Contente
A descrição e as propriedades medicinais do sabugueiro preto são de grande interesse para os fãs da medicina tradicional. Esta planta é freqüentemente plantada em áreas não apenas decorativas, mas também para fins medicinais. Para evitar que o sabugueiro faça mal, você deve estudar cuidadosamente suas características.
Qual é a aparência de um sabugueiro preto?
Das muitas variedades de sabugueiro, o preto é o mais comum. Pertence à família das madressilvas, sendo encontrada na maioria das vezes na forma de um arbusto alto com uma copa larga e densa. A altura máxima do arbusto pode ser de até 10 m, no entanto, em áreas de clima temperado, muitas vezes cresce apenas 2 a 6 m.
De acordo com a foto e a descrição do sabugueiro preto, é fácil reconhecê-lo pelos ramos cinza-acastanhados e folhas verdes alongadas ovais com pontas pontiagudas. Em maio ou início de junho, o arbusto floresce com belas inflorescências umbellate brancas ou amareladas, e suas flores exalam um agradável aroma de amêndoa. Em agosto, a planta dá frutos - pequenas bagas roxas escuras com 2-3 sementes dentro.
É possível comer sabugueiro preto
Os frutos do sabugueiro preto contêm substâncias tóxicas que são perigosas para o corpo humano. No entanto, sua concentração é baixa, muito menor do que no sabugueiro vermelho. Portanto, é permitido comer os frutos, mas em quantidades mínimas, sendo ainda melhor submetê-los primeiro a um tratamento térmico ou a sua secagem.
Onde o sabugueiro preto cresce
A planta está difundida em todo o mundo nas regiões sul e na faixa do meio. O sabugueiro preto é cultivado na Ásia e no Norte da África, no Cáucaso e na Nova Zelândia e até nos Açores, você pode encontrá-lo na Geórgia e na Armênia, na Ucrânia e na Bielo-Rússia, na Moldávia.
Na Rússia, o arbusto é encontrado nas regiões do sul da parte europeia - principalmente na Crimeia e no Cáucaso. Como as fotos confirmam, o sabugueiro preto cresce em quase todos os lugares, seus lugares favoritos são as florestas caducifólias e de coníferas, mas a planta também pode ser encontrada em terrenos baldios, à beira de estradas e até em cemitérios abandonados.
Em seu habitat natural, o sabugueiro pode crescer como uma árvore independente, mas também cria raízes bem em arbustos. Além disso, o rápido crescimento de uma planta leva ao fato de que ela mesma freqüentemente forma matagais densos.
Quando o sabugueiro preto é colhido
As propriedades benéficas e contra-indicações do sabugueiro preto são muito valorizadas na medicina popular, enquanto não apenas as frutas, mas também outras partes são usadas para o tratamento. Portanto, o tempo de coleta depende de qual parte da planta precisa ser colhida.
- Os frutos da planta, que mais beneficiam, são colhidos durante o período de maturação natural - em agosto, depois que os bagos adquirem uma rica coloração preto-púrpura.
- As flores surgem nos ramos do arbusto em maio ou início de junho, altura em que são colhidas, não sendo habitual cortar flores individuais, mas sim toda a inflorescência com a ajuda de um podador.
- As folhas também são colhidas no final da primavera ou início do verão, simultaneamente com as flores - quanto mais jovem a folhagem, mais substâncias valiosas ela contém.
- A casca da planta é colhida na primavera, antes do início da estação de crescimento, enquanto a seiva ainda não começou a se mover dentro do sabugueiro e das raízes - em setembro, após a colheita dos últimos frutos.
Para fins medicinais, bagas, flores e folhas de sabugueiro preto podem ser usados frescos, mas as raízes devem ser secas ao sol ou no forno a uma temperatura mínima.
Sabugueiro preto em paisagismo + foto
Árvores ornamentais e arbustos de sabugueiro são altamente valorizados no paisagismo. A planta é usada em áreas grandes e pequenas. No primeiro caso, o sabugueiro pode complementar árvores altas de jardim e, no segundo, substituí-las por si, ajudando a decorar um pequeno jardim de maneira magnífica e expressiva.
Em terrenos privados, em jardins e parques, usa-se o sabugueiro preto:
- para criar sebes naturais e artísticas - vários arbustos, plantados lado a lado ou junto a outras plantas, escondem de forma fiável o território de olhares indiscretos;
- como um destaque brilhante em terrenos vazios ou perto de paredes vazias de edifícios residenciais;
- para repelir pragas de insetos e eliminar odores desagradáveis - o sabugueiro não só agrada com sua bela aparência, mas também se beneficia por estar localizado próximo a montes de composto ou latrinas em uma cabana de verão.
No paisagismo, o arbusto de sabugueiro preto combina bem com plantas mais altas, pois enfatiza suas formas esguias e beleza. Com a mesma frequência, o sabugueiro preto é plantado ao lado de canteiros de flores e arbustos pequenos, neste caso serve como centro da composição artística.
Outro uso para o arbusto é criar uma forte barreira protetora ao lado de plantas frágeis e fracas. O arbusto cobre bem a área com o vento e, se o jardim estiver localizado perto da estrada, também interrompe o movimento do ar empoeirado poluído.
Plantando e cuidando de um sabugueiro preto
Embora o arbusto se desenvolva melhor nas regiões do sul, também funciona muito bem para o cultivo em climas temperados. Na faixa do meio, o sabugueiro-preto dificilmente atingirá a altura máxima possível, entretanto, o clima frio não afetará a beleza da planta e da frutificação de forma alguma.
O arbusto não exige iluminação e pode crescer tanto em áreas ensolaradas quanto sombreadas. É verdade que as espécies de plantas ornamentais na sombra perdem sua cor atraente, por isso é recomendável selecionar locais para elas com uma quantidade suficiente de luz solar.
Plantar um sabugueiro preto é bastante fácil, mas você precisa prestar atenção ao solo.
- O arbusto prefere argila solta com um nível moderado de umidade. Além disso, a fertilidade do solo é muito importante para o sabugueiro preto - ele não pode crescer suficientemente em solo esgotado. Se o sabugueiro for plantado precisamente como um arbusto alto, um mês antes do plantio, composto e fertilizantes minerais devem ser adicionados ao solo.
- O plantio de arbustos é realizado na primavera ou outono, e as mudas que atingiram 2 anos de idade são mais utilizadas como material de plantio.
- Um buraco para o plantio de uma muda é cavado para que o sistema radicular de um jovem arbusto fique livremente localizado nele. Ao aprofundar a planta, é aconselhável respeitar a mesma profundidade a que o arbusto está habituado a crescer.
Imediatamente após o plantio, recomenda-se podar um pouco o arbusto, retirando primeiro os ramos doentes e secos, e regar bem.
Cuidar de um sabugueiro preto pode ser considerado muito simples, não requer muito esforço do jardineiro.
- Uma vez que o arbusto prefere solos moderadamente úmidos, a rega adicional raramente é feita - é necessário alimentar abundantemente o sabugueiro com umidade apenas durante uma seca.
- A alimentação de plantas deve ser feita somente quando o sabugueiro claramente para de crescer e começa a enfraquecer. Muitos jardineiros simplesmente preferem cobrir o círculo próximo ao tronco com esterco ou composto todos os anos - a camada de nutrientes não apenas satura o solo com substâncias úteis, mas também permite que você abandone o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas do solo.
- O sabugueiro preto é geralmente cortado para fins sanitários uma vez por ano, no início da primavera - a remoção dos ramos secos e danificados é necessária para proteger o arbusto de doenças e pragas. Um corte de cabelo decorativo pode ser executado apenas uma vez a cada 5 anos, mais frequentemente, simplesmente não é necessário, embora o sabugueiro se recupere após a poda surpreendentemente rápido.
Quanto ao inverno, o sabugueiro-preto tolera perfeitamente geadas severas e não precisa de abrigo. Mesmo que alguns dos brotos do arbusto congelem, com o início da nova estação de crescimento, o sabugueiro se recupera rapidamente.
Por que o sabugueiro preto é útil?
As propriedades medicinais do sabugueiro preto são utilizadas no tratamento de dezenas de doenças diversas, incluindo as muito graves. No entanto, as partes da planta diferem na composição química e, portanto, fornecem benefícios diferentes na medicina doméstica.
As propriedades medicinais das bagas de sabugueiro preto
A parte mais útil da planta são seus frutos, eles contêm uma grande quantidade de vitaminas, minerais, ácidos orgânicos e antioxidantes. As propriedades medicinais da fruta do sabugueiro preto ajudam:
- para resfriados e febre alta;
- com reumatismo e outros processos inflamatórios nas articulações;
- com distúrbios metabólicos e intestinos preguiçosos;
- com problemas com o fluxo da bile e dificuldade para urinar;
- com pancreatite, hepatite e diabetes mellitus;
- com aterosclerose e veias varicosas.
Com base em bagas frescas e secas do mato, são preparados diversos agentes de cura: decocções, infusões e tinturas alcoólicas. A geléia de sabugueiro vermelho tem propriedades medicinais, além de ser saborosa, é saudável para acompanhar o chá.
Os benefícios das flores de sabugueiro preto
As flores da planta contêm muito ácido ascórbico, glicosídeos e óleos essenciais, portanto, possuem fortes propriedades antiinflamatórias. Eles são usados com mais frequência na forma de infusões e decocções no tratamento da gripe e tosse, inflamação urológica em homens e cistite em mulheres.
Além disso, decocções e infusões de flores podem ser adicionadas aos banhos terapêuticos - a planta também tem um efeito muito benéfico na pele.
Por que a raiz de sabugueiro preto é útil?
As raízes do mato contêm taninos, saponinas e amargor, o que confere à matéria-prima propriedades antiinflamatórias, regeneradoras e rejuvenescedoras. As raízes secas de sabugueiro são utilizadas na preparação de bebidas medicinais e são utilizadas no tratamento da aterosclerose e da hipertensão. As decocções à base de raízes ajudam no diabetes mellitus, pois podem reduzir os níveis de glicose.
Infusões e decocções nas raízes são benéficas para a inflamação urogenital. E se você limpar a pele com agentes de cura, poderá se livrar rapidamente de irritações, arranhões e úlceras.
Benefícios das folhas de sabugueiro preto
As folhas da planta contêm uma quantidade aumentada de ácido ascórbico e caroteno, óleos essenciais e resinas também estão presentes nelas. Na medicina popular, as folhas de sabugueiro preto são usadas para preparar analgésicos, agentes curativos e hemostáticos.
Uma decocção bem conhecida das folhas da planta no leite, esse remédio ajuda a curar rapidamente feridas, queimaduras, assaduras e feridas na pele.
O que o sabugueiro preto cura?
A medicina caseira oferece muitas receitas eficazes para o tratamento de sintomas leves e doenças graves. As propriedades do sabugueiro preto tornam-se especialmente valiosas na luta contra doenças crônicas perigosas.
O uso de bagas de sabugueiro preto em oncologia
Avaliações de sabugueiro preto para câncer afirmam que remédios à base de plantas são benéficos para tumores cancerígenos, especialmente se os focos da doença estiverem localizados no estômago, na próstata e no adenoma da próstata. Um efeito de cura pode ser obtido se você usar uma tintura nos frutos de uma planta, e ela é preparada da seguinte forma:
- os frutos do sabugueiro-preto são lavados, secos e ralados ou esmagados no liquidificador e, em seguida, espremidos em um pano de algodão para obter suco fresco;
- suco de sabugueiro na quantidade de 3 litros é misturado em uma jarra de vidro com 500 g de açúcar granulado, cubra o gargalo da jarra com gaze e coloque em local aquecido por 3 dias;
- a tintura fermentada é despejada em outro recipiente com selo d'água - você também pode usar uma luva furada usada no gargalo de uma garrafa ou lata;
- nesta forma, a tintura deve ser mantida por mais 2-3 semanas, até o final da fermentação primária.
Você precisa consumir tintura de sabugueiro preto para câncer em pequenas quantidades - 50 ml três vezes ao dia com o estômago cheio. Para melhor absorção, recomenda-se beber um copo de água gaseificada pouco antes de tomar o medicamento. Você precisa continuar o tratamento com sabugueiro preto por 1,5 mês, então você precisa fazer uma pausa de um mês e, se necessário, continuar a terapia.
Com miomas uterinos
O sabugueiro preto aumenta a imunidade e a resistência geral a processos malignos no corpo. É útil usar produtos à base de plantas para mulheres que enfrentam miomas uterinos.
Para o tratamento da doença, a medicina tradicional sugere o uso de vários meios.
- Em primeiro lugar, você pode usar xarope de sabugueiro preto, pois ajuda bem com tumores malignos e benignos. Para preparar o remédio, é necessário compactar os frutos frescos da planta e o açúcar em camadas em um pequeno pote, e depois insistir por um mês no escuro para obter um xarope doce. Tome tal remédio na quantidade de uma colher grande 3 vezes ao dia.
- Uma decocção de frutas secas é benéfica na luta contra os miomas. Despeje cerca de 30 g de frutas com um litro de água quente e deixe ferver no fogão, depois deixe por meia hora e filtre. Você precisa beber o caldo três vezes ao dia com o estômago vazio, apenas um quarto de um copo.
Se a mulher não tem intolerância ao álcool, pode-se usar uma tintura anticâncer clássica no sabugueiro, para seu preparo, 3 litros de suco de sabugueiro são misturados com 500 g de açúcar, mantidos em local aquecido por 3 dias, e depois por 2-3 semanas é colocado em um recipiente com selo d'água para fermentação de alta qualidade. Tome essa tintura de 50 ml com o estômago vazio.
Com diabetes mellitus
Os remédios fitoterápicos à base de sabugueiro reduzem os níveis de glicose no sangue e regulam a produção de insulina. No diabetes mellitus, a planta pode ser de grande benefício, em particular, a medicina tradicional valoriza uma decocção feita a partir das raízes. É muito simples de fazer - uma colher grande de matéria-prima seca esmagada é despejada em um copo de água quente e fervida por meia hora em fogo baixo.
Você precisa tomar o caldo três vezes ao dia por 3-4 goles, isso deve ser feito com o estômago vazio.Além disso, em caso de doença, recomenda-se tomar banho com a adição de uma decocção de flores.
Benefícios para a saúde da mulher
O sabugueiro preto pode ser especialmente benéfico para o corpo feminino. Em primeiro lugar, as propriedades antiinflamatórias da planta encontram aplicação no tratamento de doenças ginecológicas. Infusões e decocções de sabugueiro preto são usadas para massagens, duchas e banhos sentados - os fundos aliviam rapidamente o desconforto e eliminam infecções.
Benefícios do sabugueiro preto para perda de peso. Se decocções de frutas e flores forem usadas em pequenas quantidades durante a dieta, a planta ajudará a acelerar o metabolismo e, assim, contribuirá para se livrar do excesso de peso. Os banhos com a adição de infusões de plantas não só têm um efeito fortalecedor no corpo, mas também fortalecem e rejuvenescem a pele do corpo.
É impossível não mencionar o uso de frutas de sabugueiro em cosmetologia. Bagas frescas, esmagadas até um estado de mingau, quando aplicadas no rosto, ajudam a livrar-se da acne e dos cravos. E se você lavar regularmente o rosto com uma decocção nas flores da planta, isso clareará a pele e eliminará sardas e manchas senis.
Para doenças articulares
As propriedades antiinflamatórias da planta ajudam nas doenças das articulações - alivia a dor, reduz o inchaço e melhora a mobilidade. A medicina tradicional oferece 2 remédios principais.
- Coleção de medicamentos para artrite. Flores e folhas secas de sabugueiro, urtiga seca e raiz de salsa são misturadas em quantidades iguais e, em seguida, 2 colheres grandes da coleção são medidas e preparadas em 500 ml de água fervente por 20 minutos. Você precisa beber o caldo quatro vezes ao dia, 100 ml, pouco antes de comer.
- Infusão para gota. Com processos inflamatórios e depósitos de sal nas articulações, outro remédio ajuda - 5 colheres grandes de flores secas são despejadas em um litro de água quente e deixadas por 4 horas. Depois disso, filtre a infusão e beba meio copo duas vezes ao dia com o estômago vazio.
Recomenda-se beber bebidas medicinais à base de sabugueiro negro morno - assim serão de grande benefício.
Limitações e contra-indicações para admissão
As propriedades do sabugueiro podem ter não apenas efeitos benéficos, mas também prejudiciais ao corpo. Em primeiro lugar, os frutos crus da planta não devem ser usados em demasia. E a raiz do arbusto deve ser seca antes de usar. Ao usar infusões e decocções, devem ser observadas pequenas dosagens.
Além disso, o sabugueiro preto deve ser descartado:
- mulheres grávidas;
- mães que amamentam;
- na fase aguda de gastrite, úlceras estomacais ou pancreatite;
- com doença de Crohn;
- na presença de intolerância individual.
Avaliações de sabugueiro preto para crianças alertam que apenas adolescentes após os 12 anos de idade podem oferecer remédios desta planta - em uma idade mais precoce, os remédios caseiros irão prejudicar a criança.
Conclusão
A descrição e as propriedades medicinais do sabugueiro preto permitem-nos concluir que em pequenas quantidades esta planta é muito útil para a saúde e pode ajudar mesmo em doenças graves. Mas uma overdose de bagas e outras partes da planta pode ser muito prejudicial e não deve ser permitida.