Contente
As células da rainha são especialmente construídas ou aumentadas para criar rainhas. No período ativo de sua vida, as abelhas não as fazem, porque há uma rainha. Eles não precisam de outro. A razão para colocar e construir estruturas adequadas é:
- estado pré-combate, então enxames aparecem;
- a necessidade de trocar a atual abelha rainha em decorrência de morte, doença ou incapacidade de botar ovos.
A abelha principal pode ser facilmente distinguida das demais. É mais longo e mais fino. Existe um aguilhão que visa destruir os rivais. Ela não morde as pessoas. Depois de emergir do casulo, a abelha "rainha" se esforça para sair da colmeia junto com o enxame. Companheiros com drones. Ao retornar, inicia-se o processo de postura dos ovos. Cercado por ela, há abelhas lactantes. Quando um pai está envolvido na reprodução, eles a alimentam. A mãe dos insetos melíferos vive em média 9 anos. No entanto, os apicultores geralmente trocam de rainhas a cada 2 anos.
O que é um licor mãe
Na foto há uma abelha rainha madura - uma célula para a retirada da "rainha". Ao contrário das abelhas operárias e zangões, que se desenvolvem em favos de uma ordem de massa, a abelha rainha amadurece em uma célula individual. Assim que o útero velho enfraquece, perde a capacidade de reproduzir a prole, o enxame começa ativamente a criar um licor-mãe. Em primeiro lugar, eles reconstroem a tigela, enchem-na com leite. Depois que o velho pai bota um ovo lá. Conforme a larva cresce, a estrutura aumenta.
A formação do casulo é realizada por abelhas construtoras com glândulas de cera desenvolvidas. A abelha rainha, ao contrário das células do favo de mel, é sempre usada para o fim a que se destina. Suprimentos de comida nunca são colocados lá.
Como é o licor-mãe
Externamente, a célula-mãe parece um cone poliédrico pendurado na moldura. Assemelha-se a uma bolota em forma e cor. É difícil não perceber. Localizado no topo da bandeja de cria selada. É de cor castanha escura.
Tipos de células-rainha nas abelhas
Existem 2 tipos de abelhas-mestras - enxame e fistulosa. Eles servem a um propósito - a incubação de rainhas. No entanto, eles têm diferenças e recursos.
Útero fistuloso
A criação de câmeras desse tipo é uma medida necessária. As abelhas as constroem se houver ameaça de extinção: por qualquer motivo, a família perdeu a "rainha". Um novo útero é necessário para se manter vivo. Em seguida, os insetos escolhem favos prontos com uma larva jovem. Em seguida, a célula é aumentada devido às tigelas vizinhas, transformando-a em uma abelha rainha. Quando o casulo começa a crescer, as paredes são erguidas, com as bordas dobradas para baixo. O leite é introduzido na dieta da larva.
A foto mostra claramente que a estrutura do licor-mãe fistuloso é branco leitoso, já que a construção é feita com cera fresca. Eles são criados por insetos melíferos fracos. Os pequenos e improdutivos resultam no útero. Isso acontece quando um novo pai é plantado nas camadas. Na maioria das vezes, esses casulos são removidos pelos apicultores.
Swarm Queen
A espécie de enxame do licor-mãe é construída na borda da bandeja. Os insetos os colocam nas bordas do favo de mel e, se não houver possibilidade de tal ereção, eles criam estruturas de cera nas bordas. A base é em forma de concha. O início é chamado de tigela. A parte inferior é arredondada.As paredes internas são lisas, a textura é brilhante. A espessura das paredes depende da raça das abelhas, do suborno, da força da família, das características climáticas da região. Por exemplo, as abelhas que habitam o norte e o centro da Rússia têm partições mais espessas do que as dos “habitantes” do sul.
Eles criam um casulo de cera de abelha reciclada, então a cor é marrom. Estruturas de enxame são colocadas mais frequentemente separadamente, menos frequentemente em pares. O tamanho do licor-mãe varia muito. Seu valor é influenciado pela quantidade de alimento na natureza. Os indicadores limitantes do volume do casulo do tipo enxame são 750-1350 metros cúbicos. milímetros. Comprimento 22-24 cm.
Graças às células-rainha, os apicultores criam enxames produtivos de abelhas. Eles coletam mais mel, cera, sua tromba é muito mais longa do que a de famílias criadas artificialmente. Ao mesmo tempo, não se deve permitir que as espécies em aglomeração se desviem.
Por sua vez, eles têm uma série de desvantagens:
- é difícil controlar o número de células rainhas;
- não é possível ajustar o período em que a vista será colocada;
- uma família forte é usada, porém, no processo de enxameação, sua produtividade diminui;
- a enxameação indesejada no apiário é permitida.
Como determinar qual bebida mãe é fistulosa ou enxame
Tipo de licor-mãe | |
Roevoy | Svishcheva |
1. Propósito | |
Projetado para criar um enxame "rainha", que conduzirá um enxame separado da família. | Medida de emergência. No caso de a abelha rainha não poder cumprir a função principal de reprodução da prole. |
2. Localização | |
A construção ocorre na borda do favo de mel. A formação começa com uma tigela arredondada. Existem estruturas construídas no plano do favo de mel. | Os casulos estão localizados em células regulares. Durante o desenvolvimento da larva, eles se expandem artificialmente até o tamanho desejado. |
3 ovos pondo | |
O primeiro passo é reconstruir a abelha rainha e, antes que o enxame comece, a rainha bota um ovo. | Eles são formados em favos comuns, com ovos já existentes do pai anterior. |
4.Tamanho | |
Excede o tipo fistuloso em termos de volume. Os tamanhos dependem da disponibilidade de comida nele. Assemelha-se ao formato de uma enorme bolota. | É de tamanho pequeno. Parece uma protuberância alongada na célula. |
5. Aparência | |
Materiais recicláveis são usados como material de construção - cera escurecida. Portanto, a cor da estrutura é marrom profundo. | Eles são distinguidos por uma cor branca como a neve. Já que as células foram construídas urgentemente com material novo. |
Como as larvas se desenvolvem em células rainha
As larvas que estão na abelha rainha crescem por 5,5-6 dias. Quando uma quantidade suficiente de alimento é recebida, ele pode aumentar de tamanho em 5 vezes. Isso se deve aos nutrientes contidos no leite de abelha. Estágios de desenvolvimento da larva.
- Postura de ovos.
- No dia 3, o ovo se transforma em uma larva.
- No dia 8-9, a abelha rainha é lacrada com uma rolha de cera e pão de abelha.
- Dentro de 7-9 dias, a larva selada pupa.
- O processo de transformação em um indivíduo totalmente desenvolvido ocorre em 14-17 dias.
- Após o tempo especificado, a parte superior do edifício é impressa.
O uso de células queen extras
Os métodos de criação artificial de abelhas rainhas são descritos em Apicultura. Uma seção chamada Matkovodstvo. Sempre há uma utilidade para “rainhas” jovens e produtivas. Várias dezenas de famílias são criadas em apiários privados, em grandes explorações apícolas este número varia de 120 a 150 peças. No entanto, ninguém está a salvo da perda da abelha mãe. E se houver saudáveis, suas próprias rainhas reprodutoras, então não há nada a temer. Este é um recurso em caso de perda prematura. Uma nova fêmea pode ser adicionada à camada, formando assim novas famílias.
A segunda opção é a venda. Uma abelha criada com pais férteis paga um bom dinheiro. Além disso, 8 a 10 jovens são necessários para escolta.
Como transferir uma planta mãe para uma nova família
Transferir uma abelha rainha para um novo lugar não é uma tarefa fácil. Será ideal transplantar junto com o favo de mel em que está localizado.Não há necessidade de pressa, quanto mais velha for a larva, mais cedo as novas abelhas a aceitarão.
Os licores-mãe abertos ou recentemente selados não devem ser virados, agitados ou expostos à temperatura. Uma abelha rainha madura sofrerá um leve impacto e poderá permanecer em temperatura ambiente por algumas horas.
Uma maneira simples de mover o licor mãe:
- Separe a câmara com uma faca afiada, junto com o favo de mel. A célula-mãe em si não precisa ser tocada para não danificar a integridade.
- Corte em círculo com 1 cm de diâmetro.
- Pegue uma vara comprida e divida-a ao longo do comprimento.
- Os favos de mel são inseridos entre as duas metades e as bordas são conectadas com um fio.
- A estrutura está instalada próximo ao ninho.
Ao transplantar, é importante prestar atenção à estação do ano. Se estiver frio lá fora, já é setembro, então a cria é colocada mais perto da ninhada. As abelhas são mais ativas lá, vão aquecer melhor a pupa. Quando o tempo está quente, a câmera lacrada pode ser colocada na parte inferior da prova. Lá, as abelhas fornecerão calor à futura "rainha".
Se o favo de mel estiver danificado e a larva ficar visível, cubra cuidadosamente esse local com cera. É aconselhável lavar as mãos antes do procedimento. Um cheiro estranho pode permanecer nas paredes da câmara de plantio, o que reduzirá bastante o sucesso do transplante.
No dia seguinte após a instalação do casulo, é imperativo verificar seu estado.
- Se as abelhas o fixaram em um patim, a fixação foi bem-sucedida.
- Se a câmera tiver furos, significa que as abelhas roeram a cera e mataram a rainha.
- A presença da “bolota” indica que a abelha rainha já partiu.
Após 3 dias, os insetos destroem completamente a cera, então a parte posterior da "rainha" será desconhecida. Se o plantio não funcionou da primeira vez, você pode tentar novamente. No caso de outra falha, é melhor não desperdiçar material, mas entrar imediatamente no útero acabado.
Conclusão
O útero e seu desenvolvimento têm características que requerem atenção. Afinal, o útero é o continuador do clã. E toda a colônia de abelhas depende diretamente disso, assim como a produtividade e o tamanho do apiário. A sua própria abelha cultivada em casa, sem dúvida, será melhor do que a de outra pessoa. Porém, a questão da obtenção de uma "rainha" deve ser abordada com toda a seriedade, tendo-se estudado previamente as nuances no corte da excreção uterina.