Contente
Uma raça de galinha preta muito incomum e descrita recentemente, Ayam Tsemani, originou-se na ilha de Java. No mundo europeu, ela só se tornou conhecida a partir de 1998, quando foi trazida pelo criador holandês Jan Steverink. No entanto, foi descrito um pouco antes: por colonos holandeses que chegaram à Indonésia.
Há uma suspeita razoável de que a população indonésia tenha usado essas galinhas para rituais religiosos durante séculos, considerando-as como dotadas de propriedades especiais. Na Tailândia, eles ainda acreditam que Ayam Tsemani é dotado de poderes místicos. E os habitantes mais pragmáticos e menos supersticiosos de Bali usam galos dessa raça para brigas de galos.
Versão de origem
O Tsemani descende diretamente de outra raça de frango - Ayam Bekisar - que é um híbrido entre galos de galinha da selva verde e galinhas da selva de banco fêmeas. Talvez tenha havido um cruzamento de galos "verdes" com galinhas domésticas, mas, na verdade, galinha doméstica é igual a galinha de banco.
É assim que o híbrido Ayam Bekisar se parece.
Seu ancestral do lado dos galos é uma galinha verde da selva.
Ayam Tsemani é vítima de uma mutação genética que lhes conferiu uma doença rara: a fibromelanose. A atividade do gene dominante responsável pela produção da enzima melanina em frangos Ayam Tsemani é aumentada 10 vezes. Como resultado, quase tudo nessas galinhas é pintado de preto, incluindo carne e ossos. Seu sangue é vermelho.
A área onde o Tsemani apareceu no distrito de Temanggung em Java. Em Ayam, traduzido do javanês, significa "frango" e Tsemani significa "completamente preto". Assim, a tradução literal do nome da raça Ayam Tsemani significa "galinha preta". Conseqüentemente, existem muitas raças de Ayam em Java. Conseqüentemente, a palavra "ayam" pode ser omitida no nome da raça. Mas, de todas essas raças, apenas Ayam Tsemani são galinhas completamente pretas.
Às vezes, você pode encontrar a leitura "s" como "k" e, em seguida, o nome da raça soa como Kemani.
Hoje, galinhas pretas são criadas na Alemanha, Holanda, Eslováquia, República Tcheca, Grã-Bretanha, Estados Unidos e um pouco na Rússia.
Descrição
Mesmo em sua terra natal, as galinhas pretas da raça Ayam Chemani não pertencem a nenhuma das áreas produtivas. E na Europa, eles ocupam um lugar firme entre as espécies decorativas.
Sua produção de ovos é ainda menor do que a das raças de carne. No primeiro ano, as galinhas poedeiras produzem apenas 60-100 ovos. Dado o tamanho dessas galinhas, os ovos são grandes. Mas como o conceito de "grande" neste caso está atrelado não ao peso em gramas, mas ao tamanho da ave, pode-se supor que de fato a produção dessas camadas pesa um pouco. Os dados exatos não são indicados em lugar nenhum.
As características da carne da raça de frango Ayam Tsemani, com base no peso vivo, também são pequenas. Os galos pesam 2-3 kg, as camadas 1,5-2 kg. Mas a informação chega (aparentemente, de criadores que comiam abate de raças) que a carne dessas aves tem um sabor e aroma especiais.
Os frangos de seda são criados em escala industrial, eles se reproduzem bem. Mas apenas sua pele é negra. Mesmo nessa foto, dá para ver a carne branca que brilha por dentro. Uma carcaça real pertencente à raça de frangos Ayam Tsemani, na foto abaixo.
Galinhas reais Ayam Chemani são completamente pretas. Mas dificilmente alguém cortará um pássaro para vender, cujo preço, mesmo em sua terra natal, chegou a US $ 200.E nos próprios Estados Unidos, no início de seu surgimento, o preço por exemplar chegava a US $ 2.500. Infelizmente, levando em consideração o domínio do gene mutado, é possível ter certeza de que um Chemani de raça realmente pura seja comprado apenas com o abate de uma galinha. Se não só a pele é negra, mas também os órgãos internos com ossos, significa que foi um verdadeiro Tsemani.
Farsa favorita da Internet
A mutação afetou em galinhas e galos Ayam Tsemani todas as áreas do corpo, exceto duas: sangue e sistema reprodutivo. O sangue permaneceu vermelho devido à hemoglobina. E essas galinhas carregam ovos de uma bela cor bege, ao contrário das fotos processadas pelo Photoshop encontradas na World Wide Web.
A foto mostra uma camada irregular dos ovos em preto. E abaixo está uma foto dos ovos originais de Ayam Tsemani.
Padrão
O principal requisito para as galinhas e galos de Ayam Tsemani é um organismo completamente negro. Essas galinhas têm tudo preto: o pente, os brincos, os lóbulos, o rosto, até a laringe. A plumagem negra densa ao sol projeta uma cor violeta-esverdeada.
A cabeça é de tamanho médio com uma crista reta em forma de folha, grande para o tamanho do crânio. Os brincos são grandes e redondos. O bico é curto. Os olhos de Chemani também são pretos.
O pescoço é de tamanho médio. O corpo é estreito, compacto, trapezoidal. O corpo é levantado à frente. O peito é redondo. As costas são retas. A cauda das galinhas é direcionada em um ângulo de 30 ° com o horizonte. Os coquetéis têm um conjunto mais ereto. As caudas de Chemani são exuberantes. As tranças dos galos são longas e bem desenvolvidas.
As asas se ajustam perfeitamente ao corpo. Tendo em seus ancestrais formas selvagens de galinhas, essas aves têm uma boa capacidade de voar. As pernas das galinhas e galos da raça Ayam Tsemani são longas, com 4 dedos.
Vantagens e desvantagens
As vantagens dessas aves incluem apenas aparência externa e interna exótica. Todo o resto são falhas sólidas:
- o alto custo de ovos e galinhas;
- Produtividade baixa;
- termofilicidade;
- falta de instinto de incubação;
- baixa atividade dos homens;
- medo.
Ao guardar o Chemani, você terá que isolar completamente o galinheiro e entrar na sala com muito cuidado. Os pássaros em pânico são capazes de se aleijar.
Reprodução
As galinhas Tsemani têm um instinto de incubação muito pouco desenvolvido. Eles não se acomodam bem sobre os ovos e, pior ainda, chocam as galinhas. Essa foi uma das razões para a extrema raridade das aves, mesmo em sua terra natal. Anteriormente, não havia incubadoras, e coletar ovos na selva é um prazer abaixo da média.
Ou, inversamente, encontre um lugar isolado, coloque ovos e jogue-os, em vez de incubar galinhas.
Para a reprodução de raça pura, um grupo de 5 galinhas e 1 galo é selecionado, enquanto para outras raças de ovos, o tamanho de um harém de galo é de 10 a 12 camadas. Os ovos são coletados e colocados em uma incubadora. Os requisitos de incubação são os mesmos que para outras raças. Em geral, o Chemani, além da cor, não difere fundamentalmente de outras galinhas.
Após 3 semanas de incubação, pintos completamente pretos com seios acinzentados eclodem dos ovos bege. Mais tarde, eles ficam completamente pretos.
A taxa de sobrevivência dos pintinhos é de 95%. Eles os alimentam como qualquer outro.
Contente
Com adultos, a situação é mais complicada. Os instintos selvagens das galinhas e galos Ayam Tsemani fazem com que eles busquem a salvação toda vez que o dono visita o galinheiro. Você precisa entrar no galinheiro bem devagar e com cuidado para não assustar os pássaros.
Para caminhar, essas aves requerem um recinto fechado na parte superior. Caso contrário, você terá que pegá-los em todas as florestas e campos.
No galinheiro desta raça, você pode equipar poleiros bastante altos, onde passarão a noite.
Galinhas e galos Ayam Tsemani não é capaz de suportar o frio russo e, para um inverno seguro, o galinheiro exige necessariamente isolamento. É melhor fazer o isolamento por fora, pois todos os frangos têm o hábito de periodicamente “experimentar a parede por dente”.Se descobrirem que há algo para bicar, podem bicar todo o isolamento. Como a espuma ou a lã mineral geralmente atua como um aquecedor, as galinhas podem entupir o estômago e morrer.
A camada mínima de cama no galinheiro deve ser de pelo menos 10 cm. Gradualmente, no inverno, a espessura da cama é aumentada para 35 cm.
A dieta de Ayam Tsemani não difere da dieta de outras raças de galinhas. Para conseguirem se vestir no verão, eles precisam dar um passeio. Um pequeno gramado fechado com grama será suficiente para essas galinhas.
Testemunhos
Conclusão
A descrição e as fotos das galinhas Ayam Tsemani despertam um interesse genuíno não apenas entre os avicultores, mas até mesmo entre observadores externos. Seria ainda mais interessante ver esses pássaros andando no pátio de uma casa particular. Mas até agora poucos podem se dar ao luxo. Considerando que é improvável que Chemani nunca passe da categoria de pássaros decorativos para uma direção produtiva, seu número nunca será muito grande. Mas, sem dúvida, com o tempo, haverá mais criadores dessa raça, e o preço dos ovos para incubação está mais acessível.