Contente
Não é muito fácil montar um cultivador com peças sobressalentes velhas. O ajuste das peças é necessário para fazer uma montagem viável a partir delas. Se as mãos de uma pessoa crescem no lugar certo, então não será difícil para ela fazer um motocultivador caseiro.
Variedades de motocultivadores
Antes de começar a montar seu motocultivador, você precisa se familiarizar com as variedades de equipamentos. Vai depender de quais nós o produto caseiro consistirá e quais tarefas ele pode executar.
A diferença entre cultivadores por tipo de motor
Em cultivadores caseiros, dois tipos de motores podem ser usados:
-
A instalação do motor elétrico está sujeita à disponibilidade de rede trifásica. Esta técnica é mais adequada para pequenas cabanas de verão, já que um cabo será constantemente arrastado atrás do cultivador, e você não pode percorrer longas distâncias com ele. Um motor elétrico é usado com uma potência de pelo menos 2 kW.
-
A melhor opção é um cultivador com motor de combustão interna. A técnica acabará por não estar totalmente ligada à tomada. Você pode ir longe no campo ou carregar cargas. Os motores são a gasolina e diesel. Se você puder encontrar um motor com capacidade para mais de 4 litros. com., então de um produto caseiro você terá um excelente trator de passeio.
Depois de decidir o tipo de motor, você pode começar a pensar no design e na funcionalidade do futuro cultivador.
A diferença entre cultivadores motorizados pelo método de movimento e cultivo do solo
De acordo com o método de movimento, a técnica é de dois tipos:
- Os veículos automotores são equipados com rodado com propulsão;
- Os cultivadores não automotores não têm rodas motrizes. Em vez deles, acessórios de trabalho, por exemplo, fresas, são colocados no eixo rotativo. Com a ajuda deles, a unidade trilha o solo e simultaneamente avança.
Os veículos automotores são difíceis de fabricar. Até 2 caixas de engrenagens podem ser instaladas aqui. Um deles está usando a via expressa. É necessário girar o bico rotativo, que solta a terra. Com a ajuda da segunda caixa de velocidades, as rodas motrizes são colocadas em movimento.
Os cultivadores não automotores possuem o dispositivo mais simples. O movimento ocorre devido à rotação das fresas. A unidade tem duas rodas, mas elas não são acionadas, apenas servem como parada para um movimento simplificado. Em geral, um motocultivador não pode ser feito sem rodas de apoio. Ele vai se enterrar constantemente no solo. Além disso, as rodas de suporte ajudam a regular a profundidade do cultivo.
Se você já decidiu montar um motocultivador com suas próprias mãos, então é melhor gastar mais tempo fazendo um modelo com rodas motrizes.
O que você precisa para montar um motocultivador
Para montar um cultivador por conta própria, você precisará de desenhos de todos os nós. Um exemplo de diagrama com dimensões é mostrado na foto. Você pode procurar outros desenhos de cultivador ou desenvolvê-los você mesmo.
O motor de combustão interna para um cultivador é adequado para uma motoneta, uma motosserra potente ou uma motocicleta.Se for decidido fazer uma instalação elétrica, então o motor passará por ventilação industrial ou compressor.
Um redutor é necessário para qualquer tipo de cultivador. A rotação do motor está muito alta. O redutor reduz a velocidade, devido à qual a força de rotação do eixo de trabalho aumenta.
Todas as unidades do cultivador são montadas na estrutura, e o equipamento é controlado por alças. Esses elementos são soldados a partir de um tubo ou perfil. A estrutura deve ser sólida. O excesso de peso não é um obstáculo. A partir disso somente haverá o melhor acoplamento das rodas do cultivador com o solo.
Montando um cultivador elétrico
Se você não conseguiu encontrar um motor elétrico potente, pode levar 2 peças de 1,5 kW cada. Depois de fixados na cama, são combinados com cintos em um único sistema. Só então uma polia estriada dupla é instalada em um motor. A partir dela, o torque será transmitido para a polia do eixo de trabalho da caixa de engrenagens do cultivador.
As rodas traseiras são teimosas. Eles são simplesmente fixados ao quadro com um eixo de rolamento. O cultivador é acionado pelo eixo dianteiro. Os cortadores são colocados aqui, as rodas de transporte ou as alças são colocadas.
A caixa de câmbio é perfeita para um trator autônomo Neva avariado. Antes do uso, deve ser desmontado para inspeção das engrenagens. As peças com dentes quebrados devem ser substituídas.
A estrutura do cultivador é soldada a partir de um tubo de aço regular com uma seção transversal circular com um diâmetro de 32 mm. Para canetas, é aconselhável usar um tubo ligeiramente mais fino, com cerca de 20–25 mm de diâmetro. Uma montagem para acessórios deve ser soldada ao quadro traseiro. Ele também pode ser removido de um trator autônomo quebrado. As rodas axiais são adequadas para equipamentos agrícolas. Dos materiais adquiridos, apenas um longo fio é necessário através do qual a eletricidade será fornecida aos motores.
Montagem de um cultivador com motor de combustão interna
Portanto, um motocultivador precisa de um motor de combustão interna refrigerado a ar. Em nosso exemplo, vamos pegar um modelo D 8 de um velho ciclomotor. A foto mostra um diagrama do cultivador. Ele pode ser usado para determinar a localização de todos os nós.
A montagem do cultivador segue quase as mesmas etapas que foram realizadas no caso de utilização de um motor elétrico. Primeiro, é feita uma estrutura com alças e, em seguida, o motor é montado. Ele é projetado para resfriamento de ar, mas o cultivador está funcionando em baixa velocidade e isso não é suficiente. Um ventilador deve ser instalado na frente do motor ou um tanque de água de metal deve ser equipado ao redor do cilindro de trabalho. O dispositivo é primitivo, mas não deixará o bloco de cilindros superaquecer.
O redutor para este motocultivador é utilizado com uma corrente de dois estágios. O asterisco é obtido um de uma motocicleta e o outro de uma bicicleta. Todos os mecanismos rotativos são cobertos por um invólucro de aço.
O vídeo mostra o processo de fabricação de um motocultivador:
Aplicação de uma trepadeira para um cultivador
A trepadeira é necessária para reduzir a velocidade do motocultivador. Na maioria das vezes, ele é solicitado ao trabalhar com acessórios. Esta unidade é comprada de fábrica ou sozinha. Em geral, é mais fácil colocar rodas de diâmetro maior no cultivador para reduzir a velocidade. Se esta opção não for adequada para você, você pode montar uma trepadeira simples:
- uma caixa é montada com folhas de aço;
- dentro, um eixo com uma engrenagem cravada de um diâmetro maior é soldado do que no eixo de transmissão do cultivador;
- a caixa é aparafusada à estrutura;
- agora resta apertar a corrente conectando as engrenagens acionada e motriz.
Nesse ponto, a trepadeira está pronta. Você pode colocar rodas, cortadores e continuar trabalhando com motocultivadora, mas em uma velocidade menor.
Resolução de problemas de motocultivador
Não é difícil consertar um motocultivador com as próprias mãos devido à simplicidade do desenho da técnica. Vamos dar uma olhada nos problemas mais comuns e como corrigi-los:
- O motor do cultivador não liga. Geralmente, isso ocorre devido à falta de uma faísca. Tente substituir a vela.Outro problema pode ser a falta de abastecimento de combustível devido a filtros entupidos. Eles são desmontados, lavados com gasolina e colocados no lugar.
- O motor para durante a operação. A causa pode ser novamente velas de ignição ou abastecimento de combustível insuficiente.
- Batidas estranhas dentro do motor indicam danos a uma das peças. O motor precisa ser desmontado com urgência para identificar um defeito, caso contrário, ele travará.
- Um motor em funcionamento zumbe muito e superaquece. Isso pode ser devido a uma mistura pobre de combustível ou a uma carga suspensa durante o trabalho com o cultivador. O equipamento é resfriado e, durante esse tempo, novo combustível é preparado.
- O cultivador não funciona. Pode haver algo preso entre os cortadores ou rodas. Alternativamente, o acionamento por correia enfraqueceu. Se nenhum desses problemas for encontrado, o problema está na caixa de engrenagens.
O vídeo fala sobre o trabalho de reparo:
Consertar um carro motorizado artesanal é mais fácil de fazer, pois todas as unidades foram montadas de forma independente. Você sabe do que eles são feitos. É melhor confiar uma avaria complexa de equipamento feito na fábrica aos especialistas do centro de serviço.