Motocultivador Krot MK 1a: manual de instruções

A produção de motocultivadores nacionais da marca Krot iniciou-se no final dos anos 80. O primeiro modelo MK-1A foi equipado com um motor a gasolina de dois tempos de 2,6 litros. a partir de. O lançamento foi realizado a partir de uma partida manual de corda. Inicialmente, o equipamento era destinado ao beneficiamento de pequenas hortas no país e ao funcionamento em casa de vegetação. O motocultivador moderno Krot apresenta um modelo MK-1A aprimorado. Esta tecnologia já está equipada com um potente motor refrigerado a ar forçado.

Revisão de modelos populares

As dimensões aproximadas do equipamento estão dentro de:

  • comprimento - de 100 a 130 cm;
  • largura - de 35 a 81 cm;
  • altura - de 71 a 106 cm.

As dimensões do cultivador-toupeira dependem do modelo e podem mudar com o avanço da tecnologia.

Motocultivador MK-1A

Vamos começar a revisão dos cultivadores de toupeiras com o modelo MK-1A. A unidade está equipada com um motor de carburador de dois tempos de 2,6 CV. Uma manivela de corda é usada como acionador de partida. Um motor a gasolina com caixa de câmbio tem uma conexão simples aparafusada ao quadro. O tanque de combustível é projetado para 1,8 litros. Um volume tão pequeno se deve ao baixo consumo de combustível. A unidade pode ser reabastecida com gasolina barata AI-80 ou A-76. Para preparar a mistura de combustível, é usado óleo de máquina M-12TP. O cultivador pesa apenas 48 kg. Esse equipamento é fácil de transportar até a dacha de carro.

Todos os elementos de controle do motocultivador estão localizados nas alças, a saber:

  • alavanca da embreagem;
  • alavanca de controle do acelerador;
  • alavanca de controle da aba do carburador.

O modelo Krot MK-1A é capaz de trabalhar com acessórios. Um motocultivador é usado para regar, cortar a grama, cultivar o solo e manter o plantio.

Motocultivador Krot 2 com reverso

Uma característica do projeto é que o cultivador Mole tem um reverso e um motor potente. Isso permite que o consumidor obtenha um trator de verdade por pouco dinheiro. A unidade é movida por um motor Honda GX200 a gasolina de quatro tempos de 6,5 litros. a partir de. O Mole 2 tem ignição eletrônica, eixo da tomada de força e tanque de gasolina de 3,6 litros. O torque do motor para o chassi é transmitido por uma correia.

Entre outras motocicletas com características semelhantes, este modelo da Mole assume as primeiras posições em confiabilidade. Esses indicadores foram alcançados graças a um potente motor monocilíndrico e uma caixa de engrenagens confiável. A vida útil do motor é de 3500 horas. É bastante se comparado aos modelos antigos do cultivador Mole, que possuíam um recurso motor de até 400 horas.

Importante! Uma grande vantagem do motor de quatro tempos é que o óleo e a gasolina são mantidos separadamente. O proprietário não precisa mais preparar manualmente a mistura de combustível misturando esses componentes.

A potência de um motocultivador com marcha à ré é suficiente para que os cortadores capturem uma área de 1 m de largura. As instruções de operação da fábrica do fabricante dizem que o motocultivador Krot 2 é capaz de expandir sua funcionalidade com o uso de anexos. Assim, o equipamento pode se tornar um soprador de neve ou um cortador de grama, um veículo de transporte de mercadorias, uma máquina para realizar muitos trabalhos agrícolas.

Importante! As alças do motocultivador Krot 2 possuem ajuste em vários estágios. O operador pode girá-los em qualquer direção, o que permite ajustar de forma ideal o equipamento para qualquer tipo de trabalho.

No vídeo, sugerimos assistir a uma visão geral do cultivador de toupeiras:

Manual de operação do motocultivador Krot

Assim, descobrimos que o moderno cultivador Mole possui quase todas as funções de um trator de passeio. Agora vamos dar uma olhada no que diz o manual de instruções do equipamento em questão:

  • O objetivo direto de um motocultivador é arar a terra. Isso é feito por meio de fresas, que são montadas nos eixos da caixa de engrenagens. As rodas de transporte são levantadas durante a aração. Uma relha é fixada na parte traseira da manilha arrastada. É usado como freio e também para ajustar a profundidade de cultivo do solo. O cultivador se move devido à rotação dos cortadores, ao mesmo tempo que afrouxa o solo. A unidade vem com dois cortadores internos e externos. O primeiro tipo é usado em solo áspero e solo virgem. Solo leve é ​​solto com os dois cortadores e um terceiro conjunto pode ser adicionado. Compre separadamente. Como resultado, existem três cortadores de cada lado e, no total, são 6 peças. Oito cortadores não podem ser colocados no cultivador Mole devido ao aumento da carga no motor e na transmissão.
  • Ao capinar ervas daninhas realizar o reequipamento do mecanismo. As facas são removidas dos cortadores internos e as capinas são colocadas em seus lugares. Esses detalhes são reconhecíveis pela forma de L. Cortadores externos são substituídos por discos. Eles também são vendidos separadamente. Os discos são necessários para proteger as plantas, evitando que caiam sob a capina. Se a remoção de ervas daninhas for realizada em batatas, então a amontoa preliminar pode ser realizada ao mesmo tempo. Para isso, o abridor montado na parte traseira é substituído por um hiller.
  • Quando você precisa amontoar as batatas, os cortadores não são necessários. Eles são removidos do eixo da caixa de engrenagens, e rodas de aço com travas soldadas são colocadas neste local. A cana do leme permanece no lugar onde o abridor costumava estar.
  • Durante a colheita das batatas, são usados ​​os mesmos talões de metal e, atrás do cultivador, o abridor é substituído por um escavador de batata. Este tipo de acessório está disponível em várias modificações, mas os modelos de ventiladores geralmente são comprados para cultivadores.
  • A lavoura da terra pode ser feita não apenas com fresas, mas também com arado. Ele é preso à parte traseira da máquina no lugar da relha. As rodas de aço permanecem no lugar.
  • A unidade pode ser usada para fenação. Você só precisa comprar um cortador e consertá-lo na frente do aparelho. Rodas de borracha são colocadas nos eixos da caixa de câmbio. A transmissão do torque é feita por correias colocadas nas polias do cultivador Mole e segadeiras.
  • A toupeira é perfeitamente capaz de substituir a bomba de bombeamento de água. Basta adquirir o equipamento de bombeamento MNU-2, fixá-lo na estrutura e conectá-lo a uma correia. É importante não se esquecer de remover a correia da engrenagem de tração.
  • O motocultivador suporta bem o transporte de cargas de pequeno porte com peso de até 200 kg. Aqui você precisa de um carrinho com mecanismo de engate giratório. Você pode comprar um modelo TM-200 feito de fábrica ou soldá-lo você mesmo em metal. Durante o transporte de mercadorias, rodas de borracha são colocadas nos eixos da caixa de câmbio.

Como você pode ver, graças ao equipamento adicional, a multifuncionalidade do Mole é significativamente ampliada.

Modernização do modelo MK-1A

Se você tem um modelo Mole antigo, não se apresse em jogá-lo fora. Por que então pagar a mais na compra de um novo cultivador para um quadro, caixa de câmbio e outras peças, se já existem. Você pode sobreviver com uma simples substituição do motor.

O motor antigo pode ser substituído por um LIFAN - 160F de quatro tempos. O motor chinês não é caro, mas tem capacidade para 4 litros. a partir de. De acordo com o passaporte, o motocultivador MK-1A, ao processar o solo com cortadores a uma profundidade de 20 cm, precisa adicionar revoluções. Você não precisa fazer isso com um novo motor. Mesmo com o aumento da potência do motor, a profundidade de processamento mudou, e agora chega a 30 cm. Não se deve contar com uma grande profundidade, pois a correia vai começar a escorregar.

Instalar um novo motor em uma estrutura antiga não é difícil. Todas as montagens são praticamente compatíveis. A única dificuldade é que você precisará refazer sua própria polia.Ele é retirado do motor antigo, um orifício interno é feito para o diâmetro do eixo do novo motor e, em seguida, inserido por meio de uma chave.

Se, ao remover a polia, ela rachou acidentalmente, não se apresse para correr atrás de uma nova. Você pode tentar restaurá-lo usando soldagem a frio. Como fazer isso é melhor contar no vídeo:

Uma toupeira não é considerada uma técnica ruim para uma área pequena, mas não vale a pena pedir a ela para realizar tarefas superdifícil. Para esses fins, existem tratores e minitratores pesados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção