Contente
- 1 Descrição geral de dolichos lilases crespos
- 2 As melhores variedades de lilases crespos
- 3 Cultivando dolichos lilases crespos a partir de sementes
- 4 Plantando lilases crespos em terreno aberto
- 5 Cuidando dos lilases crespos após o plantio
- 6 Doenças e pragas
- 7 Aplicação em paisagismo
- 8 O uso de feijão-jacinto na culinária
- 9 Conclusão
- 10 Testemunhos
As plantas trepadeiras são uma ótima maneira de decorar gazebos, arcos e estruturas de malha. Uma das culturas mais espetaculares tradicionalmente usadas para esse fim são os dolichos, ou lilases trepadeiras. Devido ao seu rápido crescimento e excelente aparência decorativa, esta planta é merecidamente popular entre muitos amantes da arquitetura paisagística.
Descrição geral de dolichos lilases crespos
Dolichos (feijão-jacinto, lilás crespo) é um habitante indígena dos trópicos e subtrópicos da África Oriental, também encontrado na Ásia. O lilás trepador pertence à família das leguminosas.
As principais características da planta são apresentadas na tabela.
Parâmetro | Valor |
Nomes sinônimos | Dolichos, kokornik, feijão jacinto, feijão egípcio, lilás crespo, lobia |
Um tipo | Erva perene |
Escapes | Cipó crespo, crespo, de cor lilás-carmesim. Pode ter até 10 m de comprimento |
Folhas | Triplo, pontiagudo, em forma de coração. A lâmina foliar é plana, plana, com nervuras bem visíveis. A cor, dependendo da variedade, pode ser verde, lilás, roxo, bordô |
Flores | Inflorescências em forma de pincel de flores lilases de tamanho médio |
Fruta | Feijões pequenos (1-2 cm) de cor preta, marrom ou laranja com uma vieira branca. Amadurece em vagens verdes de 10-13 cm de comprimento, que ficam roxas à medida que amadurecem |
Encontro | Jardinagem vertical, jardinagem ornamental |
Como os dolichos florescem
A floração dos dolichos geralmente começa em meados de julho e pára apenas no final do outono, com o início das geadas. As inflorescências geralmente consistem em 30-40 flores de cor rosa, amarelo-branco ou lilás pálido. À medida que as vinhas crescem, novas inflorescências aparecem constantemente. Cada uma delas vive cerca de 3 semanas, enquanto a vida útil de cada flor é de cerca de 3 dias. Após a polinização, no lugar das flores, formam-se vagens planas de cor púrpura brilhante.
As melhores variedades de lilases crespos
Dolichos tem muitas variedades. Eles diferem na cor da folhagem e das flores. Abaixo estão as variedades mais populares de lilases trepadeiras (dolichos) e suas fotos.
Safira
O liana desta variedade de lilás trepadeira distingue-se pela boa ramificação, podendo atingir os 3 m de altura, as folhas são grandes, simetricamente localizadas, verdes. As flores são de tamanho médio, azul-azulado, agrupadas em cachos longos e viçosos.
É usado como planta ampelosa, sozinho ou em conjunto com um lilás trepador de outra variedade, criando uma variedade de composições decorativas.
Guirlanda roxa
Variedade Dolichos A guirlanda roxa é caracterizada por um crescimento intenso. Durante a estação, o cipó pode atingir os 6 m de comprimento, com efeito decorativo especial conferido à planta pelas folhas em forma de coração e de cor avermelhada, bem como pelas inflorescências púrpuras brilhantes penduradas como guirlandas.
Lua rubi
Muitos consideram os dolichos Ruby Moon (na transcrição em inglês Ruby Moon) a mais espetacular de todas as variedades de lilases trepadeiras. Isso é especialmente verdadeiro no final do outono, quando neva. Neste momento, os grãos com uma rica cor roxa ficam bem em um fundo branco. As folhas desta variedade são verdes, as inflorescências são roxas brilhantes.
Liana da escalada Ruby Moon lilás pode atingir um comprimento de 3 m ou mais. A variedade é resistente à seca e ao calor.
Cascata lilás
O cipó desta variedade de dolichos pode atingir os 4-5 m, é uma planta vigorosa e fortemente trepadeira com muitos rebentos laterais. As folhas são verdes com uma tonalidade marrom. Flores encaracoladas violeta-lilás são coletadas em inflorescências de panícula de cerca de 20 unidades.
A variedade Lilac Cascade é adequada para decorar paredes de casas, gazebos e vários designs. Este dolichos é freqüentemente usado para varandas paisagísticas. Pode suportar geadas leves.
Cataratas do Niágara
Dolichosa liana da variedade Niagara Falls geralmente cresce 3-4 m por temporada. A folhagem é boa. As flores são lilases, brilhantes, reunidas em inflorescências da panícula.
A floração da planta continua até o início do tempo frio.
Lablab roxo
Dependendo das condições climáticas, o cipó desta variedade de dolichos cresce 1,5-3 m. As folhas são grandes, em forma de coração. Eles são distinguidos por uma ponta pontiaguda e uma tonalidade avermelhada. As inflorescências são pincéis nos quais são coletadas até 40 flores roxas de tamanho médio.
Cultivando dolichos lilases crespos a partir de sementes
No clima frio da Rússia, os dolichos, ou lilases de salgueiro, podem ser cultivados a partir de sementes apenas como uma planta anual, mesmo nas regiões do sul, já que qualquer temperatura negativa certamente destruirá os dolichos. O plantio em campo aberto é realizado pelo método de mudas após a germinação preliminar das sementes em casa. As sementes extraídas das vagens permanecem viáveis por muito tempo, portanto, para quem está constantemente cultivando feijão-jacinto, normalmente não surgem problemas com o material de plantio. Os feijões lilases trepadeiras podem ser armazenados mesmo em temperaturas negativas, mas o aquecimento acima de + 25 ° C reduz muito a germinação.
Tempo recomendado
Para determinar o tempo ideal para a semeadura de sementes de dolichos, 50-55 dias são subtraídos do dia esperado de plantio de mudas em terreno aberto. No momento do plantio de mudas de lilás de videira, a probabilidade de geada deve ser totalmente excluída. Já na faixa do meio, é a segunda quinzena de maio, o que significa que é preciso semear o feijão para as mudas no final de março.
Seleção de recipientes e preparação do solo
Para plantar feijão lilás encaracolado em mudas, qualquer recipiente raso é adequado, por exemplo, um biscoito usado ou corretivo de bolo. Você também pode semear em copos de turfa individuais. Qualquer solo para plantas de interior ou mudas é bastante adequado como substrato nutriente, pode ser comprado em lojas de jardinagem.
Para a auto-preparação da mistura de solo para o plantio de lilases crespos, você precisará de:
- areia de rio;
- turfa fina;
- húmus;
- montando terra ou solo preto.
Para a desinfecção, todos os componentes são calcinados em um forno a uma temperatura de cerca de 200 ° C por 20-25 minutos. Esse tratamento térmico irá desinfetar bem o solo e prevenir doenças fúngicas em mudas de dolichos.
Como plantar sementes de lilases trepadeiras
Antes do plantio, as sementes de dolichos devem ser escarificadas, ou seja, destruir a casca dura, que é coberta na parte superior do feijão. A maneira mais fácil de fazer isso é descascando a vieira branca encontrada em cada grão. Você pode fazer isso com qualquer instrumento afiado, lima, lixa. As sementes escarificadas são semeadas em solo umedecido a uma profundidade de 1 cm e depois regadas novamente.Em seguida, o recipiente é coberto com papel alumínio e removido para um local quente e escuro.
Cuidado de mudas
Geralmente, leva de 5 a 7 dias antes que os primeiros brotos das mudas de lilás trepadeiras apareçam, se as sementes tiverem sido escarificadas. Depois disso, o recipiente é movido para o peitoril da janela. Se você deixá-lo em um local escuro, a planta vai ralar e morrer rapidamente, então o controle sobre os grãos semeados deve ser feito constantemente. O cuidado adicional com as mudas de dolichos consiste em regar o solo à medida que seca e soltar periodicamente o solo a uma profundidade rasa para que não se forme uma crosta que impeça a troca normal de ar do sistema radicular.
Depois que as mudas implantaram 4 folhas maduras, as plantas podem ser pinçadas. Isso dará um impulso ao desenvolvimento de rebentos laterais. Em 1-1,5 meses após a emergência das mudas, as mudas começam a endurecer, retirando periodicamente o seu ar livre, primeiro por um curto período de tempo, e depois aumentando gradativamente os intervalos.
Plantando lilases crespos em terreno aberto
Antes de plantar dolichos em campo aberto, é preciso preparar um local. Como os lilases crespos são plantados para a jardinagem vertical, vale a pena cuidar com antecedência dos suportes ao longo dos quais a videira passará. Se forem estruturas maciças, como um arco de metal, você precisará colocá-las em ordem (limpar, pintar) antes de plantar as mudas.
Quando transplantar
Mudas de Dolichos são transplantadas para terreno aberto somente depois que o solo aquece o suficiente e a ameaça de geadas recorrentes passou completamente. Na faixa do meio, o momento certo para isso chega na segunda quinzena de maio ou mesmo no início de junho.
Seleção do local e preparação do solo
O lilás trepador cresce bem em áreas abertas e ensolaradas; na sombra e na sombra parcial, a planta fica muito pior. As plantas são geralmente plantadas em 1 ou 2 linhas, dependendo da densidade desejada. Para um tapete sólido, a distância entre as plantas vizinhas é de 20-25 cm, para videiras individuais - 50-60 cm. O plantio de mudas de dolichos em duas fileiras é feito em um padrão de tabuleiro de xadrez.
Dolichos prefere solos férteis soltos com acidez neutra. Um mês antes do plantio, o local de pouso planejado é desenterrado, ao mesmo tempo em que traz húmus para lá.
Como plantar dolichos em terreno aberto
Os dolichos devem ser plantados em terreno aberto com o maior cuidado possível, tentando não danificar o sistema radicular. Portanto, é preferível cultivar mudas em copos de turfa individuais. Se as mudas estiverem em um recipiente, é necessário remover as plantas com muito cuidado, tentando manter a bola de terra intacta nas raízes. Dolichos é plantado em covas preparadas. Nesse caso, o colo da raiz não é enterrado, deixando-o rente à superfície do solo. Após o plantio, a planta é regada abundantemente e a zona da raiz é coberta com lascas de turfa ou serragem. Ele retém bem a umidade do solo e evita o crescimento de ervas daninhas.
Cuidando dos lilases crespos após o plantio
Após o plantio dos lilases trepadeiras, deve-se regar diariamente até que a planta se enraíze em um novo lugar. Dolichos adora solo bem umedecido, por isso, no tempo quente, ele é regado todos os dias e no calor extremo - duas vezes, de manhã e à noite. Nas estações mais frias, a rega pode ser reduzida para 2-3 vezes por semana. Dolichos, como todas as leguminosas, adora solos respiráveis, então a zona da raiz deve ser limpa de ervas daninhas, solta e coberta com cobertura morta.
No ano do plantio, os dolichos não precisam ser alimentados. Sob arbustos adultos, vários tipos de fertilizantes são normalmente aplicados por estação.No início da primavera, a planta é estimulada a crescer e ganhar massa verde com fertilizantes contendo nitrogênio, durante a floração, os arbustos são alimentados com compostos de potássio e o superfosfato é adicionado no outono.
Para manter uma aparência decorativa e aumentar o arbusto, a liana dos lilases crespos é pinçada periodicamente, estimulando o crescimento dos brotos laterais.
Doenças e pragas
Dolichos fica doente com pouca frequência. Mudanças na aparência das folhas da planta geralmente estão associadas a distúrbios na manutenção, por exemplo, a falta de potássio no solo causa amarelecimento das folhas de platina. Para compensar a falta desse elemento, pode-se usar cinza de madeira, que fica espalhada na zona das raízes ou insistida para regar.
As pragas de insetos praticamente não atacam os feijões-jacinto. Se pulgões ou lagartas aparecem nas folhas, as plantas podem ser tratadas com inseticidas. No entanto, esses casos são raros.
Aplicação em paisagismo
No projeto paisagístico, os dolichos são mais frequentemente usados como uma planta de trança, plantando-o próximo a estruturas de jardim. Lilás encaracolados são usados para decorar cercas, gazebos e estruturas arqueadas. Dolichos é freqüentemente usado para jardinagem vertical de varandas e terraços.
Nas regiões do sul, onde o lilás crespo decorativo é cultivado como uma planta perene, é frequentemente usado para decorar fachadas de grandes edifícios.
O uso de feijão-jacinto na culinária
Além de decorar o jardim, também se podem cultivar dolichos para a colheita do feijão. Os frutos dos lilases trepadores extraídos das vagens, amadurecendo no lugar das flores, são bastante comestíveis. Têm gosto de feijão verde, mas são mais macios do que eles. O feijão-jacinto pode ser adicionado à sopa, usado como acompanhamento de pratos de carne e fica bem com arroz e outros vegetais. O feijão dolichos deve ser mantido congelado.
Conclusão
O lilás trepador é uma planta maravilhosa que pode ser usada para decorar o seu quintal e para a colheita. Dolichos é fácil de cuidar e despretensioso, qualquer jardineiro pode lidar com seu cultivo. Infelizmente, não vai funcionar para crescer esta planta em um ciclo durante todo o ano devido ao clima frio, no entanto, mesmo quando se usa o esquema de plantio de um ano, a planta pode crescer até um tamanho significativo e vai perfeitamente lidar com a tarefa de decorar o jardim.