Contente
A flor lunar é uma planta original que pode deliciar os olhos em um canteiro de flores no verão e em um vaso no inverno. É muito popular entre os jardineiros. E a razão para isso são as vagens de sementes, com as quais você pode fazer buquês secos de inverno.
Descrição e características
As espécies lunares pertencem ao gênero Lunaria, que é membro da família Brassicaceae. O nome botânico do gênero vem do latim "Luna", ou seja, "lua". Lunaria recebeu este nome devido à forma e cor das vagens das sementes, que se assemelham a uma estrela noturna.
O gênero inclui apenas 4 espécies:
- lunar (Lunaria rediviva);
- Lunaria telekiana;
- lunar anual (Lunaria annua / biennis);
- lunaria elongata,
Apesar de todos os seus pequenos números, o gênero inclui plantas perenes e anuais. As primeiras incluem a lua revivente e a lunaria telekian. Destes últimos, apenas um lunar anual é conhecido, que também pode ter dois anos. Nada se sabe sobre a última espécie. Não há nem mesmo uma imagem.
Descrição botânica geral do gênero Lunaria
Lunaria são comuns nos continentes europeu, asiático e norte-americano. Ao mesmo tempo, cada espécie tem sua própria pátria. Por meio do cultivo em jardins, duas espécies de lunares foram trazidas do continente original para outros continentes. O principal "requisito" do Lunar é um clima moderado.
O período vegetativo nas plantas vai da primavera ao outono. As folhas são grandes, cordadas, com bordas recortadas. Eles podem estar nos pecíolos ou sem eles.
As flores são grandes, agrupadas em cachos. As pétalas são longas. As sementes são bastante pequenas, localizadas em vagens achatadas de frutos, assentadas sobre um pecíolo de 1,5 cm de comprimento.Após a maturação, as paredes dos aquênios ficam transparentes.
Eles são cultivados como hortaliças e com o objetivo de preparar buquês secos de inverno.
Muitas vezes surge a confusão devido ao fato de muitos jardineiros darem nomes às flores, seguindo suas associações. Isso aconteceu com um representante não apenas de outra família, mas até de uma classe diferente - a prímula (Oenothera). A flor na foto abaixo é prímula, outro nome para a qual é lua amarela. Mas ela Lunaria nem é "parente" e pertence à família Cipriana.
Lunares anuais e renascentes raramente coexistem na natureza. O segundo prefere um clima frio temperado. Exemplo - Grã-Bretanha. A lunária anual cresce nas regiões mais ao sul.
Espécie lunar
Os mais comuns na jardinagem cultural são apenas dois tipos: lunária anual e revivificação. Telekiana é muito menos comum. Mas para os jardineiros, o mais atraente é o lunar anual. É ele quem tem vagens redondas. Embora reviver tenha suas próprias vantagens: uma vez semeado e vários anos, você pode apreciá-lo.
Lunnik anual
O nome latino é Lunaria annua. A segunda parte do nome significa "um ano de idade". Mas a planta tem outro nome em latim: Lunaria biennis, ou seja, com dois anos.Muitos biólogos consideram isso correto, já que na natureza, e mais freqüentemente no jardim, a lua floresce apenas no segundo ano.
Um lunar anual cresce até 90 cm de altura e até 30 cm de diâmetro. Suas folhas são ásperas ao toque, grandes, pontiagudas nas pontas. Coberto de cerdas. As bordas são serrilhadas proeminentemente. Os inferiores estão nos pecíolos, os superiores do caule são "plantados" nos pedúnculos.
Flores em tons de branco ou roxo, reunidas em panículas soltas, aparecem na primavera e no verão. Eles estão localizados no topo das hastes floridas. Pétalas em cada flor 4
No outono, vagens achatadas com um diâmetro de cerca de 3 cm aparecem no lunar anual, com paredes muito finas e grãos brilhando através delas. Por isso, em inglês, Lunar é chamado de honestidade - "honestidade". Os frutos podem permanecer no mato durante todo o inverno.
Depois que a cápsula se abre e suas paredes caem, uma membrana prateada permanece no pecíolo com 1,5 cm de comprimento. Antes disso, as sementes eram fixadas em ambos os lados.
Lunar revivendo perene
A área de origem é o continente europeu. O alcance desta planta cobre quase toda a Europa, incluindo o nordeste da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia. Esta espécie de lunar foi introduzida no continente norte-americano pelo homem. Habitat: florestas decíduas úmidas. Nas montanhas ocorre até uma altitude de 1400 m. Prefere solos levemente ácidos, ricos em nutrientes e húmus. Também pode crescer em solos de cascalho e argiloso. Na natureza, pertence a espécies ameaçadas de extinção.
O reviver Lunnik é uma erva perene. Pedúnculos com 30-100 cm de altura, eretos, ramificados no topo. Áspero ao toque. Coberto de pêlos esbranquiçados.
As folhas são pecioladas, em forma de coração. Peludo com vilosidades curtas e macias. A cor da parte superior é verde escuro, a parte inferior é verde azulada.
Em condições naturais, ela floresce apenas no 5º ano de vida. Em cultura, já na segunda, já que com bom solo e fertilização, o desenvolvimento da planta é acelerado. Botões de flores se formam no outono. Em abril, surgem brotos delas e as primeiras flores em maio.
As flores são coletadas em panículas soltas. A cor das pétalas é lilás. Em contraste com o "irmão" de um ano, a forma de flor branca é rara. O comprimento das pétalas é de cerca de 1,4 cm. Floresce em abril-junho.
Os frutos começam a se formar no final de agosto. As sementes caem em setembro. Os frutos são grandes, alongados, com 4-5 cm de comprimento e pontiagudos em ambas as extremidades. A forma é elíptica oblonga. As sementes amadurecem em agosto.
Na descrição do renascimento lunar, sua vantagem indiscutível sobre o anual é mencionada: ele pode crescer em locais sombreados. Outra vantagem - a lunária perene pode ser propagada não apenas por sementes, mas também por rizomas em divisão.
Lunaria Telekiana
Endêmico para os Prokletianos. Cresce na Albânia e em Montenegro. As populações são poucas. Pertence a espécies ameaçadas de extinção. Habitat: florestas rochosas úmidas formadas por solos de faia, calcário e dolomita.
Planta perene, até 1 m de altura, com folhas pontiagudas, ovóides. As bordas são irregulares. O comprimento das pétalas da flor é de 12 mm. Bloom de julho a agosto.
Ao contrário do lunar anual e revigorante, este representante da família do repolho tem flores rosa e vagens elipsoidais regulares. O comprimento das vagens é de 3-5 cm. Existem poucas sementes em cada uma: 3-4 pedaços, raramente mais.
Métodos de reprodução de uma flor lunar (lunaria)
O principal método de criação dos lunares é por meio de sementes. Perenes também são criados vegetativamente. Mas esse método não é muito popular entre os jardineiros. Até porque o lunar que ganha vida nos jardins é bastante raro.
Condições de cultivo
Ao escolher um local de pouso, é necessário levar em consideração as preferências das espécies selecionadas. A lunária anual não tolera bem o sombreamento. É melhor plantar em uma área ensolarada. Mas se este não for o caso, você pode escolher um local sombreado. O anual é tolerante à sombra parcial.
O reviver lunar deve ser plantado na sombra ou sombra parcial. A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas.
Plantar e cuidar de flores lunares secas em campo aberto
Qualquer proprietário de jardim deseja obter uma planta com flores o mais rápido possível. Mas os lunaristas se distinguem por sua lentidão. Seu desenvolvimento pode ser acelerado mantendo os pequenos segredos em mente.
Quando semear
As sementes lunares geralmente são plantadas na primavera, após o perigo das geadas noturnas passar. Semeie-os imediatamente para um lugar permanente. Na verdade, é isso que acontece na natureza. Nesse caso, o lunar anual do primeiro ano forma apenas uma roseta de folhas. Florescerá em um ano. Conseqüentemente, lunários perenes cultivados a partir de sementes darão flores apenas no 5º ano de vida.
Semeando sementes e cuidados posteriores
O solo do local selecionado é escavado a uma profundidade de 20 cm e são introduzidos nutrientes. As sementes lunares têm boa germinação e podem ser plantadas imediatamente a uma distância de 40 cm uma da outra, para que os arbustos adultos não interfiram entre si.
Para a reprodução, são escolhidas apenas sementes maduras marrom-escuras. Após o plantio, eles são borrifados com uma fina camada de terra e bem regados.
No início, os lunaristas precisam de muita umidade, então a rega é realizada pelo menos uma vez por semana, dependendo do clima. O solo deve ser úmido até uma profundidade de 3 cm. As ervas daninhas também são controladas.
Os brotos aparecem 10-14 dias após o plantio. Após o aparecimento das folhas, rega-se de manhã cedo para que sequem antes do nascer do sol. Você também pode dar água aos arbustos à noite.
A lunária anual não requer um transplante, mas a lunar revivida às vezes precisa ser sentada. Se o arbusto tiver crescido fortemente, é desenterrado no início do outono após a floração e o rizoma é dividido. Depois disso, você pode plantar imediatamente os arbustos em outro lugar.
Doenças e pragas da planta lunar
Lunaria são plantas resistentes a doenças. Mas nem todos. Seu flagelo são as doenças fúngicas:
- Podridão radicularb, sinais - retardo de crescimento, murcha, amarelecimento. As raízes podem estar inchadas, com muco, torcidas.
- Folha septório: Aparecimento de manchas redondas com centros cinza e bordas escuras. O motivo é a excessiva aglomeração de plantas durante a estação das chuvas.
- Oídio... Para tratamento, as partes afetadas são removidas e as plantas são desbastadas.
Das pragas, as mais irritantes são os pulgões e a pulga crucífera. O primeiro é o flagelo de todo o jardim e todo o terreno deve ser cultivado. O segundo "é especializado" em plantas crucíferas. É um besouro das folhas que se alimenta de partes aéreas de representantes da família do repolho. Em ambos os casos, os inseticidas são usados para se livrar dos insetos.
Preparando-se para o inverno
O lunar não requer preparação especial para o inverno.Você pode encontrar recomendações para cobrir a planta no inverno. Mas isso se aplica às regiões onde ocorrem geadas severas no inverno. A prática mostra que os lunares passam bem o inverno sem abrigo e até se reproduzem por semeadura própria. Especialmente o lunar anual, mais amante do frio.
No entanto, se houver preocupação de que a planta congele, ela pode ser coberta. Uma vez que após o período vegetativo toda a parte superior da lua seca, ela é removida. Folhas secas ou patas de abeto são colocadas no topo e cobertas com lona ou ardósia.
A planta completou seu ciclo de vida. Neste caso, toda a preparação para o inverno consiste em cortar atempadamente os caules com vagens e secá-los bem em casa para um bouquet de inverno. E também na seleção de sementes para semeadura no próximo ano.
Lunar em paisagismo
Dependendo dos gostos e preferências do dono do jardim, a lua pode ser usada:
- para enfatizar a beleza de outras flores: rosas, clematis, lírios, narcisos, tulipas;
- como uma planta despretensiosa junto com tremoço, dedaleira, sinos, cinquefoil e outras flores semelhantes a eles;
- em jardins de cascalho, que também exigem despretensão das flores;
- para preencher o espaço vazio sob as árvores.
E, claro, não se esqueça dos buquês de flores secas de inverno.
Conclusão
A flor lunar anual é o convidado mais frequente nos jardins, uma vez que outras espécies são mais difíceis de cultivar nas condições climáticas da Rússia. Além disso, seus frutos são mais adequados para buquês secos de inverno e vários artesanatos. Em estado de floração, é difícil distingui-la de seu irmão, a lunária que ganha vida.