Contente
Prímula sem haste, apesar da fragilidade externa, é capaz de suportar temperaturas extremas, geadas leves, que são possíveis no início da primavera. Atraída por esta planta incomum não está apenas uma aparência apresentável, mas também uma relativa despretensão no crescimento.
Descrição da prímula sem haste
Em condições naturais, a flor cresce nas florestas sombreadas da Eurásia e da América do Norte. Também é encontrado nas encostas dos Alpes e na costa do Mediterrâneo. A planta prefere estar em uma área úmida e sombreada. A fase de floração da prímula sem haste ocorre no início da primavera e dura até meados do verão. A renovação das pétalas é observada a cada 3-8 semanas.
A prímula atinge apenas 30-50 cm de altura, forma-se no pedúnculo um denso guarda-chuva rodeado por corolas de pétalas brilhantes, em número de 5 peças. A cor pode ser muito diversa, as pontas são afiadas ou arredondadas. Eles têm de 6 a 8 cm de diâmetro e a cor do núcleo é principalmente amarela. A prímula sem haste é decorada com placas de folha verdes, com nervuras pronunciadas.
Híbridos e variedades de prímula sem haste
Os itens a seguir são muito populares entre os melhoristas de plantas:
- Virgínia. Sua característica distintiva são as flores brancas com um gargalo amarelo claro. Uma foto de prímula sem haste transmite bem toda a sua beleza.
- Celeroi. Tem um aspecto muito atractivo, tem flores azuis com garganta amarela.
- Giga White. As flores brancas como a neve da prímula sem haste não deixarão ninguém indiferente.
- Gigante de Potsdam Primula sem haste. Nesta planta perene, as flores são grandes em tamanho e altas qualidades decorativas. As cores são muito diversas, o meio é amarelo. As folhas da planta estão localizadas abaixo das inflorescências.
- Terry primrose da série Rosanna. A planta se distingue pela presença de pétalas com bordas onduladas. Devido a isso, o terry de prímula é formado, o meio é praticamente invisível. Essas variedades não têm pistilos e estames. A flor pode ser propagada exclusivamente de forma vegetativa.
- Uma versão bicolor da série Pioneer. A cor das flores é rosa, existem vários tons, o meio é amarelo brilhante, a borda é roxa. Mas existem opções para roxo e laranja. A prímula pode crescer sem transplantes por 5-6 anos.
- Alasca. A variedade é de dois tipos: com borda vermelha ou azul e também amarela com a mesma garganta.
- Exemplo F. Este híbrido tem 14 tonalidades. A flor bienal pode ser usada tanto como cultivo em vasos quanto como planta para forjar o início da primavera.
- Palazzo series. A variedade Terry Primrose é apresentada em rosa, vermelho-amarelo e amarelo-vinho.
- Dawn Ansell. As flores são de cor verde-amarela e densamente dobradas.
- Capitão Sangue. A prímula sem haste de florescência estável forma flores duplas azuis.
- Meteor, Danova Bicolor. Estas variedades surpreendem pelo seu grande tamanho, o seu segundo nome é "arranca o olho".
Aplicação em paisagismo
Primrose stemless, com mais de 400 variedades, cria uma competição séria para muitos bulbosos. É usado ativamente por paisagistas. Com uma combinação bem sucedida, o canteiro com ela vai deliciar-se com o seu aspecto durante 4 meses.A principal vantagem desta planta é que não exige condições de cultivo e cuidados.
Essas flores incríveis parecem especialmente impressionantes em áreas com fontes, um rio e um lago. Eles são plantados na beira do reservatório, onde, refletido na água, uma imagem pitoresca é criada. Vale a pena combinar prímula com nenúfar, eles se harmonizam muito bem com suas folhas roxas. Também pode ser plantado próximo a plantas bulbosas, gramíneas, íris e samambaias.
Características de reprodução
É possível criar prímulas com sucesso por semente e método vegetativo. Se as condições para o cultivo de flores no jardim forem favoráveis, a auto-semeadura é possível. O método de criação mais simples é dividir a planta em rosetas com raízes. A época ideal para esse procedimento é o início da primavera, quando a neve derrete. Mas também podem ser criados durante o período de floração, antes da chegada do calor do verão.
Para que um canteiro com prímula sem haste tenha uma aparência luxuosa, com uma frequência de 1 a cada 3-4 anos, é feita a divisão com um transplante para um novo local ou o solo é trocado.
Plantando e cuidando de uma prímula sem haste
O cultivo de sementes de prímula sem haste "gigantes de Potsdam" ou qualquer outra variedade é possível, mesmo para um jardineiro novato. A semente tem boa germinação, mas suas características varietais de qualidade podem ser perdidas se as sementes forem colhidas de suas flores. Mas mesmo neste caso, as flores são obtidas com novos tons interessantes.
Cultivo de prímula sem haste a partir de sementes em casa
Para obter mudas de prímula sem caule de alta qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações para semear e cuidar delas:
- Priming. Para semear sementes de prímula sem haste, um substrato de solo pronto em uma floricultura é adequado. Você também pode usar solo de floresta, mas não pode usar de jardim, é pesado, sem nutrientes.
- Capacidade. Não há necessidade de um grande recipiente, o principal é que haja uma tampa. A altura do recipiente deve ser de 5 a 7 cm. Se estiver ausente, pode-se usar vidro e filme.
- Enchendo o recipiente. Primeiro, seixos, cascalho, pequenas pedras, tijolos quebrados devem ser colocados no fundo, e só então um solo leve e nutritivo. Depois disso, o recipiente é levado para a rua ou colocado na geladeira por algumas horas para permitir que o substrato esfrie. Se houver neve, ela é colocada no chão em um recipiente e depois polvilhada com outra camada de solo, não mais de 2 cm de espessura. Graças a essas manipulações, o solo não aquece rapidamente, as colheitas são muito mais uniforme. Não vale a pena compactar a terra, senão não haverá brotos.
- Estratificação. O recipiente com as sementes é coberto com uma tampa e colocado no refrigerador por 2 a 4 semanas, a temperatura é de -10 ° C. Em seguida, eles são deixados em um local escuro e fresco.
- Cuidado com mudas. Se houver duas folhas na planta, elas estão sentadas, tentando não danificar o sistema radicular. Pequenas mudas divididas são plantadas em uma caixa de mudas fazendo furos no solo com um palito. A distância entre os brotos é de 5 cm A prímula é regada com água ligeiramente gelada, em um jato fino do regador. Muitas vezes não vale a pena alimentar a flor com fertilizantes de nitrogênio; é melhor usar mais potássio e compostos de fósforo. O regime de temperatura na sala deve ser de pelo menos +17 ° C.
A semeadura pode ser realizada de fevereiro a outubro, dependendo da região, mudando as datas:
- Nos subúrbios - início de março.
- Nos Urais - meados de março.
- Na Sibéria - final de março e início de abril.
- Nas regiões do sul - o final do inverno.
Transferir para o solo
Recomenda-se plantar uma prímula em áreas iluminadas do jardim ou à sombra parcial. Se o local estiver sob luz direta do sol, as folhas da planta secarão e as flores murcharão. É aconselhável escolher locais escuros para o cultivo de prímula.
Para evitar que o arbusto adoeça, o solo deve ser fértil e suficientemente solto. O alagamento deve ser excluído, a água não deve estagnar no local onde a flor cresce, caso contrário, ela apodrecerá.
Algoritmo para o transplante de prímula para o solo:
- Faça furos na área preparada.
- Coloque a drenagem no fundo na forma de uma briga de tijolos.
- Polvilhe com terra.
- Coloque uma muda de prímula sem haste no centro e cave dentro.
- Umedeça o solo.
Cuidados de acompanhamento
Para que um canteiro com prímula agrade o máximo possível, o local de plantio deve estar sempre limpo, sem ervas daninhas. O solo sob a flor sem haste deve ser afrouxado após cada irrigação, para que as raízes não sofram falta de oxigênio.
O procedimento de alimentação é suficiente para ser realizado uma vez a cada 10 dias, a partir do momento em que as folhas aparecem na prímula e até o final da fase de floração. As composições minerais são adicionadas diluídas com água, usando uma dosagem dupla.
Wintering
Para abrigar arbustos de prímula, usa-se palha pré-seca, folhagem ou ramos de abeto. A espessura da camada deve ser de 7 a 10 cm. Se o tempo permitir e o inverno for quente, o abrigo para prímulas sem haste não pode ser usado. Quando a neve derrete, você precisa verificar se não aparece uma crosta de gelo na planta, caso contrário, a prímula apodrecerá.
Transferir
Para manter a variedade sem haste em uma forma saudável e bonita, um transplante é feito a cada 3-4 anos. Nesse momento, é bom dividir a prímula para obter novos espécimes.
Pragas e doenças
Na maioria das vezes, os arbustos de prímula estão sujeitos às seguintes doenças:
- oídio - devido à alta umidade;
- podridão cinza - devido ao excesso de umidade / nitrogênio no solo;
- ramulariose - devido ao alagamento;
- murcha vascular ou traqueomicótica (fungo do gênero Fusarium, Verticillus);
- antracnose;
- ascocitose;
- septoria.
De insetos nocivos, a prímula pode ser danificada por:
- lagarta;
- pulgão;
- ácaro;
- mosca branca;
- lesmas.
Para prevenir o aparecimento de parasitas, as flores devem ser inspecionadas regularmente, alimentadas e livradas dos amantes noturnos de sementes - as pragas. Antitlin, Actellik e pó de tabaco ajudam bem contra pulgões na prímula.
Conclusão
A prímula sem haste não requer condições especiais de cultivo, é despretensiosa e bonita. Suas flores instantaneamente atraem a atenção. Devido à sua alta decoratividade, pode ser combinado com segurança com outras plantas do jardim. O principal é não molhar demais o solo e não superalimentar as plantações.