Contente
O ferrão de uma abelha é um órgão necessário para proteger os insetos da colmeia, é usado apenas em caso de perigo. Você pode examinar a estrutura de uma picada de abelha em detalhes com uma grande ampliação sob um microscópio. Ele está localizado na ponta do abdômen.
Qual a aparência de uma picada de abelha
O órgão que pica tem uma estrutura complexa. É possível examinar detalhadamente a picada de uma abelha apenas com uma grande ampliação ao microscópio: parece uma agulha longa e afiada, afinando da base à ponta. Nas laterais, os entalhes são bem visíveis, com pontas afiadas voltadas para a base. As abelhas operárias têm apenas 10 deles, e a rainha, 4. Na verdade, uma picada é um ovipositor que mudou de propósito. Os drones não têm nada disso.
Consiste em vários elementos:
- três partes quitinosas com placas;
- a parte central é um trenó, alargado na frente e estreito atrás;
- estilete - consiste em duas lancetas-agulhas, localizadas na concavidade do trenó por baixo: ao ser mordido, o estilete se quebra e libera as agulhas.
Cada parte do órgão tem sua própria finalidade. O inseto perfura a pele com estiletes. Dentro do trenó, na parte mais espessa, existe uma glândula venenosa, que, por sua vez, é constituída por um lobo filamentoso e um reservatório. O líquido venenoso se acumula na bolha. Perto estão as glândulas que produzem lubrificante para o estilete.
Na foto ao microscópio, você pode ver a picada de uma abelha e um corpo estranho removido do corpo de uma pessoa picada - uma lanceta:
Onde está a picada de uma abelha
O corpo do inseto é dividido por um pecíolo - a cintura - em seio e abdômen. As partes superior e inferior em um único organismo são conectadas pelo metassomo - uma haste fina através da qual passam as terminações nervosas. É na ponta do abdômen que a abelha tem uma picada. Sua ponta é claramente visível, mesmo sem grande ampliação. Quando a abelha está calma, o órgão fica visualmente invisível.
Uma abelha deixa uma picada quando mordida
O órgão após uma mordida fica preso na ferida de um animal ou pessoa. A pele é perfurada, o estilete é imerso na camada macia. Instintivamente, a abelha tenta puxar os estiletes para fora da ferida, mas as farpas ficam presas nos tecidos. A picada sai do abdômen com parte dos órgãos internos. Uma ferida é formada no corpo do inseto, após a qual ele morre. A abelha sobrevive à luta com vespas e besouros. Em tegumentos quitinosos, os entalhes dos estiletes não ficam presos.
Como uma abelha pica
Em um estado de calma, quando nada ameaça o inseto, o órgão fica escondido em um aparato especial (bolsa) na extremidade do abdômen. Durante a picada, a picada é empurrada para fora da bainha. A musculatura impulsiona as placas, fazendo com que os estiletes deslizem sobre o trenó.
Em preparação para o ataque, a abelha abaixa o ferrão. O abdômen é fortemente inclinado para a frente e a caixa se eleva. Neste momento, o órgão ardente já está parcialmente exposto. Durante o impacto, os estiletes se movem bruscamente para a frente, então os músculos do abdômen os levam de volta.
A picada de abelha perfura a superfície da pele do animal. Após uma punção, o veneno é injetado na ferida. A substância venenosa começa a escorrer pelo trenó.
O principal componente do veneno de abelha é a apitoxina: é ele quem causa a sensação de queimação. A substância que entrou no corpo causa sensações dolorosas. Também pode desencadear reações alérgicas. Insetos picados e pequenos animais (ratos) morrem de uma ou mais injeções venenosas. Uma única picada de abelha é boa para a maioria das pessoas. Uma pessoa que é picada repetidamente recebe muito veneno. A morte pode ocorrer após o acúmulo de 0,2 g de apitoxina no corpo.Mordidas no pescoço, olhos e lábios são especialmente perigosas.
O líquido venenoso tem uma tonalidade amarelada. Uma vez no sangue, o veneno se espalha rapidamente por todo o corpo. A reação a uma picada de abelha é individual para todas as pessoas. Nos casos mais graves, uma substância venenosa se torna a causa de uma pessoa picada:
- falta de ar;
- náusea;
- tontura;
- perda de consciência;
- saltos bruscos na pressão arterial;
- inchaço dos órgãos respiratórios;
- vermelhidão de parte dos tecidos que circundam o local da punção na pele;
- sensações dolorosas;
- asfixia.
Qual é a aparência de uma picada de abelha depois de uma picada
Após a mordida, o órgão decepado passa a agir de forma autônoma. A picada continua a se contrair, enquanto injeta novas doses de veneno na ferida. Ao pulsar, penetra ainda mais profundamente sob a pele. A picada da abelha penetra nos tecidos em todo o seu comprimento, e todo o suprimento de veneno, que está nas bolsas em sua base, durante as contrações desce pelos estiletes até o canal formado, depois entra na corrente sanguínea. A área da picada fica vermelha muito rapidamente. Depois de um tempo, apenas um ponto preto permanece visível na superfície.
A foto mostra a picada de uma abelha, arrancada junto com parte do corpo do inseto, na pele humana. Apenas a parte superior do órgão é visível na superfície: seus restos devem ser removidos o mais rápido possível. A área mordida parece inchada, e o inchaço se forma rapidamente ao redor da ferida. Um ponto preto é claramente visível no meio.
Como remover uma picada após uma mordida
O perigo é que a área danificada incha e fica vermelha rapidamente, e uma reação alérgica pode começar na pessoa picada. A picada que a abelha deixa na pele continua a fornecer veneno à ferida. Deve ser retirado, mas não pode ser feito com pregos, agulha, tesoura e, em condições estéreis, puxe-o com uma pinça, balançando de um lado para o outro. Ao remover, certifique-se de que um saco amarelo com veneno saia na ponta da agulha. Se um pedaço de um órgão se romper e permanecer sob a pele, você terá que procurar a ajuda de um cirurgião.
Após a retirada da picada de abelha, o local da picada deve ser tratado com um anti-séptico: álcool, verde brilhante, água oxigenada e gelo. Apicultores experientes, na ausência de alergias, aconselham uma solução de mel para o alívio da dor: diluir uma colher de chá em um copo de água e beber. Um anti-histamínico deve ser tomado para neutralizar o alérgeno.
Conclusão
A picada de uma abelha é necessária para um inseto, em primeiro lugar, para proteção. Portanto, ao colidir com uma abelha, é importante não provocá-la com ações vigorosas (principalmente, não agitar as mãos), mas tentar mover-se com calma para um local seguro. A picada é desagradável, mas na ausência de alergias, não é perigosa: é importante remover completamente a picada sob a pele.