Contente
O cohosh preto, também conhecido como cimicifuga, é uma planta medicinal comumente encontrada em jardins e pomares. Cultivar o cohosh preto é bastante simples, mas você precisa conhecer as regras básicas.
Descrição
A planta cimicifuga pertence à família Buttercup e é uma planta perene que pode crescer em um local por até 20 anos. O caule da planta é reto e longo, até 1,5-2 m de altura, as folhas são grandes e crescem desde a raiz. O cohosh preto floresce no início do verão até o outono, produzindo longos cachos brancos de pequenas flores com ligeira pubescência.
Pela foto do cohosh preto, pode-se convencer da beleza externa da planta, porém, as flores do cohosh preto emitem um odor adocicado bastante desagradável. Mas esse aroma espanta os insetos parasitas, de onde vem o segundo nome da planta - cohosh preto. Além disso, a planta é muito valorizada por suas propriedades medicinais, de modo que o aroma desagradável não diminui a popularidade da cimicifuga entre os jardineiros e jardineiros.
O berço da cimicifuga racemosa é a América do Norte, no entanto, a cimicifuga é atualmente cultivada na Rússia central e na Mongólia, no Paquistão e na Índia, no Nepal e na China.
Crescendo
Pelas suas propriedades decorativas e úteis, a cimicifuga é muito respeitada pelos jardineiros. Não é difícil cultivar uma planta perene - o cohosh preto racemoso se adapta facilmente a quase todas as condições e não impõe requisitos rígidos de solo e iluminação.
Plantando uma cimicifuga
A reprodução de cimicifugi pode ser realizada por sementes ou mudas jovens. É melhor semear sementes de cimicifuga na primavera, e as plantas jovens podem ser enraizadas em terreno aberto na primavera e no outono; a cimicifuga racemosa cria raízes rapidamente em um novo lugar.
- A planta é caracterizada por maior resistência e tolera quase todas as condições. O cohosh preto se sente bem com luz forte, mas na natureza geralmente cresce em áreas sombreadas - portanto, é melhor para ele escolher um lugar fechado da luz solar direta no jardim.
- É melhor escolher solo nutritivo e solto para o cohosh preto, para que o perene fique mais forte mais rápido. A cimicifuga racemosa também trata os solos pobres com calma, mas não gosta de umidade excessiva e água estagnada. Portanto, o local de pouso deve ser bem arejado; a ocorrência próxima de água subterrânea é indesejável.
Antes de plantar uma planta no solo, é necessário preparar o solo. Para isso, a área selecionada é cuidadosamente desenterrada e uma mistura de nutrientes composta por turfa, húmus e uma pequena quantidade de areia é introduzida no solo. Além disso, os fertilizantes minerais podem ser aplicados imediatamente no solo, nos primeiros estágios de crescimento, eles serão muito úteis para a cimicifuga racemosa.
- A profundidade da cova de plantio para a planta deve exceder ligeiramente o sistema radicular de um jovem cohosh preto, geralmente uma cova é cavada com cerca de 40 cm de profundidade.
- No fundo da cova de plantio, a drenagem é organizada - uma camada de 8-10 cm é despejada de pequenos seixos, argila expandida ou tijolo quebrado. Uma pequena quantidade de fertilização com nitrogênio é adicionada a cada poço.
- No topo da drenagem, a cova é preenchida até a metade com terra, e uma muda de cohosh preta é cuidadosamente baixada de cima, tentando não danificar as raízes.
- A cova de plantio é coberta com terra até o topo, levemente socada no caule da cimicifuga e imediatamente regada com água morna.
- Se você planeja plantar várias plantas, você precisa deixar uma distância suficiente de pelo menos 60 cm entre elas - a cimicífuga cresce rapidamente.
Depois de plantar e regar, recomenda-se cobrir o solo com turfa seca em uma camada de vários centímetros. Uma camada de cobertura morta não apenas fornecerá nutrientes adicionais às raízes do cohosh preto, mas também impedirá a evaporação prematura da umidade.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar da cimicifuga racemosa pode ser considerado muito simples. Basicamente, tudo se resume à rega periódica e à fertilização rara da planta.
- No período de primavera e outono, o cohosh preto racemoso geralmente tem umidade natural do solo suficiente. Porém, nos meses secos de verão, é melhor regar a planta de vez em quando - a cimicifuga não gosta de secas graves. A rega é realizada com pouca frequência - uma vez a cada 3 semanas será o suficiente. Mas, ao mesmo tempo, é necessário umedecer abundantemente a terra para que a água penetre mais profundamente no solo - as raízes do cohosh preto são ramificadas e longas.
- Após a rega, o solo deve ser afrouxado para que mais oxigênio penetre no solo. Além disso, o afrouxamento regular ajuda a prevenir o crescimento. ervas daninhas, afetando negativamente a saúde da cimicifuga racemosa. Além disso, o solo nas raízes pode ser coberto com palha ou turfa seca - isso reduzirá a frequência de capina e irrigação.
- O cohosh preto precisa ser alimentado imediatamente após o plantio, geralmente fertilizantes minerais são aplicados diretamente na cova de plantio. A primeira alimentação do cohosh preto racemoso dura muito tempo, até 3 anos de vida, e posteriormente o solo deve ser fertilizado anualmente no início da primavera - recomenda-se o uso de fósforo, potássio e nitrogênio padrão. Este estágio não é necessário - o cohosh preto cresce muito bem sem alimentação adicional, no entanto, se estiver disponível, floresce mais exuberantemente e parece mais decorativo.
Como o cohosh preto racemoso não pertence à categoria das plantas que gostam de calor, tolera muito bem o inverno e não requer cuidados especiais dos jardineiros. Se o frio intenso e uma pequena quantidade de neve forem esperados no inverno, o cohosh preto racemoso pode simplesmente ser cortado radicalmente pela raiz e enterrado no solo ou coberto com ramos de abeto. Isso tornará mais fácil para o cohosh preto chegar ao inverno e, na primavera, ele lançará novos caules.
A poda de uma planta perene pode ser realizada à vontade, geralmente apenas inflorescências murchas são removidas dos caules da cimicifuga racemosa para preservar a aparência mais decorativa.
Composição e propriedades medicinais do cohosh preto racemoso
Na horticultura, a cimicifuga racemosa é valorizada não só por sua beleza e propriedades inseticidas, mas também por suas qualidades medicinais. Basicamente, a raiz do cohosh preto racemoso é usada como uma matéria-prima útil, substâncias valiosas também estão contidas nas folhas e no suco. A composição inclui:
- amido;
- frutose e sacarose;
- goma e resinas;
- taninos e taninos;
- selênio, magnésio e cálcio;
- ferro;
- vitaminas A e B;
- vitamina C;
- ácidos oleico e palmítico;
- fenóis e alcalóides;
- flavonóides;
- ácidos salicílico e hesperítico;
- saponina e glicosídeos;
- os fitoesteróis são análogos de hormônios naturais.
Quando usado para fins medicinais, cimicifuga racemosa:
- tem efeito diurético e ajuda a eliminar o edema;
- melhora a condição dos vasos sanguíneos e promove a função cardíaca saudável;
- melhora a composição do sangue e reduz os níveis de glicose;
- combate os processos inflamatórios e infecciosos do corpo;
- ajuda a baixar a temperatura em caso de resfriados, tem efeito analgésico leve;
- tem efeito sedativo e ajuda bem nos distúrbios nervosos;
- estimula o crescimento dos músculos, por isso pode ser útil para homens e mulheres que não são indiferentes aos esportes;
- equilibra a pressão arterial e é benéfico para a hipertensão.
Para as mulheres, a cimicifuga é útil porque ajuda a estabelecer um ciclo mensal e a reduzir a dor durante o parto. É verdade que não é recomendado usar a planta durante a gravidez - a cimicifuga racemosa aumenta as contrações uterinas e pode causar aborto espontâneo.
Por que o cohosh preto racemoso é útil?
As propriedades valiosas da cimicifuga racemosa são usadas na medicina popular para tratar uma ampla gama de doenças. Suplementos dietéticos, preparações à base de ervas e remédios caseiros à base de ervas ajudam:
- com doenças ginecológicas e inflamações;
- com reumatismo, artrose, osteocondrose e outros processos dolorosos nas articulações;
- com neuralgia, insônia, ansiedade ou aumento da excitabilidade;
- com enxaqueca, hipertensão e asma;
- com doenças dos rins e do sistema urinário;
- com violações do ritmo cardíaco;
- com digestão lenta e tendência a constipação frequente;
- com distúrbios metabólicos;
- com catarata, glicose alta no sangue e aterosclerose;
- com um colapso e deficiência de vitaminas;
- com contusões e entorses - a cimicifuga alivia bem os espasmos musculares.
É possível usar medicamentos à base de planta medicinal para a prevenção e tratamento de tumores. O lagostim cisticifuga promove a destruição das células malignas e estimula os processos de renovação natural do corpo.
Os benefícios do cohosh preto racemoso na menopausa
A composição da cimicifuga inclui fitoestrógenos - substâncias de origem vegetal que têm um efeito semelhante ao do estrogênio. Devido a isso, os medicamentos à base de cohosh preto têm um efeito benéfico no sistema hormonal da mulher durante a menopausa. A cimicifuga cistóide normaliza o metabolismo da dopamina e da serotonina, tem um efeito positivo nos receptores ovarianos e previne as ondas de calor. Ao mesmo tempo, não há efeito negativo no útero ou nas glândulas mamárias - o uso de cimicifuga não aumenta o risco de desenvolvimento de processos malignos no corpo da mulher.
Outra propriedade útil do cohosh preto racemoso durante a menopausa é seu efeito benéfico no tecido ósseo. Os glicosídeos na planta previnem a formação de osteoclastos e previnem o desenvolvimento de osteoporose e fragilidade óssea. Tsimicifuga reduz a pressão arterial, normaliza o sono e equilibra o humor, melhorando significativamente o bem-estar da mulher durante a menopausa.
O uso de cohosh preto racemoso na medicina tradicional
As propriedades benéficas do cohosh preto racemoso são usadas para uma ampla gama de doenças. A medicina tradicional oferece muitas receitas de cura baseadas em uma planta perene.
- Para reumatismo e resfriados, uma decocção de cimicifuga ajuda bem. Os rizomas da planta devem ser cortados em um volume de 5 g, despeje 500 ml de água quente, ferva por 5 minutos e depois deixe por mais 2 horas. O caldo filtrado é tomado três vezes ao dia em vários goles, o remédio também é benéfico para hipertensão e para quaisquer processos inflamatórios no corpo.
- Em caso de contusões e entorses, folhas frescas de cimicifuga podem ser aplicadas na área afetada e seguradas por meia hora.Comprimir das folhas da planta será benéfico para inflamações da pele, arranhões e queimaduras - a cimicifuga terá um efeito curativo.
- Uma decocção de raízes pretas de cohosh ajuda na constipação e na digestão lenta. Despeje uma colher grande de ervas picadas com um copo de água e ferva por 5 minutos, depois deixe por meia hora e filtre. Beba o caldo duas vezes ao dia, 100 ml.
Em processos inflamatórios no corpo, uma tintura de cimicifuga racemosa tem um efeito benéfico. Para o seu preparo, as raízes secas da planta são despejadas com álcool ou vodka na proporção de 1 para 5 e removidas para um local escuro por 6 dias. A tintura final é filtrada e consumida três vezes ao dia, 20-30 gotas, ou esfregando as articulações com um medicamento e fazendo compressas.
Aplicação em homeopatia
As propriedades benéficas da cimicifuga racemosa são utilizadas não apenas pela medicina tradicional, mas também pela homeopatia. Nas farmácias, você pode comprar muitos remédios fitoterápicos, nos quais o cohosh preto racemoso é o ingrediente ativo principal ou auxiliar. Entre as drogas mais famosas, várias podem ser listadas.
- Klimadinon - remédio homeopático, que contém apenas cimicifuga. Ajuda eficaz na menopausa quando tomado duas vezes ao dia, 1 comprimido. Tem um efeito cumulativo, você precisa usar o medicamento por pelo menos 2 semanas, mas não mais que 3 meses.
- Muliman - preparação homeopática à base de cohosh preto, erva de São João, urtiga, compostos minerais e jasmim. É benéfico para a mastopatia e a menopausa, pode ser usado para irregularidades menstruais e para aliviar os sintomas desagradáveis da TPM. Tome o medicamento apenas 20 gotas até 5 vezes ao dia.
- Climactoplane - um remédio homeopático que contém não só cimicifuga, mas também sanguinaria, sépia, ignacia e outras substâncias. Você precisa usar o medicamento 2 comprimidos três vezes ao dia.
Basicamente, os medicamentos homeopáticos têm como objetivo melhorar a condição da menopausa, mas também podem ser benéficos para doenças cardíacas e vasculares crônicas.
Limitações e contra-indicações
Com todas as propriedades úteis da cimicifuga racemosa, esta planta deve ser usada com muito cuidado. Em caso de intolerância ao cohosh preto, contra-indicações ou sobredosagem, podem ocorrer efeitos colaterais, como tonturas e náuseas, arritmia e dor de estômago.
Não é recomendado tirar fundos com base em cimicifugi:
- com alergias e doenças graves dos vasos sanguíneos e do coração;
- durante a gravidez e amamentação;
- na presença de formações dependentes de estrogênio no corpo;
- com doenças hepáticas crônicas agudas ou graves;
- com tromboembolismo e hemorragia interna;
- com hipotensão.
A duração máxima do uso de medicamentos à base de plantas é de seis meses - depois disso, você precisa fazer uma pausa.
Conclusão
O cohosh preto pode se tornar uma planta muito valiosa em uma casa de verão - não só vai decorar o jardim, mas também trazer benefícios consideráveis à saúde. Porém, ao usar a cimicifuga racemosa, é preciso usar receitas confiáveis para não prejudicar a saúde.