Contente
- 1 Por que as abelhas fogem da colmeia no outono
- 1.1 Sinais de uma reunião de abelhas no outono
- 1.2 Lista das possíveis causas do enxame de abelhas no outono
- 1.3 Doenças das abelhas
- 1.4 Atividade sazonal de carrapatos
- 1.5 Violação do horário e normas de alimentação
- 1.6 Um útero velho ou doente
- 1.7 Diminuição da atividade das abelhas
- 1.8 Favo de mel de baixa qualidade
- 1.9 Aumento da melada
- 2 O que fazer se as abelhas voarem para fora da colmeia no outono
- 3 Conclusão
Manter e criar abelhas requer uma abordagem competente. Cuidado impróprio pode resultar em enxame de abelhas no outono. Este processo é acompanhado pela transferência de uma parte da colônia de abelhas para outra habitação. Na maioria das vezes, o enxame migra por falta de espaço com aumento de trabalhadores.
Por que as abelhas fogem da colmeia no outono
O enxame é chamado de reunião inesperada de abelhas no outono de sua casa. Os insetos deixam a colmeia em uma multidão geral, junto com a abelha rainha. Na antiga moradia, o enxame deixa mel e cria estampada. À primeira vista, não há motivo aparente para a migração. Mas existem fatores que podem desencadear o enxame de abelhas. Esses incluem:
- falta de espaço de armazenamento para o néctar como resultado da superpopulação;
- superaquecimento da colmeia ou corrente de ar;
- falta de plantas melíferas perto da colmeia;
- a escolha errada de material para construir uma colmeia;
- envelhecimento do útero;
- podmore em mel armazenado para o período de inverno;
- campo eletromagnético desfavorável ao enxame.
Às vezes, os apicultores provocam o enxame de propósito. Isso é necessário para aumentar a população da espécie. Mas esse processo tem um impacto negativo na qualidade da safra. Nesse caso, a distância entre as células é reduzida para 9 mm. Simultaneamente, o enxame é alimentado com xarope de açúcar. Mas, na maioria das vezes, os apicultores tentam criar condições favoráveis para as abelhas. Isso reduz o risco de proliferação.
Sinais de uma reunião de abelhas no outono
Os apicultores podem prever o processo de enxameação cerca de 7 a 9 dias antes de seu início. Os seguintes sinais ajudam nisso:
- a formação de células queen no favo de mel;
- aumento do zumbido na colmeia;
- parar de semear ninhada;
- a presença de um grande número de ninhadas de zangões;
- concentração de abelhas operárias na plataforma de desembarque da colmeia.
Para garantir que a enxameação é possível, é necessário instalar uma estrutura de controle na colmeia, previamente dividida ao meio. A fundação deve ser puxada parcialmente sobre a parte inferior. Neste caso, a parte superior deve estar vazia. Se as abelhas começarem o processo de encher o favo de mel, não vale a pena esperar pelo enxame. O aparecimento de células de cria e rainha de zangões atesta o desenvolvimento negativo de eventos.
Lista das possíveis causas do enxame de abelhas no outono
Na maioria dos casos, as abelhas fogem do ninho no outono devido a ações impróprias do apicultor ou mudanças nas condições climáticas. Quando a atmosfera da habitação se torna desfavorável para o prosseguimento do trabalho do enxame, ele é forçado a procurar um local mais confortável para sua estada. Em alguns casos, o processo de enxameação é iniciado pelo útero e o restante dos membros da família corre atrás dela.
Doenças das abelhas
No outono, o enxame pode ser infectado por uma infecção ou vírus. Na maioria das vezes, no contexto da doença, a deformação das asas é observada. A infecção mais comum típica das abelhas é a melanose. Ele é capaz de provocar a morte da abelha rainha, o que significa o término do processo de reprodução do enxame.
O agente causador da doença é o bolor. Na maioria das vezes, concentra-se no epitélio do oviduto, exercendo um efeito depressor no processo de postura dos ovos. O útero fica inativo, o abdome aumenta de tamanho.Em última análise, o enxame pode empurrar a abelha rainha doente para fora da colmeia, onde ela finalmente morre. Outro cenário é o início da enxameação.
Atividade sazonal de carrapatos
No período do final do verão ao início do outono, a atividade dos ácaros Varroa aumenta. Eles suprimem a imunidade das abelhas e espalham doenças perigosas. Para evitar a enxameação resultante da destruição do ninho de abelhas, devem ser tomadas medidas preventivas. Para isso, após a colheita da última colheita, a colmeia é tratada com produtos químicos. Encontrar carrapatos é bastante fácil. Eles estão localizados diretamente no corpo das abelhas operárias.
Violação do horário e normas de alimentação
Os apicultores costumam alimentar os insetos com xarope de açúcar. Isso tem um efeito positivo na qualidade da colheita. A superalimentação leva ao fato de que a geração mais jovem não tem tempo para processá-la. Por isso, surgem doenças graves que reduzem a eficiência do enxame. Portanto, é importante dosar o curativo de cobertura.
Um útero velho ou doente
À frente do enxame de abelhas está a rainha. Ela é responsável por botar ovos e criar larvas. Sua vida útil média é de 5 anos. Mas apenas nos primeiros 2 anos, a postura dos ovos é realizada em ritmo acelerado. No licor-mãe do enxame existem várias celas nas quais as futuras rainhas são colocadas. Com o tempo, a função reprodutiva de uma abelha rainha ativa diminui. Por esse motivo, as defesas do enxame estão enfraquecidas. Se o enxame não tiver tempo para substituir a rainha por um jovem, o processo de enxame começará.
Diminuição da atividade das abelhas
Se as abelhas voaram para fora da colmeia em setembro, o motivo pode estar em seu estado enfraquecido. Nesse caso, o enxame está em busca de uma família mais forte para manter sua população. A atividade do enxame pode ser influenciada pelas condições meteorológicas, pela situação ecológica e pelas ações do apicultor. Freqüentemente, o processo de enxameação é provocado pelas torres de celular próximas. Se o enxame foi inicialmente fraco, o apicultor precisa combiná-lo com outra família. Começar uma nova família é melhor na primavera. Isso ajudará a evitar a enxameação.
Molduras com um enxame de abelhas de uma colônia fraca são transplantadas para uma colmeia mais forte. É importante garantir que as abelhas se adaptem ao novo cheiro e o considerem seu. Para fazer isso, a colmeia é borrifada com uma decocção de hortelã ou erva-cidreira. Não deixe o enxame no mesmo lugar. É aconselhável mudar de local colocando um pouco de feno no tabuleiro. Seus representantes do enxame de abelhas serão usados como um ponto de referência pela primeira vez.
Favo de mel de baixa qualidade
O enxame de abelhas no outono pode se desenvolver devido à seleção incorreta do material para a colmeia. O cheiro excessivo de produtos químicos da tinta os assusta. Portanto, é necessário prestar mais atenção à seleção de materiais de construção. A alta qualidade é evidenciada por um favo de mel uniforme e corretamente construído. O lúmen da moldura deve ser totalmente preenchido com eles. Se o favo de mel mudar de tonalidade, ele se tornará inutilizável.
Aumento da melada
O arroz é chamado de resíduo de insetos que se alimentam da seiva das plantas. É um líquido de consistência pegajosa e sabor adocicado. Na maioria das vezes, os pulgões estão envolvidos na produção de melada. O líquido se torna tanto que começa a pingar das árvores. É por isso que ela recebeu esse nome.
Além do néctar, um enxame de abelhas pode coletar melada. Isso é típico do período de seca, quando outras fontes de coleta de mel desaparecem. Em grandes quantidades, o absorvente provoca envenenamento. Este fenômeno é denominado intoxicação por melada das abelhas. Termina com a morte da parte ativa do enxame. Devido à gradual desintegração da família, inicia-se a enxameação para encontrar as condições mais favoráveis.
O que fazer se as abelhas voarem para fora da colmeia no outono
Se as abelhas saírem de suas casas no outono, esse processo pode ser evitado tomando-se medidas preventivas a tempo. Para isso, é necessário observar regularmente o comportamento da família nos diferentes ciclos de vida. Também vale a pena abordar a construção de uma colmeia com responsabilidade. É importante dar preferência a materiais de qualidade e verificar periodicamente a casa do enxame de abelhas para a presença de melada.
Durante o período de aumento da atividade dos carrapatos, é realizado o tratamento preventivo da colmeia. Isso ajudará a evitar o enfraquecimento do enxame devido a doenças. Não superalimente suas abelhas. Se você suspeitar de enxameação, é aconselhável cortar a dieta várias vezes. É igualmente importante verificar regularmente se há odores ao seu redor. Por causa deles, o enxame pode mudar seu local de residência. Se fatores irritantes estiverem presentes ao redor do ninho, é necessário mover a colmeia para outro local.
Se não for possível prevenir a enxameação, armadilhas especiais devem ser usadas. Recomenda-se o uso de caixas grandes para a captura de enxames. Para aumentar as chances de um resultado bem-sucedido, você deve definir 2-3 armadilhas de uma vez. Dentro das caixas, é necessário fazer furos de ventilação e colocar esquadrias com secagem. A quantidade ideal é de 5 a 8 peças. Como o enxame na maioria dos casos pára em pinheiros ou abetos, armadilhas devem ser penduradas nessas árvores. Recomenda-se untar as caixas com preparações especiais ou agulhas.
Depois que o enxame se acomoda na armadilha, ele é transferido de volta para a colmeia. Isso deve ser feito no final da noite, quando todas as abelhas terminaram sua atividade. Antes de replantar um enxame, é importante garantir a presença de uma rainha.
Outra maneira eficaz de prevenir o enxame de abelhas é cortando as asas da rainha. Recomenda-se remover 1/3 de uma asa. Isso será o suficiente para manter o enxame no lugar. Este método não tem efeito sobre a capacidade reprodutiva da família.
Uma mudança tranquila do útero ajudará se for realizada com antecedência. O enxame de abelhas deve estar no limite de suas capacidades. O período mais adequado para esse procedimento é do final de abril ao início de maio. Se medidas forem tomadas durante este período, uma troca completa de rainhas ocorrerá até o final de junho. Isso evitará o enxame no outono.
Conclusão
O enxame de abelhas no outono traz muita preocupação para os apicultores. Mas, com a abordagem certa, você pode evitar a migração de enxames e preservar sua capacidade de produzir mel. Quanto mais cedo os sinais de enxame iminente forem detectados, maiores serão as chances de mantê-lo em pleno vigor.