Contente
Plantar e cuidar de Viscaria em campo aberto não causará dificuldades se você seguir algumas regras. A planta pode ser cultivada em formas com ou sem mudas. Ao mesmo tempo, as mudas de lyhnis (como são chamadas as Viscaria) são transferidas para o canteiro apenas na segunda quinzena de maio. No futuro, você precisa monitorar a hidratação e aplicar periodicamente o curativo de cobertura.
Tipos e variedades de Viscaria
No gênero Likhnis (Viscaria), 30 espécies e variedades são conhecidas e descritas. Eles diferem um do outro em diferentes alturas (em média de 40 a 100 cm), cor de flores e outros indicadores. As variedades mais populares de flores Likhnis com uma foto e um nome permitirão que os jardineiros escolham a opção de sua preferência.
Lichnis Viskaria
Arbusto com altura de 45 cm a 100 cm, na parte superior os brotos grudam nas mãos por secreção natural, por isso esta espécie também é chamada de alcatrão. As flores podem ser brancas e carmesim brilhantes, elas são combinadas em panículas (5-7 peças cada). Este tipo de Viscaria vulgaris (Viscaria vulgaris) inclui duas variedades populares que são cultivadas em cultura:
- Rosetta (roseta) é uma planta interessante com luxuriantes inflorescências duplas pintadas em tons de framboesa.
- Flore Pleno (flore pleno) - plantas em miniatura (25-35 cm de altura) com graciosas inflorescências roxas de até 3 cm de diâmetro.
Lychnis calcedônia
Esta espécie (Lychnis chalcedonica) também é chamada de Dawn por suas flores vermelhas de fogo características. Os arbustos de calcedônia lychnis são bastante altos - atingem 80-100 cm. As flores são combinadas em inflorescências hemisféricas (cabeças), com diâmetro de 8 a 10 cm. A calcedônia lychnis é altamente resistente ao inverno. Isso permite que seja cultivado na maioria das regiões da Rússia.
Lichnis Haare
Este é outro Lychnis x haageana de cor vermelha. Pertence a variedades híbridas, portanto cresce facilmente em diferentes tipos de solo, floresce abundantemente mesmo com manutenção mínima. Em altura, os rebentos do Haare lychnis não podem atingir mais de 45-50 cm e as folhas são alongadas, ovóides. As inflorescências são graciosas, racemosas, cada uma delas com 3 a 7 flores.
Lychnis Jupiter
Lychnis Jupiter (Lychnis flos-jovis) com flores lilases tem uma aparência incomum. Ocorre naturalmente no sopé dos Alpes. O arbusto é alto, até 80 cm, as inflorescências também são brancas, de diâmetro pequeno - até 2 cm.
Coroa de lychnis
Likhnis koronchaty é um arbusto de tamanho médio de 0,4 a 0,9 m de altura. Tem folhas verdes claras, com as quais as flores vermelhas e rosa (menos frequentemente brancas) contrastam perfeitamente. Este tipo de Lychnis coronaria é representado por duas variedades comuns:
- Anjo Blush (Angel Blush) - uma cultura com inflorescências ricas em rosa ou carmesim brilhante.
- Ilha Misteriosa (Ilha Misteriosa) (mistura) - Viscaria com duas cores (branco e vermelho rosado).
Lychnis espumante
O espumante Lychnis (nome latino Lychnis fulgens) cresce no clima rigoroso das regiões da Sibéria Oriental, também é encontrado na China e em países vizinhos. Os brotos eretos crescem até 40-60 cm.
As flores são bastante grandes. O diâmetro das inflorescências é de 4-5 cm.
Lychnis Arkwright
Esta espécie de lychnis (Lychnis arkwrightii) é representada por arbustos de baixo crescimento com 35-40 cm de altura. As folhas são de um verde profundo, de formato alongado. As flores são laranjas, podem ser organizadas em inflorescências, havendo também variantes únicas.
Lychnis alpino
Alpina (Lychnis alpina) é a menor variedade de cultura. O arbusto cresce apenas até 15-20 cm e tem boa robustez no inverno. Em condições naturais, pode ser encontrada até na tundra (Groenlândia, Alasca), bem como nas montanhas (Alpes). As folhas são verdes brilhantes, as flores são rosa pálido, reunidas em inflorescências paniculadas.
Métodos de criação de Lichnis
A planta pode ser propagada de várias maneiras:
- Sementes - mudas (crescendo em casa) e não mudas (plantando diretamente no solo).
- Ao dividir o arbusto - para isso, as plantas adultas são escolhidas com pelo menos 4 anos de idade. No início do verão, eles são divididos em 3-5 divisões, cada uma das quais deve ter vários brotos saudáveis, e então plantados a uma distância de 20-30 cm.
- Por estacas - este método é usado para aqueles tipos e variedades de viscarias que dão flores duplas. As estacas com três entrenós são obtidas em junho e imediatamente plantadas sob uma película a céu aberto. Você também pode cultivar em casa em um recipiente e mudar para um local permanente em setembro. Para o inverno, eles são cobertos com serapilheira, turfa e outra cobertura morta.
Cultivo de Viscaria a partir de sementes
Existem dois métodos de cultivo de viscarias a partir de sementes:
- Mudas tradicionais. Nesse caso, as mudas são obtidas primeiro e só depois são transferidas para o solo.
- Sem sementes - semear diretamente em terreno aberto.
Quando plantar Likhnis para mudas
Recomenda-se semear sementes de lichnis para mudas em meados de março, com expectativa de que as mudas sejam transferidas para o canteiro na segunda quinzena de maio. O momento específico para o plantio de sementes depende da região:
- no sul - no final de fevereiro;
- na faixa do meio - no início de março;
- nos Urais e na Sibéria - em meados de março.
Preparação de sementes e semeadura de Likhnis para mudas
A preparação preliminar das sementes de viscarias é realizada em 2 etapas:
- Primeiro, eles são colocados em uma das prateleiras da geladeira por um mês e mantidos a uma temperatura de 5 a 6 graus (você pode embrulhá-los em um saco de pano ou em uma toalha seca).
- Poucas horas antes do plantio no solo, as sementes de viscarias são embebidas em uma solução de qualquer estimulante - "Epin", "Zircon" e outros.
O solo de semeadura pode ser comprado na loja ou compilado por conta própria com base em solo de grama, composto e húmus (2: 1: 1). Para dar a porosidade desejada, adicione algumas pitadas de areia. As sementes são enterradas a 1 cm, plantadas em intervalos de 2-3 cm.
Cuidado de mudas em casa
Cuidar de mudas de lychnis não é muito difícil. Ele é cultivado em temperatura ambiente normal (nas primeiras semanas - em uma estufa sob uma película ou vidro). Se o tempo estiver nublado, é aconselhável realçá-lo com um fitolampo (embora não seja necessário).
O solo é umedecido regularmente borrifando-o com um borrifador. Os primeiros brotos podem aparecer após 2 semanas ou um pouco mais tarde. Após o aparecimento de 1 a 2 folhas verdadeiras, as mudas são transplantadas para recipientes individuais e, assim, são cultivadas até a segunda quinzena de maio.
Plantando e cuidando de Lichnis em campo aberto
Cuidar das viscarias é simples - o principal é garantir alimentação e irrigação regulares, mas, ao mesmo tempo, evitar o encharcamento do solo (monitorar o volume da água, não regar na véspera e após a chuva).
Quando plantar ao ar livre
As mudas de Lichnis são transferidas para um local permanente em maio:
- no sul - no início do mês;
- na faixa do meio - mais perto da segunda década;
- nos Urais e na Sibéria - nos últimos dias.
É necessário guiar-se pelo fato de que o solo aqueceu o suficiente e as temperaturas noturnas não caem abaixo de 10-12 ° С.
Plantio perene de Likhnis diretamente em terreno aberto
As sementes de Viscaria podem ser plantadas diretamente em terreno aberto, sem o cultivo de mudas em casa. Este método de reprodução é menos trabalhoso, mas o aparecimento das primeiras flores só pode ser esperado no próximo ano. As sementes são plantadas antes do inverno (setembro - outubro) ou no início da primavera (março - abril). Se o verão é curto na região (Ural, Sibéria), é melhor plantar em maio ou até junho.
Inicialmente, o local é desenterrado, um fertilizante complexo é adicionado (50 g por 1 m2) e plante as sementes sob o filme. Se você fizer isso em maio ou junho, poderá passar sem abrigos adicionais. Durante as primeiras semanas, é limpo regularmente para arejar. Assim que as mudas atingirem 10 cm de altura, o filme pode ser retirado e as mudas de viscaria podem ser plantadas em intervalos de 20-30 cm.No futuro, será necessário monitorar a rega regular.
Transplante
As mudas devem ser plantadas em locais bem iluminados, onde a umidade não se acumula. Sequenciamento:
- O local é limpo e desenterrado.
- Introduzir um balde de areia e duas colheres grandes de superfosfato e potássio magnésio por 1 m2 solo (se o solo estiver esgotado).
- Vários orifícios rasos são marcados com um intervalo de 20-30 cm.
- O fundo é drenado com pequenas pedras.
- As mudas são plantadas, deixando o colo da raiz 1,5-2 cm acima da superfície do solo.
- É bem regado com água decantada e coberto com turfa, areia, serradura ou outros materiais.
Cuidados de acompanhamento
No futuro, os cuidados com os lychnis serão reduzidos à rega regular: a água é fornecida semanalmente e, em caso de seca, 2 vezes mais. Após a rega, o solo é totalmente solto, capinado periodicamente. Todas as inflorescências e folhas murchas são removidas imediatamente.
O acabamento de cobertura não é aplicado com muita frequência: basta 2 ou 3 vezes por temporada. Você pode dar um fertilizante mineral complexo ou superfosfato misturado com sal de potássio (a proporção é quase a mesma). A primeira alimentação ocorre em abril ou maio, e as subsequentes - em junho e julho, com intervalo de 20 dias.
Doenças e pragas
Os diferentes tipos de viscarias distinguem-se por uma boa imunidade, devido à qual raramente sofrem de doenças. No entanto, se você não seguir as normas de rega e dar muita água, as plantas podem sofrer de apodrecimento das raízes. Além disso, os danos causados por manchas foliares e ferrugem não são excluídos.
Portanto, como medida preventiva, recomenda-se:
- Não umedeça demais o solo - sua superfície deve permanecer ligeiramente úmida.
- Não plante as plantas muito apertadas - o espaçamento deve ser de pelo menos 20 cm.
Se surgirem os primeiros sinais da doença (manchas nas folhas, murcha e outros), os arbustos devem ser tratados imediatamente com fungicidas - para isso, utiliza-se qualquer medicamento eficaz: Bordeaux líquido, Maxim, Fundazol, Profit e outros. Se a planta estiver muito danificada, é melhor desenterrá-la e retirá-la para que a infecção não se espalhe para os arbustos de viscarius vizinhos.
No verão, várias pragas podem começar nos caules e nas folhas dos lychnis - pulgões, moscas-brancas, rolos de folhas, ácaros-aranha e outros. Os remédios populares funcionam bem com eles (por exemplo, uma solução de cinza de madeira, uma decocção de tabaco, celandine, tops de tomate, uma infusão de alho, pimenta malagueta e outros). Se a colônia está crescendo rapidamente, é necessário realizar tratamentos com inseticidas: Fitoverm, Aktara, Decis, Confidor e outros.
Coleta de sementes e inverno
O tipo de fruta viscaria é uma cápsula. Seu amadurecimento começa após a floração, próximo ao início do outono. Assim que a caixa secar, ficar marrom e começar a rachar, você deve:
- Incline o caule da planta.
- Sacuda todas as sementes em um saco de pano natural.
- Corte os caules murchados e as frutas vazias.
As sementes de viscaria são armazenadas em condições normais de ambiente e no início de fevereiro começam a estratificar na geladeira.
Lychnis em paisagismo
Lychnis é mais frequentemente usado em composições diferentes:
- emoldurando canteiros de flores e caminhos;
- canteiros de flores com várias camadas, mixborders, colinas rochosas;
- plantio ao longo da cerca, próximo à entrada e áreas de lazer;
- pousos individuais.
Conclusão
O plantio e o cuidado da Viscaria em campo aberto são realizados após o cultivo das mudas ou imediatamente com sementes. O momento depende da região - normalmente as sementes são semeadas para as mudas em março, e os arbustos de lichnis cultivados são transferidos para campo aberto na segunda quinzena de maio.