Contente
- 1 Descrição da spirea japonesa
- 2 Spirea japonesa em design de jardim
- 3 Variedades de spirea japonesa
- 3.1 Spirea Japanese Sparkling Champagne
- 3.2 Frobel
- 3.3 Spirea Japanese Jenpay
- 3.4 Spirea Japanese Manon
- 3.5 Spirea Japanese Country Red
- 3.6 Anthony Vaterer
- 3.7 Spirea Japanese Double Play
- 3.8 Princesas de Ouro
- 3.9 Spirea Japanese Candlelight
- 3.10 Spirea Japanese Nana
- 3.11 Madzhik Karpet
- 3.12 Spirea Japanese Dwarf
- 4 Plantando spirea japonesa
- 5 Como cuidar da spirea japonesa
- 6 Características do cultivo de spirea japonesa na Sibéria
- 7 Spirea japonesa em flor
- 8 Como propagar a spirea japonesa
- 9 Doenças e pragas
- 10 Conclusão
Entre os arbustos mais despretensiosos e de crescimento rápido, o japonês spirea não pode deixar de se destacar. Este tipo atraente de arbusto ornamental pertence à família Rosaceae e é popular principalmente devido à sua resistência a uma variedade de condições de cultivo.
Descrição da spirea japonesa
Como o nome sugere, essas plantas são nativas do Japão, embora sejam onipresentes na China. O nome da planta significa "curva" e, de fato, na maioria das variedades de spirea, os brotos são muito flexíveis, ramificados e crescem em diferentes ângulos. No entanto, também existem variedades de spirea com ramos verticais.
As espécies naturais de spirea japonesas têm uma altura média de 90 a 150 cm, mas graças ao trabalho dos criadores, variedades completamente em miniatura foram criadas, literalmente de 20-30 cm de altura.
Spirea atrai muitos jardineiros não só pela sua floração abundante e de longa duração. A maioria das variedades tem folhas muito ornamentadas. Além disso, começam a se vestir desde o momento da floração, na primavera, quando são pintadas em vários tons de laranja, rosa e vermelho. No verão, muitas variedades de spirea ganham folhas verdes, mas também há aquelas cuja cor permanece amarela ou dourada. E no outono, a folhagem aparece em todo o esplendor dos tons quentes do arco-íris.
Os brotos de Spirea também parecem muito atraentes. Em tenra idade, apresentam uma pubescência tomentosa e com o tempo tornam-se lisos, mas com tonalidades castanho-arroxeadas.
As folhas da espirea podem ter diferentes formas: desde oblongo-lanceoladas a oval-ovóides. Nas bordas das folhas, dentículos de vários tamanhos geralmente estão localizados.
A floração de um rebento pode durar cerca de 1,5 meses em média. Muitas variedades são capazes de uma onda de floração repetida, embora não tão abundante. Para fazer isso, as espireas precisam apenas se alimentar e cortar as inflorescências murchas. Os tons das flores são geralmente dispostos em uma faixa rosa-vermelho-violeta. E as próprias flores são inflorescências corimbosas complexas ligeiramente achatadas. As cápsulas brilhantes contêm sementes, com cerca de 2 a 2,5 mm de comprimento, que amadurecem perfeitamente nas condições russas.
A spirea japonesa começa a dar frutos quando chega aos 4 anos de idade, e a expectativa de vida de um arbusto em um lugar é em média de 15 a 18 anos. Cultivar e cuidar da spirea japonesa não é particularmente difícil.
Devido à sua despretensão e resistência à geada, spirea é ativamente usada para decorar jardins e parques em praticamente toda a Rússia, da parte europeia ao Extremo Oriente e no norte, até as regiões polares.Em invernos especialmente frios, a parte aérea bem enraizada das plantas pode congelar, mas no verão ela consegue voltar a crescer e até florescer.
Spirea japonesa em design de jardim
Spirea é uma planta muito grata e se encaixa bem em quase qualquer composição de paisagem. Também é muito atraído pelo fato de que desde o momento em que aparecem as primeiras folhas até a própria geada, o efeito decorativo do arbusto praticamente não diminui. Na primavera e no outono, os arbustos atraem com sua folhagem brilhante, e durante todos os meses de verão são decorados com flores delicadas, arejadas e esfumadas ou coloridas.
Além disso, os spireas são exigentes com os vizinhos e se sentem bem em qualquer ambiente. Eles não são caracterizados por um crescimento radicular agressivo, embora sejam fáceis de reproduzir. E a sua boa folhagem dos rebentos permite a utilização de espireas para cobrir rebentos mais altos e nus de outras plantas ornamentais (laranja simulada, lilás, viburnum).
As menores variedades de spirea japonesas são frequentemente usadas como plantações individuais em pequenos jardins de pedras ou para criar um tapete florido denso em vastas áreas de colinas rochosas.
Plantas de altura média prosperam em vários tipos de canteiros de flores e mixborders, onde são combinadas com sucesso até mesmo com flores perenes.
As espireas são surpreendentemente adequadas para emoldurar coníferas independentes e se encaixam bem em qualquer composição com coníferas.
Mas eles ficam melhor em grandes grupos, como sebes ou meios-fios.
Cerca viva de spirea japonesa
Para criar sebes, são mais adequadas variedades de spirea bastante altas, cuja altura atinge 80 cm ou mais: Sparkling Champagne, Frobeli, Fortunnei. Os arbustos toleram bem cortes de cabelo regulares e estão cobertos de vegetação. Mas deve ser entendido que a floração no caso de cortes de cabelo regulares será relegada a segundo plano, e pode ser esperada apenas no próximo ano. Portanto, esta técnica é adequada para regiões mais ao sul, onde as plantas não congelam muito durante o período de inverno.
Fronteira japonesa com spirea
Mas, como fronteira, quase qualquer variedade de spirea japonesa é adequada. Arbustos com crescimento esférico ficarão especialmente bem. Você pode arranjar caminhos de jardim com uma orla, fazer uma orla para o gramado, até mesmo realizar alguns zoneamentos de territórios.
Você pode usar uma variedade de spirea ou variedades alternativas com cores de folhas diferentes. Ou mesmo com outras plantas adequadas: ação, relva.
Variedades de spirea japonesa
Os criadores estão trabalhando ativamente no desenvolvimento de mais e mais variedades de spirea japonesa, e a grande maioria delas são criadas em países próximos ou distantes. Eles diferem principalmente na altura, forma dos arbustos, período de floração, cor das folhas e tons na cor das flores.
Spirea Japanese Sparkling Champagne
Nos últimos anos, a seleção tem se desenvolvido de forma especialmente intensa para a obtenção de uma espécie de planta pequena e compacta. Spirea Sparkling Champagne é uma exceção. Este arbusto atinge uma altura de 100 cm ou mais e a sua copa densa pode atingir 150 cm de largura, sendo a variedade ideal para a criação de sebes. Pertence a um grupo muito comum de espíritos com a cor das folhas em constante mudança. Na primavera, as folhas novas das plantas são pintadas com uma rica cor laranja-vinho. No verão, eles ficam verdes claros e, no outono, começam a brilhar em vários tons de amarelo e vermelho.
Spirea Sparkling Champagne floresce principalmente em junho-julho.
As flores são branco-rosadas e os longos estames têm anteras vermelhas. Se as inflorescências forem cortadas, as plantas podem voltar a florescer mais perto do outono.
Frobel
Outra variedade bastante alta de spirea, atingindo 1 metro de altura. Usando o exemplo de uma foto de suas folhas com brotos, você pode ver claramente como a tonalidade de sua cor roxa muda da primavera para o outono.
É assim que os rebentos de Frobeli spirea aparecem na primavera com inflorescências em formação.
No verão, já a partir de junho, os arbustos da spirea japonesa Frobeli são cobertos por grandes inflorescências rosadas de até 12 cm de diâmetro, e a folhagem fica verde.
E no outono, as folhas dessa variedade de spirea adquirem uma cor ainda mais interessante.
Os rebentos crescem cerca de 10 cm por ano.Além disso, esta variedade é a mais resistente ao frio e pouco exigente para os solos.
Spirea Japanese Jenpay
Esta variedade de spirea japonesa, uma das mais interessantes em inflorescências coloridas, também é chamada de Shirobana ou spirea tricolor.
A altura do arbusto é média, 60-80 cm, os rebentos são castanho-avermelhados e as folhas não mudam de tonalidade durante a estação de crescimento, permanecem verdes escuras todo o tempo. Mas as inflorescências diferem em uma cor verdadeiramente original - elas podem conter simultaneamente flores em tons de branco, rosa claro e vermelho. O período de floração das plantas é ligeiramente adiado para a segunda metade do verão.
Spirea Japanese Manon
Variedade de tamanho médio (60-80 cm) com folhas que mudam de cor três vezes ao ano, desde avermelhadas e verdes até ricas em laranja avermelhadas. A coroa é compacta, esférica. A variedade Manon de Spirea tem alta sensibilidade a solos compactados e não tolera alagamentos constantes. A variedade é caracterizada pela resistência à seca.
A partir de julho, flores lilás-rosa aparecem nos arbustos de Manon spirea.
Spirea Japanese Country Red
Variedade caracterizada por folhas verdes durante a primavera e verão e rebentos predominantemente eretos. As folhas ficam amarelas e vermelhas apenas no outono. Spirea Country Red não atinge uma altura superior a 80 cm.
Flores em tons de rosa escuro aparecem em julho-agosto.
Anthony Vaterer
Anthony Vaterer é uma das inflorescências mais impressionantemente bonitas das variedades de spirea japonesas. As inflorescências podem atingir 15 cm de diâmetro e ter uma cor carmesim rica e brilhante.
Em altura, os arbustos desta variedade normalmente não ultrapassam 80 cm (crescem lentamente), mas uma copa esférica só pode ser criada por poda artificial. Já os galhos crescem quase sempre retos e muito espalhados em diferentes direções.
Spirea Anthony Vaterer é resistente ao gelo, mas as pontas dos rebentos podem congelar ligeiramente. No entanto, os arbustos se recuperam rapidamente, inclusive devido ao crescimento das raízes.
As folhas desta spirea também são decorativas durante a estação quente, uma vez que tradicionalmente mudam de cor da primavera para o outono.
Spirea Japanese Double Play
A série de variedades de spirea Double Play inclui várias variedades ao mesmo tempo.
- Artista Double Play
Arbustos bastante altos, atingindo 90-100 cm de altura e o mesmo tamanho em largura. A variedade é caracterizada por uma folhagem altamente decorativa, que, como de costume, muda três vezes por ano, mas torna-se de cor púrpura-violeta no outono. Flores brilhantes e rosa escuro desabrocham desde o início do verão e podem se formar até o outono, quando as inflorescências desbotadas são removidas. - Double play big bang
Variedade Spirea, que apresenta uma folhagem de cor única, na qual não existem matizes verdes. Na primavera as folhas são laranjas, no verão têm várias tonalidades amareladas, para no outono passarem a vermelho-alaranjadas. A floração desses arbustos, que pode durar de junho a agosto, não é menos interessante. As flores são grandes, de cor rosa. As espirais desta variedade atingem uma altura de 80 cm com um diâmetro de copa de até 100 cm. - Double play ouro
Arbustos pequenos (50-60 cm) com folhas da cor original, que muda durante a estação com todos os tons de amarelo. As flores que surgem a partir do início de junho são rosadas e de tamanho médio.
Princesas de Ouro
Uma das variedades mais populares de spirea japonesa entre os jardineiros, cujas folhas nos brotos não são verdes, mas amarelas. No verão, a tonalidade amarela desbota-se ligeiramente e torna-se esverdeada, mas no outono adquire um tom rosado pronunciado.
Deve ser cortado o mais rápido possível para não obstruir a limpeza do arbusto.
A altura da princesa dourada japonesa spirea é de cerca de 1 m, ela floresce na cor rosa-lilás.
Spirea Japanese Candlelight
Outra variedade notável de spirea, que carece de brotos com folhas verdes. Em termos de tamanho, já pode ser atribuído às variedades anãs da spirea japonesa, uma vez que os arbustos não crescem acima de 50 cm. Mas em largura chegam a 50-60 cm.
As folhas novas de Candlllight spirea são distinguidas por uma tonalidade amarela cremosa, que se transforma em amarelo brilhante no verão. Contra este fundo, pequenas flores rosa (até 8 cm de diâmetro) que florescem em meados do verão parecem atraentes. No outono, as folhas assumem a tradicional cor laranja avermelhada.
Spirea Japanese Nana
A variedade de spirea japonesa Nana já é conhecida como variedades anãs. Os arbustos de até 50 cm de altura têm uma copa densa com diâmetro de até 80 cm. As plantas são ideais para bordar. As folhas tradicionalmente mudam de cor de avermelhada para verde e de volta para vermelho alaranjado. As flores também apresentam uma tonalidade rosa avermelhada.
Madzhik Karpet
A variedade é conhecida pelo nome de Walbuma, foi criada na Inglaterra e ganhou seu nome comercial ("Tapete Mágico") por sua densa coroa em forma de almofada, que muda indefinidamente os tons das folhas. Na primavera, eles têm uma cor vermelho-cobre, no verão eles se tornam amarelos brilhantes. Mas essa sombra aparece apenas na luz solar intensa; na sombra parcial, as folhas adquirem uma cor um tanto esverdeada dourada. Bem, no outono, um viés claro em uma cor vermelho-avermelhada é visível.
Spirea Japanese MagicCarpet cresce pequeno, até 50 cm de altura, mas é amplamente distribuído ao longo do diâmetro da coroa. As flores são pequenas, rosadas, formadas de junho a setembro. Apesar de seu pequeno tamanho, as plantas desta variedade crescem e se formam rapidamente.
Spirea Japanese Dwarf
O nome completo da variedade é Japanese Dwarf, que significa "Japanese dwarf" em inglês. Esta é uma das variedades menores e de crescimento mais lento de spirea japonesa. Atinge apenas 30 cm de altura e a cada ano seus rebentos crescem apenas 5 cm, caracterizando-se por uma florada abundante desde o início do verão. Spirea Japanese Dwarf é um pouco como a famosa variedade Little Princess. As flores também são pequenas, rosadas, mas não murcham ao sol.
Inicialmente, as folhas verdes ovais tornam-se alaranjadas no outono.
Plantando spirea japonesa
Embora as plantas de spirea japonesas sejam muito despretensiosas para as condições de cultivo, o plantio adequado em qualquer caso proporcionará saúde à muda por muitos anos e facilitará muito o cuidado com ela.
Datas de desembarque
Os arbustos podem ser plantados na primavera e no outono. Mas para a maioria das regiões da Rússia, o plantio na primavera ainda é preferível, uma vez que uma muda jovem de spirea tem muito tempo pela frente para criar raízes com sucesso e desenvolver um bom sistema radicular. E como a beleza japonesa só floresce no verão, ela terá tempo para plantar botões.
No entanto, nas regiões do sul é perfeitamente possível plantar spirea no outono. O principal é fazer isso antes do início da geada.
Preparando o solo para a spirea japonesa
As plantas não têm requisitos especiais de solo. Claro, em um substrato fértil, o esplendor e a duração da floração irão aumentar. Além disso, é melhor se a acidez for ligeiramente aumentada. Portanto, se possível, você pode adicionar um pouco de turfa à cova de plantio.
Preparação de mudas
Para não ter mais problemas com a saúde das plantas de spirea, e também para saber exatamente o que esperar delas, você deve adquirir mudas em centros de jardinagem, viveiros ou lojas especializadas.
Ao comprar arbustos de spirea com raízes abertas, é necessário examiná-los cuidadosamente para que sejam viáveis e não sequem. Raízes podres ou secas são cortadas com tesouras de poda para um lugar vivo.Antes do plantio, as raízes saudáveis são encurtadas em 20-30 cm e as mudas são colocadas em um balde de água por várias horas.
Os brotos devem ser elásticos, bem dobrados e os botões devem estar vivos. Mas as folhas que florescem completamente nos brotos são indesejáveis, uma vez que essas mudas criam raízes piores.
As mudas de Spirea com sistema radicular fechado são regadas abundantemente ou colocadas em um recipiente com água umedecido.
Regras de pouso
Deve ser entendido que o sistema radicular da spirea é superficial e cresce em largura por uma distância considerável. Portanto, entre os arbustos é necessário manter uma distância de pelo menos 50 cm no momento do plantio.
Uma cova para o plantio é cavada um pouco mais do que o volume das raízes da muda, é desejável deixar suas paredes verticais. Se possível, é melhor deixar o buraco cavado por vários dias antes de plantar. Em seguida, é preenchido de 5 a 7 cm com qualquer tipo de drenagem (pedras, tijolos quebrados) e metade com terra do jardim, misturada com turfa e areia.
O sistema radicular é baixado para a cova, endireitado e polvilhado com a mistura de solo restante, compactando levemente. O colo da raiz da muda deve estar diretamente no nível do solo. Após o plantio, a muda é derramada com 1-2 baldes de água.
Como cuidar da spirea japonesa
O cuidado da espirea é simples e não leva muito tempo. De modo geral, apenas as mudas no primeiro ou segundo ano após o plantio requerem atenção especial.
Regar e alimentar
A rega regular (1-2 vezes por mês) é necessária apenas para mudas no primeiro ano após o plantio. Cerca de 15 litros de água são despejados sob um arbusto. No futuro, as plantas serão regadas apenas em climas extremamente secos e quentes, se não chover por mais de uma semana consecutiva.
No primeiro ano após o plantio, pode-se alimentar a muda com uma solução de verbasco diluída em 10 litros de água. Os fertilizantes sintéticos são aplicados a partir do segundo ano de plantio, geralmente após a poda, para dar força extra às plantas de espirea.
Como e quando aparar spirea japonesa
Todas as variedades de spirea japonesa pertencem a variedades com flores de verão. Portanto, a poda é feita na maioria das vezes na primavera. Nos primeiros 3 anos após o plantio, é realizada a poda exclusivamente sanitária dos arbustos, retirando os ramos doentes, secos, congelados e frágeis no mês de maio. A primeira poda de rejuvenescimento, ou seja, cardinal, é aconselhada a ser realizada não antes do quarto ano de vida da muda, quando há tempo para enraizar bem. No quarto ano da primavera, recomenda-se podar os arbustos de spirea japoneses a uma distância de 30 cm do solo. Em seguida, alimente-os bem. Isso dará à planta a força para formar um arbusto com flores luxuosas.
No futuro, a poda é feita em função do que se espera das plantas: floração ou criação de sebe ou meio-fio. Uma vez a cada dois anos, os brotos velhos devem ser encurtados, uma vez que a floração ocorre apenas nos brotos jovens da estação atual.
Se preparando para o inverno
Somente mudas do primeiro ano de vida podem necessitar de proteção especial contra geadas de inverno em regiões onde, simultaneamente com geadas severas, é observada uma baixa cobertura de neve. Eles devem ser cobertos com terra e folhagem, a parte inferior deve ser coberta com geotêxteis. No futuro, todas as partes das plantas que estão sob a neve serão protegidas de forma confiável contra a geada, e outros brotos congelados serão removidos na primavera, e rapidamente crescerão novamente.
Características do cultivo de spirea japonesa na Sibéria
A maioria das variedades de spirea acima são bastante adaptadas às condições adversas da Sibéria. Com efeito, para este arbusto, o principal é que durante os invernos gelados caia neve suficiente.
Variedades consideradas especialmente resistentes à geada:
- Alpino;
- Avermelhado;
- Nu;
- Pequenas princesas;
- Frobel;
- Firelight.
Se na parte europeia da Rússia é permitido plantar spirea japonesa em sombra parcial, então o plantio na Sibéria é feito exclusivamente em lugares ensolarados, onde o cuidado não será complicado por outras plantas próximas.Ao mesmo tempo, procuram não ser zelosos em regar, principalmente se o verão for frio e nublado.
As mudas são plantadas exclusivamente na primavera, para que tenham tempo de criar raízes bem antes do início do frio.
Em regiões com climas mais adversos, você pode até precisar isolar arbustos de spirea para o inverno. Normalmente, a área do círculo do tronco é coberta com serragem ou húmus, de forma que a espessura da camada é de pelo menos 20 cm. Os arbustos próprios podem ser isolados com ramos de abeto e cobertos com material não tecido.
Spirea japonesa em flor
Dependendo da filiação varietal, a spirea pode florescer no início de junho ou no início de julho. O período de floração dura em média cerca de 50 dias. Se você cortar inflorescências desbotadas, logo outras novas se formarão nos arbustos, e a floração pode se estender até setembro. E nas regiões do sul até outubro.
Como propagar a spirea japonesa
Existem 4 formas principais de propagação deste arbusto: estacas, estratificação, sementes e divisão no mato. Mas para os jardineiros comuns, apenas os dois primeiros métodos têm aplicação prática. Os dois últimos são normalmente reservados a profissionais.
Reprodução de spirea japonesa por estacas
É mais fácil propagar espirea com estacas, porque a porcentagem de enraizamento é de cerca de 70%, mesmo sem o uso de estimulantes de formação de raízes. E com eles chega a 100%. Como os brotos semilignificados têm melhor enraizamento, esse processo geralmente é realizado no outono, em setembro ou outubro. Tendo cortado um rebento forte, divida-o em várias partes com 4-5 folhas em cada uma.
A folha inferior é removida completamente, o resto é encurtado pela metade do comprimento. Depois de mergulhar o corte inferior por 2-3 horas em água, as mudas são plantadas em substrato leve em um ângulo de 45 ° a uma profundidade de 2 cm. Elas são colocadas em um local sombreado e, no inverno, são jogadas com folhas secas e cobertas com uma caixa. Após um ano, as mudas já podem ser plantadas em local permanente.
Reprodução por camadas
É ainda mais fácil propagar o convidado japonês usando camadas. É verdade que neste caso é difícil obter muito material de plantio. Na primavera, quando os rebentos voltam a crescer, vários ramos são colocados no solo, borrifados com terra e fixados com pedra ou arame. A ponta do broto deve ser visível - muitas vezes uma estaca é amarrada a ela. Com rega regular dos rebentos postos, enraízam-se sem problemas na época seguinte.
Propagação de sementes
É preciso muita paciência para propagar este arbusto por semente.
Além disso, o método de sementes não é adequado para todas as variedades. Algumas formas híbridas não podem ser cultivadas com sementes - elas se reproduzem apenas vegetativamente. As sementes de Spirea não precisam de estratificação - podem ser semeadas em qualquer época do ano. Normalmente são semeados na superfície de solo leve, sem cobertura, mas apenas cobrindo as caixas com semeadura com vidro ou filme. Após a emergência, o filme é removido. E quando os brotos atingirem a altura de 2 cm, podem ser mergulhados. Um ano depois, as plantas cultivadas são plantadas em campo aberto, não esquecendo de cobri-las para o inverno.
Reprodução de spirea japonesa dividindo o arbusto
Você pode dividir arbustos de spirea no verão ou no início do outono. No verão, é importante escolher o tempo nublado ou chuvoso para o procedimento.
O arbusto selecionado é cavado em um círculo, tentando capturar a maior parte da projeção da coroa. Algumas das raízes, é claro, serão inevitavelmente danificadas. Eles são cuidadosamente desembaraçados e divididos em partes, cada uma das quais deve ter vários caules e rizomas fortes. Os cortes de raízes são tratados com carvão amassado e cada parte é plantada em cova previamente preparada. Em dias ensolarados, os arbustos transplantados são regados quase todos os dias.
Doenças e pragas
Os arbustos de spirea japoneses geralmente apresentam alta resistência a doenças e raramente sofrem de pragas.Em climas quentes e secos, os ácaros podem se tornar ativos, às vezes os brotos e as folhas jovens podem sofrer a invasão de pulgões ou lagartas de curuquerê.
Devem ser tratados primeiro com métodos populares, borrifando os arbustos com uma solução de pó de tabaco ou infusões de alho e tomate. Em casos extremos, preparações acaricidas são usadas contra carrapatos e inseticidas são usados contra pulgões e lagartas.
Conclusão
Spiraea Japanese é fácil de cuidar, despretensiosa para as condições de cultivo, planta muito decorativa e funcional. Não é difícil até para um iniciante cultivá-lo, e uma variedade de variedades ajudará a determinar a escolha certa.