Contente
O touro Angus é uma das melhores raças do mundo pelas suas taxas de crescimento. Entre outras variedades, a raça de vacas Aberdeen Angus se distingue por produtos de carne de alta qualidade. A carne marmorizada de gobies angus é considerada o padrão.
A história da criação e distribuição da raça Aberdeen-Angus
Angus gobies foram trazidos da Escócia para a Rússia. Esta raça recebeu o nome do local de sua criação original - os condados de Angus e Aberdeen.
No século 19, os criadores aprimoraram as principais características desses animais, após o que foi criado o primeiro rebanho de gobies Angus de raça pura. Logo a raça cruzou a fronteira do país - um grande lote foi enviado para os Estados Unidos, onde a maturação precoce dos animais rapidamente ganhou popularidade entre os criadores. Além disso, a excelente qualidade da carne produzida tem um papel preponderante na difusão da raça Aberdeen-Angus em todo o mundo. Logo, fazendeiros australianos e não neozelandeses começaram a comprar touros, então a raça se enraizou nas fazendas da Argentina. Hoje, os bezerros Angus também são criados na Rússia, Canadá e Inglaterra.
Descrição da raça de bezerros Aberdeen
Os bezerros Aberdeen Angus são uma variedade típica de carne. Sua produção de leite é extremamente baixa. Uma característica externa distinta é a ausência de chifres do gado (sem chifres) e a cor da pelagem preta, às vezes com uma tonalidade acastanhada.
Exterior
O tipo de produtividade da carne se reflete no físico dos gobies Angus. O padrão da raça é o seguinte:
- Os animais são bastante compactos. A altura na cernelha de uma vaca adulta raramente ultrapassa 120 cm, os touros crescem até 150 cm de altura. O comprimento do corpo chega a 130 cm nas vacas e 140 cm nos touros.
- A silhueta é musculosa, arredondada. A cernelha está nivelada com o dorso, o sacro e o lombo são planos. O corpo é largo.
- A cabeça das vacas Aberdeen Angus é pequena. A testa dos animais se projeta ligeiramente para a frente, o focinho é curto. A nuca é estreita. Não há chifres.
- O pescoço dos touros é curto, fluindo suavemente para os ombros.
- A cor dos animais é preta na maioria dos casos. Digamos que a cor do casaco com uma tonalidade marrom.
- O peito é bastante volumoso e profundo.
- Os membros são um pouco curtos, mas retos.
- A pele é frouxa, elástica e fina, mas parece mais espessa devido à presença de fibras por baixo.
As desvantagens do exterior incluem um dorso em forma de carpa, pernas de sabre e um focinho pesado.
Produtividade
A popularidade da raça Aberdeen Angus é baseada em sua alta produtividade. O jovem Aberdeen ganha peso muito rapidamente - os bezerros recém-nascidos pesam em média de 15 kg a 20-25 kg (novilhas e touros, respectivamente), porém, já com a idade de oito meses, seu peso chega a 190-200 kg. Esse ganho de peso rápido se deve ao instinto materno desenvolvido das vacas Angus - os bezerros crescem rapidamente devido à alimentação prolongada com o leite materno. Até 8-9 meses, os gobies são criados por sucção. No momento em que os jovens Aberdeen Angus são separados de sua mãe, os bezerros pesam cerca de 220-240 kg.
Os bezerros adicionam 0,8 a 1 kg por dia. Assim, com a idade de 3 anos, os touros da raça Aberdeen Angus pesam 400-500 kg.
O peso vivo de uma vaca adulta de novilhas Aberdeen Angus é em média 480-700 kg, em touros chega a 1 tonelada, principalmente para engorda. Gobies neutros pesam menos.
O esqueleto dos gobies angus é fino.O esqueleto representa apenas 15-17% do peso total do animal. A carne é de fibra fina, macia. Sua estrutura é caracterizada por um alto teor de camadas de gordura, o que confere à carne uma semelhança externa com o mármore.
Características distintas
A principal característica da raça de vacas Aberdeen-Angus é a engorda rápida - os gobies Angus adquirem formas arredondadas no menor tempo possível. Em termos de maturidade precoce, esta variedade é considerada uma das melhores.
Prós e contras de criar uma raça
Antes de comprar o próximo lote de gado, os criadores precisam pesar cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens da raça em questão. A familiarização cuidadosa com os recursos de um tipo específico permitirá que você evite erros de cuidado e manutenção no futuro. Também torna mais fácil calcular o lucro potencial.
As características positivas dos touros Angus incluem as seguintes qualidades:
- Alta produtividade para o tipo de carne. O abate de carcaças chega a 70%.
- Excelente qualidade dos produtos cárneos. A gordura nas fibras da carne é distribuída uniformemente, em camadas finas, sem formar coágulos extensos. Portanto, as vacas Aberdeen Angus são consideradas a raça de referência para a produção de excelente carne marmorizada. Uma parte significativa vai para a preparação de bifes de alta qualidade.
- Vencimento antecipado. O crescimento jovem ganha peso rapidamente - de 150 a 200 kg em 6 meses. Ao atingir a idade de dois anos, os touros e novilhas são enviados para abate.
- Longevidade. Os touros Angus vivem em média 25 a 30 anos ou mais.
- Parto fácil. Na maioria dos casos, o parto ocorre sem dificuldade, devido ao baixo peso dos bezerros. As únicas exceções são as patologias do desenvolvimento intrauterino, quando o tamanho da cabeça dos filhotes é aumentado.
- Altas taxas de fertilidade. As vacas Aberdeen Angus são capazes de produzir descendentes ao longo de suas vidas. As novilhas tornam-se sexualmente maduras aos 15 meses de idade.
- Boa adaptabilidade. As vacas Angus se aclimatam facilmente no terreno, adaptando-se às condições climáticas da região. Além disso, os gobies são capazes de tolerar com segurança temperaturas bastante baixas, o que torna possível criar a raça no território da Rússia. O rebanho pode ser mantido ao ar livre por uma parte significativa do ano.
- Quando os gobies Aberdeen Angus são cruzados com outras espécies, os descendentes herdam sua alta produtividade de carne. Além disso, eles também são imparciais.
Além disso, as vacas Angus têm uma disposição bastante pacífica. São animais calmos e de boa índole que não demonstram agressão sem provocações desnecessárias. A única exceção é o aumento da irritabilidade dos touros durante a puberdade.
A lista de vantagens da raça é impressionante, mas o touro Angus tem suas desvantagens. Isso inclui os seguintes recursos de animais:
- O rápido ganho de peso pode levar a sérios problemas de saúde se os touros não forem alimentados adequadamente. Representantes da raça freqüentemente sofrem de obesidade, por isso não é recomendado alimentá-los em excesso.
- As características leiteiras das vacas Aberdeen Angus são muito pouco desenvolvidas. A produção média anual de leite é, no máximo, 2 toneladas de leite.
- Flexibilidade das pernas. Devido ao fato de que os gobies Angus pesam muito, os animais geralmente apresentam claudicação. Se os touros forem superalimentados, eles podem até ter fraturas nos membros.
- Uma cabeça pesada e maciça também é uma desvantagem com o esqueleto delgado dos gobies Angus. Seu peso exerce forte pressão sobre as vértebras cervicais dos touros.
- Apesar de as raças Aberdeen Angus serem despretensiosas para o local de criação, são extremamente exigentes na área de pastagens. Angus gobies precisam de grandes áreas para um desenvolvimento ideal.
Características de manutenção e cuidados
O cuidado das vacas Aberdeen Angus é padrão, estes animais não impõem quaisquer requisitos especiais quanto ao tipo de alimentação e local de criação. Eles se adaptam a quase todas as condições climáticas da região, o que economiza na construção de prédios adicionais para manter o rebanho. A produtividade dos touros Angus é preservada tanto em climas quentes quanto nas regiões norte do país.
As recomendações gerais para a criação de raças Aberdeen Angus incluem os seguintes pontos:
- Para pleno desenvolvimento e ganho de peso, os touros Angus precisam de um alojamento solto.
- Caminhar ao ar livre deve continuar o maior tempo possível. A alimentação com alimentos verdes frescos tem um efeito benéfico na qualidade dos produtos cárneos dos gobies - as camadas de gordura nas fibras da carne tornam-se mais finas com esta dieta, o que a torna mais macia.
- A limpeza regular do celeiro é obrigatória. Para que os angus gobies adoeçam com menos frequência, é necessário remover o estrume e outros detritos das instalações em tempo hábil. Para isso, em grandes propriedades, o processo de colheita é automatizado com a aquisição de equipamentos especiais. Elimina todo o lixo para a canalização com frequência de 1 hora.
- De muitas maneiras, a saúde dos touros depende da qualidade da água. É importante manter os bebedouros limpos removendo as partículas de comida deles. A frequência ideal de troca de água potável é de pelo menos 1 vez por dia, de preferência 2-3 vezes.
- Pele escura de bovino Angus. Isso leva ao fato de que os animais podem superaquecer em dias ensolarados. Neste caso, o rebanho é transferido para áreas sombreadas perto de árvores ou arbustos grandes. Você também pode construir um galpão especial para passear com o gado.
- Se for possível liberar o rebanho para pastejo livre por uma parte significativa do ano, os adultos não precisam ser alimentados para evitar a obesidade. Eles alimentam o gado apenas nos meses de inverno, quando os gobies não são mais capazes de obter alimentos de forma independente sob a espessura da neve.
- Os animais jovens são engordados desde os primeiros meses de vida. Pré-misturas, alimentos compostos e grãos triturados podem ser usados como ração suplementar.
- A raça Aberdeen Angus rapidamente se afastou dos humanos e pode parecer um pouco tímida. Às vezes, gobies selvagens tentam escapar do pasto. O problema é resolvido devolvendo esses indivíduos ao celeiro, onde as pessoas estão à vista.
Na idade de 2 anos, os gobies Aberdeen Angus são atraídos pelos processos reprodutivos. As vacas Angus são altamente férteis - indivíduos saudáveis dão à luz filhos anualmente. Geralmente há 1-2 bezerros em uma ninhada. Devido ao seu pequeno tamanho, o parto ocorre sem problemas.
Doenças específicas da raça
A raça Aberdeen Angus possui excelente imunidade. Os touros Angus têm boa saúde geneticamente, o que faz com que a mortalidade dos animais jovens seja extremamente baixa.
As seguintes doenças representam a maior ameaça aos touros Angus:
- Hidropisia do cérebro (também hidrocefalia neuropática) - o primeiro sinal da doença é o aumento do tamanho da cabeça de bezerros recém-nascidos. Ela é pesada e desproporcional em relação ao comprimento do corpo. Esta patologia de desenvolvimento complica significativamente o parto - a grande cabeça do feto é quase impossível de remover do canal de parto sem abri-lo.
- Artrogripose múltipla - patologia genética, como resultado da qual os bezerros Angus nascem com atrofia articular. No final das contas, a doença leva ao fato de as pernas dos touros serem dobradas e torcidas e as articulações ficarem rígidas.
- Notomelia - doença genética, que se manifesta no aumento do número de membros devido ao crescimento inibido dos principais. Um aumento de membros adicionais aos principais também é possível.
- Aracnodactilia contratual - expressa em fragilidade óssea anormal.O esqueleto dos bezerros é muito frágil, o que afeta negativamente o desenvolvimento do animal - o crescimento fica mais lento e a mobilidade das articulações diminui.
Conclusão
O touro Angus é sempre uma compra lucrativa na fazenda. A raça Aberdeen Angus é uma das referências na produção de carne marmorizada, utilizada na preparação de bifes da mais alta qualidade. Além disso, este tipo de gado é adequado para uso não só para criação pura, mas também para cruzamento com outras raças. Os bezerros nascidos de tais uniões se distinguem por melhores indicadores de desempenho e herdam as melhores características do Angus.
Além disso, você pode aprender mais sobre as características dos touros reprodutores da raça Aberdeen Angus no vídeo abaixo: