Contente
- 1 Descrição e os tipos mais comuns de euonymus
- 2 Onde cresce o euonymus
- 3 As propriedades curativas do euonymus
- 4 Por que o euonymus é perigoso?
- 5 Como plantar euonymus
- 6 Cuidado Euonymus
- 7 Como euonymus floresce
- 8 Como propagar euonymus
- 9 Por que euonymus não fica vermelho
- 10 Doenças e pragas de euonymus
- 11 Conclusão
Plantar e cuidar de uma árvore fusiforme é muito simples. Por isso e por suas altas qualidades decorativas, a cultura é amplamente utilizada no paisagismo. As plantas são de plástico, a partir do qual criam meios-fios tradicionais, sebes, tapetes de chão, cílios flexíveis de espécies rastejantes são erguidos sobre um suporte.
Descrição e os tipos mais comuns de euonymus
Euonymus é um gênero de arbustos ou árvores caducas e perenes que pertencem ao gênero Celastraceae. Eles são frequentemente usados em projetos paisagísticos, raramente - como uma planta de interior ou uma planta destinada a um jardim de inverno. Existem mais de 200 espécies, das quais 20 crescem em condições naturais no território da Rússia.
Externamente, os euonymos são muito diferentes uns dos outros. Mas todos eles têm pequenas flores esverdeadas indefinidas que não têm nenhum valor decorativo e folhas pequenas e simples de forma oval. Mudas de couro brilhante parecem atraentes, estourando após o amadurecimento da semente. Dependendo do tipo, podem ser amarelos, rosa, todos os tons de vermelho.
As espécies utilizadas como planta ornamental podem ser condicionalmente divididas em dois grupos.
Euonymus decíduo
São arbustos e árvores bastante grandes, atingindo 3 m ou mais sem cortar com a idade. Os euonymus não atingem essa altura logo, pois crescem lentamente, mas vivem por muito tempo. Eles são cultivados principalmente por seus atraentes frutos brilhantes e folhas coloridas no outono.
As espécies decíduas mais famosas são:
- europeu ou Bruslin atinge 5 m, é cultivado por causa do pericarpo atraente e grandes (até 7 cm) elegantes folhas, mudando gradualmente de cor de verde para vermelho, roxo ou marrom-bordô no outono;
- Alado - arbusto denso até 1,8 m de altura com copa semelhante a uma cúpula, pericarpo laranja-avermelhado e folhas grandes (até 6 cm), que adquirem cor carmim no outono;
- Warty é um arbusto de crescimento lento até 1,5 m de altura com pericarpo e folhas vermelhas ou laranja-rosa, pintadas de rosa, vermelho-rosa no outono;
- Maaka - um arbusto ou árvore de até 10 m de altura com pericarpo rosa ou vermelho escuro, folhas lanceoladas ou ovais serrilhadas alongadas de até 9 cm de comprimento, mudando de verde para todos os tons de rosa e roxo no outono;
- Maksimovich - um grande arbusto ou árvore de até 7 m, resistente ao inverno, com grandes folhas verdes elípticas, adquirindo uma cor rosada no outono, pericarpo carmim em longos caules.
Evergreen euonymus
Ao contrário das espécies caducas, as sempre-verdes não mudam de cor no outono. São arbustos que se espalham ou atingem uma altura máxima de 1,5 m.Cultivada como sebe verde, planta de cobertura do solo ou mesmo como cipó. As folhas das espécies perenes são muito menores do que as dos euonymus decíduos, podendo ter uma cor uniforme. Mas variedades variegadas com listras amarelas ou brancas são mais apreciadas.
As espécies perenes mais populares:
- Alado ou Fortuna - um arbusto rasteiro com uma altura de 30-60 cm com cílios de até 3 m, facilmente enraizado e capaz de se agarrar a suportes, folhas ovais coriáceas com cerca de 2,5 cm de comprimento, variegadas, às vezes monocromáticas;
- Japonês, que é um arbusto, mesmo nas condições mais favoráveis, não ultrapassa os 150 cm, com folhas maiores que as da espécie anterior, geralmente monocromáticas, mas existem formas variegadas;
- Anão - um arbusto semi-perene, crescendo até 30-100 cm, com folhas lineares verdes escuras de até 4 cm de tamanho, facilmente enxertadas no euonymus europeu, uma forma de choro pode ser criada no tronco.
Muitas variedades foram cultivadas, diferindo no tamanho e na cor das folhas. Florescem pouco, raramente, mesmo o pericarpo não tem valor decorativo.
Onde cresce o euonymus
É difícil encontrar uma planta que seja menos exigente para as condições de cultivo do que euonymus. A maioria das espécies cria raízes em qualquer solo, mas prefere solo neutro ou ligeiramente alcalino. Os euonymus perenes toleram bem o sombreamento; sob o sol forte do meio-dia, eles podem queimar um pouco. As espécies decíduas, especialmente Maak, exigem cada vez mais a iluminação.
Euonymus não gosta de água estagnada. É melhor plantar onde falta água do que numa área constantemente úmida.
A planta tolera bem baixas temperaturas, pode ser plantada em qualquer lugar, exceto no Extremo Norte. Mesmo o mais termofílico euonymus japonês, que, de acordo com livros de referência, deve suportar -5-10⁰C, na prática cresce sem abrigo a -20⁰C. Vento frio é mais perigoso para a planta do que baixas temperaturas, então o local de pouso deve ser protegido.
As propriedades curativas do euonymus
Antes de ser tratado com euonymus, você deve se lembrar claramente que a planta é venenosa, você não pode simplesmente fazer uma decocção ou tintura - isso é perigoso para a saúde e a vida. Você deve consultar um médico ou um fitoterapeuta experiente. A indústria farmacêutica não usa o euonymus para a fabricação de medicamentos, mas a indústria popular usa-o com cuidado e em pequenas doses.
Todas as partes da planta são medicinais:
- a madeira contém pectina, glicose, sacarose, taninos, ácidos orgânicos, vitamina C, esteróides;
- a casca é rica em antraglicosídeos com propriedades laxantes, ácidos graxos, carboidratos;
- as folhas contêm vitamina C, alcalóides, flavonóides;
- sementes contêm carboidratos, óleos graxos e ácidos, vitamina C.
Infusões de água e álcool, decocções de euonymus são tomadas por via oral, aplicadas na forma de loções para uma série de doenças:
- distúrbios nervosos;
- fortes dores de cabeça;
- constipação;
- hipertensão;
- hepatite;
- vômito;
- diminuição da potência;
- de parasitas e vermes.
Por que o euonymus é perigoso?
Decocções e infusões podem causar sérios danos à saúde com uma simples overdose. Eles contêm guta e cardenólidos altamente tóxicos, que causam fortes contrações do músculo cardíaco. Exceder a dose pode causar:
- vômito;
- náusea;
- inflamação do intestino delgado;
- abrandamento ou aceleração da frequência cardíaca.
É categoricamente impossível tomar produtos que contenham euonymus:
- crianças menores de 18 anos;
- mulheres grávidas;
- mães que amamentam;
- hipotensão;
- núcleos.
Como plantar euonymus
Plantar e cuidar de euonymus ao ar livre é muito simples. A planta não tolera apenas solos ácidos constantemente bloqueados. Algumas espécies se sentem desconfortáveis com o sol forte e podem queimar.
Datas de desembarque
Em climas temperados e frios, o euonymus é plantado na primavera, quando o solo descongela e aquece um pouco. No sul - no outono, o mais tardar um mês antes do início das geadas estáveis. Então a muda criará raízes bem.
Regras de pouso
Em chernozems, soltos, férteis e não propensos a solos bloqueadores, o euonymus pode simplesmente ser plantado em um buraco, cujo tamanho permitirá que a raiz seja posicionada livremente e regada abundantemente. Ao solo ácido deve-se adicionar farinha de limão ou dolomita, o denso é melhorado com areia e matéria orgânica. Se o solo tende a grudar, a drenagem é feita para a planta a partir de uma camada de tijolo vermelho quebrado, cascalho, pedra triturada ou argila expandida de 15-20 centímetros.
O furo é feito uma vez e meia maior que o tamanho da raiz. Húmus e um punhado de fertilizantes complexos são adicionados a cada um. Uma muda é colocada no centro da cova, as raízes são esticadas, cobertas com terra e regadas abundantemente.
Em canteiros, cumes e em grupos de paisagens, deve-se levar em consideração o tamanho de uma planta adulta. Ao plantar uma cerca viva de uma árvore fusiforme, é conveniente não cavar cada buraco separadamente, mas fazer uma vala rasa.
No início, a planta precisa de rega abundante e proteção do sol. O solo é coberto com turfa ou húmus.
Cuidado Euonymus
Mesmo na Sibéria, plantar e cuidar de euonymus não apresenta nenhuma dificuldade particular. Esta é uma cultura muito simples que pode ser plantada com segurança em áreas onde os proprietários são irregulares.
Regar e alimentar
A planta tolera bem a seca, raramente é regada de propósito, mas em abundância. Mesmo no verão, o euonymus é umedecido de vez em quando.
Se durante o plantio o solo foi preenchido com fertilizantes, a planta não recebe mais fertilizantes adicionais por três anos. No futuro, fazê-los também é opcional. É aconselhável adicionar nitrogênio na primavera, após o derretimento da neve, o que ajudará a planta a se recuperar rapidamente e acumular massa verde. No outono, um fertilizante de fósforo-potássio é dado na raiz, ele aumentará a resistência ao gelo, o que é especialmente importante nos Urais. Lá, plantar e cuidar de euonymus é complicado devido às mudanças climáticas.
Como cortar euonymus
Todos os euonymus, perenes e decíduos, toleram bem a poda pesada. Embora muitas espécies se desenvolvam lentamente, elas crescem rapidamente com novos ramos, e as plantas praticamente não precisam de tempo para se recuperar após o corte.
Qualquer poda e pinçamento causa aumento da ramificação. O euonymus já forma arbustos ou árvores bastante densas, o que aumentará o seu efeito decorativo. O melhor é cortar o cabelo em maio, cortando galhos congelados, quebrados, secos e encurtando os brotos. As plantas plantadas em sebes são podadas novamente no final do verão ou início do outono.
As espécies decíduas são geralmente podadas após a frutificação. Cobertura do solo (rastejando) euonymus plantada em primeiro plano e crescendo rapidamente, se necessário, você pode cortá-la mesmo no verão.
Nas formas de cobertura do solo, os brotos velhos são cortados para que não prejudiquem a aparência da planta.
Como formar euonymus
A coroa do euonymus (exceto a rasteira) é cortada em forma de guarda-chuva, cone, elipse. É melhor manter a forma natural, apenas melhorando-a. As espécies de cobertura do solo são aparadas para se adequar ao conceito de paisagem. Eles podem ser formados com um tapete grosso, velas, até um cipó, se levantados em um suporte.
Você pode até fazer uma topiaria de uma planta se começar a cortar uma árvore ou arbusto desde cedo. Para criar um tronco de choro, o anão euonymus é enxertado no europeu.
Abrigo de euonymus para o inverno
Na verdade, o euonymus é bastante resistente à geada. Os brotos da planta sofrem mais com o sol de inverno e com as intempéries. Freqüentemente, nas variedades Fortune, os caules direcionados para cima estão congelados. Na primavera, eles são simplesmente cortados.
Mesmo nas regiões do norte, o euonymus é coberto com ramos de abeto ou spunbond no inverno apenas nos primeiros três anos após o plantio. As plantas maduras resistem bem à geada.
Como euonymus floresce
As flores de Euonymus são pequenas, imperceptíveis, até 1 cm de diâmetro, esverdeadas, coletadas em 4-5 pedaços. Eles abrem no final de maio ou início de junho e ficam bem no cenário de belas folhas verdes escuras.
As flores raramente aparecem em euonymus perenes. Em árvores decíduas e arbustos, os ovários são geralmente numerosos, seu pericarpo, abrindo-se, lembrando asas e pintados em amarelo, laranja, em todos os tons de rosa, vermelho, carmesim, roxo.
Como você pode ver na foto, os euonymus ficam muito decorativos no outono, mesmo depois que as folhas caem.
Como propagar euonymus
O euonymus cria raízes bem, é fácil propagá-lo vegetativamente.
Propagação de euonymus por sementes
Esta é a forma mais difícil de reproduzir o euonymus. É usado principalmente para espécies decíduas, uma vez que a floração, e ainda mais a formação de sementes, pode ser esperada das sempre-vivas por anos.
O material de plantio é coletado quando a caixa já começou a rachar. As sementes são limpas e imediatamente plantadas no solo. Se você deixá-los até a primavera, terá que estratificar e deixar de molho por 4-6 meses, ou esperar um ano para germinar.
As sementes são seladas a uma profundidade de 1,5-2 cm, cobertas com papel alumínio ou vidro, e mantidas em temperatura ambiente, ventilando diariamente e verificando o teor de umidade do solo. Quando 4-6 folhas verdadeiras aparecem, as plantas mergulham. Eles são plantados em um local permanente após 3 anos.
Como propagar euonymus por estacas
De um arbusto ou árvore de pelo menos 5 anos, as estacas verdes são cortadas em pedaços de 6 a 8 cm na primeira metade do verão. Eles devem conter 1-2 entrenós. O corte inferior é tratado com um estimulante de crescimento e plantado em solo fértil solto, 3-4 cm de areia são cobertos.
Mantenha em local fresco e com boa iluminação. Após 1,5-2 meses, as mudas criarão raízes e podem ser plantadas no solo.
Reprodução pela divisão do arbusto
Este método é mais adequado para variedades anãs e pequenos arbustos internos. É difícil desenterrar uma planta adulta de um terreno aberto para separá-la em partes e plantá-la de volta. Além disso, você terá que cortar até 70% do comprimento de todas as hastes, o que levará à perda de decoratividade de grandes exemplares. Pode levar anos para atingir o mesmo tamanho.
Mas os delenki são plantados imediatamente em um local permanente.
Prole raiz
Os brotos são plantados no início da primavera, quando o solo descongela. Um pedaço de raiz com comprimento de pelo menos 20 cm com um caule é colocado imediatamente em local permanente, tentando não perturbar o caroço de terra. Se a altura de uma planta jovem ultrapassar meio metro, ela é reduzida.
Reprodução por camadas
O euonymus de Forchuna e outras espécies de cobertura do solo são facilmente propagadas por camadas. Os cílios longos podem enraizar-se por conta própria, simplesmente tocando o solo. Para obter mais plantas, o broto é dobrado, fixado com uma braçadeira, polvilhado com terra, deixando o topo livre.
O enraizamento ocorre rapidamente, mas é melhor esperar até a próxima primavera antes de separar os jovens euonymus rastejantes da planta-mãe. O plantio e o cuidado são feitos da mesma forma que para uma muda normal.
Por que euonymus não fica vermelho
Eles são sempre-vivas e não devem corar. Mas as espécies decíduas geralmente são cultivadas apenas para admirar a profusão de cores por 1-2 semanas no final da temporada. Não deixe por muito tempo, mas o jardim está se transformando. Todos os dias, a cor das plantas muda gradualmente até ficar saturada de púrpura, rosa, vermelha.
Mas alguns jardineiros reclamam que o outono chegou e as espécies decíduas tornaram-se marrons. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:
- Luz ruim. Para que as folhas se tornem coloridas, as plantas devem receber luz solar suficiente.
- Excesso de fertilizante. O euonymus está "cheio" e não vai mudar a cor das folhas, elas vão simplesmente secar e cair.
Portanto, para que as folhas adquiram uma cor brilhante no outono, a planta precisa da luz solar e de solos pobres.
Doenças e pragas de euonymus
Os euonymus são afetados por doenças e pragas com mais frequência do que muitos jardineiros que os cultivam pensam. Acontece que as formas variadas ganharam a maior popularidade e, nelas, todos os problemas aparecem apenas quando entram em um estágio avançado. E isso pode significar a perda de uma planta valiosa.
As doenças mais comuns da árvore do fuso:
- oídio - doença fúngica, cujo sinal externo é uma flor branca nas folhas;
- mosaico viral - primeiro aparecem manchas amarelas nos órgãos vegetativos, depois a área próxima às nervuras fica mais clara, as folhas ficam deformadas;
- manchas - manchas causadas por doenças fúngicas aparecem nas folhas, em seguida, pontos protuberantes ou almofadas com esporos;
- necrose - danos à casca por doenças fúngicas, nas quais ela pode primeiro mudar de cor, depois se rachar, colônias inteiras de esporos são formadas sob ela, que eventualmente emergem para a superfície.
Para o tratamento da planta, utiliza-se três pulverizações com fungicidas com intervalo de 14-20 dias. Como profilaxia, o euonymus deve ser examinado regularmente, os galhos doentes e secos devem ser cortados em tempo hábil e as folhas caídas devem ser removidas ou processadas.
As árvores fusiformes são afetadas por pragas:
- bainhas (coccídeos) - insetos sedentários com cerca de 2 mm de comprimento, grudam nas folhas e brotos da planta durante todo o período de crescimento, parecem gravetos salientes, é extremamente difícil combatê-los;
- pulgão afeta o crescimento jovem, sugando seus sucos, geralmente carregados por formigas;
- ácaro-aranha esconde-se na parte inferior das folhas, apertando-as com uma fina teia de aranha e forçando-as a cair quando muito danificadas;
- lagartas da mariposa euonymus roer as folhas da planta;
- gorgulhos no início da primavera, eles roem as pontas das folhas;
- mariposa arminho, cujas lagartas trançam as folhas com teias de aranha e as comem, deixando as nervuras intactas;
- lagartas da mariposa euonymus afetam os frutos.
A maioria das pragas de euonymus, ao contrário das doenças, são raras e geralmente não causam danos significativos à planta. Você ainda precisa se livrar deles usando os inseticidas adequados.
Conclusão
Plantar e cuidar de uma árvore fusiforme não é uma questão complicada. É importante aqui - cortar a tempo, não transbordar da planta e limitar a alimentação de espécies decíduas. Os despretensiosos euonymus suportam bem as condições urbanas, no verão enfeitam o jardim e no outono deliciam os olhos com folhas verdes ou vermelhas.