Cultivo de zimbro a partir de sementes

Nem um único fã de jardinagem decorativa se recusará a ter um belo zimbro perene em seu local. No entanto, nem sempre é possível comprar material de plantio de alta qualidade, e os arbustos retirados da natureza criam raízes muito precariamente. Nesse caso, você mesmo pode tentar cultivar um zimbro a partir de sementes.

Características do cultivo de zimbro a partir de sementes em casa

Em condições naturais, o zimbro quase sempre se propaga por semente. No entanto, esse processo é longo e as sementes desse arbusto não diferem na boa germinação. Portanto, a reprodução do zimbro é muito lenta, por isso que em muitas regiões o plantio dessa planta é protegido em nível legislativo. No entanto, colher botões maduros dos arbustos pode ser completamente calmo.

Em casa, as sementes podem ser usadas para propagar zimbro comum, cossaco e alguns outros. As características varietais com este método não serão preservadas, portanto, métodos de propagação vegetativa devem ser usados ​​para criar variedades ornamentais. Mudas cultivadas podem ser usadas, por exemplo, como porta-enxerto durante a enxertia. O zimbro comum pode ser usado para plantações individuais ou para a criação de sebes.

Importante! O zimbro cultivado a partir de sementes é o mais durável, despretensioso e resistente.

Período de amadurecimento das sementes de zimbro

Os cones de zimbro são freqüentemente chamados de cones. Eles realmente se parecem com frutas vermelhas na aparência. Após a polinização, as bagas do cone amadurecem em 2 anos. No primeiro ano, sua cor é verde claro, no segundo tornam-se azuis escuros, quase pretos. Eles são colhidos do início de setembro ao início de novembro. Os botões maduros são facilmente destacados dos ramos. Portanto, para colher, basta estender um pano embaixo da árvore e sacudir suavemente o zimbro pelo tronco.

Estratificação de sementes de zimbro

A estratificação é obrigatória para as sementes de zimbro. A essência deste processo consiste em manter as sementes em temperaturas negativas por muito tempo (3-4 meses). É uma espécie de endurecimento das sementes, que aumenta significativamente a sua germinação. Na natureza, isso acontece naturalmente.

Para cultivar um zimbro a partir de sementes caseiras, a estratificação é realizada usando um refrigerador ou mantendo as sementes do lado de fora, sob uma camada de neve, em um recipiente especial.

Como plantar sementes de zimbro

O zimbro pode ser plantado tanto diretamente em campo aberto como em recipientes previamente preparados. No entanto, deve ser lembrado que as plantas são transplantadas para um local permanente apenas quando atingem a idade de 3-5 anos. Todo esse tempo, eles precisarão de mais cuidado, portanto, será ideal germinar o zimbro em recipientes e, em seguida, cultivá-lo coberto.

Preparação de recipientes e solo

Você pode plantar sementes de zimbro em recipientes ou caixas especiais. Eles são preenchidos com um substrato nutriente de uma mistura de areia e turfa na proporção de 1: 1 com a adição de musgo esfagno.Como estimulante do crescimento, é aconselhável adicionar um pouco de terra sob um zimbro adulto ao recipiente. Contém simbiontes - fungos que têm um efeito benéfico no crescimento das raízes das plantas.

Preparação de sementes

Para extrair as sementes, os cones maduros são pré-embebidos em água ou numa solução de ácido fraco. Em seguida, eles são triturados usando um método de escarificação para destruir sua casca dura. As sementes extraídas são secas e armazenadas em local fresco e seco, colocadas na estratificação ou preparadas para o plantio.

Como plantar sementes de zimbro corretamente

A semeadura do zimbro em recipientes com solo preparado é realizada no outono, em outubro ou novembro. As sementes são geralmente plantadas em fileiras, embebidas em substrato úmido até uma profundidade de cerca de 2 a 3 cm, depois os recipientes são colocados no refrigerador ou sob a neve para estratificação. É possível estratificar sementes sem plantá-las em substrato de solo. Nesse caso, eles são plantados em campo aberto na primavera. Eles ficarão no solo até a próxima primavera e então brotarão.

Importante! As sementes que não foram estratificadas só podem germinar depois de alguns anos.

Cuidando de mudas de zimbro em casa

Depois de plantar sementes de zimbro, você deve afrouxar regularmente o solo no recipiente com as sementes plantadas. Após o surgimento das mudas, é necessário monitorar cuidadosamente a dinâmica de seu crescimento. Como as sementes são semeadas, via de regra, com excesso múltiplo da quantidade necessária, no futuro será necessário abatê-las, deixando apenas as mudas mais fortes e altas para o crescimento.

Condições ótimas de cultivo

Recomenda-se manter as mudas de zimbro crescendo no recipiente da janela. Na estação quente, podem ser levados para o ar livre, por exemplo, numa varanda ou terraço. É necessário afrouxar regularmente o solo e remover pequenas ervas daninhas... No inverno, você precisa monitorar cuidadosamente a temperatura e a umidade do ambiente onde as mudas crescem. Em salas com aquecimento, a umidade no inverno é muito baixa, então a terra com mudas pode secar facilmente.

Se o apartamento tiver varanda envidraçada e isolada, as plantas podem ser aí guardadas. O principal é que a temperatura do ar não desça abaixo de + 10-12 ° C. Não existem outras condições especiais para o cultivo de mudas de zimbro.

Importante! Para o crescimento normal das mudas, o ar fresco é de excepcional importância, por isso o ambiente deve ser ventilado com a maior freqüência possível.

Regar e alimentar

O solo no recipiente deve ser umedecido regularmente, não será supérfluo borrifar as próprias mudas com água de um borrifador. No entanto, isso deve ser feito com cuidado. A estagnação da água nas raízes tem um efeito muito negativo na saúde das mudas e pode levar à sua morte. Não há necessidade de alimentar as mudas. O substrato nutritivo contém todas as substâncias necessárias para o desenvolvimento normal da planta.

Outras atividades

Todas as outras atividades, como poda ou abrigos para o inverno, são realizadas após o plantio da planta em campo aberto. Até agora, a poda do zimbro não é feita. E mesmo depois de plantada em um local permanente no jardim, a planta não é tocada por mais um ou dois anos, dando ao arbusto a oportunidade de criar raízes e se adaptar adequadamente a um novo lugar.

Transplante de terreno aberto

Plantar e cuidar de zimbros cultivados em sementes não é diferente de cuidar de espécies propagadas vegetativamente ou cultivadas em viveiro. O transplante de mudas cultivadas para um local permanente é realizado após atingirem a idade de 3 anos. É melhor fazer isso na primavera, do início de abril ao final de maio. Mudas com sistema radicular fechado também podem ser plantadas no outono, setembro ou início de outubro. Um plantio tardio pode levar ao fato de a planta não ter tempo para se adaptar a um novo local e morrer no inverno.

O local de pouso é importante.A maioria das variedades de zimbro prefere áreas abertas e ensolaradas, mas também toleram bem a sombra parcial clara. É desejável que o local seja fechado ao vento norte. O zimbro comum é pouco exigente para a composição do solo, mas é melhor escolher um local com solo arenoso leve e respirável. Não deve ser pantanoso, mesmo depois das chuvas, a água não deve estagnar nele. O zimbro comum prefere crescer em solos com um nível de acidez neutro, enquanto o cossaco se sente melhor em calcário.

As covas de plantio das mudas de zimbro devem ser preparadas com antecedência para que o solo tenha tempo de se acomodar e ficar saturado de ar. Se o solo for argiloso, uma camada de drenagem de cascalho grosso ou tijolo quebrado é colocada no fundo com uma camada de 15-20 cm. O tamanho do buraco deve ser maior do que o torrão de terra nas raízes da muda. Para o aterro, é melhor usar solo especialmente preparado com uma mistura de areia de rio, turfa e solo gramado. Recomenda-se pré-calcinar a areia para destruir a microflora prejudicial.

Importante! Como fertilizante adicional, 200-300 g de nitroammofoska podem ser adicionados ao solo.

O procedimento para plantar um arbusto de zimbro é muito simples. A muda é colocada verticalmente no buraco e coberta com solo nutritivo. Ao mesmo tempo, o colo da raiz não é enterrado, deve estar no mesmo nível da superfície do solo e um pouco mais alto em arbustos grandes. Após o plantio, a zona da raiz é derramada abundantemente com água e coberta com turfa ou casca de árvore. Ao redor da muda, é aconselhável colocar uma cerca de plástico ou malha metálica. Isso servirá como proteção contra animais de estimação, que gostam muito de marcar coníferas. E para uma muda jovem, a urina animal pode ser destrutiva, pois tem uma forte reação alcalina.

Importante! Para remover facilmente a muda junto com o torrão de terra do vaso em que cresceu, meia hora antes do plantio, a zona radicular deve ser abundantemente eliminada com água.

Conclusão

Não é difícil cultivar um zimbro a partir de sementes, mas o procedimento é bastante longo. Para obter mudas maduras, é preciso ter paciência, pois o processo pode levar vários anos. No entanto, esse trabalho pode muito bem valer a pena. As mudas têm uma imunidade muito mais forte e são mais fáceis de tolerar as condições climáticas adversas. O ponto positivo é que o material de plantio pode ser obtido de forma totalmente gratuita, enquanto as mudas de zimbro prontas em viveiros não são baratas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção