fungicidas.

Mariposa de asas angulares

Uma borboleta-praga, ela e suas lagartas se alimentam de agulhas.

Pulverizar com preparações Decis-Profi, Actellik ou Fufanon. Os brotos danificados são removidos.

Doenças

O junípero fica doente com frequência, especialmente se crescer em condições inadequadas. Aqui estão as doenças mais comuns encontradas neste arbusto.

Doença

A natureza da derrota

Métodos de tratamento e prevenção

Fusarium murcha (fusarium)

Amarelecimento e queda das agulhas, secagem dos rebentos, a partir do topo da planta. Causado por fungos do solo que causam o apodrecimento das raízes.

A infecção surge na escolha do local errado para o plantio ou devido a fatores naturais: iluminação insuficiente e umidade excessiva. A prevenção é o abate de mudas e plantas maduras, bem como o plantio em local mais adequado. As plantas doentes são imediatamente removidas e queimadas. Como medida preventiva, o zimbro é pulverizado com preparações Vitarox ou Baktofit, e o solo é impregnado com solução de Fitosposrina.

Secagem de brotos

A infecção é causada por fungos que vivem na casca da árvore. Os brotos afetados ficam amarelos e secam, as agulhas voam.

Os rebentos infectados são podados e queimados. A coroa deve ser tratada com solução de sulfato de cobre a 1%.

Schütte (bolor cinza marrom) de zimbro

O agente causador da doença é um fungo que afeta principalmente agulhas e brotos jovens. Os ramos afetados ficam marrons, mas as agulhas não voam, mas adquirem uma tonalidade marrom-avermelhada.

Para reduzir a probabilidade de aparecimento da doença, é necessário evitar o espessamento das plantações e o excesso de umidade. Não há cura para o shute. A planta afetada deve ser desenterrada e queimada. Como medida preventiva, o arbusto é tratado com líquido bordalês duas vezes ao ano.

Ferrugem

Uma das doenças mais comuns do zimbro. É causada por fungos que aparecem nos brotos, cascas, cones. Determinado pelo aparecimento de crescimentos amarelos ou laranja brilhantes na casca.

Os ramos afetados devem ser cortados e queimados. Como profilaxia, o zimbro é tratado com líquido Bordeaux na primavera e no outono.

Necrose da casca

Aparece nos brotos na forma de pequenas almofadas cor de tijolo. Com o tempo, o zimbro afetado seca. A necrose também pode afetar as raízes da planta.

Como medida preventiva, as plantas são tratadas com Fundazol. Os ramos afetados são cortados e queimados. O solo na zona da raiz é derramado com solução de Fitosporina.

Câncer biotorélico

O fungo se desenvolve em rachaduras na casca. Depois de um tempo, a casca fica marrom, as agulhas ficam amarelas e o broto morre.

Se um fungo for encontrado, os brotos afetados devem ser cortados e queimados. Como medida preventiva, as plantas são tratadas com preparações Hom ou Abiga-Peak.

Influência das estações no amarelecimento das plantas

Embora o zimbro seja um arbusto perene, sua cor pode variar dependendo de fatores sazonais. Isso se aplica a ambas as espécies que crescem nos arbustos selvagens e ornamentais do jardim.

Por que o zimbro fica amarelo no verão

O amarelecimento dos zimbros no verão está mais frequentemente associado à irrigação insuficiente. Se a coroa desbotou e começa a amarelar uniformemente, o motivo deve ser procurado precisamente com cuidado impróprio. Se o amarelecimento ou escurecimento for de caráter local ou focal, ramos individuais, brotos ou seções da copa mudam de cor, então é necessário verificar a planta para a presença de doenças ou o aparecimento de pragas.

Por que o zimbro fica amarelo no outono

A mudança uniforme da cor do zimbro com a diminuição da temperatura no outono é um processo natural. A quantidade de antocianinas produzidas nas placas foliares aumenta, alterando a cor das agulhas e conferindo-lhes tonalidade dourada ou marrom-avermelhada.

No início do outono, o zimbro freqüentemente fica amarelo por dentro.Isso morre parte das velhas agulhas, cuja idade é de vários anos. Assim, há um processo natural de substituí-la por uma jovem. Nesse caso, a mudança de cor é uniforme e aparece apenas na parte interna das agulhas.

Por que o zimbro fica amarelo depois do inverno ou inverno

No inverno, as folhas de zimbro ficam amarelas pelas mesmas razões do outono. Um motivo adicional pode ser dano à coroa por geadas severas ou ferimentos mecânicos na bucha sob o peso da neve aderida. Galhos congelados e quebrados começarão a amarelar. Na primavera, eles precisam ser removidos primeiro, caso contrário, eles se tornarão criadouros de doenças e lar de pragas de insetos.

Por que o zimbro fica amarelo na primavera

A causa mais comum de amarelecimento da coroa de zimbro na primavera é a queimadura de sol. Isso se deve ao fato de que, sob a influência direta da luz solar, a cobertura de coníferas se aquece. Os flocos de neve que aderem aos ramos derretem, transformando-se em gotas de água. Cada uma dessas gotículas se torna uma lupa que focaliza os raios do sol. Portanto, muitas vezes no início da primavera, do lado ensolarado, os zimbros literalmente queimam, as agulhas ficam amarelas ou ficam marrons. Para proteger os arbustos das queimaduras solares, eles geralmente são cobertos com uma camada de gaze.

O que fazer se o zimbro ficar amarelo e secar

Para determinar o motivo pelo qual o zimbro fica amarelo ou marrom e começa a secar, é necessário, em primeiro lugar, fazer um exame completo para detectar a presença de doenças ou pragas. Isso deve ser feito com muito cuidado, porque, por exemplo, a cochonilha se disfarça habilmente e é bastante difícil percebê-la na filmagem.

Atenção! Se, como resultado da fiscalização, não for revelada a presença de pragas e doenças, a causa deve ser buscada com atendimento indevido.

O ligeiro amarelecimento das agulhas de zimbro pode frequentemente ser eliminado borrifando a planta com uma solução aquosa de Epin com a adição de Zircão. Para preparar esse estimulante, é necessário tomar 1 ampola de cada agente e diluí-los em 5 litros de água. A solução é pulverizada abundantemente na copa do zimbro. Você pode fazer isso várias vezes com um intervalo de 3 a 5 dias.

Juniper reage fortemente à poluição de gás da atmosfera, por isso não é usado para paisagismo de ruas. Em áreas localizadas próximas a áreas industriais ou ao longo de rodovias movimentadas, problemas com pontas amarelas de agulhas de zimbro podem estar diretamente relacionados a más condições ambientais. Dificilmente será possível corrigir essa situação, então para o plantio de zimbro vale a pena procurar outro local, e plantar algo mais resistente à poluição atmosférica do local.

Deve ser lembrado que o solo em que este arbusto perene cresce deve ser constantemente úmido, mas não pantanoso. Se todos os dias houver uma clara secagem do solo na zona das raízes, isso indica que a rega é insuficiente. É altamente recomendável cobrir os troncos das árvores, pois isso retém bem a umidade no solo. Não será supérfluo verificar mais uma vez a acidez do solo. Isso pode ser feito usando um teste que pode ser adquirido na loja.

Ações preventivas

A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas de amarelecimento nas agulhas de zimbro. O arbusto deve ser tratado regularmente com fungicidas para prevenir doenças fúngicas. Além disso, você precisa inspecioná-lo regularmente, e isso deve ser feito de forma escrupulosa e cuidadosa. Se uma doença ou praga forem detectadas em um estágio inicial, então, como regra, é possível salvar o arbusto. Doenças negligenciadas são tratadas de forma muito pior e na maioria dos casos levam à morte da planta.

Uma medida importante é o cuidado integral com os troncos do zimbro. Capinar, soltar e mulching, bem como o processamento com preparações especiais é uma excelente medida preventiva contra o aparecimento de pragas de inverno na zona radicular.Os círculos do tronco, como o próprio arbusto, devem ser limpos regularmente de madeira velha, galhos secos e quebrados.

Na primavera, medidas devem ser tomadas para proteger o zimbro do sol forte. Os arbustos jovens e as mudas devem ser protegidos da luz solar direta em primeiro lugar. Para isso, é melhor usar estopa. Não pode ser utilizado um material de cobertura para este fim, pois evita a evaporação da água. Às vezes, para se proteger do sol, basta instalar uma pequena tela ou uma tela branca que protege o zimbro da luz solar direta.

Conclusão

Se o zimbro ficou amarelo, você deve examiná-lo imediatamente e identificar a causa. Quanto mais cedo você fizer isso, mais chances terá de devolver ao arbusto uma aparência decorativa saudável. O zimbro é um arbusto ornamental magnífico que possui muitas propriedades úteis. Portanto, não deixe a situação seguir seu curso. É sempre melhor entender e identificar as causas do amarelecimento das agulhas para evitar isso no futuro.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção