Contente
O cordeiro salpicado (Lamium maculatum) é uma erva perene que até recentemente não era popular entre os jardineiros. Mas tudo isso mudou quando a cultura passou a ser amplamente utilizada pelos paisagistas, pois tem a capacidade de preencher rapidamente o espaço livre e manter a decoratividade ao longo da temporada. Na natureza, a planta cresce na parte europeia da Rússia, no Cáucaso. Ocorre nas margens da floresta, clareiras, ravinas, margens de rios.
Descrição e características
Cordeiro salpicado (na foto você pode ver a planta em mais detalhes) é uma das culturas de cobertura do solo de crescimento rápido. Seus brotos são abertos, ramificados, que, ao entrarem em contato com o solo, enraízam-se facilmente nos nós. A altura da planta chega a 25 cm e o diâmetro de crescimento por ano é de 50-100 cm, dependendo da variedade. Os rebentos são tetraédricos, a sua superfície é ligeiramente pubescente. O caule tem 4 mm de espessura.
As folhas do salpicado mosqueado são cordadas, pontiagudas, ao longo da borda são serrilhadas. A cor das placas é verde escuro, mas ao mesmo tempo a veia central é visivelmente distinguida por uma tonalidade prateada. Manchas também aparecem às vezes. Seu comprimento chega a 5,5 cm e uma largura de cerca de 5,0 cm, com folhas em posição oposta nos brotos. O sistema radicular do salpicado salpicado, fibroso, superficial.
A planta floresce constantemente de maio a novembro. Os botões são pequenos, assemelham-se ao formato de bagaços, quando totalmente abertos, o seu diâmetro não ultrapassa os 3 cm, são recolhidos em inflorescências em verticilo de 8 a 10 unid. A corola é rosa em tons claros ou escuros, seu tubo é dobrado quase em ângulo reto. O lábio superior tem forma de cúpula e se projeta sobre o lábio inferior. O cálice é mais curto que a corola. Cada flor possui quatro estames. O lábio inferior tem um padrão pontilhado, composto por três lobos, o meio dos quais é bem desenvolvido. As anteras da mancha salpicada têm a forma de um oito. Pistilo rosa nu, bipartido. Os estames e a coluna projetam-se do tubo da corola. Os pedúnculos do cordeiro manchado erguem-se acima da folhagem.
O botão dura dois dias. Mas novas inflorescências aparecem constantemente na planta, então a impressão de um processo contínuo é criada. Após a polinização, formam-se pequenos frutos, visualmente divididos em quatro partes. Eles aparecem entre junho e novembro.
O cordeiro salpicado não precisa de cuidados complexos e é pouco exigente para a composição do solo. Pode crescer a pleno sol e sombra parcial, formando um tapete denso na superfície do solo. A cultura não tolera alta umidade do solo por muito tempo. Portanto, ao plantar na sombra, escolha uma área bem ventilada.
Esta cultura não tem medo das ervas daninhas, pois pode abafar o seu crescimento, formando um tapete verde sólido. Uma exceção pode ser ervas daninhas perenes com um sistema de raiz poderoso.
Variedades de cordeiro salpicado
Graças à seleção, foi possível desenvolver novas variedades de culturas com tonalidades variadas de folhas e flores. Isso estimulou a crescente popularidade do cordeiro malhado não apenas entre os profissionais, mas também entre os jardineiros amadores.Para entender a variedade das variedades propostas, você deve considerar as mais populares delas e estudar suas características.
Peltre rosa
Cobertura de solo perene, com 15-20 cm de altura, seus caules se ramificam na base e são cobertos por pêlos macios. As folhas são ovais, venadas, com dentes ao longo da borda. A cor dos pratos do Pink Pewter salpicado é branco-prateado, com uma borda verde escura. Flores de tonalidade branco-rosa, reunidas em espirais de 10 peças. Os botões aparecem na planta em maio-junho, dependendo da região de cultivo. Taxa de plantio - 9-11 peças por 1 sq. m.
Bacon Prata
Uma variedade de cultura caracterizada por altas qualidades decorativas. A altura do Bacon Silver manchado (lamium maculatum Beacon Silver) chega a 20 cm, e o diâmetro de crescimento é de 30-60 cm. A variedade floresce no final de maio e continua até setembro. Bacon Silver se distingue por suas folhas verde-prateadas serrilhadas com bordas verdes. A tonalidade dos botões é rosa-púrpura.
Aureum
A variedade distingue-se pela folhagem amarelo brilhante, com uma faixa prateada no centro. A altura da planta atinge 15-20 cm e a largura de crescimento é de 90 cm. Ela floresce no início do verão por 1-1,5 meses. A cor dos botões é roxo claro. Aureum de cordeiro salpicado (Aureum) é caracterizado por alta resistência à geada e durabilidade.
White Nancy
A variedade se distingue por suas folhas com dentes branco-prateados com uma fina borda verde ao redor da borda. A altura da planta não excede 20 cm, e a largura de crescimento é de 50-60 cm.Os caules de White Nancy são leves, tetraédricos. A floração, como outras espécies, ocorre no final de maio ou início de junho. A cor dos botões é branca.
Golden Ennivesari
Uma característica da variedade são as folhas tricolores. O tom principal dos pratos é o verde com um largo debrum amarelo e uma faixa prateada ao longo da nervura central. A cor dos botões do Golden Annivesari salpicado (aniversário de ouro) é lilás. A cobertura do solo atinge uma altura de 20 cm e cresce de 60 a 70 cm de largura.
Roseum
A planta atinge uma altura de 45 cm e uma largura de cerca de 60 cm, sendo a variedade que se distingue pelas folhas verdes com uma mancha prateada clara no centro. Seus botões são de cor rosa pálido. A floração é abundante e duradoura. O efeito decorativo máximo ao cultivar grama salpicada de Roseum (Roseum) pode ser alcançado quando colocado em sombra parcial. A espécie é caracterizada por um crescimento rápido.
Annie Greenaway
Um dos cultivares mais curtos. A altura da planta não ultrapassa 15 cm, e o diâmetro do crescimento é de 50-60 cm. A Annie Greenaway salpicada tem folhas tricolores. A cor principal das placas é o verde, mas ao longo da orla há uma larga faixa amarela, e ao longo da nervura central há uma mancha de mármore. A tonalidade dos botões é púrpura rosada. A floração ocorre na última década de maio ou na primeira quinzena de junho.
Métodos de reprodução
Para obter novas mudas de plantas, pode-se usar o método de sementes, divisão de arbustos e estacas. Cada um desses métodos possui recursos que precisam ser considerados.
A semeadura pode ser realizada no início da primavera, quando o solo descongela, ou no outono, antes do início da geada. Para fazer isso, você deve primeiro cavar o local e nivelar a superfície. É necessário plantar as sementes a uma distância de 1-2 cm umas das outras, aprofundando-as 2-3 cm. Água no final da semeadura. Os primeiros brotos do besouro manchado aparecem em 10-14 dias. Quando as mudas crescem e ficam mais fortes, elas precisam ser transplantadas para um lugar permanente no jardim.
A cultura deve ser cortada no final de agosto. Para fazer isso, você precisa cortar os brotos de 5 a 7 cm de comprimento.Remova as folhas inferiores e plante as estacas em uma mistura de solo de turfa e areia em um volume igual. Em seguida, faça uma mini-estufa por cima. O enraizamento ocorre após duas semanas. Todo esse tempo, o substrato deve ser mantido moderadamente úmido e as estacas devem ser ventiladas. Quando eles crescerem, você pode transplantá-los para um campo aberto.
Dividir um arbusto é o método de criação mais simples para salpicado. Para fazer isso, você precisa desenterrar a planta-mãe no início da primavera e cortá-la em pedaços. Cada um deles deve ter raízes bem desenvolvidas e um ponto de crescimento. Em seguida, plante o delenki em um local permanente.
Plantando e cuidando de um cordeiro malhado
Você pode plantar mudas em terreno aberto durante toda a temporada. O principal é garantir uma rega regular para que o sistema radicular não seque mais tarde. Padrão de plantação para besouro manchado - 11 peças por 1 sq. m. tal colocação criará um tapete verde sólido, mas ao mesmo tempo as plantas não competirão por umidade e nutrientes.
O local para a cultura deve ser escolhido em sombra parcial. Duas semanas antes do plantio, ele deve ser desenterrado e húmus adicionado à taxa de 5 kg por 1 sq. m. Depois disso, a superfície deve ser nivelada. É necessário plantar as mudas da grama manchada de modo que o colo da raiz da planta fique nivelado com a superfície do solo. No final do procedimento, regue as plantas abundantemente. Ao longo da estação, a umidade do solo deve ser monitorada.
No estágio inicial de desenvolvimento, o solo entre as mudas deve ser solto e as ervas daninhas removidas. Com o tempo, a necessidade disso desaparecerá quando as plantas se fecharem.
Você precisa fertilizar o lírio manchado uma vez por mês. Na primavera e no início do verão, deve-se usar matéria orgânica e, posteriormente, misturas de minerais fósforo-potássio.
No final da floração, é necessário retirar os pedúnculos e encurtar os rebentos crescidos.
Pragas e doenças
O cordeiro salpicado tem um forte sistema imunológico, por isso seu cultivo não causa dificuldades mesmo para floristas iniciantes. No entanto, em verões frios e úmidos, a planta pode sofrer de podridão cinzenta e da raiz. Portanto, como profilaxia de doenças, a cobertura do solo deve ser borrifada e regada com os fungicidas "Maxim", "Previkur Energy", "Skor".
Dentre as pragas, o perigo para as manchas salpicadas são os ácaros, lagartas e insetos escamados. É possível identificar a derrota pela falta de floração, aspecto deprimido, folhas deformadas e um ritmo lento de desenvolvimento. Neste caso, a planta deve ser tratada com os preparados Confidor Extra, Actellik ou Fitoverm.
Com que plantas são combinadas
O cordeiro salpicado é ideal para criar mixborders, jardins ornamentais, preenchendo o espaço na base de colheitas altas.
Os melhores vizinhos para ela podem ser: hospedeiros, lungwort, heuchera, tiarella, samambaias.
Conclusão
O Cordeiro Salpicado é uma cultura de cobertura do solo que pode caber facilmente em qualquer projeto paisagístico e disfarçar áreas feias no jardim. Ao mesmo tempo, a planta não precisa de abrigo para o inverno e não precisa de cuidados complexos. E quando as condições favoráveis são criadas, o cordeiro manchado é capaz de crescer e florescer profusamente já na primeira temporada após o plantio.