Contente
- 1 Descrição do zimbro horizontal Andorra Compact
- 2 Zona de resistência de inverno Andorra Compact
- 3 Juniper Andorra Compact em paisagismo
- 4 Plantando e cuidando dos zimbros Andorra Compacta
- 5 Reprodução
- 6 Doenças e pragas do zimbro horizontal AndorraCompact
- 7 Opiniões sobre juniper Andorra Compact
- 8 Conclusão
Juniper Andorra Compacta é um arbusto de almofada compacta. A planta possui agulhas verdes em toda a temporada e roxas no inverno. Esta propriedade atraiu paisagistas. Uma cultura perene, devido ao seu pequeno crescimento, parece espetacular em um jardim. Um interessante conjunto de zimbro rastejante e plantas com flores.
O arbusto é valioso não apenas por suas qualidades decorativas, mas também por suas propriedades fitoncidas. As substâncias que os emitem destroem as bactérias e tornam o ar mais limpo.
Descrição do zimbro horizontal Andorra Compact
Juniper Andorra Compact é uma planta perene, anã e redonda. Os ramos estão densamente localizados, do centro em um ângulo agudo eles sobem para cima e depois crescem horizontalmente. Em tenra idade, a forma do zimbro lembra uma coroa em forma de ninho.
O arbusto cresce 40 cm de altura, 2 m de largura Ao mesmo tempo, o crescimento todos os anos: 3 cm de altura, 10-15 cm de largura.A cor dos rebentos é castanho-esverdeado. A casca é castanha, nas plantas jovens é lisa, nos adultos tem tendência a rachar.
O sistema radicular é superficial, subdesenvolvido, mas cresce amplamente. A madeira é resistente à decomposição, por isso a safra geralmente é plantada perto de corpos d'água.
As agulhas têm 0,5 cm de comprimento, nos brotos localizam-se principalmente em verticilos, sendo menos comum o tipo escamoso ou em forma de agulha. As agulhas são macias e agradáveis ao toque. Agulhas estreitas e curtas são pressionadas firmemente aos brotos. No verão, é verde acinzentado e, no inverno, assume uma tonalidade roxa.
Juniper Andorra Compacta forma cones esféricos, carnudos, quase imperceptíveis. No início, os frutos são verdes, com o tempo vão adquirindo uma tonalidade azul-azulada.
Outra espécie é semelhante ao arbusto Andorra Compact - o zimbro Andorra Variegata. Sinais comuns:
- brotos crescem perto do solo, espalhando-se diretamente sobre ele;
- a coroa está bem espalhada;
- boa resistência à geada;
- a possibilidade de crescimento pleno sem intervenção humana;
- uso em composições de paisagens.
Diferenças de zimbro Andorra Variegata horizontal:
- maior em tamanho: altura 0,5 m, largura 3 m;
- formato de arbusto assimétrico;
- Crescimento anual: 15 cm de altura, 20-30 cm de largura;
- a estrutura das agulhas é em forma de concha;
- as pontas dos rebentos são de cor amarelo-creme.
Zona de resistência de inverno Andorra Compact
Juniper Andorra Compact tolera facilmente mudanças bruscas de temperatura e umidade. Refere-se à 4ª zona de robustez do inverno. Estes são os territórios de Moscou, região de Moscou, Volgogrado, Uralsk, Kazan. Suporta a faixa de temperatura - 29-34 ° С.
Juniper Andorra Compact em paisagismo
O arbusto perene é usado como uma única cultura de crescimento e em um grupo de plantas. Adequado para paisagismo de terrenos domésticos, parques urbanos, vielas. O zimbro horizontal de Andorra Compact tem um belo visual paisagístico. É combinado com variedades de arbustos de baixo crescimento - urze, erika, rosas e formas de cobertura do solo de pinho. Nos jardins japoneses, os arbustos são plantados nas bordas dos muros de contenção.Quando o plantio é apertado, o zimbro é usado para fortalecer as encostas.
Plantando e cuidando dos zimbros Andorra Compacta
A planta é pouco exigente. De acordo com as características descritas e fotos, o zimbro Andorra Compacta cresce facilmente em condições urbanas. Capaz de crescer de forma independente sem intervenção humana. No entanto, tem um pequeno crescimento anual de 5 a 7 cm. Nas condições certas, o ciclo de vida do zimbro é de 200 anos.
Preparação de mudas e área de plantio
Em primeiro lugar, as mudas de zimbro Andorra Compact devem ser bem desenvolvidas. Plantas jovens, plantas de um ou dois anos com sistema radicular ramificado são adequadas. Não deve haver sinais de podridão ou outras doenças na muda.
Na véspera do plantio pretendido, as raízes são cortadas de 3 a 5 cm e mergulhadas em uma solução com estimulante. Além disso, rebentos quebrados são removidos, os ramos laterais e o topo são encurtados em ½ do comprimento de crescimento.
Na descrição do zimbro Andorra Compact horizontal, há uma preferência por áreas abertas e ensolaradas, mas podem suportar sombra parcial. Uma falta moderada de iluminação não reduz as propriedades decorativas do arbusto. A completa ausência de luz solar leva ao amarelecimento das agulhas.
Cresce bem em solos arenosos com pH neutro ou ligeiramente ácido. Solos argilosos e pesados não são adequados para o plantio horizontal de zimbro. Para uma melhor sobrevivência das plantas, você pode substituir o solo existente por uma nova mistura de nutrientes. Componentes principais: terra do gramado, turfa, areia. As proporções são 1: 1. Ou compre um substrato pronto para coníferas, misturando-o com o solo em proporções iguais.
Uma semana antes do plantio, deve-se preparar um vaso de plantio com dimensões de 0,8x1m e profundidade de 0,7m.As dimensões da cova devem ser 2 a 3 vezes maiores que o coma de barro.
Regras de pouso
Ao escolher a futura localização do zimbro horizontal Andorra Compacta, deve-se ter em mente que uma planta adulta não tolera bem o transplante. Portanto, um local adequado deve ser selecionado imediatamente.
O período de plantio de mudas na primavera é nos últimos dias de abril ou início de maio. Outono - outubro. Quando o zimbro é plantado em outras épocas, o crescimento lento e a baixa taxa de sobrevivência do arbusto são observados.
- Uma camada de drenagem de tijolos e seixos quebrados é colocada no fundo do poço preparado. A espessura deve ser de 20 cm.
- Nutrientes são adicionados em cima: húmus ou composto, carvão, 20 g de fertilizantes minerais complexos.
- A muda horizontal de zimbro Andorra Compacta é colocada no meio da reentrância e coberta com terra.
- O colar da raiz deve estar no nível do solo.
- O solo não é compactado, mas umedeça abundantemente o topo com água morna.
- Todos os dias após o plantio, a muda é regada, isso é feito ao longo da semana.
Regar e alimentar
No primeiro ano, uma planta jovem deve ser regada regularmente. O sistema radicular ainda não pode consumir totalmente a água e os nutrientes da terra. Durante os primeiros 2-3 meses, hidrate o zimbro rasteiro Andorra Compacta a cada 2 dias. Depois disso, nos períodos de seca, o arbusto é regado uma vez por semana.
Os fertilizantes são aplicados na primavera. Eles usam principalmente nitroammofosk - 20 g por sq. m ou outros minerais de acordo com as instruções do fabricante. Em setembro, o mato é alimentado com fertilizantes de potássio e fósforo.
Mulching e afrouxamento
O zimbro horizontal Andorra Compact sofre com o ar seco. Para fazer a umidade evaporar mais lentamente, o solo é coberto com serragem ou lascas de pinheiro. A camada necessária é de 5-10 cm.
Os arbustos jovens precisam ser soltos regularmente. Depois de absorver água, o círculo peri-tronco é ligeiramente afrouxado. Assim, eles saturam o solo com oxigênio sem danificar o sistema radicular.
Corte e modelagem
A poda do zimbro Andorra Compact horizontal é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.Remova os brotos secos e danificados. As pontas congeladas no arbusto também são removidas. Ao final do procedimento, a planta é alimentada com nutrientes e também tratada com uma solução fungicida. Isso estimula ainda mais o crescimento uniforme dos ramos e a proteção contra infecções.
Se preparando para o inverno
Apenas os arbustos jovens são protegidos para o inverno. Para isso, são usados ramos de abeto, fibra agrícola ou estopa. Em zimbros adultos, o círculo do tronco é coberto com turfa. Camada de 10-20 cm. A planta também não tolera um monte de neve. A precipitação caída deve ser removida do mato.
Regras de plantio mais detalhadas e condições para cuidar do zimbro Andorra Compact são mostradas no vídeo:
Reprodução
O processo de cultivo do zimbro Andorra Compact resume-se ao método da semente ou das estacas. Jardineiros experientes preferem a propagação por meio de estacas semilenhosas. Ao plantar sementes, na maioria das vezes os traços característicos da variedade serão perdidos.
No final de abril, um caule de 10-15 cm de comprimento é cortado de um arbusto com 8-10 anos de idade e é limpo a 5 cm das agulhas, mas a casca não precisa ser tocada. Para fazer com que as raízes apareçam mais rápido, o ramo de zimbro é colocado em uma solução estimulante por meia hora. Em seguida, as mudas são plantadas em recipientes com mistura de solo.
O caule do zimbro Andorra Compact é firmemente pressionado contra o substrato. A parte superior é coberta por uma película, criando um efeito estufa. Umedeça periodicamente, à medida que o solo seca na panela. Após um mês e meio, aparecem as raízes. No final de junho, pode-se plantar em local de cultivo permanente.
Doenças e pragas do zimbro horizontal AndorraCompact
Num raio de 3 m, os fitoncidas de agulhas de pinheiro destroem bactérias e infecções prejudiciais. Portanto, a planta raramente fica doente. No entanto, os ácaros-aranha e os insetos cochonilhas ainda podem prejudicar o zimbro Andorra Compact. Você pode combatê-los com inseticidas: "Aktara", "Match", "Aktellik".
Uma doença comum entre as sempre-vivas é a podridão da raiz, que ocorre devido ao excesso de umidade. Para profilaxia, o zimbro é pulverizado com fungicidas sistêmicos uma vez por mês: Skor, Maxim, Quadrix.
Se ocorrerem mudanças visuais no arbusto, você precisa se livrar da área danificada. Isso impedirá a propagação da infecção e protegerá as plantas em crescimento nas proximidades.
Os produtos químicos são perigosos para a saúde humana, por isso não negligencie o equipamento de proteção individual durante o processamento do zimbro horizontal Andorra Compacta.
Opiniões sobre juniper Andorra Compact
Conclusão
Juniper Andorra Compact é um arbusto ornamental que agrada pelo seu aspecto imaculado. Seu tamanho compacto não o impede de coexistir com outras plantas, criando uma composição atraente.Praticamente nenhum cuidado é necessário, apenas nos primeiros estágios vale a pena cuidar da cultura das coníferas para que se enraíze e sobreviva bem.