Contente
O hemoderivado desproteinizado de sangue de bezerro é uma preparação de origem biológica, utilizada no tratamento complexo de distúrbios metabólicos cerebrais, diabetes e patologias vasculares. A base do hemoderivato é um extrato de tecidos processados e sangue de bezerros leiteiros. O medicamento é recomendado para uso após consulta a um médico.
Como medicamento, o hemoderivado desproteinizado de sangue de bezerro é usado na China, Coréia do Sul, bem como na Rússia e nos países da CEI. Nos EUA e Canadá, o dialisato de bezerro está incluído na lista de medicamentos proibidos, pois o produto não foi submetido a pesquisas científicas aprofundadas.
O que é hemoderivato de sangue de bezerro desproteinizado
O hemoderivato desproteinizado é um extrato altamente concentrado de tecidos e sangue de bezerros leiteiros. Em particular, o plasma sanguíneo de bezerros jovens saudáveis é usado como base para a preparação. Durante a produção, a proteína é separada da matéria-prima por superfiltração e diálise, resultando em um soro de leite saturado contendo muitas substâncias úteis:
- glicoproteínas;
- aminoácidos;
- nucleotídeos;
- oligopeptídeos.
O capô também se distingue por uma alta concentração de ligações de baixo peso molecular.
Um pré-requisito para a criação de uma preparação baseada em dialisado desproteinizado do sangue de bezerros leiteiros foi, em certa época, afirmações de que bezerros jovens do tipo leite se recuperam rapidamente após receberem ferimentos leves. Essa rápida cicatrização da pele após queimaduras e lesões mecânicas despertou o interesse de cientistas de diversos países, o que marcou o início de uma série de estudos. Por fim, um elemento pouco estudado foi encontrado no plasma sanguíneo de bezerros que estimula a regeneração tecidual acelerada. É ele o principal componente ativo do hemoderivato desproteinizado.
Eficácia do medicamento para sangue de bezerro
O efeito do dialisado desproteinizado do sangue de bezerros é devido ao alto teor de substâncias de baixo peso molecular com uma pequena massa. A composição química do fármaco promove a ativação de processos metabólicos no corpo humano, a saber:
- estimula o fluxo de oxigênio para as células;
- acelera a absorção de glicose;
- melhora a circulação sanguínea.
De acordo com dados oficiais, o dialisado desproteinizado de sangue de bezerro tem os seguintes efeitos na saúde humana:
- otimiza os processos de reparo de tecidos que consomem muita energia;
- normaliza o equilíbrio ácido-básico da epiderme quando aplicado externamente;
- tem efeito anti-hipóxico;
- estimula a atividade de enzimas de fosforilação oxidativa;
- acelera os processos metabólicos de fosfatos saturados;
- promove a quebra acelerada de lactato e beta-hidroxibutirato;
- aumenta o trofismo do tecido;
- melhora a condutividade das terminações nervosas.
Formas de emissão
Atualmente, o hemoderivado desproteinizado do sangue de bezerros é utilizado para a fabricação de medicamentos como "Solcoseryl" e "Actovegin". Eles não têm análogos completos, mas são intercambiáveis entre si.As empresas farmacêuticas da Alemanha e da Áustria atuam como fabricantes desses medicamentos, que os produzem desde 1996.
As preparações de dialisato de sangue de vitela são produzidas nas seguintes formas:
- comprimidos;
- cremes e pomadas;
- gel para os olhos;
- ampolas com uma solução para injeção interna (no tecido muscular, veia ou artéria);
- solução de infusão.
Indicações de uso
As preparações de dialisante de sangue de bezerro são prescritas principalmente para a cura de queimaduras (sol, vapor, ácido, térmico), arranhões profundos, hematomas, cortes e escoriações. Paralelamente, na primeira fase do tratamento, recomenda-se a utilização de um gel para cicatrizar as lesões, por não conter gordura, após o que se pode aplicar uma pomada na ferida quando esta começar a secar.
Além disso, o uso de fundos à base de hemoderivado desproteinizado de sangue de bezerros é indicado para:
- tratamento complexo de distúrbios metabólicos e vasculares do cérebro (insuficiência circulatória do cérebro e vasos periféricos, lesão cerebral traumática, consequências de lesão do tecido cerebral, acidente vascular cerebral isquêmico, demência, hemorragia cerebral extensa);
- doenças arteriais e venosas periféricas e tratamento de suas consequências - úlceras tróficas, angiopatia, eczema lacrimejante;
- inflamação das membranas mucosas;
- polineuropatia diabética;
- prevenção e tratamento de escaras em pacientes acamados;
- pré-tratamento de superfícies danificadas antes do transplante de órgãos ou tecidos;
- dermatite;
- demência;
- danos à córnea e esclera;
- os primeiros sinais de enjoo da radiação para a prevenção e tratamento das membranas mucosas e da pele após intensa exposição à radiação;
- endarterite;
- psicose;
- gangrena diabética;
- apoplexia;
- insuficiência vascular com complicações.
Além disso, os produtos à base de dialisado desproteinizado do sangue de bezerros leiteiros têm uma série de contra-indicações, a saber:
- inchaço dos pulmões;
- insuficiência cardíaca descompensada;
- intolerância individual ao componente;
- oligúria;
- retenção de líquidos no corpo;
- anúria.
A dosagem de dialisato de sangue de bezerro desproteinizado é calculada individualmente, dependendo da gravidade e dos sintomas da doença. Na maioria das vezes, os médicos prescrevem injeções intravenosas diárias da droga em um volume de 5 a 10 ml. O curso do tratamento com hemoderivatum do sangue de bezerros é em média 1-1,5 meses. Um teste de reação alérgica deve ser realizado antes da administração intravenosa baseada em dialisado. Para isso, 1-2 ml da droga são injetados no tecido muscular.
Em caso de queimaduras e danos mecânicos, recomenda-se um aumento da dose do medicamento - de 10 para 20 ml por via intravenosa todos os dias até a cura completa.
Efeitos colaterais e contra-indicações
O campo de aplicação do hemoderivado desproteinizado do sangue de bezerros é bastante extenso, o que se deve ao fato de a base do fármaco ser constituída por componentes biológicos naturais. Por outro lado, isso não significa que os medicamentos para hemodiálise não causem efeitos colaterais.
O uso externo e interno de "Actovegin" ou "Solcoseryl" pode causar as seguintes reações corporais:
- erupção cutânea;
- hiperemia da pele;
- hipertermia até choque anafilático;
- urticária;
- leve inchaço quando aplicado externamente;
- febre;
- dor de cabeça intensa;
- fraqueza geral, letargia, letargia;
- náusea, vômito;
- dor na região do coração;
- palpitações cardíacas;
- dor de estômago;
- aumento da sudorese.
Separadamente, deve-se notar que após a aplicação externa de dialisato de sangue de bezerro na forma de géis e pomadas, geralmente há uma leve sensação de queimação e coceira no ponto de contato do medicamento com a pele. As sensações dolorosas passam em média após 10-15 minutos e não são um sintoma de intolerância individual ao medicamento. O uso de hemoderivado do sangue de bezerros logo após a ingestão de álcool pode provocar uma neutralização do efeito terapêutico.
Uso mundial
O hemoderivado desproteinizado de sangue de bezerro é usado para a produção de medicamentos como "Actovegin" e "Solcoseryl". A maioria dos medicamentos fabricados cai no mercado russo e nos países da CEI - cerca de 60-70% do total. Além disso, a droga é comprada em grandes quantidades pela China e Coréia do Sul.
Nos EUA, Canadá e Europa Ocidental, o dialisato de sangue de bezerro desproteinizado está proibido para venda. A proibição foi baseada no conhecimento insuficiente das propriedades farmacológicas do medicamento.
Além disso, você pode aprender mais sobre os recursos do uso de drogas à base de dialisato de sangue de bezerro no vídeo abaixo:
Conclusão
O hemoderivato de sangue de bezerro desproteinizado é uma droga com revisões bastante controversas. É extremamente popular na Rússia, Ásia e países da CEI, no entanto, a importação de dialisato de sangue de bezerro para o Canadá e os Estados Unidos foi proibida por muitos anos. A natureza biológica desta droga torna difícil o estudo completo de todas as suas propriedades, no entanto, vários efeitos no corpo humano foram comprovados cientificamente. Em particular, o hemoderivat com sangue de bezerro realmente promove a cura de feridas e queimaduras de vários tipos.
Nem Actovegin nem Solcoseryl são prescritos como o agente principal para o tratamento de qualquer doença - esses medicamentos são usados como um elemento integral da terapia em tratamentos complexos.