Contente
Lindas flores - dálias, podem ser cultivadas com sucesso não só em um jardim de flores, mas também em vasos. Para isso, são escolhidas variedades que possuam um sistema radicular pequeno. Adequado para cultivo em contêiner meio-fio, miniatura, dálias de maconha.
A escolha da embalagem para o plantio
O volume do vaso para o plantio de dálias depende do tamanho do sistema radicular. Variedades de baixo crescimento têm raízes pequenas, são necessários 5-6 litros para cultivar uma planta. Para os médios, você precisará de 7 a 10 litros, para os altos, pelo menos 20 litros.
Para uso em plantio:
- Panelas de barro;
- Potes e baldes de plástico;
- Cestos e recipientes de vime;
- Caixas de madeira.
Os potes de barro e cerâmica permitem que o ar flua bem para o sistema radicular, não superaquece e têm uma aparência muito atraente. As desvantagens de tais recipientes são alto custo, fragilidade e peso elevado. Tenha cuidado ao usar recipientes em que as flores já tenham crescido.
De fungos e microorganismos nocivos, os potes são tratados com desinfetantes que não contêm cloro.
Potes, baldes e recipientes de plástico parecem bons, leves e baratos. Mas o sistema radicular das plantas que crescem em tal recipiente muitas vezes superaquece, as raízes podem não ter oxigênio suficiente.
Cestos de vime com flores parecem muito decorativos. São leves, respiráveis, as raízes estão protegidas do sobreaquecimento. A única desvantagem das cestas de vime é sua fragilidade.
Caixas de madeira são ótimas para o plantio de dálias. A árvore é permeável ao ar, as raízes não carecem de oxigênio. A desvantagem das caixas de madeira é que não são muito decorativas. Para deixar as caixas mais atraentes, elas são pintadas com tinta a óleo, decoradas com enfeites e desenhos. Mas, a árvore pintada para de deixar entrar ar, as plantas se desenvolvem nessas caixas pior.
Datas de desembarque
As dálias em vasos florescem 40 a 50 dias após o plantio. Para obter uma planta com flor cedo, os vasos de dália podem ser colocados em uma sala quente e bem iluminada. Em um apartamento na cidade, uma dália cresce bem em uma varanda aquecida.
Se as flores são planejadas para serem cultivadas imediatamente ao ar livre, os tubérculos germinados são plantados quando a temperatura do ar é de pelo menos 12 graus à noite.
Se for possível colocar dálias em vasos dentro de casa antes que a ameaça de geada termine, o plantio pode começar no final de março. Se os tubérculos forem plantados mais cedo, é necessário complementar as mudas.
Seleção de assento
O cultivo de dálias em vasos é conveniente porque podem ser colocadas em qualquer lugar: na varanda, no jardim entre as árvores, ao longo dos caminhos. Uma fileira de vasos pode dividir visualmente a área em zonas.
O melhor de tudo é que essas flores vão crescer em uma área ensolarada, protegida de ventos fortes. Um leve sombreamento é permitido à noite.
Priming
Uma das etapas mais importantes no cultivo de dálias em vasos é a preparação do solo. O solo deve ser solto, respirável e conter todos os nutrientes necessários.
A mistura de terra pode ser comprada pronta ou você mesmo pode prepará-la.A mistura acabada é selecionada com a marcação “para plantas com flores”.
Para cultivar dálias, adicione ao terreno do jardim:
- Areia;
- Húmus;
- Complexo de microelementos;
- Estrume podre;
- Perlite.
Todos os componentes são completamente misturados, pedras grandes, pedaços de argila e outros detritos são selecionados do solo.
Adicionar orgânico fertilizantes deve-se ter muito cuidado no solo, dálias em vasos não gostam de excesso de nitrogênio no solo. Superalimentadas com fertilizantes de nitrogênio, as dálias não florescem bem, os tubérculos dessas plantas dificilmente suportam o inverno.
A perlita é adicionada ao solo para proteger o sistema radicular do alagamento. Os grânulos desta substância absorvem rapidamente o excesso de água.
Pousar
Plantar dálias em vasos não vai demorar muito. Quando os recipientes estão prontos, tubérculos, solo e drenagem podem começar a ser plantados.
No fundo do vaso é colocada uma camada de drenagem, com pelo menos 15 cm de altura As raízes das dálias não toleram o alagamento, se após aguaceiros ou restos de água abundante no vaso, as flores podem morrer por falta de oxigénio. Certifique-se de que os orifícios de drenagem não estejam bloqueados.
A camada de drenagem é coberta com solo, o tamanho desta camada depende da altura do recipiente. Devem permanecer pelo menos 20 cm até a borda O solo deve ser umedecido e levemente amassado. O tubérculo é colocado brotos para cima, borrifado com terra, sem aprofundar o colo da raiz. O solo deve ser compactado cuidadosamente.
A panela é colocada em um local bem iluminado e protegido do vento. Poucos dias após o plantio, a dália não é regada, apenas o solo é pulverizado. A rega começa quando raízes absorventes são formadas no tubérculo.
Cuidado
Manter dálias em vasos é fácil. Eles não precisam de capina, proteção de raízes de pragas. Se houver ameaça de geada ou furacão, eles podem ser removidos e colocados de volta no lugar.
As dálias que crescem em vasos requerem:
- Rega;
- Tratamento para insetos sugadores;
- Afrouxando a terra;
- Fertilização.
A rega é realizada em função da temperatura do ar. Em clima frio, as dálias são regadas no máximo uma vez por semana. Em climas quentes, a planta pode precisar de rega diária.
As dálias em vasos são muito prejudicadas por insetos sugadores como os pulgões. É necessário fazer tratamento com inseticidas 2 vezes ao mês.
A formação de uma crosta terrestre não deve ser permitida. Ele interfere no fluxo livre de oxigênio para o sistema radicular. Após cada rega, é necessário afrouxar a camada superficial do solo.
As dálias em vasos precisam de muito potássio e fósforo para uma floração brilhante e duradoura. Os fertilizantes são aplicados semanalmente durante a rega, ou use uma aplicação foliar.
O cultivo de dálias não será difícil, esta flor com gratidão cuidará e cuidará, respondendo a elas com uma floração magnífica.