Contente
Muita tecnologia moderna foi inventada para a remoção de neve, mas pá e permaneceu um assistente insubstituível neste assunto. A ferramenta mais simples é a mais procurada para limpar calçadas por proprietários de pátios particulares e zeladores da cidade. Se desejado pá de neve faça você mesmo pode ser feito de qualquer material de folha leve, mas durável. Vejamos várias opções para fazer um arado de neve.
Pá de plástico
O mais confortável para limpeza e jogar neve é considerado uma pá de plástico. O furo é mais fácil de comprar na loja. Em casa, falta plantar no cabo e fixar com parafuso auto-roscante. A pá leve é muito útil. A durabilidade da pá é garantida por nervuras de reforço moldadas em plástico, e o gume da lâmina é protegido da abrasão por uma tira de aço.
Você pode fazer uma pá de neve do tipo faça você mesmo com uma folha de PVC usando o seguinte método:
- Para a colher, você precisa encontrar um pedaço de plástico. A folha deve ser durável e flexível ao mesmo tempo. Pode ser testado por flexão, é claro, dentro dos limites da mente. Se o plástico não estourou, a colher será excelente.
- Uma forma de concha é desenhada em uma folha de plástico. O tamanho mais conveniente é 50x50 cm. Corte a peça de trabalho com uma serra vertical. As rebarbas no plástico não precisam ser limpas. Eles vão se desgastar ao limpar a neve.
- O trabalho mais difícil é prender a alça. Ele é fixado no centro da colher com coberturas de chapa de aço.
Para tornar a lona resistente à abrasão, a borda de trabalho da pá é dobrada com chapa de aço galvanizado e fixada com rebites.
Pá de neve de alumínio
Pás de metal são superiores em resistência, mas são pesadas para limpar a neve. A única exceção é o alumínio leve. O metal macio é ótimo para colher. Vamos dar uma olhada em como fazer uma pá de neve de chapa de alumínio:
- Uma colher de alumínio é melhor feita com amortecedores. Ao marcar uma folha, as prateleiras devem ser marcadas em três lados da peça de trabalho. Um talo vai passar pela porta traseira, então sua altura deve ser 1–2 cm maior que a espessura do elemento de madeira.
- O alumínio é fácil de cortar. Para o corte, tesouras de metal, uma serra elétrica ou, em casos extremos, você pode usar um moedor, são adequados. No fragmento recortado, os lados são dobrados em três lados. Na prateleira traseira, é pré-perfurado um orifício com diâmetro igual à espessura do cabo.
- No centro da concha, um ninho para a alça é preso com rebites. É feito de uma folha de alumínio. A peça de trabalho é colocada na borda do corte e tentando pressioná-la para baixo. Em seguida, a placa de alumínio é batida com um martelo até que um semicírculo seja espremido. O resultado final é um furo, conforme mostrado na foto.
Agora resta pegar a alça, passá-la pelo orifício na parte de trás da concha e inseri-la no ninho. Para que a pá fabricada não voe ao atirar neve, a ponta do cabo é fixada ao ninho com um parafuso auto-roscante.
Instruções passo a passo para fazer uma pá de madeira
Para fazer com as próprias mãos uma pá para remoção de neve, prepare: contraplacado, uma tábua larga de pinho, uma barra para cabo, chapa de aço galvanizada e ferramentas para trabalhar madeira. Se tudo isso estiver disponível, então ousadamente vá em frente:
- Primeiro, a partir de uma tábua de pinho com 50 cm de comprimento, é necessário fazer uma base para fixar o cabo e o contraplacado. Ou seja, a porta traseira do furo. A prancha é tirada com uma largura de pelo menos 8 cm. De ambas as extremidades ao longo das laterais, são marcados segmentos de 5 cm. Além disso, a partir do centro da lateral da prancha, eles começam a cortar os cantos com um plano às marcas. No final, deve-se obter um branco, com lado uniforme e semicircular.
- A peça acabada é processada com um plano. Pode ser lixado adicionalmente com lixa.
- A pega é constituída por uma barra com secção de 40x40 mm. Primeiro, dê à peça uma forma arredondada com uma lixa e, em seguida, lixe cuidadosamente a alça com lixa de grão fino.
- O próximo passo é fazer um assento para a maçaneta. O recesso é selecionado com um cinzel no centro da placa. Faça isso em um lado plano. A largura da reentrância é igual à espessura do cabo e, em profundidade, acrescente 5 mm ao chanfro do cabo. Para escavar, faça primeiro 2 cortes com uma serra para metal e depois remova o pedaço de madeira com um cinzel.
- Quando todos os detalhes estão prontos, eles fazem um ajuste de controle. A madeira compensada é dobrada em um semicírculo da base e os locais do corte são marcados. A extremidade da alça é cortada obliquamente. O corte deve ser pressionado firmemente contra o compensado e o cabo em si deve ficar dentro do entalhe.
- As deficiências reveladas durante a adaptação são corrigidas. De acordo com a marcação, é cortada uma folha para uma concha de madeira compensada, após o que todos os espaços em branco são novamente lixados nos cortes.
- É hora de conectar todos os espaços em branco. Primeiro, a borda do compensado é aplicada ao lado semicircular da base. O primeiro prego é cravado no centro. Além disso, o contraplacado é pressionado contra a base, dando à concha uma forma semicircular e, à medida que se dobra, continua a pregar a tela. Em vez de pregos, você pode aparafusar parafusos autorroscantes.
- A colher acabada é virada com a base para cima e a alça é aplicada. O corte oblíquo do corte é colocado no centro da lâmina de trabalho, enquanto é levado para a ranhura na base. Se tudo estiver perfeito, a alça está pregada.
- Agora resta revestir as bordas de trabalho da colher com zinco. Para tal, são cortadas da folha 2 tiras de 5 cm de largura, sendo uma delas dobrada ao meio. O molde em forma de U resultante é colocado em madeira compensada, onde a concha será a borda de trabalho. A tira de aço é compactada batendo com um martelo e depois fixada com rebites.
- A outra parte desgastada da concha é fechada com a segunda tira - a junta de madeira compensada com o lado semicircular da base. O aço galvanizado é aparafusado com parafusos auto-roscantes. As bordas da tira podem ser dobradas nas laterais da base da colher. Para evitar que o cabo saia da ranhura, ele também é reforçado com uma tira de aço.
- A pá está pronta, mas ainda não é o fim. Vire a colher. Onde a alça é pregada na madeira compensada, um pedaço de tira de aço é aplicado e 3-4 parafusos autoatarraxantes são aparafusados. Esse reforço não permitirá que a lâmina de trabalho se solte do cabo com o peso da neve.
Agora podemos dizer que a pá de neve do-it-yourself está completamente pronta.
O vídeo fornece instruções para fazer uma pá:
Pá de neve Auger
A escavadeira sem-fim é caracterizada por alto desempenho, mas não é fácil de montar. Primeiro, você precisa desenhar os desenhos corretos. Em segundo lugar, você precisa entender como funciona o trado. Um diagrama do mecanismo de fábrica pode ser visto na foto. Agora trataremos da operação do equipamento de remoção de neve do trado.
Então, vamos começar com o fato de que os próprios mecanismos de trabalho - as brocas são instaladas no interior da câmara de coleta de neve de aço. Sua borda inferior se move ao longo da superfície dura da estrada exatamente como uma faca de escavadeira. Neste momento, as camadas de neve são capturadas. Os sem-fins rotativos conduzem-no ao topo da câmara, onde se encontra a saída. Ele pode ser centralizado ou deslocado para o lado, dependendo do tamanho da escavadeira. Normalmente, a localização central da saída é observada em pás de trado com uma largura de 1 m ou mais.
A rotação dos trados direciona a neve para a saída, mas eles não são capazes de empurrá-la para fora da câmara de coleta de neve. As lâminas de arremesso são responsáveis por este trabalho. Eles giram juntos com verrumaempurrando a neve fornecida para a abertura do bocal.
De acordo com o princípio de um análogo de fábrica, você pode fazer um soprador de neve caseiro. O corpo semicircular do receptor de neve pode ser dobrado em aço galvanizado. Um orifício é feito no centro ou lateralmente e um tubo de saída é instalado. As paredes laterais precisam ser resistentes, pois os mancais do mecanismo do rotor serão fixados nelas. Para a sua fabricação, compensados textolíticos ou resistentes à umidade são adequados.
Para a fabricação do trado, é necessária uma haste ou tubo de aço com diâmetro de 20 mm. Este será o eixo. As lâminas podem ser soldadas em chapa de aço ou borracha densa. Na segunda versão, as tiras de aço precisam ser soldadas ao eixo. As lâminas de borracha serão então aparafusadas a eles.
Ao fazer um parafuso, é importante manter o mesmo passo da espiral das lâminas e escolher o sentido de rotação correto. Se a saída for instalada no centro da câmara, uma lâmina retangular de metal com espessura mínima de 5 mm é soldada no meio do eixo.
Agora resta fixar os cubos nas paredes laterais da câmara, colocar os mancais no eixo e inserir o sem-fim no lugar.
A ferramenta funcionará manualmente, como uma pá. Para fazer isso, as rodas são fixadas na lateral do corpo e uma alça é fixada na parte traseira da câmera. Com grandes dimensões, a escavadeira sem-fim é acoplada à frente do trator de passeio.
Qualquer ferramenta de remoção de neve é necessária apenas no inverno. O resto do tempo é armazenado em local seco, de preferência longe de aparelhos de aquecimento.