Contente
Uma armadilha de vespas é uma das melhores maneiras de lidar com essas pragas em um apiário, quando usada ao lado de um ninho de vespas. Colônias de abelhas fortes não precisam de intervenção humana e são capazes de lutar contra as vespas sozinhas; no entanto, colmeias fracas não podem fazer isso, especialmente se tiverem uma entrada ampla. Se o apicultor não tomar nenhum meio de proteção adicional, as pragas não só roubarão a família fraca, mas também a destruirão.
Que mal as vespas fazem às abelhas
A presença de vespas em um apiário não leva a nada de bom - uma vizinhança pacífica entre as abelhas e esses insetos agressivos é impossível pelos seguintes motivos:
- As vespas roubam as abelhas quase impunemente nos meses de outono, quando a atividade destas diminui sob a influência das baixas temperaturas. Os zangões, que facilmente penetram na colmeia devido ao seu grande tamanho e força, são especialmente perigosos neste momento. Após essas invasões, as abelhas ficam sem comida e podem morrer no inverno.
- As vespas são portadoras de muitas doenças infecciosas. Subindo na colmeia ou em contato com abelhas individuais no apiário, eles são capazes de infectar toda a família.
- Durante o período de nidificação, as vespas roubam as larvas das abelhas e pegam as próprias abelhas no apiário e além, paralisam os indivíduos capturados e os levam para seus ninhos. Lá eles colocam ovos e os usam como alimento para seus filhos.
Além disso, as vespas costumam picar as pessoas enquanto bombeiam mel.
Como proteger as abelhas das vespas
É possível salvar as abelhas da ruína pelas vespas tanto por métodos ativos de controle quanto por métodos passivos:
- Escolhendo um local para um apiário... A localização das colmeias determina o quanto as abelhas vão incomodar as espécies de vespas terrestres. Recomenda-se colocar um apiário em áreas com grama densa, sem terrenos baldios argilosos abertos e desfiladeiros - esses são os locais que as vespas escolhem para suas tocas.
- Restringindo o acesso à colmeia... Primeiro, é necessário selar todas as fissuras da colmeia com uma mistura de serragem e cola PVA. Em segundo lugar, nos meses mais frios, quando a atividade das abelhas diminui, a entrada da colmeia é reduzida. Ao mesmo tempo, resta um pequeno buraco por onde as abelhas podem rastejar, mas a vespa não passa.
- Colocação de iscas e armadilhas... São produzidos em grande quantidade e colocados em todo o site, atualizados periodicamente.
- Destruição de um ninho de vespas.
Como se livrar de vespas em um apiário
É necessário lidar com as vespas em um apiário de forma abrangente, combinando vários métodos de proteção das abelhas com o extermínio ativo de pragas. As principais atividades de prevenção e controle de pragas são realizadas no início da primavera e no outono, em setembro.
Medidas de controle de vespas na primavera
A luta contra as vespas começa na primavera. A primeira coisa a fazer, à medida que a neve derrete, é examinar cuidadosamente o apiário e os arredores, observando o movimento das vespas. A maneira mais fácil de se livrar deles antes mesmo que tenham tempo de se reproduzir, e para isso é necessário encontrar um ninho e destruí-lo com antecedência.Além disso, matar uma família de vespas nesta época do ano levará à morte de toda a família - não haverá ninguém para alimentar os jovens.
Como lidar com vespas em um apiário no outono
Em agosto e setembro começa a segunda etapa do confronto com as vespas no apiário. Nesse momento, para combatê-los, são montadas armadilhas e desenterradas do solo do local e próximo a ele. Claro, é impossível desenterrar todos os terrenos baldios adjacentes, no entanto, você deve prestar atenção aos seguintes locais:
- "manchas carecas" arenosas;
- solo com alto teor de argila;
- ravinas.
A aração oportuna dessas áreas ajuda a minimizar o número de vespas terrestres na primavera, que cavam suas tocas, principalmente na areia e em superfícies soltas.
Como proteger uma colmeia de vespas
Lutar contra esses insetos envolve bloquear seu acesso ao interior da colmeia. Para fazer isso, é necessário fechar todas as fissuras na habitação das abelhas com a ajuda de uma variedade de adesivos e massa de vidraceiro.
Bastante popular é uma massa à base de betume de petróleo e argila, que você mesmo pode fazer:
- Água, argila e óleo de betume são absorvidos em quantidades iguais.
- Água é despejada em um prato de metal e argila é adicionada a ele.
- A mistura resultante é bem misturada até que uma massa homogênea seja formada. Neste caso, ocorre um aquecimento constante da solução em fogo baixo.
- O betume do óleo é aquecido em um recipiente separado.
- Em seguida, a substância é diluída com argila e misturada novamente, após o que a massa está pronta para o uso.
A massa é usada para cobrir as rachaduras nos cantos e na parte inferior da colmeia. Após 2-3 horas, forma uma crosta densa através da qual as vespas não conseguem passar.
Armadilhas de vespas
Os seguintes tipos de armadilhas para vespas podem ser distinguidos:
- Armadilhas de cola que são colocadas no telhado da colmeia... A base da armadilha é uma isca fermentada que atrai vespas. Os insetos que migram para a isca grudam na superfície pegajosa e não podem mais decolar.
- Armadilhas de garrafas de plástico ou vidroj. O volume não é importante. Sucos, cerveja e kvass são usados para preencher a armadilha. A ação da armadilha se baseia no fato de que é difícil para os insetos que entraram encontrar uma saída na forma de um pescoço estreito.
- Potes de vidro e armadilhas para funis... O princípio de operação é aproximadamente o mesmo das armadilhas para garrafas.
- Iscas de carne... Cerca de 150-200 g de carne devem ser pendurados perto do apiário e tratados com solução de clorofos. As abelhas não são atraídas pela carne, mas as vespas se aglomeram nela rapidamente. Um balde de água é colocado sob a isca. Indivíduos paralisados por clorofos cairão e subsequentemente morrerão na água.
Como fazer uma armadilha de vespas com suas próprias mãos
Na maioria das vezes, armadilhas feitas de garrafas plásticas são usadas no combate às vespas. O processo de fabricação é o seguinte:
- Corte a parte estreita da garrafa, cerca de 10-12 cm.
- A parte cortada é colocada dentro da garrafa, a extremidade estreita para baixo. Portanto, será difícil para as vespas entrarem.
- 1/3 do recipiente é enchido com isca: vinagre de vinho, compota fermentada, cerveja, kvass, purê, após o que a armadilha é colocada perto da colmeia.
- As vespas que voaram para dentro começam a se afogar no líquido. Conforme a garrafa é enchida, ela é limpa, mais iscas são adicionadas, se necessário, e devolvidas ao seu local original.
Em vez de garrafas, você pode usar uma jarra de vidro para combater as vespas. Uma armadilha é feita a partir dele de acordo com o seguinte esquema:
- Um funil de plástico é instalado no frasco e preso com um anel de borracha.
- Cerca de 30 g de suco de fruta azedo são despejados em uma jarra e, em seguida, colocada de lado no telhado da colmeia. Você também pode colocá-lo no chão.
- Após 3-4 dias, as pragas que caíram no frasco são derramadas com água.Em seguida, os insetos mortos são removidos, o conteúdo da armadilha é atualizado e o jarro é devolvido ao seu lugar original.
Como encontrar um ninho de vespas
Recomenda-se inspecionar o local onde está localizado o apiário e arredores imediatos para verificar a presença de ninhos de vespas na primavera - é mais fácil controlar as pragas logo no início do assentamento, quando ainda não tiveram tempo de se multiplicar. Esses insetos habitam quase todos os lugares, refúgios potenciais incluem:
- sótão;
- edifícios abandonados;
- rachaduras entre edifícios;
- toldos;
- ocos de árvores;
- depressões no solo (para alguns tipos de vespas).
O ninho de vespas assemelha-se a um casulo esférico de tonalidade acinzentada. Você pode encontrá-lo das seguintes maneiras:
- Pegue um indivíduo, depois de colocar uma roupa protetora e uma máscara, e prenda um fio vermelho a ele. Este fio é usado para observar para onde o inseto retorna.
- O método é semelhante ao primeiro, mas não há necessidade de pegar o inseto. À noite, é necessário selecionar uma vespa e traçar cuidadosamente seu caminho até o ninho, sem se aproximar muito do indivíduo.
- No início da manhã, um pequeno pedaço de carne ou peixe é colocado no apiário, polvilhado com um punhado de açúcar. A isca atrairá a atenção dos insetos, após o que eles podem ser rastreados até o próprio ninho.
Vários métodos para destruir um ninho de vespas
Existem diferentes maneiras de destruir ninhos de vespas, entre as quais existem tanto humanas quanto radicais:
- Tratamento de cheiros fortes... Para isso, querosene, óleo de motor ou gasolina, que é despejado sobre o ninho, são adequados. Mas eles deixam a saída aberta para que as vespas possam voar. Depois de 2-3 horas, a família das vespas começará a deixar a casa.
- Fumando com fumaça... Não muito longe do ninho de vespas, é preciso fazer fogo ou atear fogo na borracha. Para expulsar as vespas do ninho, podem ser necessários 2-3 tratamentos, após os quais o ninho vazio é destruído manualmente - queimado ou destruído.
- Derramando água fervida... Este método é melhor para destruir ninhos localizados no solo. O sabão líquido é adicionado à água, a solução é bem mexida e a entrada é vertida. As tomadas localizadas em altura devem ser removidas. Em seguida, eles são imersos em água por 20-30 minutos. Desta vez, basta destruir as vespas.
- Pegando fogo... Uma das formas mais radicais de lutar. Este método não é adequado para ninhos fixados em edifícios residenciais e estruturas de jardim. As moradias localizadas no subsolo são abastecidas com gasolina e um fósforo aceso é atirado sobre elas. Após 1-2 minutos, o ninho será destruído junto com as vespas.
- Preenchendo o ninho de vespas com espuma de poliuretano... Desta forma, os ninhos localizados nas lacunas entre as casas são mais frequentemente destruídos. A substância bloqueia o acesso ao oxigênio em questão de segundos, o que provoca a morte rápida das vespas.
- Pulverizar com "Diclorvos"... Um denso saco plástico é colocado cuidadosamente no ninho, rapidamente borrifado e fechado, fixando as bordas com fita adesiva ou amarrando o polietileno com um nó. Depois de 1-2 dias, o pacote com o ninho pode ser removido, após o que o conteúdo é jogado fora de casa ou queimado.
Independentemente do método de destruição do ninho, antes de iniciar o procedimento, você deve cuidar da sua própria segurança. As vespas enfurecidas podem causar grandes danos a uma pessoa, portanto, não é recomendado se aproximar da casa das vespas sem luvas e roupas feitas de material denso, bem como uma máscara especial de apicultor.
Para obter mais informações sobre como se livrar das vespas em um apiário, veja o vídeo abaixo:
Conclusão
A armadilha de vespas permite que você se livre de pragas localizadas diretamente no apiário ou não muito longe dele sem prejudicar as abelhas, mas apenas com a seleção correta dos componentes. Ao fazer uma armadilha, você deve usar ingredientes que só atraiam vespas, caso contrário, as abelhas cairão nelas.Além disso, recomenda-se que o combate a esses insetos seja feito de forma abrangente, o que implica em fiscalização regular do local quanto à presença de ninhos de vespas e sua posterior destruição, tomando medidas preventivas e instalando iscas.