Erigeron (pétalas pequenas) anual: descrição, propriedades medicinais

Pequenas pétalas anuais, também chamadas de erigeron, parecem externamente uma camomila com pétalas pequenas e finas. Na verdade, a flor é muito comum na cultura selvagem e como uma cultura de jardim ornamental. É muito popular entre os criadores de plantas, não apenas por sua aparência infeliz, mas também por suas propriedades medicinais.

Para fins médicos, apenas a parte do solo da planta é usada, ela é colhida durante o período de floração.

Descrição e características

A pequena pétala anual (erigeron annuus) é uma espécie invasora da América do Norte. Foi introduzido na Europa no século XVII e até meados do século XX foi difundido como jardim e cultura decorativa. Depois disso, ele começou a se encontrar na selva. Hoje, a pequena pétala anual é comum em todos os lugares, especialmente nas regiões centrais da Rússia, na maior parte, é considerada uma erva daninha.

Pertence à família Astrov (Compositae). Planta herbácea, cujo arbusto atinge cerca de 100 cm de altura. Ao mesmo tempo, deve-se notar que as condições climáticas da Rússia para a pequena pétala de um ano eram muito melhores do que em sua terra natal, então você pode encontrar exemplares crescendo até 150 cm de altura.

O broto é ereto, ramificado próximo ao ápice. Tem uma superfície cerdas rebaixada na parte inferior e na parte superior é espinhosa. As placas foliares variam em forma de oval a oblongo-lanceolada. Perto do topo do broto, eles diminuem gradualmente de tamanho. As folhas basais são as maiores, atingindo comprimento de 4 a 17 cm e largura de até 4 cm, com base em forma de cunha e bordas grosseiramente dentadas com ápice pontiagudo ou ligeiramente arredondado. As folhas do caule são pecioladas, com 2 a 9 cm de comprimento. Os superiores são sésseis, com bordas lisas ou serrilhadas irregularmente e ponta afiada.

A inflorescência é um paniculado solto ou corimbose de até 0,8 cm de comprimento e 1,5 cm de largura. Os cestos são numerosos, de 5 a 50 unidades. A cobertura das folhas verdes pubescentes é hemisférica, com duas ou três carreiras, sendo as folhas externas mais curtas que as internas. Flores pseudo-linguais, 80-125 unid. em uma cesta, disposta em 2 linhas. As flores marginais são brancas ou azul-claras, e as flores do disco tubular são amareladas.

No final da floração aparecem aquênios, de tamanho pequeno (0,8-1,2 mm), lanceolados. Em flores liguladas - com um tufo de uma fileira, no resto - fileira dupla, enquanto a crista é 2-2,5 vezes maior do que os próprios aquênios.

Composição química

A pequena pétala anual é uma planta que tem sido utilizada na medicina popular desde o século XVIII, e tudo graças às suas propriedades medicinais devido à sua rica composição química.

Toda a parte terrestre do erigeron contém uma grande quantidade de óleos essenciais (0,3-0,6%) contendo a-limoneno, terpenóides e aldeídos. Essas substâncias conferem à planta não apenas um cheiro incomum de limão, mas também a tornam um excelente agente antiinflamatório. Além disso, as seguintes substâncias foram encontradas na composição das pequenas pétalas:

  • tanino;
  • flavonóides;
  • colina;
  • resina;
  • taninos;
  • vitamina C;
  • sais minerais.

As propriedades curativas da pequena pétala anual

A pequena pétala em si é anual, apesar de parecer uma planta bastante simples e normal na foto, é considerada na medicina popular um excelente auxiliar no tratamento de muitas doenças.

A principal característica da pequena pétala anual é que não causa dependência com o uso prolongado.

A composição rica em oligoelementos permite utilizar esta planta como um antiinflamatório natural. E o conteúdo de taninos e flavonóides nele contribui para a excreção de ácido úrico, o que é uma vantagem indiscutível no tratamento da gota.

Vale ressaltar também que a planta tem efeito hemostático, por isso é recomendável tomá-la para sangramento hemorroidal e uterino. E os cataplasmas podem reduzir ou prevenir completamente a dor.

Os taninos encontrados na pétala anual a tornam um bom remédio para diarréia.

As propriedades anti-sépticas e analgésicas do erigeron ajudam no tratamento da angina. O uso da planta contra a queda de cabelo também foi notado.

Métodos de aplicação

Na medicina popular, são utilizadas flores, folhas e caules jovens da pequena pétala anual. Eles são usados ​​em uma variedade de variações, na forma de uma infusão ou decocção, e também como loções ou cataplasmas.

Infusão

A infusão de pequenas pétalas anuais é usada para eliminar a dor. Prepare-o da seguinte forma:

  1. Pegue 20 g de erva erigeron seca e coloque em um frasco de vidro de um litro.
  2. Despeje com 1 litro de água quente.
  3. Insista por 10-15 minutos.

Decocção

Para o caldo, costuma-se usar hastes secas da pequena pétala anual. O esquema de cozimento é semelhante à obtenção de uma infusão:

  1. 1 colher de chá erva seca de erigeron com uma lâmina é derramada em um frasco de meio litro.
  2. Despeje com ¼ l de água fervente.
  3. Deixe o caldo fermentar até que esfrie completamente.

Chá

Para o preparo do chá medicinal, além da pequena pétala anual, outras plantas também são utilizadas. Por exemplo, para uma bebida que permite aliviar a cistite e a uretrite, você deve preparar uma coleção de quantidades iguais de folhas de erigeron, hibiscus, goldenrod e bétula. Após 1 colher de sopa. eu. Prepare a mistura resultante em 1 litro de água fervente. Recomenda-se beber esse chá não mais do que 3 copos por dia.

Você também pode preparar uma bebida medicinal para limpar o corpo e remover toxinas. Neste caso, a pequena pétala anual, meadowsweet e goldenrod são misturados em quantidades iguais. 1 colher de chá a mistura resultante é infundida em 250 ml de água a ferver. Você pode beber 2 copos de chá por dia.

Manteiga

O óleo anual de pétalas é usado como agente hemostático principalmente para sangramento uterino. Para fazer isso, tome 5-10 gotas por via oral, se necessário, repita o procedimento.

Tintura

Uma tintura alcoólica de pequenas pétalas anuais é um excelente remédio para o tratamento da artrite. Antes de usar, deve ser diluído em água.

Aplicação na medicina tradicional

A pequena pétala anual é usada na medicina popular no tratamento de uma variedade de doenças. Mas, ao mesmo tempo, é importante observar o preparo correto, a proporção dos componentes e a forma de usar este ou aquele remédio, seja uma infusão, uma decocção ou um chá.

Para o tratamento de reumatismo

Para reumatismo, recomenda-se tomar uma infusão (chá). Por esta:

  1. 20 g de erva seca de pequenas pétalas com um ano de idade são preparadas com 1 litro de água fervente.
  2. Resista ao produto por 15 minutos e, em seguida, filtre.
  3. Beba a bebida resultante 1 copo 3 vezes ao dia após as refeições.

O curso do remédio à base de plantas é de 3 semanas.

Atenção! Freqüentemente, essa infusão também é usada no tratamento de artrose e gota.

Com intoxicação alcoólica

A coleta, misturada a partir de flores e grama de uma pequena pétala anual (10 g cada), a mesma quantidade de sementes de erva de São João, sálvia e azeda de cavalo, é recomendada para uso em caso de intoxicação alcoólica.Nesse caso, siga as seguintes ações:

  1. 2 colheres de sopa. eu. coleta, despeje 500 ml de água fervente e coloque tudo em banho-maria.
  2. Enquanto mexe, ferva a composição por 2 minutos.
  3. Depois, coberto com um pano, o caldo é infundido por mais 30 minutos.
  4. A bebida finalizada deve ser tomada a cada hora, 50 ml, até que os sinais de intoxicação por álcool desapareçam completamente.

Com endometriose

Como agente terapêutico para endometriose, também é recomendado o uso de uma infusão da seguinte coleção de ervas:

  1. Em uma quantidade igual, prepare uma mistura de pequenas pétalas anuais, erva-cidreira, mil-folhas, meadowsweet, lavanda, absinto e calêndula.
  2. 4 colheres de chá coleção é derramada com água fervente (1 l).
  3. Feche com uma tampa e insista por 1 hora.

Esta infusão é administrada durante 3 semanas, 50 ml, 3 vezes ao dia.

Para dor de dente

Para eliminar a dor de dente, é aconselhável usar brotos de erigeron recém-colhidos. Nesse caso, alguns ramos da planta são cozidos no vapor com água fervente por não mais do que 2-3 minutos e, em seguida, o produto pode esfriar. Algodão ou um pequeno pedaço de gaze dobrado em várias camadas é umedecido nele e aplicado no dente dolorido. Deixe uma loção até que a dor desapareça.

Para distúrbios intestinais

Para diarréia e distúrbios intestinais, um chá forte feito com a erva de pequenas pétalas anuais ajuda bem. A própria infusão é preparada e administrada de acordo com o seguinte esquema:

  1. 1 colher de chá erigeron seco é vertido em 250 ml de água a ferver.
  2. O agente é insistido por 10 minutos, após o qual é filtrado.
  3. Bebem chá ao longo do dia em pequenos goles.

Com artrite

O remédio mais eficaz no tratamento da artrite é uma tintura alcoólica de pequenas pétalas anuais. Ajuda a aliviar a dor nas articulações, bem como a abrandar a inflamação.

Para preparar o produto, use 30 gotas de tintura alcoólica por 1 litro de água morna fervida.

Para limpar o corpo e remover toxinas

O chá à base de pequenas pétalas anuais, além de propriedades inseticidas, também tem efeito diurético, que ajuda a eliminar toxinas e toxinas do organismo. Portanto, muitas vezes é considerado um limpador.

O chá é preparado a partir da coleta de erigeron, goldenrod e meadowsweet por infusão em água fervente.

Beber chá de ervas não é recomendado mais do que 2 copos por dia.

Contra a queda de cabelo e para fortalecer o cabelo

Além da medicina tradicional, pequenas pétalas anuais também são usadas em cosmetologia. Uma decocção de erigeron ajuda muito se for usada contra a queda de cabelo e para fortalecer e acelerar o crescimento do cabelo. A ferramenta em si é preparada da seguinte forma:

  1. 30 g de erva anual de pétalas pequenas são despejados em água quente.
  2. Coloque a mistura resultante em banho-maria e ferva por 15 minutos.
  3. Retire o caldo, insista por mais 2 horas.
  4. Em seguida, eles filtram e enxáguam o cabelo com ele após a lavagem.
Conselho! Para obter o melhor efeito, é recomendável adicionar 2-3 gotas de óleo essencial de limão ou rosa ao caldo.

Contra-indicações

Apesar da impressionante composição química da pequena pétala anual, esta planta não é tóxica e não vicia. Erigeron não é capaz de acumular substâncias nocivas, portanto, é relativamente seguro para humanos. Mas antes de usar qualquer remédio baseado nele, você deve definitivamente consultar seu médico, pois uma reação alérgica é possível. Além disso, as contra-indicações incluem intolerância individual e gravidez.

Coleta e aquisição

A coleta de pequenas pétalas anuais para uso medicinal pode ser realizada durante todo o período vegetativo (de junho a setembro). Mas o momento mais favorável para a colheita da matéria-prima ainda é considerado o período do início da floração. Cai por volta do final de junho e início de julho.

Se o arbusto da planta for alto o suficiente, então apenas as pontas dos brotos devem ser cortadas, sem afetar a parte grosseira do caule.

Após a coleta, os brotos cortados são distribuídos em cachos do mesmo tamanho e amarrados com fio.As plantas coletadas são suspensas para secagem em local protegido da luz solar direta, o melhor de tudo - sob um dossel. Isso é necessário para maximizar a preservação de todas as qualidades benéficas do erigeron.

Como a parte herbácea e as flores de pétalas pequenas costumam ser utilizadas para fins medicinais separadamente, após a secagem completa, é recomendável separar os botões dos caules e organizá-los em recipientes diferentes.

A vida útil das matérias-primas secas em uma caixa de papelão não é superior a 1 ano. Depois a planta começa a perder suas qualidades medicinais.

Conclusão

A pequena pétala anual é uma planta muito comum, mas sua rica composição química a torna um bom agente de cura. Naturalmente, o chá de ervas deve ser usado para fins médicos somente após consulta a um especialista. E também é melhor usá-lo como um auxiliar, ao invés do medicamento principal.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção