Preparando as abelhas para o inverno ao ar livre

No inverno, as abelhas ganham força e se preparam para o trabalho ativo da primavera. Se os apicultores anteriores tentaram remover a colmeia durante todo o inverno dentro de casa, recentemente começaram a praticar a abelha invernal na natureza. Sujeito a certas regras, é possível fornecer as condições mais confortáveis ​​para os insetos. Para este efeito, é dada especial atenção às medidas preparatórias.

Como as abelhas passam o inverno na natureza

O trabalho ativo dos insetos ocorre na estação quente. No inverno, as abelhas se amontoam, aquecendo umas às outras. Isso permite que enfrentem o frio sem problemas. No apiário, o apicultor cuida da preparação da colmeia para o inverno. Na natureza, as colônias de abelhas costumam hibernar no oco de uma árvore. Eles armazenam e se alimentam de néctar durante o inverno.

As abelhas selvagens não saem da colmeia durante o inverno, pois não suportam os efeitos das baixas temperaturas. No final do outono, o metabolismo dos insetos diminui gradualmente. A necessidade de esvaziar os intestinos desaparece completamente. Isso permite que você fique na depressão por um longo tempo sem voar para a rua.

Aviso! Algumas das manipulações preparatórias para o inverno na rua são realizadas pelas abelhas.

Vantagens e desvantagens de abelhas invernando fora

Antes de escolher um método de colocação de abelhas, você precisa se familiarizar com as vantagens e desvantagens de passar o inverno ao ar livre. As vantagens incluem:

  • as abelhas voltam ao trabalho antes do previsto;
  • a força e a força da família das abelhas aumentam;
  • economizando para o apicultor tempo e dinheiro na ausência da necessidade de construir uma casa de inverno.

As desvantagens de passar o inverno na rua incluem o aumento do consumo de ração. Neste caso, é necessário fazer reservas significativas. Se os insetos tiverem problemas durante o inverno na rua, o apicultor não poderá ajudá-los. Por isso, o risco de morte da família aumenta.

Como manter as abelhas do lado de fora no inverno

Para que as abelhas possam passar o inverno confortavelmente na rua, elas devem ter as condições necessárias. Inicialmente, é realizado um trabalho preparatório. Isso inclui o isolamento da colmeia, fornecendo alimentação e ventilação às abelhas. Uma etapa importante é a preparação da ração. A energia das abelhas depende de sua quantidade e qualidade. A falta de energia leva à produção insuficiente de calor, o que provoca hipotermia e morte posterior.

Como preparar as abelhas para o inverno ao ar livre

Preparar as colônias de abelhas para o inverno na natureza significa fortalecer a saúde dos indivíduos existentes e criar os jovens. No início do outono, a colmeia é tratada com uma solução de carrapatos. Você também deve preparar xarope de açúcar com antecedência. Para prepará-lo, você precisará de:

  • 2 kg de açúcar;
  • 1 litro de água quente;
  • 1 colher de chá ácido acético.

Processo de cozimento:

  1. Os componentes são completamente misturados e postos no fogo.
  2. A calda deve ser fervida no máximo 15 minutos após a fervura.
  3. Após retirar do fogo, o curativo de cima é removido para o lado para que esfrie.

Para o inverno, é melhor colocar a colmeia em um local mais silencioso. Também é necessário avaliar o estado da colmeia. Se a família for forte o suficiente, cerca de 8 a 10 quadros serão deixados nela. Estruturas danificadas antigas são removidas ou substituídas por novas.Se a colônia for fraca, ela será unida a outro grupo de abelhas.

Importante! Famílias fracas são estritamente proibidas de sair para o inverno, na rua. Isso os levará à morte.

Como e quando isolar famílias durante o inverno das abelhas na natureza

A preparação das abelhas para o inverno ao ar livre inclui o processo de aquecimento da colmeia. Em uma forte corrente de ar, as abelhas morrem. Mas isso não significa que você precise tampar cuidadosamente todas as aberturas da casa. Nesse caso, os insetos sofrerão com a falta de ar. Portanto, é importante garantir uma ventilação adequada durante o inverno das abelhas ao ar livre. Para isso, as entradas superiores são ligeiramente abertas. Para isolar um galpão de abelhas, é recomendado o uso de um dos seguintes materiais:

  • espuma de poliuretano;
  • Madeira compensada;
  • Palha;
  • roupas desnecessárias;
  • polietileno;
  • argila expandida;
  • Isopor.

Um ninho de abelha é colocado perto de árvores e arbustos. Eles ajudam a fechar a colmeia de ventos frios. Por dentro, a colmeia é isolada pela estrutura do posto avançado. Do lado de fora, o isolamento é fixado de todas as formas possíveis. É importante que a colmeia esteja a uma altura suficiente do solo. Isso fornecerá proteção contra ataques de roedores e congelamento do solo. Com o início de um inverno com neve, paredes de neve são construídas ao redor da colmeia para aquecê-la.

Inverno de abelhas sem isolamento na natureza

A hibernação das abelhas na natureza sob a neve é ​​considerada a mais fácil. Primeiro, a colmeia é coberta com algum tipo de material que impede a entrada de neve durante o processo de derretimento. O próximo passo é cobrir a habitação das abelhas com neve abundante. A vantagem desse inverno é a ativação precoce dos insetos, imediatamente após o degelo. As desvantagens incluem a impossibilidade de usar este método em regiões com invernos sem neve. A neve cobre a habitação das abelhas com os ventos frios. Mas se derreter prematuramente, existe a possibilidade de inundar a colmeia.

Wintering de abelhas ao ar livre em alojamentos

As moradias são construções para a hibernação das abelhas, constituídas pela cobertura das paredes-escudos. As paredes são constituídas por tábuas e lajes não tratadas, cuja espessura varia de 20 a 25 cm, deixando-se pequenos vãos entre as tábuas. Eles fornecem oxigênio para as colmeias.

A colônia de abelhas é colocada em alojamentos no início de novembro. No apiário são colocados adereços cheios de folhas secas. As colmeias são colocadas no forro em 2 filas. Ao mesmo tempo, os orifícios estão localizados do lado de fora. Camadas de ardósia são colocadas no topo. Com a ajuda da neve, eles formam uma parede e enchem o telhado com ela. Os orifícios de ventilação permanecem intactos. As vantagens de passar o inverno ao ar livre em jaquetas incluem:

  • boa ventilação;
  • suavizando as flutuações de temperatura.

Características das abelhas no inverno na Sibéria

A preparação das abelhas para o inverno na natureza na Sibéria não tem diferenças pronunciadas. Acredita-se que quando localizadas ao ar livre, as abelhas toleram as baixas temperaturas com mais facilidade do que o entupimento e a falta de ar. A maneira mais comum de isolar uma colmeia nesta região é sob a neve. O mais importante é proteger a colmeia dos ventos frios. Para um inverno bem-sucedido, é suficiente isolar cuidadosamente a habitação das abelhas e cobri-la com neve. Como a neve na Sibéria não derrete durante o inverno, não há necessidade de monitorar constantemente a condição das abelhas.

Como preparar as abelhas para o inverno nas ruas da região de Moscou

Nos subúrbios de Moscou, as abelhas suportam o inverno ao ar livre sem problemas. Devido ao clima instável, você não deve confiar no isolamento de neve. É necessário isolar completamente a habitação das abelhas e prevenir doenças perigosas.

As peculiaridades do clima da região de Moscou incluem uma alta probabilidade de formação de fungos nas paredes da colmeia. Para evitar que isso ocorra, você deve aumentar o espaço sob a moldura. Isso permitirá que o ar entre na colmeia na quantidade certa.

A morte das abelhas no inverno: causas e possibilidades de sua eliminação

Durante o inverno ao ar livre, a probabilidade de morte das abelhas aumenta. Famílias inicialmente enfraquecidas estão na categoria de alto risco. Em alguns casos, fatores externos têm um efeito deprimente nas abelhas.A família também pode ser destruída por dentro sob a influência de fungos, ácaros ou infecções. Para evitar a morte massiva de insetos, você deve prepará-los adequadamente para o inverno. As possíveis razões para a doença das abelhas incluem:

  • má ventilação;
  • doenças;
  • ataques de roedores;
  • má escolha da localização da colmeia;
  • uma mudança brusca nas condições climáticas;
  • falta de alimento.

A melhor maneira de lidar com a morte das abelhas é preparar adequadamente a casa para o inverno ao ar livre. Para cada colmeia, é necessário deixar pelo menos 25 kg de mel. O principal critério para a escolha do néctar é a sua qualidade. É igualmente importante higienizar a colmeia contra varroatose, narizmatose e acarapidose. É igualmente importante remendar todos os buracos, o que excluirá a possibilidade de os roedores entrarem na colmeia.

As doenças mais comuns características do período de inverno são a narizmatose. Os motivos de sua ocorrência são:

  • a presença de melada no mel;
  • entrar na colmeia de pesticidas;
  • flutuações bruscas de temperatura.

Se o processo de morte já começou, é quase impossível salvar insetos. A probabilidade de o apicultor detectar o problema a tempo é muito baixa. Nesse caso, as abelhas são levadas da rua para a casa de inverno e sua moradia é totalmente reconstruída. Se a rainha morrer, a família se une a outro enxame, mais poderoso. Para que a família aceite novas abelhas, o processo de reassentamento é feito com extremo cuidado.

Atenção! A colmeia deve ser colocada em um local silencioso, longe da estrada e de fontes de radiação.

Inspeção de colmeias no inverno

Se o apicultor teve o cuidado de criar condições favoráveis ​​para o inverno das abelhas ao ar livre, não é necessário fazer controles freqüentes na colmeia. Neste caso, é aconselhável controlar a temperatura do apicultor 2 vezes por mês. Você também deve monitorar a entrada de ar monitorando a posição dos orifícios de ventilação. No final do inverno, é necessário aumentar a frequência de visitas para 1 vez por semana.

O estado dos insetos pode ser avaliado pelos sons vindos da colmeia. Para fazer isso, você precisa bater suavemente na superfície da colmeia. O zumbido enfraquecido indica uma situação próspera na residência. Se o ruído não parar, o útero está morto. Se você ouvir um leve farfalhar, é falta de alimento.

É importante prestar atenção ao poro da colmeia. Se ao lado dela houver indivíduos com asas roídas, os roedores visitam a colméia periodicamente. Abdomens inchados em insetos indicam a propagação da doença. O aumento do ruído pode indicar ar interior seco. Colocar uma garrafa de água atrás de uma placa de inserção ajudará a resolver esse problema. Um pavio feito de material de algodão é mergulhado nele. A outra ponta do pavio é colocada sobre o tubérculo para que as abelhas tenham acesso à água.

Se a ração colhida para o inverno não foi suficiente, é necessário alimentar com mel. O quadro com ele é colocado próximo à bola de abelhas. Uma alternativa ao mel pode ser um xarope de açúcar espesso. É despejado em favos de mel, substituindo-o por novas porções à medida que é consumido.

Para evitar o estabelecimento de uma traça-cera na colmeia, o favo de mel é ligeiramente congelado. Neste caso, basta submetê-los a um resfriamento de cerca de -6 C °. Este método é considerado eficaz, independentemente do estágio de desenvolvimento da mariposa.

Na primavera, é necessário libertar as colmeias de cercas e armações desnecessárias. É necessário criar condições para o primeiro vôo das abelhas para fora. Você também deve limpar a casa da sujeira acumulada durante o inverno.

Conclusão

A hibernação de abelhas na natureza é um processo natural, mas arriscado. Somente famílias fortes conseguirão sobreviver a este período sem perdas. A tarefa do apicultor é isolar a colmeia e fornecer a quantidade necessária de alimento para o inverno. Se essas condições forem atendidas, as abelhas podem sobreviver até a primavera sem problemas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção