Contente
A questão de proteger seu território e propriedade pessoal é sempre do interesse de todos os proprietários. Freqüentemente, os donos de uma área suburbana têm um cão de guarda, mas se uma pessoa raramente está em casa, surge o problema de alimentar o animal. Nesse caso, um dispositivo eletrônico vem ao resgate. Hoje em dia, o alarme Sentinel ou sua outra variante - Smart Sentry - é muito popular para fornecer GSM. Embora, além dela, existam outros tipos de sistemas de segurança semelhantes, mas todos funcionam de acordo com o mesmo princípio.
Como funciona um sistema de alarme GSM?
O mercado moderno oferece muitos dispositivos de segurança. Além do Smart Sentry, o sistema GSM Dacha 01 tem se mostrado muito bem, também pode ser encontrado com o nome de TAVR. No entanto, independentemente do nome da marca, o elemento básico de qualquer sistema GSM é o sensor. Quando um intruso tenta entrar no território de outra pessoa, ele fica ao alcance de um dispositivo eletrônico. Um sensor disparado envia instantaneamente um sinal para o telefone do proprietário.
Os modernos sistemas de segurança com módulo GSM podem ser equipados com vários sensores que desempenham uma função diferente, por exemplo, um microfone ou uma câmera de vídeo. Isso permite que o proprietário da dacha ouça e veja o quadro completo do que está acontecendo em seu território. Graças ao microfone, o proprietário a qualquer momento tem a oportunidade de usar a escuta telefônica ligando para a dacha por telefone.
Os principais tipos de sistemas de segurança GSM
Independentemente da marca do sistema de segurança, todos os alarmes GSM diferem no método de instalação:
- O modelo com fio permite que os sensores sejam conectados à unidade principal usando fios. Isso geralmente é muito inconveniente, além de um baixo nível de segurança. Se o fio estiver danificado, o sensor não será capaz de enviar um sinal. Ou seja, o objeto permanece desprotegido.
- O modelo sem fio usa um canal de rádio. O sinal do sensor em uma determinada frequência é enviado para a unidade principal, que por sua vez o envia para o número de telefone programado.
Ambos os tipos de sinalização podem ser operados a partir da rede elétrica ou de forma autônoma. A segunda opção é mais aceitável para doar. Mesmo após uma queda de energia, a instalação permanecerá protegida. O sistema autônomo é operado por bateria. Você só precisa recarregá-lo periodicamente.
Um sistema com fio e sem fio equipado com um módulo GSM é capaz de funcionar com muitos sensores. Por exemplo, o sistema de alarme é capaz de notificar o proprietário do aparecimento de fumaça, inundação da sala com água, vazamento de gás, etc. O sensor de temperatura é muito conveniente de usar, o que permite controlar o funcionamento da caldeira de aquecimento e manter a temperatura desejada no ambiente. Um dispositivo eletrônico pode até ser instalado na porta, e o proprietário saberá quando ela foi aberta.
Quais parâmetros são usados para escolher um sistema de segurança GSM
Antes de escolher um sistema de segurança GSM, você precisa decidir em que condições ele funcionará. Os chalés de verão nem sempre são aquecidos no inverno, e os aparelhos eletrônicos devem resistir às mudanças de temperatura. Para isso, o ideal é adquirir um modelo que funcione com calor e frio. A próxima questão importante é a operação não volátil.A capacidade da bateria deve ser suficiente até a próxima recarga na chegada do proprietário, se o fornecimento de eletricidade para a casa não for restaurado. E, o mais importante, você precisa decidir quais sensores são necessários.
O sistema de alarme de orçamento para chalés de verão tem as seguintes funções:
- o proprietário pode aprender remotamente sobre o funcionamento do sistema;
- armar e desarmar um objeto por telefone;
- programar mais de um número para o qual o módulo GSM enviará uma notificação;
- o proprietário tem a capacidade de escrever de forma independente qualquer texto de notificação e, se necessário, corrigi-lo;
- ouvir o objeto protegido.
Os sistemas de segurança mais caros são dotados de funções adicionais;
- alterar o idioma do menu de configurações;
- nenhum dispositivo de sinalização de tensão;
- enviar uma mensagem sobre perda de sinal;
- usando senhas diferentes;
- comunicação por microfone entre pessoas em diferentes salas do edifício.
Sistemas caros bastante avançados são equipados com sensores que respondem à quebra do vidro da janela, ao aparecimento de vazamentos de gás ou água na casa, fumaça, etc.
Alarme GSM definido
Os sistemas de segurança sem fio de diferentes fabricantes diferem na configuração dos sensores e na capacidade da bateria para operação autônoma. A sinalização GSM autônoma padrão consiste nos seguintes elementos:
- unidade principal - módulo GSM;
- fonte de alimentação da rede;
- bateria;
- dois porta-chaves de controle;
- abertura da porta e sensor de movimento;
- Cabo USB para conectar a um PC para fazer configurações.
Dependendo do modelo, os alarmes podem ser equipados com sensores e botões adicionais para sinalizar um alarme.
Módulo GSM
O bloco é o coração do sistema. O módulo recebe sinais de todos os sensores instalados. Depois de processar as informações, o dispositivo eletrônico envia uma mensagem para os números de telefone especificados. Para ativar o sistema, um cartão SIM é inserido no módulo. Uma condição importante é a ausência de uma solicitação de código PIN. Além disso, o cartão deve conter apenas os números para onde o sinal será enviado. Todos os outros precisam ser removidos.
Kit de sensor
Desde o início, você precisa decidir quais sensores são necessários para uma proteção confiável da dacha. Sem dúvida, o primeiro lugar é dado aos dispositivos eletrônicos que reagem ao movimento. Você precisará de muitos desses sensores. Eles são instalados ao longo do perímetro do local, perto de janelas, portas de entrada e dentro da casa. Os sensores de movimento funcionam com base no princípio da radiação infravermelha, portanto, podem ser facilmente desativados se cobertos por alguma coisa. Para inacessibilidade ao dispositivo, a instalação é realizada a uma altura de cerca de 2,5 m.
Não vai doer colocar um interruptor de palheta na porta da frente. Esses abridores de portas vêm em várias variedades. Os interruptores Reed são produzidos com sensibilidade para grandes portas de aço e padrão para portas de PVC ou madeira.
Se a cabana de verão for deixada sem vigilância no inverno, não será supérfluo colocar um sensor de quebra de vidros em cada janela. Todos os outros dispositivos eletrônicos que reagem a gás, fumaça, água são opcionais. Esses sensores são mais necessários para sua própria segurança.
Sirenes de som
Uma sirene sonora é necessária para assustar os intrusos da dacha. Quando um sinal de perigo vem dos sensores para o módulo GSM, ele, por sua vez, envia um pulso para um dispositivo eletrônico que emite um som alto de cerca de 110 dB. O som da sirene avisará os vizinhos da casa de campo sobre a possibilidade de assalto à casa. Eles irão imediatamente chamar a polícia ou inspecionar sua área por conta própria.
Porta-chaves sem fio
Normalmente, qualquer sistema de alarme GSM está equipado com dois porta-chaves.Eles são necessários para ativar e desativar o sistema. O chaveiro pode ter um botão de alarme, quando pressionado, a sirene é acionada. Um dispositivo eletrônico funciona a uma curta distância da casa. Se, ao se aproximar do seu quintal, pessoas suspeitas forem avistadas no território, use o botão de alarme para ligar a sirene e assustá-las.
Sensor CCTV
Este dispositivo eletrônico está equipado com uma câmera de vídeo. Ela remove tudo o que está em seu campo de ação. Quando surge um perigo, os disparos começam automaticamente. O módulo GSM começa a enviar os quadros capturados para os números de telefone especificados. O bloco pode até ser programado para que as informações capturadas sejam enviadas para o e-mail indicado pelo dono da dacha.
No vídeo, dacha GSM security:
Conclusão
A conveniência dos alarmes sem fio se deve ao número ilimitado de sensores. Além das funções de segurança, o aparelho eletrônico é capaz de ligar a rega do terreno ou o aquecimento da casa na ausência dos proprietários da casa de veraneio.