Contente
- 1 O que as abelhas fazem no inverno nas colmeias
- 2 Como preparar adequadamente as abelhas para o inverno, dependendo da modificação das colmeias
- 3 Características das abelhas invernantes em diferentes tipos de colmeias
- 3.1 Inverno de abelhas em recintos dadan
- 3.2 Inverno de abelhas em colmeias com vários corpos
- 3.3 Wintering de abelhas em colmeias Ruta
- 3.4 Prós e contras de abelhas invernando em colmeias feitas de espuma de poliuretano e PPP
- 3.5 Inverno de abelhas em espreguiçadeiras
- 3.6 Abelhas invernando em colmeias finlandesas
- 4 Conclusão
A invernada das abelhas nas colmeias, mais precisamente, a preparação para este período é um momento crucial, que se inicia no final da época do mel. O inverno, dependendo das condições climáticas, dura de 2 a seis meses. Para que as colônias de abelhas saiam saudáveis na primavera, é necessário organizar adequadamente o inverno e cuidar em tempo hábil. A condição das abelhas e a saída bem-sucedida da hibernação dependem do monitoramento regular das abelhas no inverno.
O que as abelhas fazem no inverno nas colmeias
Nos dias quentes, é possível monitorar a atividade vital das abelhas, mas de novembro a março elas ficam menos ativas, não saem voando da colmeia e consomem uma pequena quantidade de alimento.
Com o início do inverno, as abelhas começam a tampar cuidadosamente as fissuras, isolar as paredes com própolis e tornar a saída o mais estreita possível. Esse trabalho meticuloso protegerá a colônia de abelhas do frio e da precipitação.
Após o trabalho realizado, os insetos se aglomeram em uma densa bola viva, que externamente é formada por velhas abelhas imóveis, e a interna por abelhas jovens vivas. Com movimento constante, as abelhas liberam energia e, assim, criam a temperatura necessária para a vida.
A bola de inverno está localizada perto da rampa para regular o fluxo de ar e remover o dióxido de carbono da colmeia. Quando a temperatura sobe ou desce, a bola de abelha se expande ou se contrai. Se no inverno faz sol, clima calmo, as abelhas voam para fora da colméia e circulam sobre o apiário, fazendo um vôo purificador.
Independentemente da temperatura do ar exterior, nas colmeias a temperatura é mantida de forma estável dentro de + 17 ° C.
Recomenda-se ouvir as colmeias uma vez por semana, pois o estado da colônia de abelhas pode ser determinado pelo zumbido das abelhas:
- quieto, até mesmo zumbido - o inverno das abelhas na colmeia é favorável;
- um farfalhar quase inaudível - fala do enfraquecimento da família, neste caso, é necessária alimentação adicional;
- na ausência de movimento, a colônia de abelhas é considerada morta.
No final de fevereiro, a atividade das abelhas aumenta, pois é necessário elevar a temperatura da colmeia para uma postura bem-sucedida. Neste momento, você precisa de cuidados cuidadosos e alimentação adicional.
Famílias com invernos fracos saúdam a primavera com fome e enfraquecida. Freqüentemente, em tais colônias de abelhas, a rainha morre e várias doenças aparecem.
O inverno é o período mais importante e difícil para as abelhas. Já que em dias frios, eles lutam abnegadamente pela sobrevivência e fazem o possível para começar a trabalhar na primavera e produzir mel saboroso e saudável.
Como preparar adequadamente as abelhas para o inverno, dependendo da modificação das colmeias
Sua viabilidade na primavera depende do correto preparo das abelhas para o inverno. Os trabalhos preparatórios começam no final de agosto, a técnica de execução depende diretamente do tipo de colmeia. Existem várias regras de preparação para o inverno que os apicultores devem seguir, independentemente do tipo de colmeia:
- inspeção da colmeia;
- prevenção de doenças;
- formação de ninhos;
- fortalecimento de colônias de abelhas;
- alimentação adicional;
- aquecendo a colmeia;
- escolha a área certa, protegida de correntes de ar e precipitações.
As abelhas são instaladas em pedestais para que não sejam inundadas quando a neve derrete. Se o apiário for grande, as colmeias são colocadas em fileiras estreitas para reduzir o número de paredes sopradas pelo vento.
Preparando as abelhas para o inverno em uma colmeia com várias colmeias
O preparo adequado das abelhas para o inverno em colmeias multicasco é um trabalho de responsabilidade, pois disso depende a saúde da família. Em dias gelados, as abelhas ficam inativas, então o movimento para o lado é difícil. É mais fácil para eles se moverem estritamente para cima, em direção à alimentação, aquecidos pelo fluxo de ar, contornando todas as partições. Portanto, mesmo as famílias pequenas suportarão melhor o inverno em uma colmeia dupla.
Prepare-se para o inverno imediatamente após o suborno principal. Por esta:
- deixam molduras marrom-claras, uma vez que a abelha rainha tem maior probabilidade de botar ovos nelas;
- o mel açucarado é removido da colmeia;
- descarte favos de mel velhos e inutilizáveis;
- Restam 2 níveis: o inferior para o ninho e o superior para o fornecimento de forragem.
Antes do início do frio, é necessário corrigir e arranjar as molduras. Deixe mel e quadros lacrados. 2 com pão de abelha são instalados ao longo das bordas da camada superior, eles serão necessários para as abelhas no final do inverno.
Preparando as abelhas para o inverno em espreguiçadeiras
A principal vantagem dos insetos invernantes em espreguiçadeiras é a pouca laboriosidade das ações, já que não há necessidade de perder tempo e esforço em rearranjar corpos pesados com mel. Uma pessoa poderá preparar as abelhas para o inverno em espreguiçadeiras sem esforços adicionais.
Por esta:
- no final do verão, as colmeias são movidas para campos com plantas de mel tardio para alimentar as abelhas;
- depois disso, os caixilhos dos depósitos são removidos para inspecionar e determinar o estado das colônias de abelhas;
- como a largura da espreguiçadeira é grande, antes das primeiras geadas, eles reduzem os parâmetros ao diminuir as molduras nas laterais da bandeja.
Tal procedimento criará uma espécie de passagem na qual o ar será aquecido, o que normalizará o calor e as trocas de ar.
Como preparar uma colônia de abelhas para o inverno nas colmeias de arruda
A preparação de operárias listradas para o inverno nas colmeias Ruta difere do trabalho preparatório em outros tipos de colmeias. O inverno pode ser organizado de duas maneiras:
- Em dois edifícios... Para fazer isso, um ninho é equipado na camada inferior, e a superior servirá como um alimentador. O número de quadros de mel depende da força da família. Se não houver estoque, então em agosto eles instalam um alojamento vazio e alimentam as abelhas com calda de açúcar. Com o tempo, as abelhas irão rapidamente compensar as perdas perdidas.
- Em um caso... Em primeiro lugar, eles limitam o espaço do ninho instalando um diafragma fino em 2 lados. Em seguida, um pedaço de polietileno ou lona é colocado nos ilhós, certifique-se de dobrar 1 borda para trás. Um telhado, teto, camada vazia e telhado são instalados no topo. Com o início do tempo frio, o diafragma é substituído por isolamento e a entrada superior é fechada. Para melhor ventilação, tiras finas são distribuídas sob o teto para fornecimento gratuito de ar fresco.
Características das abelhas invernantes em diferentes tipos de colmeias
A preparação para o inverno é um período importante para o apicultor, pois depende dele se as colônias de abelhas vão encontrar a primavera ou não. O resultado bem-sucedido depende do tipo de colmeia. O principal é escolher aquele que atenda a todos os requisitos.
Inverno de abelhas em recintos dadan
Para que as abelhas que vivem na colmeia Dadanov de dois corpos entrem no inverno fortes, elas devem ser alimentadas periodicamente com mel ou xarope de açúcar. Eles começam a se alimentar nos últimos dias de agosto, principalmente na ausência de propina. De acordo com apicultores experientes, uma família forte e saudável deve preencher 6 ou mais quadros de Dadanov antes do inverno.
Antes de montar o ninho, é necessário reduzir o número de armações para que haja comida suficiente para todos os membros da família. A definição de frames desnecessários é realizada durante a inspeção. O procedimento é realizado uma vez por semana. A cada inspeção, retire as armações em que não haja semeadura.
Depois de remover os quadros extras, eles começam a formar o ninho:
- Bilateral - Este método é usado para preparar grandes colônias para o inverno, que se instalaram em 10-12 ruas. No meio, coloque 2 a 4 quadros com mel e pão de abelha (a ração deve ter cerca de 2 kg). Em ambos os lados das molduras centrais, existem molduras totalmente melíferas com um volume de alimentação de até 4 kg. Em geral, o número de quadros deve corresponder a um volume de alimento de 25 kg.
- Angular - o método é destinado a uma pequena família que conseguiu povoar de 7 a 9 ruas antes do inverno. Com este método, uma estrutura de mel completa é instalada em um lado e as próximas são organizadas em ordem decrescente. A moldura de fechamento deve conter cerca de 2 kg de mel. Todas as outras armações de mel são removidas para o depósito.
- Barba - adequado para uma família fraca. As molduras de mel são instaladas no centro, todas as subsequentes em ordem decrescente. Para fornecer alimento às abelhas durante todo o inverno, o suprimento de mel deve ser de no mínimo 10 kg. Para que as abelhas se alimentem corretamente, são colocadas barras perpendicularmente para servir de guia.
Quando as abelhas passam o inverno na natureza nas colmeias, o apicultor fica limitado no controle e na assistência às colônias de abelhas. Wintering grátis tem seus prós e contras. As vantagens incluem:
- não há custos para a construção de uma casa de inverno;
- os insetos realizam um voo de limpeza de forma independente;
- na primavera, eles começam a coletar mel mais cedo.
Contras do inverno grátis:
- deve haver muita ração, as armações devem ser 2/3 lacradas com mel;
- a área deve ser protegida do vento e as colmeias devem ser protegidas da luz solar direta;
- é necessário estabelecer proteção contra pássaros;
- Famílias fracas não passam o inverno na selva, então são transferidas para famílias mais fortes, através de uma divisória para surdos.
Na apicultura, há um grande número de tipos de colmeias, mas os apicultores recomendam que os iniciantes enviem as abelhas para o inverno em colmeias de estrutura estreita. Uma vez que eles têm muitas vantagens:
- colmeias são fáceis de usar;
- os favos de mel são colocados em 3 filas e estão em cassetes de uma peça com molduras;
- eles são fáceis de inserir e remover;
- a colméia é dotada de várias entradas, que evitam o acúmulo de abelhas na entrada;
- as reservas de forragem para o inverno estão localizadas acima da cabeça da família;
- Os depósitos de mel estão localizados em um caminho longo e estreito, o que facilita o processo de alimentação.
Inverno de abelhas em colmeias com vários corpos
A maioria dos apicultores não recomenda manter os insetos em colmeias, apesar da alta produção de mel. Existem várias desvantagens de invernar em uma colmeia com várias colmeias:
- Na maioria das vezes, a peste de insetos ocorre no início ou no final do inverno devido à ninhada. Por causa disso, as abelhas depois voam para fora de casa, trazendo pólen e néctar fora do tempo, o que leva à escassez de alimentos.
- Há uma jovem abelha rainha nas colmeias, que foi criada pouco antes do início do frio.
- Em uma colmeia com várias colméias, o ninho superaquece rapidamente.
- A colmeia é freqüentemente atacada por carrapatos e ratos.
Para tornar o inverno confortável, a preparação é feita no final do verão: nessa época a rainha é retirada e as abelhas estão se preparando para o inverno.
O inverno ocorre em uma colmeia de 2 camadas. Na parte inferior e superior da camada inferior, restam 8 quadros. Não deve haver alimento nos favos inferiores. No meio da parte superior do corpo, sobram até 2 quadros, de baixo eles não são totalmente preenchidos. Após o primeiro vôo, a colônia de abelhas deve ser alimentada. Se houver comida suficiente, no final do inverno as abelhas irão para a parte superior do corpo, enquanto a inferior é removida.
Para que os insetos se sintam confortáveis durante todo o inverno, é necessário montar a colmeia de maneira adequada. Eles começam a trabalhar no início do outono, depois é impossível realizar, pois pode incomodar muito as abelhas.
A figura mostra uma opção para manter o mel quente e úmido. Este desenho não interfere no movimento da bola de abelha. A parte inferior do corpo ficará vazia, o que ajudará as abelhas a não sofrer com a falta de oxigênio. Ao preparar uma colmeia com esta tecnologia, é improvável a ocorrência de fungos e parasitas, e as abelhas não vão ficar com vapor.À medida que o alimento é absorvido, as abelhas passam gradualmente para a camada superior e, na primavera, esvaziam completamente a parte inferior do corpo.
Wintering de abelhas em colmeias Ruta
Com a montagem adequada e a formação correta de um ninho com abundância de alimento, uma colmeia de casco múltiplo rutovsky é o local ideal para o inverno. As famílias fortes e médias para o inverno estão localizadas em 2 edifícios, as fracas para o inverno em colmeias de 1 Ruta. No compartimento superior, um ninho espremido é colocado em favos de mel de tamanho normal.
Ao formar um ninho, é necessário controlar o número de quadros preenchidos. Deve haver 1 delas a menos do que as ruas de abelhas. Para uma boa transferência de calor, as placas de barreira de Guillaume são colocadas em 2 lados das paredes. Na camada inferior, não há mais de 5 células pequenas. É melhor armazenar os alimentos necessários para o inverno em depósitos.
Como organizar um lar acolhedor:
- Isolamento e polietileno são colocados nas armações da parte superior do corpo. Eles servirão como uma almofada de calor.
- O entalhe superior com fenda é aberto para se livrar do dióxido de carbono.
Prós e contras de abelhas invernando em colmeias feitas de espuma de poliuretano e PPP
Materiais de nova geração | Vantagens | desvantagens |
PPU | a colmeia não está sujeita ao processo de decomposição e formação de bolores; boa resistência à umidade; tem propriedades de isolamento térmico; prazo de validade longo; bom isolamento acústico; de fácil cuidado; peso leve; ótimo para famílias numerosas.
| ele colapsa rapidamente sob a influência da luz solar direta; a casa precisa de pintura; as peças devem ser substituídas a cada 5 anos; devido ao seu baixo peso, é necessário um agente de aumento de peso; ventilação média; Preço Alto. |
PPP | corpos do mesmo tamanho, o que permite reorganizá-los em alguns lugares; não absorve umidade; boa ventilação; a colmeia é fácil de operar.
| os cascos são mal limpos de própolis; ao realizar a desinfecção, não use maçarico; a água se acumula no fundo da colmeia. |
Inverno de abelhas em espreguiçadeiras
A espreguiçadeira colmeia é ideal para iniciantes. Nas espreguiçadeiras, você pode facilmente reorganizar, remover ou adicionar molduras. Os estoques de inverno serão dispostos verticalmente, e a bola de abelha poderá consumir o mel de cima.
Apenas famílias fortes precisam de uma espreguiçadeira para o inverno na colmeia. Se a colônia estiver enfraquecida, ela se moverá em direção à saída, deixando o alimentador para trás. Para que o inverno passe sem perdas, você precisa seguir os conselhos de apicultores experientes:
- Se a colmeia tem 1 entrada, então o ninho está localizado no centro, se 2, acima e abaixo, o ninho está localizado no meio da habitação, se até 4 entalhes, os ninhos são colocados ao longo das bordas.
- Ventilação adicional é fornecida para proteção contra umidade.
- É importante isolar o ninho do material permeável ao ar e à água.
- As ratoeiras são instaladas ao lado do apiário.
- Quando os invernos são frios, a colmeia é levada para uma sala quente.
- Protetores contra vento especiais são instalados na parede frontal.
- As colmeias são regularmente limpas do tempo morto, pois reduzem a ventilação do ar e as abelhas sofrem com a falta de oxigênio.
No final de fevereiro, a família das abelhas deve ser alimentada, já que a abelha, fugindo do clube em busca de comida, morre.
Abelhas invernando em colmeias finlandesas
O inverno nas colmeias finlandesas pode ser realizado ao ar livre. As casas são leves e em caso de geadas severas podem ser reorganizadas em um local especialmente preparado e isolado.
O condensado acumulado flui livremente do fundo, o fundo é fechado com uma válvula especial. Com o início dos dias de primavera, os insetos começam livremente seu vôo primaveril.
Como a estrutura é altamente resistente à umidade, manchas escuras e mofo não aparecem nas paredes das colmeias finlandesas.
Conclusão
A invernada das abelhas nas colmeias está sendo melhorada a cada ano. Recentemente, diferentes opções têm sido usadas, especialmente em colmeias com vários corpos. Você precisa abordar o inverno com toda a responsabilidade: fortalecer as famílias, preparar comida, se houver necessidade de consertar rachaduras e rachaduras.Uma colônia de abelhas devidamente preparada é a chave para um bom inverno.