Contente
Caminhos no jardim conectam todas as partes da casa de verão, é conveniente e confortável mover-se ao longo deles. O território da horta adquire uma aparência bem cuidada. Os caminhos do jardim são lavados pela chuva e pela água do degelo e cobertos por vegetação. Ninguém quer se mexer em sua cabana de verão com botas de borracha. Um caminho de terra costuma ser uma opção temporária. A maioria dos jardineiros decide como tornar os caminhos permanentes no país, que tipo de revestimento usar sem gastar muito dinheiro e para que os caminhos durem o máximo possível.
Tipos de caminhos de jardim
Dependendo do tipo de revestimento usado, existem tipos de caminhos de jardim:
Pedra
Natural uma pedra, pela sua naturalidade e naturalidade, enquadra-se em qualquer desenho da paisagem do país. Os caminhos do jardim feitos de pedra são particularmente duráveis e duráveis. Eles não entram em colapso, são resistentes às influências climáticas, não escorregam e não se formam poças sobre eles. A superfície da pedra não desbota ao sol. Para criar uma cobertura de pedra, usa-se laje - diferentes rochas (calcário, xisto, arenito), divididas em lajes de até 3 cm de espessura. Os fabricantes oferecem lajes com arestas brutas, arestas suavizadas e lajes de pavimentação prontas para o projeto de jardins . A única desvantagem do caminho do jardim de pedras é o alto preço do material de origem e sua entrega.
De madeira
Caminhos de jardim feitos de madeira são acessíveis, desde que haja florestas em sua área. A madeira é um material natural e ecológico. Não é tão durável quanto uma pedra. Se tratada adequadamente e protegida da umidade, a superfície da madeira durará muitos anos. Existem espécies de árvores - larício e carvalho, que são resistentes à decomposição sem processamento adicional. Desde a antiguidade, a madeira é utilizada para a construção de pavimentos. Hoje em dia, calçadas de madeira podem ser encontradas em cidades remotas.
Borracha
As trilhas de borracha para chalés de verão são feitas de materiais modernos e atendem a todos os requisitos operacionais. Têm uma superfície rugosa, não escorregam, não se acumulam água na superfície, pois o revestimento tem uma estrutura porosa. A folha de borracha não é interessante para roedores, ervas daninhas e as plantas não germinam através do revestimento. As condições climáticas são toleradas sem impacto negativo. É feito de borracha fragmentada, que é combinada com um composto polimérico inofensivo para o homem e o meio ambiente. A forma do revestimento pode ser muito diversa:
- Marcas de borracha em rolos têm diferentes larguras e comprimentos. Você pode, por exemplo, colocar um pano de rolo estreito entre as camas... Usando uma faca afiada, corte o excesso. E então o revestimento vai suavemente ao redor do canteiro do jardim ou outros elementos da decoração paisagística. Não é preciso muito esforço para colocar o pano do rolo. Pode ser colocado tanto no solo como na relva. É desejável que a superfície seja plana, sem buracos e saliências. Pode ser facilmente enrolado e armazenado no inverno. Embora isso não seja necessário.
- Ladrilhos de borracha e pedras de pavimentação de borracha variou em cor, forma, tamanho e esquema de cores. Resistente à umidade e não desbota quando exposto à luz solar. É absolutamente inofensivo, portanto, esses ladrilhos são usados para parques infantis. As altas propriedades de amortecimento o protegerão de abrasões em caso de queda.Os tipos de ladrilhos de borracha são mostrados na foto.
- Caminhos de jardim feitos de pneus os residentes de verão estão especialmente ansiosos para construir, uma vez que não exigem grandes investimentos financeiros. Caminhos de jardim feitos de pneus não parecem tão impressionantes quanto uma tela de borracha acabada. Embora, ao mesmo tempo, não sejam de forma alguma inferiores a ele em propriedades. Resistente a extremos de temperatura, a qualquer forma de precipitação. A superfície não deforma com o calor ou a geada, não desliza. A folha de borracha é fácil de manter.
Concreto
O concreto é um material barato, durável e resistente ao estresse mecânico e às condições climáticas adversas. A vida útil é longa, se observada a tecnologia de preparação da base. O concreto dá espaço para a criatividade. Você pode obter um esquema de cores diferente adicionando um pigmento colorido à solução, ou fazer pedras de pavimentação de uma mistura de concreto e areia no país com suas próprias mãos. A instalação de uma tela de concreto exigirá algum tempo e aderência à tecnologia para evitar rachaduras no futuro.
Fazendo caminhos de jardim - instruções passo a passo
Fazer caminhos de jardim com as próprias mãos a baixo custo está ao alcance de todos os residentes de verão, sem exceção. O principal é não ser preguiçoso e ligar a imaginação.
Feito de madeira
A madeira é um material disponível. Os caminhos do jardim em madeira são feitos com várias tecnologias. Você pode fazer uma cobertura de jardim para movimento de pranchas. Uma solução simples é comprar madeira serrada pronta, colocar as tábuas em blocos para diminuir o contato da árvore com o solo. Toda a estrutura é assentada sobre uma base de pedra britada. As tábuas de madeira devem ser elevadas acima do nível de toda a superfície.
Considere uma opção mais barata para criar um caminho de casa de campo de verão com cortes de serra de madeira. Portanto, cortes de madeira são mais necessários do que madeira nobre, até 30 cm de altura.Trate o fundo com mástique de betume.
E escolha uma árvore sem rachaduras. Quanto menos danos, maior a chance de a árvore não sofrer destruição.
O próximo passo é preparar a base. Agende um percurso, retire a camada superior de solo ao longo de todo o comprimento e largura da pista, fazendo uma trincheira, coloque um filme plástico no fundo da reentrância. Em seguida, coloque uma camada de cascalho ou pedra triturada. Esta é a camada de drenagem. Então a camada de areia irá embora. Derrame e aperte bem.
A base da pista está pronta. Comece a empilhar os cortes. Eles precisam ser ligeiramente afogados na areia e ajustar a altura ao nível. Coloque os cortes de madeira como desejar: bem entre si ou a alguma distância. Ou combine pedaços de madeira de diâmetros diferentes. Preencha o espaço entre os cortes com terra, areia ou cascalho. Ou planta rasteira de cobertura do solo. A superfície da árvore deve ser tratada com proteção anti-podridão uma vez por ano.
Exemplos de desenho de um caminho de jardim a partir de cortes de serra de madeira, veja o vídeo:
De pneus
Se você decidir fazer caminhos de jardim com pneus com suas próprias mãos, precisará dos próprios pneus para carros. Seu número dependerá do comprimento da pista pretendida. Uma faca afiada com lâmina dura também será necessária para o trabalho. Em vez de uma faca, você pode usar um quebra-cabeças, se tiver um.
Observando as precauções de segurança ao trabalhar com uma faca afiada, separe com muito cuidado o protetor de pneu da lateral. O protetor separado aparecerá como um anel. Além disso, também precisa ser cortado para obter uma tira. Esta será a preparação para a pista futura.
As peças do pneu devem ser fixadas em algum tipo de base, por exemplo, pregadas em blocos de madeira. Caso contrário, o pneu tenderá a retornar ao seu estado original, ou seja, a arredondar-se. Se você tiver trilhas largas, faça 2-3 tiras juntas.
O próximo passo é colocar o revestimento no solo.A base do solo deve ser nivelada, compactada. Faça ranhuras sob as barras para que os próprios pneus adiram ao solo. Os caminhos do jardim de pneus de borracha estão prontos para uso. E eles o servirão fielmente por muitos anos.
A ideia de usar pneus para aquelas áreas de jardim onde um caminho de escada é necessário. Os pneus podem funcionar como degraus. Eles são sobrepostos um em cima do outro. O solo é derramado para dentro e a superfície do solo pode ser decorada com cascalho.
Concreto
E mais um tipo de caminhos de jardim acessíveis e fáceis de fabricar. São caminhos concretos.
Comece com a marcação, decida sobre as dimensões da pista futura. Use estacas e cordas. A seguir, vamos preparar a base para a pista.
É necessário remover a camada superior do solo fértil. E instale a cofragem. Use madeira compensada para cofragem. Pode ser dobrado se o caminho do jardim for concebido em linhas suaves.
Em seguida, coloque a agrofibra ou o polietileno. Isso é necessário para que a camada de areia que você vai colocar não se misture com o solo. Alise a superfície da almofada de areia e derrame com água. Isso dará o encolhimento necessário. Coloque o filme em cima da areia. E nele estão peças de reforço. Não é necessário comprar acessórios especiais. Quaisquer pedaços de metal e sucatas, partes de canos entrarão no mercado.
Prepare a argamassa. Misture 3 partes de areia seca e 1 parte de cimento. Adicione água, misture tudo bem. Despeje sobre a base preparada, lisa. Cubra o convés de concreto com polietileno. Isso é necessário para que o revestimento de concreto não seque, mas endureça. Então não haverá rachaduras. É bom se você umedecer adicionalmente a superfície de concreto. Após 3 a 5 dias, você pode caminhar ao longo do caminho do jardim e remover a cofragem. Instruções detalhadas para instalar uma passarela de concreto sob uma pedra no vídeo:
O caminho concreto é prático. Além disso, no futuro, pode se tornar a base para outro tipo de cobertura de jardim.
Conclusão
Não coloque o arranjo de caminhos de jardim em banho-maria. Faça seus sonhos se tornarem realidade, experimente. Além disso, a criação de pistas não requer grandes investimentos financeiros. Várias fotos para se inspirar.