Contente
A apicultura em toras tem suas raízes no passado distante. Com o advento das colmeias, a tecnologia perdeu sua popularidade, mas não ficou esquecida. Apicultores ávidos começaram a reviver o antigo método de apicultura, garantindo que o mel mais delicioso fosse obtido nas toras.
A história do surgimento da apicultura em toras
A tecnologia da apicultura em toras teve origem no início do século XVII. O início do desenvolvimento da indústria, da construção de cidades, de navios provocou desmatamento maciço. A madeira era o principal material de construção universal. Para salvar as tábuas e buracos com as abelhas, os apicultores os levaram para o quintal, colocando-os mais perto de suas moradias. Com o tempo, demorou um aumento na apicultura. Bortniki encontrou árvores com uma depressão e cortou um tronco em duas metades. Os sulcos foram limpos do núcleo interno, cruzes foram instaladas para fixar os favos.
Depois de se reequipar com as próprias mãos, o tronco da colmeia estava pronto para subir em uma árvore, mas é difícil fazer esse trabalho. Eles começaram a colocar os conveses no chão em grupos, escolhendo para eles clareiras na floresta em uma colina. Foi dada preferência aos locais onde as árvores foram plantadas. A partir daqui, a apicultura de toras ganhou o nome de "poseka", e mais tarde surgiu a palavra "apiário", que sobrevive até hoje.
Cuidar das colônias de abelhas no convés e no tabuleiro é quase o mesmo. A apicultura de enxameação não pode ser ajustada em um deck não dobrável. A casa foi dividida em várias partes. Um novo visual nasceu na apicultura de toras - uma tora dobrável, onde os círculos removíveis superiores desempenhavam o papel de um depósito de mel.
No entanto, o desenvolvimento da tecnologia para manter as abelhas na tora não parou por aí. O pequeno volume interno da casa do poço gerava enxames frequentes de abelhas. Os apicultores dominaram o método de enxameamento de peças, aprenderam a fazer camadas. Com o tempo, eles começaram a selecionar as abelhas do enxame para fortalecer as famílias fracas.
Os insetos só se beneficiam disso. Com o advento das colmeias de toras desmontáveis, o homem intensificou sua intervenção no processo natural. A vida das abelhas ficou mais complicada.
Benefícios da criação de abelhas em conveses
Não é desejável recomendar a apicultura com toras para apicultores novatos devido à complexidade da tecnologia. Faz mais sentido começar com as colmeias. Por outro lado, manter as abelhas em toras tem muitas vantagens:
- Em termos de respeito pelo meio ambiente, a colmeia ganha mais do que uma casa moderna. Na apicultura, materiais artificiais e produtos químicos não são usados para o controle de pragas.
- Em colmeias de poços, as abelhas são menos propensas a fumar com uma fumaça, menos perturbadas. Os insetos são muito mais calmos. As casas de toras podem ser colocadas no quintal sem medo de que as abelhas ataquem as pessoas.
- A falta de uma estrutura dá aos insetos liberdade de ação. As abelhas enchem o convés de favos de mel à vontade. A habitação natural reduz o risco de doenças de insetos e diminui o pomor. O sabor do mel melhora. As abelhas se adaptam melhor às condições climáticas.
- A apicultura de convés requer um mínimo de custos. Não há necessidade de comprar armações, rações e algum outro equipamento que seja necessário para um apiário de colmeias.
- Bem, as colmeias não precisam de Omshanik para o inverno. As abelhas hibernam do lado de fora, criando um microclima ideal dentro de casa.
- Coletar mel em conveses causa menos danos às abelhas. Apenas parte dos favos são retirados dos insetos. O ninho de abelha não é perturbado. O mel permanece na colmeia para alimentação no inverno.
Se as vantagens forem convincentes, fazer um tronco para abelhas ainda pode ser recomendado, mesmo para iniciantes.
Dispositivo de convés
Existem três tipos de colmeias de convés:
- modelo vertical;
- espreguiçadeira inclinada;
- modelo dobrável de várias camadas.
O design do modelo vertical se assemelha lutar... Uma tora de até 2 m de comprimento e pelo menos 50 cm de espessura foi removida do núcleo. A espessura das paredes da colmeia de toras é de cerca de 5 cm. As aberturas inferior e superior da tora são cobertas por tampas.
A espreguiçadeira também é feita de um tronco. Às vezes, uma casa de bloco é arrancada de tábuas em forma de paralelepípedo. A diferença entre a espreguiçadeira e o modelo vertical é sua localização. A estrutura é colocada horizontalmente em suportes em um ângulo de 30 cerca de.
O modelo de várias camadas é montado a partir de seções recolhíveis. A quantidade depende da intensidade da coleta do mel e das condições locais. Normalmente, há 4 ou 5 camadas em um deck. O diâmetro interno de cada seção é de no máximo 30 cm e a altura de uma fileira é do mesmo tamanho. 7-9 réguas de plástico com 4 mm de espessura e 15 mm de largura são inseridas dentro de cada seção. Todas as placas são cobertas com cera.
A apicultura de convés não prevê a utilização de armações. As abelhas contêm mel em uma base. No entanto, existe um deck moderno em forma de colmeia com armações denominado "Combi". Consiste nas seguintes partes:
- fundo;
- corpo do convés;
- o corpo da colmeia Dadanov, contendo 12 quadros;
- forro de telhado;
- estrutura de telhado de duas águas, na maioria das vezes revestida com galvanizado.
O "Combi" é montado a partir de uma placa ranhurada de 35 mm de espessura. É usada madeira de coníferas.
Como fazer um deck de abelhas faça você mesmo
Se houver desejo de se envolver na apicultura com toras, o apicultor deve conhecer a estrutura da tora e os parâmetros. Uma tora com 2 m de comprimento serve como peça bruta.A espessura externa é selecionada de modo que o diâmetro do espaço interno seja de 30-40 cm com uma espessura de parede de 5 cm. Apenas madeira seca é usada, de preferência de madeira dura.
Às vezes é difícil encontrar um registro adequado. Uma saída para essa situação é um deck para abelhas feito de tábuas, que tem uma forma retangular na parte externa. No interior, os cantos são alisados com ripas triangulares para obter uma seção transversal circular. Em termos de altura, as casas de blocos de tábuas são feitas de 120 cm.
Desenhos, ferramentas e materiais
Para fazer uma tora, você precisará de uma ferramenta de marcenaria: um machado, uma serra manual, formões, uma serra elétrica, um avião. Se a estrutura for de tábuas, é necessária uma máquina para trabalhar madeira.
Não é necessário um esquema de seção de toras. Não há nada difícil nisso dissolver a peça de trabalho e selecionar o núcleo. Ao fazer decks de abelhas faça-você-mesmo a partir de pranchas, os desenhos são definitivamente necessários. Uma boa opção é uma espreguiçadeira com duas entradas, mostrada no diagrama.
Processo de construção e instalação
Para fazer um deck de toras clássico, um tronco de árvore de tamanhos adequados é selecionado. A peça é dissolvida longitudinalmente em duas partes. O meio é escolhido até que a espessura da parede de 5 cm permaneça, as peças são deixadas na sombra para posterior secagem. 2 cortes de serra circular são cortados dos restos do tronco da árvore. Eles servirão como tampa e fundo de uma colmeia de abelhas bem.
Quando os dois espaços em branco estão secos, eles são combinados em um log. Em uma das costuras, haverá um entalhe no convés, portanto, uma lacuna é feita com antecedência. Em altura, fica acima de 3 cm da parte inferior e sobe até o teto. O comprimento total da torneira é ¾ da altura da tora.
As metades da tora devem ser bem esmerilhadas para que não fiquem lacunas nas costuras. O teto é ajustado da mesma maneira.O corte da serra é pregado na colméia do poço com pregos de madeira, após a pré-perfuração dos furos. É aconselhável cobrir a parte interna do teto com um pano para que as abelhas não colem o favo nele. A parte inferior do segundo corte da serra é presa com dobradiças. Deve abrir para extração de mel. Dentro da estrutura, uma cruz é colocada sob o teto, e a segunda está aproximadamente no centro. Sobre este, é montado um deck de abelha faça-você-mesmo, você pode instalá-lo em um local preparado.
A moderna casa de toras de Shapkin para abelhas é montada a partir de uma placa. O desenho tem a forma de um hexágono. A parte inferior e o teto podem ser abertos. O walk-through facilita a remoção do favo de mel em todo o seu comprimento.
A complexidade de fabricação da estrutura reside na necessidade de cortar as juntas de travamento nas placas. É necessária uma máquina especial. Para simplificar o processo, os apicultores amadores fazem o modelo de Shapkin em madeira compensada. Os elementos são conectados com ripas e a espuma é usada para isolar as paredes.
No vídeo, um exemplo de uma colmeia de toras caseira:
Regras para manter as abelhas nos conveses
Antes de instalar as abelhas dentro da colmeia do poço, as pranchas são instaladas. A quantidade depende das dimensões internas da caixa. A distância entre as ripas é a mesma que entre as estruturas do favo de mel em uma colmeia normal. As cruzetas são fixadas nas paredes. Eles são mantidos no lugar por pregos martelados ou blocos de madeira pregados.
A regra básica para manter as abelhas no tronco é a renovação obrigatória do ninho. Se você não fizer isso, o tamanho das células diminuirá com o tempo. Novas abelhas nascem pequenas, a produtividade da colônia de abelhas diminui. Por 3 ou 4 anos, a família é enviada para o inverno em uma colmeia comum no outono. O interior da colméia é limpo, preparado e na primavera as abelhas são devolvidas às suas casas.
As abelhas em galpões de poços são examinadas no máximo 3 vezes por temporada. A primeira inspeção na primavera está associada à verificação da família, alimentação. Durante o segundo exame, o favo de mel é cortado. A terceira inspeção é preparatória para o inverno.
Conclusão
A apicultura de convés permite que os iniciantes iniciem um apiário do zero. Comprar uma colmeia é caro e cortar um baralho de um tronco é grátis. Você só precisa fazer um esforço e ter um desejo.