Contente
O sabugueiro preto Aurea (Sambucus nigra, Solitaire) é uma planta arbustiva usada em projetos paisagísticos: praças, parques, territórios privados. É um dos vinte representantes da espécie, cujas bagas não contêm ácido cianídrico e podem ser consumidas.
A história do cultivo de variedades
O sabugueiro-preto Aurea é uma árvore ornamental de propagação, cuja pátria histórica é a América do Norte. É uma variedade independente não seletiva, é usada em paisagismo no território da Federação Russa devido ao seu aspecto exótico e resistência à geada, os frutos da cultura são usados na indústria alimentícia.
Descrição do sabugueiro preto Aurea
O sabugueiro cresce na zona temperada e subtropical na forma de um arbusto ou de uma pequena árvore frondosa. A cultura tem mais de 15 espécies comuns no território da Rússia, que incluem formas decorativas de representantes de frutas pretas e arbustos com frutas vermelhas.
Uma das variedades com demanda para cultivo é o sabugueiro Aurea, mostrado na foto. Características características de um arbusto de folha caduca:
- Atinge 3 m de altura, o tronco principal é espesso, castanho escuro, os rebentos verdes são claros. A copa densa e de crescimento rápido se assemelha a um dossel e requer poda constante para manter sua forma.
- As folhas da planta são estranhamente pinadas, opostas, pintadas de amarelo; no outono, tornam-se verdes escuras. São classificados como difíceis, possuem 6 folhas. Apresenta formato oval alongado, podendo chegar a 25 cm, com bordas irregulares e muitos dentes bem definidos.
- Pequenas flores bege claro, coletadas em inflorescências paniculadas, são formadas na parte superior dos brotos jovens.
- Os frutos roxos profundos estão mais próximos da cor preta, pequenos até 6 mm de diâmetro. A drupa é comestível apenas durante a maturação biológica.
O sabugueiro preto é cultivado em toda a zona média, regiões do sul e norte do Cáucaso.
O ancião canadense Aurea (S. canadensis) pertence à variedade de pluma negra (estrutura emplumada). Externamente semelhante ao preto, mas com características distintas:
- varia em altura, o canadense é cerca de 1 metro mais alto;
- as inflorescências são grandes, coletadas em panículas umbeladas planas com diâmetro de 20 cm;
- as flores são brancas, grandes;
- a coroa é menos densa;
- as folhas são compostas, consistem em 7 folhas de 30 cm de comprimento;
- frutos de cor roxa medindo 10 mm.
A cultura tem um odor pungente específico. Tem um crescimento rápido, dá fruto aos 2 anos. Em comparação com a Aurea negra, a variedade de sabugueiro canadense é menos resistente a baixas temperaturas.
O representante de frutos vermelhos da espécie de sabugueiro plumosa Aurea (Sambucus racemosa, Sambucus racemosa Plumosa Aurea) é cultivado apenas para fins de desenho do território:
- arbusto subdimensionado (2–2,5 m) com copa larga, oval e densa;
- as folhas são verdes claras, no outono mudam de cor para amarelo brilhante;
- O sabugueiro floresce no início de maio, após 14 dias o arbusto está coberto de cachos escarlates;
- frutas contêm uma alta concentração de ácido cianídrico;
- a variedade é resistente à geada.
O sabugueiro Aurea tinto tem um odor forte e desagradável que espanta roedores e insetos, por isso é recomendável plantar a planta perto de árvores frutíferas e hortaliças. Para fins de design, é adequado para decoração de bordas e como planta única. Não tem variedades decorativas. Cresce rapidamente, a formação constante de um arbusto é necessária, exigente para regar. Ao contrário dos representantes da espécie sabugueiro, a plumose vermelha Aurea não é cultivada em escala comercial, pois os frutos são impróprios para o consumo humano.
É encontrado em toda a Rússia, exceto em regiões com invernos rigorosos.
Características da variedade
A razão para a popularidade do cultivo de variedades de sabugueiro preto era a despretensão da planta cuidada, a aparência exótica e o valor gastronômico da fruta.
Resistência à seca, resistência à geada
Planta que ama a umidade, precisa de rega periódica, resistência média à seca. A falta de água afeta o tamanho do fruto e a densidade da copa. A resistência à geada da variedade possibilitou o cultivo do sabugueiro Aurea em áreas de clima temperado. Se uma diminuição da temperatura for esperada, é recomendado isolar o sistema radicular. Rebentos congelados são totalmente restaurados na primavera. A temperatura mínima para o sabugueiro é -30 ° С.
Produtividade e frutificação
A foto mostra o sabugueiro Plumose Aurea. É uma cultura autofértil, o pico de produção ocorre no quinto ano após o plantio. O número de bagas de um arbusto é menor, mais de uma árvore. Em média, uma cultura é colhida:
Tempo de crescimento (ano) | Quantidade por unidade (kg) |
1 | 1 |
2 | 3 |
3 | 11 |
4 | 18 |
5 | 20 |
O sabugueiro amadurece em meados de setembro.
A gosto, os frutos do sabugueiro preto são agridoces, com um aroma específico e brilhante. Com a seca prolongada, os bagos perdem a elasticidade e são cozidos. Os frutos da variedade preta ficam bem fixados no pedúnculo, depois de amadurecidos ficam muito tempo no mato e não se desintegram.
Alcance da fruta
Após a colheita, o sabugueiro-preto Aurea é imediatamente processado, a cultura não é armazenada. No segundo dia, o fruto flui - começa a fermentação. É transportado em curtas distâncias em caminhões refrigerados a uma temperatura de +3 ° C. É utilizado na indústria alimentícia como corante natural. Adequado para fazer vinho, suco. É usado na medicina. Compotas e geléias são preparadas em casa.
Resistência a doenças e pragas
O sabugueiro da variedade negra Aurea é um representante da natureza, possui forte imunidade contra doenças e pragas. Em casos raros, é afetado por uma infecção fúngica.
Vantagens e desvantagens da variedade
Características das vantagens da planta:
- aparência brilhante e incomum;
- produtividade aumentada;
- imunidade a doenças e pragas;
- resistente ao gelo, recupera após o congelamento;
- vem crescendo em um só lugar há muitos anos.
Contras da variedade:
- resistência média ao calor,
- a formação de um arbusto é necessária,
- tem um cheiro específico,
- as bagas não se encontram e são mal transportadas.
Plantando e cuidando do sabugueiro Aurea
Por mais despretensioso que seja o sabugueiro Aurea, o cultivo e o cuidado são realizados de acordo com as normas da tecnologia agrícola. Isso requer seguir as recomendações.
Tempo recomendado
A variedade pode ser plantada na primavera, no final de abril, desde que o solo esteja aquecido. No outono, no início de novembro. Os termos são condicionais - são diferentes em cada zona climática. O principal requisito para um plantio de outono é que faltem 10 dias antes do início da geada, período durante o qual o mais velho terá tempo para criar raízes.
Escolhendo o lugar certo
A variedade Aurea negra prefere áreas iluminadas, e também cresce na sombra sem alterações visuais nas características varietais. Uma planta autofértil pode crescer sozinha, portanto, na hora de escolher um local, os polinizadores não são levados em consideração. Solos recomendados: férteis, úmidos com conteúdo neutro de ácidos e álcalis.
Seleção e preparação de mudas
Para o plantio na primavera, são selecionadas mudas de um ano de idade com uma casca verde clara e lisa. Você também precisa prestar atenção ao desenvolvimento do sistema radicular. Para o outono, material de plantio de dois anos de idade é adequado. O sistema radicular deve estar livre de fragmentos secos. Antes de ser enterrado, o pedúnculo da variedade é colocado em solução de estimulador de crescimento por 10 horas.
Algoritmo de aterrissagem
Sequenciamento:
- Um poço de pouso é preparado com um diâmetro de 50 * 50 cm e uma profundidade de 0,5 m.
- O solo superficial, cerca de 4 baldes, é misturado com composto, uréia (60 g), superfosfato (200 g).
- Um balde da mistura é despejado no fundo do poço, adiciona-se cinza de madeira, distribuem-se as raízes do sabugueiro, cobertas com o resto da terra.
- Água em abundância por cima.
O círculo da raiz é coberto com turfa.
Cuidados de acompanhamento de sabugueiro
Depois de colocado no solo, o sabugueiro requer pouca manutenção:
- A rega é realizada em clima quente e seco, duas vezes por semana.
- A cobertura morta com composto será suficiente, nenhuma alimentação adicional é necessária.
- Poda levando em conta o resultado final - uma árvore ou arbusto de todos os tipos.
- Na primavera, os ramos secos e fracos são removidos, a copa é cortada ao meio do comprimento existente.
A formação de Bush é realizada todos os anos. Não é necessária liga para a variedade, bem como abrigo para o inverno. Os roedores raramente danificam a variedade, os animais se assustam com o cheiro. Para a profilaxia, é recomendado decompor drogas tóxicas perto do mato de acordo com as instruções.
Como o sabugueiro se reproduz
Existem várias maneiras de obter a velha plumosa Aurea:
- Em outubro, após a coleta das sementes, o material de plantio é semeado em canteiro preparado em sulcos de 3 cm de profundidade. Eles cobrem bem, então na primavera a cultura brotará.
- Por enxerto do topo dos brotos anuais. Em meados de junho, o material é colocado no solo para o enraizamento.
- Camadas.
Os rebentos do arbusto-mãe são enterrados e regados abundantemente - no outono criarão raízes.
O uso de sabugueiro no projeto paisagístico
Para decorar o local, a variedade de sabugueiro preto é usada como um único arbusto ou como parte de uma composição. Aurea é usada como:
- acentos de cor perto de paredes vazias;
- a parte central da composição;
- cerca;
- experiência em design;
- pontos focais;
- vegetação rasteira para árvores frutíferas;
- proteção contra o vento;
A variedade Aurea de sabugueiro é colocada perto de locais de descanso - o cheiro da planta afasta os insetos das zonas sanitárias.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A variedade Aurea de sabugueiro praticamente não é afetada por doenças e pragas. Com raras exceções, a disseminação de pulgões é observada no topo dos brotos jovens. Para profilaxia, o sabugueiro é pulverizado com Karbofos no início da primavera. Em caso de infecção por oídio, é recomendado o tratamento com fungicida.
Conclusão
O sabugueiro negro Aurea, devido ao seu aspecto espectacular, ocupa uma posição de liderança na conceção de sites. Devido à resistência à geada da variedade, a planta pode ser cultivada em todo o território da Federação Russa. A cultura encontrou aplicação não só pela bela coroa, mas também pela qualidade biológica da fruta.