Contente
Ao preparar o mel para venda, todos os apicultores, mais cedo ou mais tarde, enfrentam problemas como a cristalização do produto acabado. É importante saber reaquecer o produto cristalizado sem perder a qualidade do produto, para isso são utilizados dispositivos especiais - os descristalizadores. Eles podem ser adquiridos em lojas especializadas ou feitos por você.
O que é um descristalizador e para que serve?
O decristalizador de mel é um dispositivo que permite aquecer o produto cristalizado e "açucarado". Todos os apicultores enfrentam esse problema, pois alguns tipos de mel perdem sua apresentação em poucas semanas. Produtos cristalizados são comprados com muita relutância, mas usando um descristalizador, você pode devolvê-los à sua aparência e viscosidade originais, o que tornará o produto atraente aos olhos dos compradores.
O dispositivo dissolve bem os cristais, consistindo principalmente de glicose. O processo de aquecimento em si está longe de ser uma invenção, conhecida pelos apicultores há muito tempo (o mel era aquecido em banho de vapor).
Para derreter os cristais de glicose, a massa deve ser aquecida por igual. Este princípio está na base da operação de todos os dispositivos, sem exceção. A temperatura de aquecimento necessária pode ser alcançada de várias maneiras. Os indicadores ideais não são superiores a + 40-50 ° С. Todos os descristalizadores são equipados com termostatos que desligam o aparelho quando a temperatura desejada é atingida.
Tipos de descristalizadores
Hoje os apicultores usam vários tipos de aparelhos. Eles diferem uns dos outros principalmente no método de aplicação e na forma. Qualquer tipo pode ser usado com igual sucesso, especialmente se você não precisar processar grandes quantidades de mel.
Decristalizador externo flexível
Em palavras simples, é uma fita larga e macia com elementos de aquecimento no interior. A fita é enrolada ao redor do contêiner e o dispositivo é conectado à rede. Este descristalizador de mel é muito adequado para um recipiente cubóide de 23 litros (padrão).
Espiral submersível
O dispositivo foi projetado para funcionar com pequenos volumes de produto. O princípio de funcionamento é extremamente simples - a espiral é imersa na massa cristalizada e se aquece, derretendo-a gradualmente. Para evitar que a espiral superaqueça e queime, ela deve ser totalmente imersa em mel. Na massa de mel, é necessário fazer um furo para a espiral, após o qual é colocada em uma reentrância e o dispositivo é conectado à rede.
Câmera térmica
Com este aparelho, vários recipientes podem ser aquecidos ao mesmo tempo. As vasilhas são enfileiradas, envoltas em um pano nas laterais e na parte superior. Existem elementos de aquecimento dentro da teia que aquecem o produto.
Descristalizador de casco
É uma caixa dobrável. Os elementos de aquecimento são fixados nas paredes por dentro.
Decristalizador de mel caseiro
O dispositivo não é particularmente complicado, pode ser feito à mão. Os descristalizadores de fábrica são caros, fazer o dispositivo você mesmo ajudará a economizar dinheiro para os apicultores novatos.
Qual decristalizador é melhor
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta - cada dispositivo é bom em sua própria maneira em diferentes situações. Por exemplo, para processar mel em pequenos volumes, um aparelho espiral simples ou uma fita flexível projetada para um recipiente é adequado. Para um grande volume de produto, é aconselhável usar dispositivos infravermelhos corporais de grande porte ou câmeras de aquecimento, que apresentam as seguintes vantagens:
- O elemento de aquecimento não está em contato com o produto.
- Aquecimento uniforme de toda a massa.
- A presença de um termostato, que permite controlar a temperatura e evitar o superaquecimento do produto.
- Simplicidade e facilidade de uso.
- Dimensões compactas.
- Consumo de energia econômico.
Assim, a escolha depende principalmente do volume de produtos processados.
Como fazer seu próprio decristalizador de mel
Comprar um aparelho de qualquer tipo não traz problemas - hoje está tudo à venda. Mas comprar um bom descristalizador de fábrica não é barato. Um argumento importante para economizar dinheiro, isso é especialmente importante para um apicultor novato. Além disso, não há nada difícil em fazer um descristalizador caseiro.
Opção 1
Para fazer um descristalizador, você precisará dos seguintes materiais:
- espuma regular para isolamento de piso e parede;
- rolo de fita adesiva;
- Parafusos de madeira;
- cola universal.
O processo de montagem é extremamente simples: uma caixa de forno com as dimensões exigidas com uma tampa removível é montada a partir de folhas de espuma usando cola e fita adesiva. É feito um furo em uma das paredes da caixa para um elemento de aquecimento. Portanto, é melhor usar um aquecedor com ventilador térmico de cerâmica. Com a ajuda de um móvel caseiro, apesar de seu design simples, você pode aquecer mel de maneira eficaz e eficiente. O único inconveniente dos produtos caseiros é a falta de termostato, a temperatura do mel terá que ser monitorada constantemente para não superaquecer o produto.
opção 2
Este projeto usa um aquecimento de piso infravermelho macio para aquecer o mel. Um termostato pode ser conectado à fita, com o qual será possível controlar a temperatura. Para que o calor não evapore muito rapidamente, um material refletor de calor é colocado em cima do piso aquecido - isospan, com o lado brilhante para cima. Para maior isolamento térmico, isospan também é colocado sob o recipiente e no topo da tampa.
Opção 3
Um bom descristalizador pode vir de uma geladeira velha. Seu corpo já possui um bom isolamento térmico, via de regra, é lã mineral. Resta apenas colocar um elemento de aquecimento dentro da caixa e conectar um termostato a ele, você pode usar um controlador de temperatura para uma incubadora doméstica.
Um decristalizador feito por você mesmo será muito mais barato do que um análogo de fábrica. Das deficiências dos produtos caseiros, nota-se apenas a ausência de termostato, que nem todos conseguem instalar e configurar corretamente. Caso contrário, um dispositivo feito em casa é barato, prático e conveniente. Afinal, cada apicultor, no processo de concepção e montagem, adapta imediatamente o aparelho às suas necessidades.
Conclusão
Um descristalizador de mel é obrigatório, especialmente se o mel for produzido para venda. Afinal, o mel natural, com exceção das variedades únicas, começa a cristalizar em um mês. Durante esse tempo, nem sempre é possível vender o produto completo. A única maneira de retornar à sua apresentação e viscosidade normais é por meio de aquecimento e dissolução adequados. Neste caso, é desejável que o elemento de aquecimento não tenha contato com a massa de mel.
Testemunhos