Como cultivar um pinheiro decorativo

Os pinheiros são árvores muito despretensiosas e receptivas. Além disso, entre eles existe uma tal variedade de espécies e variedades que qualquer uma das fantasias mais complexas pode ser facilmente realizada. O pinho ornamental pode vir em quase qualquer formato e tamanho. E se você adicionar a isso uma variedade de cores de agulhas, a escolha parecerá simplesmente inesgotável.

Pinho decorativo em paisagismo

Muitas pessoas estão acostumadas a imaginar um pinheiro como um gigante subindo rapidamente com uma ponta de agulhas fofas bem no topo do tronco. Mas os pinheiros são tão diferentes que às vezes é até difícil de imaginar.

Pequenas pirâmides em forma de árvores de Natal podem ser usadas para decorar o portão de entrada. Árvores ou arbustos com copa globular decoram pátios ou jardins rochosos. Existem variedades muito menores na forma de travesseiros ou arbustos rastejantes, eles ficarão muito bem em jardins ornamentais e grandes canteiros de flores.

Pinheiros em forma de salgueiro-chorão podem decorar as margens dos reservatórios e, a partir das estreitas fileiras de árvores cilíndricas, pode-se criar uma sebe real.

A partir de árvores de várias formas com agulhas multicoloridas, você pode criar todo um grupo decorativo que pode decorar o jardim da mesma forma que arbustos com flores perenes. E melhor ainda, pois mantém o seu efeito decorativo durante todo o ano.

Finalmente, os pinheiros também são perfeitos como uma tênia, elevando-se sobre um gramado ou canteiro de flores.

Variedades decorativas de pinheiros

O mais famoso e conhecido é o pinheiro silvestre. Mas mesmo nesta espécie, existem muitas variedades decorativas que são completamente diferentes de sua variedade original.

  • Fastagiata - a árvore parece uma coluna, devido aos ramos bem colados ao tronco.
  • Globoza Viridas- não ultrapassa 1,5 m de altura, embora tenha forma de coroa quase esférica.
  • Pendula - cresce muito lentamente, e a forma da coroa em pranto parece muito interessante e incomum.
  • Rainha de Ouro É uma variedade de crescimento lento com tonalidades douradas de agulhas.

Existem muito mais espécies de pinheiros ornamentais, e muitas delas podem muito bem resistir às condições climáticas da maioria das regiões russas.

Montanha

Um dos tipos mais populares de pinho decorativo. As plantas são muito compactas, crescem lentamente e são ideais mesmo para o cultivo em pequenas áreas.

Preto

Esta espécie é nativa da Europa Central e Meridional. O pinho tem esse nome devido à cor escura de sua casca. Ao contrário de outras espécies, difere na tolerância à sombra.

Importante! Tolera bem as geadas e as condições áridas.

Existem muitas formas e variedades decorativas: piramidal, anã, dourada e outras.

Veimutova

Uma das espécies de pinheiros mais decorativos, é originário da América do Norte. Difere na cor azulada das agulhas macias e longas. Os ramos crescem quase na horizontal, o que proporciona efeito decorativo adicional da copa.

Atenção! O pinho Weymouth tem muitas formas decorativas. Mas também há uma desvantagem - a suscetibilidade a fungos de ferrugem.

Rumelian

Por outro lado, esta espécie também é chamada de pinheiro dos Balcãs. Difere no crescimento rápido, despretensão às condições de crescimento, pode crescer até mesmo na sombra parcial.As agulhas têm uma tonalidade azulada, espessa e densa. Aos 10 anos, atinge 2,5 m de altura e as árvores maduras chegam aos 20 m.

Como cultivar um pinheiro decorativo a partir de sementes

Em geral, o pinheiro é considerado o mais simples entre os demais representantes das coníferas para o cultivo a partir de sementes. Além disso, o método de reprodução por sementes pode ser considerado praticamente o único para ela, já que suas estacas ou não enraízam, ou a formação de raízes ocorre com grande dificuldade.

A maioria das espécies ornamentais nem mesmo precisa de estratificação. Mas as sementes mais frescas germinam melhor. Portanto, é melhor coletá-los você mesmo na floresta de coníferas, parque ou arboreto mais próximo. Se a espécie desejada não crescer nas proximidades, você pode procurar sementes de pinheiro decorativas nos colecionadores.

Prepare o solo mais leve para semear. Em solo pesado, as sementes de pinheiro podem nem germinar e, se aparecerem brotos, morrerão rapidamente. É melhor misturar partes iguais de turfa de alto pântano e areia.

Será útil mergulhar as sementes em água em temperatura ambiente antes de plantar. Você pode adicionar um dos estimulantes de crescimento (HB-101, Zircon, Epin). As sementes ficam de molho por um dia, mas você também pode mantê-las em gaze úmida e até a germinação.

Basta certificar-se de que a gaze fica úmida o tempo todo. As sementes nashed são colocadas em solo úmido leve a uma profundidade de não mais de 1 cm e aguardam o surgimento dos brotos.

A caixa de sementes germinadas deve ser imediatamente colocada no local mais brilhante possível. Qualquer sombreamento pode levar ao crescimento e desenvolvimento de sementes atrofiados.

Comente! Quaisquer plantas coníferas no estágio inicial de desenvolvimento (durante o primeiro ano) são especialmente suscetíveis a várias doenças fúngicas.

Portanto, após o surgimento das mudas, elas devem ser regularmente pulverizadas ou regadas para fins preventivos com adição de qualquer fungicida biológico, Fitosporina, Alirin-B ou seu análogo.

No outono do ano do plantio, as mudas de pinheiro decorativo já podem ser transplantadas em recipientes separados para posterior crescimento. Com proteção adequada, principalmente contra roedores, podem até ser plantados imediatamente no solo em local permanente.

Plantar e cuidar de pinheiros decorativos em campo aberto

O pinheiro ornamental é uma planta despretensiosa e não requer uma manutenção particularmente cuidadosa. No entanto, sujeitas a todas as regras de plantio, as árvores serão capazes de criar raízes e se deliciar com sua aparência e aroma curativo por muitos anos.

Preparação da parcela de mudas e plantio

Não importa se a muda de pinheiro ornamental foi cultivada a partir de sementes em casa, ou se foi comprada em viveiro ou no mercado, o principal é que antes do transplante ela deve ficar com um caroço de terra nas raízes. Os pinheiros transplantados com as raízes nuas criam raízes com grande dificuldade e podem ficar doloridos por muito tempo.

O local para o plantio de pinheiros decorativos é escolhido como o mais ensolarado do local. Somente na primeira semana após o plantio, a muda pode ser sombreada se o tempo estiver ensolarado.

A água subterrânea também não deve chegar muito perto da superfície. Em qualquer caso, na cova de plantação de pinheiros, deve ser colocada uma camada de drenagem, com pelo menos 10 cm de profundidade.

Regras de pouso

O volume da cova de plantação deve corresponder aproximadamente ao tamanho do torrão de terra nas raízes do pinheiro e ser ligeiramente maior. É especialmente importante cavar um buraco maior em profundidade. O fundo da cova de plantio é coberto com drenagem de entulho ou tijolo quebrado. Em seguida, adicione um pouco de solo nutriente, consistindo de terra sod, húmus e areia.

Um pedaço de terra é colocado em cima e as lacunas são cobertas com uma mistura de nutrientes. Como o colo da raiz de um pinheiro deve ficar nivelado com o solo, você pode até colocá-lo um pouco mais alto durante o plantio. Na verdade, com o tempo, graças à rega, a terra assentará e o colo da raiz também afundará.

Conselho! Depois de pisar a terra, a muda é derramada com água, tentando umedecer não só o solo, mas também os próprios galhos.

Regar e alimentar

Mudas jovens nos primeiros anos de vida requerem rega regular, cerca de uma vez por semana e ainda mais frequentemente se o tempo estiver seco e quente. As árvores maduras são regadas apenas 1 ou 2 vezes durante toda a estação. Uma árvore requer cerca de 50-80 litros de água. Em climas quentes, os pinheiros, principalmente os jovens, favorecem a aspersão da copa no dia seguinte ao pôr do sol.

É melhor usar composto como cobertura para pinheiros decorativos. É diluído em água para irrigação ou misturado com cobertura morta em um círculo próximo ao caule.

O curativo mineral só pode ser aplicado na primavera e é aconselhável o uso de fertilizantes granulares especiais para coníferas.

Mulching e afrouxamento

Uma vez que as raízes do pinheiro estão a uma curta distância da superfície, muitas vezes não é recomendado soltar o solo perto do tronco.

Para se proteger contra ervas daninhas, para preservar a umidade e nutrição adicional, a zona da raiz é coberta com uma camada de 6-8 cm. É melhor usar para esta casca desfiada de árvores coníferas ou a camada superior de terra de uma floresta de pinheiros.

Poda

O pinheiro não é mau para a poda e, se necessário, a sua copa pode ser formada de qualquer maneira conveniente.

É obrigatória uma poda sanitária anual, durante a qual são retirados todos os ramos secos, danificados ou doloridos.

Proteção contra doenças e pragas

Se você preencher todos os requisitos necessários para cuidar de um pinheiro, então, muito provavelmente, as doenças e pragas não serão capazes de prejudicar a árvore. Mas, para fins preventivos, é recomendável pulverizar a coroa com Fitoverm de pragas no início da primavera. E para a prevenção de doenças diversas vezes durante o período quente, a árvore é regada com uma solução de biofungicida.

Preparando-se para o inverno

Os pinheiros ornamentais geralmente toleram bem a geada. Mas as árvores mais novas com menos de 4 a 5 anos são mais bem preparadas para o período de inverno. Para isso, toda a superfície da terra sob a copa é coberta com uma camada de turfa, com cerca de 10 cm de altura, e a copa é coberta com ramos de abeto, que são fixados com uma corda. O primeiro sol da primavera, que pode causar queimaduras, também pode ser perigoso para as mudas de pinheiro. Para proteção nos primeiros meses da primavera, as mudas são revestidas com um material não tecido especial de cor clara.

Dicas de jardinagem

Jardineiros experientes são aconselhados a prestar atenção aos seguintes pontos ao cultivar pinheiros decorativos:

  1. Ao plantar e transplantar, e mesmo ao semear sementes de pinheiro, é aconselhável adicionar um pouco de serapilheira ao solo de plantação. A micorriza presente nele vai facilitar a sobrevivência dos pinheiros em um novo lugar.
  2. Várias vezes por temporada, mudas jovens de pinheiro devem ser eliminadas com Heteroauxin ou Kornevin. Isso ajudará no crescimento e desenvolvimento do sistema radicular.
  3. Vale a pena replantar apenas mudas com menos de 5 anos. As árvores mais velhas toleram o replantio muito pior.
  4. Na primavera, os pinheiros lançam muitos brotos em forma de velas, dos quais brotam novos ramos. Se você os cortar, parecerá feio no início. Mas, com o tempo, isso levará à formação de brotos laterais adicionais e à formação de uma coroa densa.

Conclusão

Pinho decorativo, se desejado, pode até se tornar a decoração principal do local. Especialmente se você considerar cuidadosamente a escolha de uma espécie ou variedade adequada e plantá-la de acordo com todas as regras.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção