Contente
A casa do apicultor não se destina apenas ao relaxamento. Os proprietários do apiário de mais de 100 colmeias estão construindo grandes edifícios. A sala está dividida em compartimentos úteis. Cada sala está equipada para uma atividade específica, por exemplo, bombear mel, armazenar favos, colmeias, inventário.
Em que casos é necessário construir um apiário
Existem 2 razões principais que levam o apicultor a construir um apiário:
- O apiário consiste em mais de 50 colmeias. Demora muito tempo para manter um grande número de colônias de abelhas. O apicultor praticamente vive no apiário se o número de colmeias for superior a cem. A manutenção requer estoque, ferramentas, equipamentos. As abelhas são alimentadas e tratadas. É mais conveniente armazenar todas as propriedades em um apiário. Aqui o mel é bombeado.
- O apiário é levado para o campo na primavera e levado para casa no outono. No campo, é bom ter uma casa de apicultor nômade, onde guardam bens, descansam, extraem mel. É mais lucrativo para o apicultor adquirir imediatamente um apiário sobre rodas. As colmeias são retiradas no trailer e, em seguida, ele serve como um celeiro para as necessidades domésticas.
O desenho da casa do apicultor é escolhido tendo em conta o afastamento do apiário e a funcionalidade esperada. Se o local estiver localizado próximo a plantas melíferas, não faz sentido levar a colmeia para outro lugar. O apiário é erigido estacionário na fundação. A melhor opção é considerada combinada com Omshanik sob o mesmo teto. O carro de apiário sobre rodas para um apiário móvel é feito em tamanho de acordo com o número de colmeias.
Variedades de edifícios
Os proprietários de pequenos apiários geralmente não constroem edifícios especiais. Eles adaptam o galpão, o porão, o galpão disponível no local para a casa do apicultor. Na ausência de um prédio livre, um apiário deve ser erguido. O tamanho da estrutura estacionária depende do número de colmeias. Se o terreno acabou de ser comprado e não há celeiros, é mais lucrativo construir um prédio multifuncional. Por exemplo, quando é suposto ter até 150 colônias de abelhas, uma área de cerca de 170 m é alocada para a construção.2... O interior é dividido nos seguintes compartimentos:
- sala do apicultor - até 20 m2;
- espaço para bombear mel, cera de aquecimento, colocação de armações - até 25 m2;
- armazenamento de quadros - até 30 m2;
- despensa para estoque - 10 m2;
- galpão para armazenamento de colmeias vazias, peças de reposição - até 20 m2;
- rampa de carga e descarga - 25 m2;
- garagem - 25 m2;
- canopy de verão - 25 m2.
Na própria sala do apicultor, você pode armazenar os favos de mel no verão e, no outono, aquecer as armações preenchidas antes de bombear o mel.
Um apiário nômade geralmente é feito sobre rodas. Os apicultores adaptam reboques de carros antigos para ele. Para um pequeno número de colmeias, um modelo de eixo único é suficiente. Um estande de apicultor com 4 rodas, instalado sobre uma grande plataforma, é considerado completo. A estrutura é retirada de um grande trailer agrícola. A própria casa do estande nômade consiste em uma estrutura de metal. As paredes são costuradas com compensado, estanho, material de telhado, papelão ondulado é usado para o telhado.As paredes laterais do estande são equipadas com janelas que abrem, sendo que ao final será colocada uma porta.
Um tipo de estande nômade é considerado uma casa de apicultor desmontável. A estrutura consiste em elementos de quadro dividido. As paredes, telhado e piso são escudos prontos. Eles são aparafusados à estrutura. No estado desmontado, o apiário é transportado de cima sobre as colmeias. Os escudos atuam temporariamente como um telhado que protege o apiário transportado da chuva.
O dossel é semelhante à categoria dos apiários. É tudo uma questão de design. Comparado às construções tradicionais, o apiário possui paredes. Eles são feitos de 4 escudos. A parede frontal frontal pode ser removida no verão ou não alta para que as abelhas possam voar livremente. O telhado da copa do apiário é feito de papelão ondulado ou ardósia.
Como fazer um galpão de apicultor faça você mesmo
É necessário construir um apiário com as próprias mãos na forma de um celeiro pensativamente. Se o local já tiver um Omshanik para o inverno, um pequeno estande será suficiente para o inventário. Normalmente, a estrutura é derrubada de uma barra ou o metal é soldado. O revestimento do galpão do apicultor é feito com prancha, contraplacado, cartão canelado.
Se não houver Omshanik, é mais lucrativo para o apicultor construir um pavilhão estacionário para um apiário não nômade. O prédio terá o papel de um celeiro, um apiário, um Omshanik. As colmeias ficarão em um pavilhão estacionário durante todo o ano. Eles não precisam ser retirados e trazidos. Um microclima ideal é constantemente mantido dentro do pavilhão.
O tamanho do galpão do apicultor também depende do uso a que se destina. O apicultor escolhe as dimensões das instalações para as necessidades domésticas a seu critério. Se for dada preferência a um pavilhão estacionário, calcule a área livre de 1 m2/ 1 espreguiçadeira com 32 quadros. Para outros modelos de colmeias, a área é determinada individualmente.
Desenhos, ferramentas, materiais
O primeiro desenho é de um grande apiário. Um celeiro, um omshanik, uma casa de apicultor, uma sala para bombear mel e um galpão estão localizados sob o mesmo teto.
O próximo desenho do pavilhão estacionário. As colmeias são colocadas no interior, quartos para apicultor, extração de mel, despensa, celeiro e outras necessidades são reservadas.
Os materiais exigirão madeira, placas, compensado e isolamento térmico. São necessárias ferramentas para trabalhar madeira: uma serra, uma plaina, uma furadeira, uma chave de fenda, um martelo, um cinzel.
Processo de construção
O galpão do apicultor é geralmente construído em madeira. Para uma construção fácil, não é necessária uma base de tiras complexa. O galpão é colocado sobre uma base colunar ou estacas. A primeira opção é a mais comum por causa dos custos mais baixos. Uma característica de um galpão para apicultor é que ele pode ser instalado no segundo andar de qualquer prédio de fazenda, o principal é que é durável. Se o galpão do apicultor vai desempenhar o papel de pavilhão onde ficarão as colmeias, ficará o mais afastado possível dos vizinhos e da estrada.
A montagem do galpão do apicultor começa com uma moldura. Primeiro, a estrutura inferior é montada. Os cavaletes são colocados verticalmente a ele nos cantos, nos locais de formação de janelas e vãos de portas, ao longo do perímetro em incrementos de 60 cm A cinta superior é outra moldura, semelhante em tamanho à estrutura inferior. Todos os elementos da estrutura do celeiro apiário são feitos de madeira.
Os troncos são fixados na estrutura inferior com um degrau de 60 cm. Uma tábua com uma seção de 100x50 mm é adequada. Um piso é colocado sobre as toras a partir de uma tábua com uma espessura de 25 mm. As vigas do teto do apiário de uma tábua semelhante são fixadas na moldura superior.
É mais lucrativo fazer um telhado de duas águas. Além disso, o apicultor pode usar o espaço do sótão para guardar o equipamento da apicultura. No entanto, devido à complexidade do projeto, um galpão de apiário costuma ser erguido com um telhado inclinado. As folhas leves atuam como material de cobertura. Papelão ondulado, feltro de telhado e ondulin são adequados.
As paredes são revestidas com placas, contraplacado ou OSB.Do lado de fora, os apicultores aconselham a cobrir a árvore adicionalmente com chapas de metal se houver colmeias no galpão. O metal servirá como escudo contra a radiação eletromagnética. Sob tal proteção, as abelhas se comportam com mais calma.
Uma etapa importante é o isolamento de todos os elementos do apiário. No chão sob as toras, uma tábua é recheada, formando um piso áspero. As células são preenchidas com lã mineral, cobertas por uma barreira de vapor. Uma placa de piso acabada é colocada em cima das vigas. O teto é isolado usando um sistema semelhante. Nas paredes após o revestimento externo, permanecem células do interior do galpão. Eles são preenchidos com lã mineral e cobertos com um revestimento interno de compensado ou fibra.
As janelas do apiário são feitas com abertura para ventilação. Forneça dutos de ventilação. Se o galpão for para pavilhão, as janelas são recortadas nas paredes em frente às entradas das colmeias instaladas para que as abelhas possam sair voando.
Casa de apiário dobrável do tipo faça você mesmo
Quando o orçamento não permite a aquisição de um trailer sobre rodas para um apiário nômade, a saída é fazer uma casa de apicultor desmontável. A estrutura é leve para ser transportada em carreta com colmeias. Para montar e desmontar rapidamente a casa desmontável do apicultor, a estrutura é feita de um perfil de parede fina ou tubo. A conexão é apenas aparafusada, a soldagem para uma estrutura dobrável não funcionará.
Desenhos, ferramentas, materiais
Normalmente, uma apicultura dobrável é feita na forma de uma grande caixa. Um desenho complexo não é necessário. No diagrama, eles marcam a localização dos elementos da estrutura, indicam as dimensões, os pontos da conexão aparafusada.
De materiais, você precisará de um tubo ou perfil, escudos prontos para paredes e telhados, parafusos M-8. Você pode usar shalyovka ou fibra. Uma furadeira elétrica, um moedor, uma serra de vaivém, um jogo de chaves para montar um apiário são retirados da ferramenta.
Processo de construção
Um apiário desmontável é uma construção de verão não isolada. Não vale a pena construir um grande estande. O design será instável. As dimensões ideais de um apiário desmontável são 2,5 x 1,7 m. A altura das paredes é 1,8-2 m. A parede frontal é feita 20 cm mais alta para formar uma inclinação do telhado.
Em primeiro lugar, os espaços em branco para a moldura são cortados de um tubo ou perfil no tamanho desejado. Uma furadeira elétrica é usada para fazer furos para uma conexão de parafuso. Todos os espaços em branco são conectados em um único quadro.
Os escudos são montados a partir do shalevka de acordo com o tamanho do quadro. É aconselhável derrubar a tábua de uma tábua com espessura de pelo menos 20 mm até o chão. Furos para janelas são abertos nos painéis das paredes. A porta é recortada em madeira compensada ou uma folha de papelão ondulado fechada em uma estrutura de metal. Os escudos com moldura também são aparafusados. Após a instalação da casa do apicultor no apiário, o telhado é coberto com material de cobertura.
Vagão de apicultor sobre rodas
É razoável para o proprietário de um apiário nômade adquirir uma casa de apicultor móvel na forma de um trailer sobre rodas. Existem modelos especializados de fábrica, mas são caros. Os apicultores costumam converter um trailer de carro em um vagão apiário.
Benefícios de usar
Com um trailer, você pode se mover pelos campos, transportando o apiário para mais perto das plantas de mel com flores sazonais. Devido a essa viagem, os subornos aumentam, o apicultor tem a oportunidade de coletar diferentes tipos de mel. Se o transporte do apiário estiver em uma grande plataforma, as colmeias não são descarregadas no local de chegada. Eles ficam no patamar.
Como fazer você mesmo
Para a fabricação de um trailer apiário, você precisará de um trailer, de preferência de dois eixos de equipamento agrícola. Você pode converter um reboque de carro de eixo único alongando o quadro e adicionando um segundo par de rodas. A estrutura do trailer do apicultor é perfeitamente soldada a partir de um perfil ou tubo. A estrutura de madeira se solta com movimentos frequentes.
Desenhos, ferramentas, materiais
Inicialmente, você precisará desenvolver ou encontrar um desenho pronto. Os tamanhos são calculados individualmente. Dependendo das dimensões da plataforma e da capacidade de carga, o vagão apiário pode transportar as colmeias instaladas em uma ou mais camadas.A sala do apicultor, compartimento para o extrator de mel e a mesa de impressão são previstos na parte frontal próximo ao engate para reduzir a carga no eixo traseiro.
De materiais, você precisará de tubos, um perfil, um canto, tábuas. O conjunto de ferramentas é padrão: retificadora, furadeira elétrica, chave de fenda, serra para madeira, martelo. Para montar o quadro e aumentar o quadro, você precisa de uma máquina de solda.
Processo de construção
A montagem do vagão apiário começa com o quadro. O trailer é liberado dos lados. Continua a ser um quadro com rodas. Se necessário, alongue-o soldando um perfil ou tubo. A próxima etapa é soldar a estrutura. As estantes são fixadas à moldura, conectadas por uma cinta superior que forma a base da cobertura.
A parte inferior do trailer é costurada com uma placa ou folha de metal. Os locais para a instalação das colmeias são traçados de dentro para fora. Em uma plataforma padrão, geralmente há 20 deles em uma linha. Se muitas colmeias devem ser transportadas, elas são instaladas em camadas e um suporte a partir do canto é soldado sob cada uma.
Quando o interior do vagão apiário é equipado, é colocada uma cobertura de chapa metálica. As paredes são revestidas de tábuas. Se as colmeias não forem retiradas do trailer, são feitos buracos nas paredes opostas às entradas. As janelas são feitas com aberturas de ventilação. Conclua a construção do trailer pintando.
Conclusão
A casa do apicultor costuma ser feita pelos apicultores de acordo com um layout individual. O próprio proprietário sabe melhor o que e onde é mais conveniente para ele providenciar.