Plantar sementes de prímula em casa, plantar mudas

O cultivo de prímula a partir de sementes é um processo longo e trabalhoso. Para um resultado bem-sucedido, é necessário um preparo cuidadoso do material de plantio e do solo, cuidados competentes com as mudas. Dicas para cultivar prímula a partir de sementes ajudarão a eliminar erros comuns entre cultivadores novatos. O cumprimento das recomendações permitir-lhe-á obter uma planta ornamental bonita e saudável.

Características do cultivo de prímula a partir de sementes

Essa planta é popularmente chamada de prímula, que está associada ao florescimento precoce. Pode acontecer no final de março ou início de abril. Algumas variedades florescem na primavera e no verão.

Normalmente, recomenda-se o plantio de sementes de prímula para mudas nos casos em que não seja possível obter outro material de plantio. Na maioria das vezes, a flor é propagada dividindo-se em alvéolos, cada um dos quais plantado separadamente. Mas esse método só é relevante se houver uma planta-mãe. Para o cultivo e reprodução de uma nova variedade, serão necessárias sementes pré-colhidas.

A prímula também cresce bem ao ar livre.

Ao cultivar mudas, você não deve esperar uma floração precoce. Ele virá não antes de 5 meses após a germinação. As colheitas precisam de cuidados específicos. Inclui uma ampla gama de atividades.

Como plantar sementes de prímula em casa

O método de cultivo depende de vários fatores. O principal é a origem do material de plantio. Para o cultivo de prímulas, as sementes são utilizadas, coletadas de forma independente ou adquiridas em lojas de jardinagem.

Quando semear mudas de prímula

Se as sementes foram compradas em uma loja, elas devem ser plantadas dentro do tempo especificado nas instruções anexas. Para a maioria das variedades de prímula, as mudas são cultivadas em fevereiro.

A germinação das sementes é diferente para diferentes tipos de prímulas.

Importante! A data de desembarque é relevante para todas as regiões. Para que as sementes germinem, é necessário manter as condições climáticas adequadas.

Jardineiros experientes plantam sementes já em janeiro. De acordo com o calendário lunar, os dias auspiciosos são 5-9, 12, 21, 22. Em fevereiro, plantar sementes de prímula para mudas é melhor feito no dia 11-18.

Preparação de recipientes

Para o cultivo de prímulas, não use nenhum recipiente conveniente. Isso requer um recipiente de 5 a 7 cm de altura.Um pré-requisito é a presença de orifícios de drenagem.

Adequado para semeadura e cultivo:

  • vasos de flores;
  • pequenos vidros de plástico;
  • recipientes separados;
  • cassetes de mudas;
  • comprimidos de turfa.

Você pode plantar sementes em uma caixa comum ou um pequeno vaso de flores

Garrafas plásticas, recipientes para laticínios ou sacos plásticos não são adequados para o cultivo de sementes de prímula. O uso de recipientes feitos desses materiais reduz a germinação devido a um efeito negativo na qualidade do solo.

Preparação do solo

A qualidade da mistura do solo é o fator mais importante que afeta a germinação do material de plantio. Cultivar uma prímula a partir de sementes requer solo fértil para o jardim. O solo deve estar solto e moderadamente úmido.

Ao plantar, você pode usar um substrato pronto para plantas de interior.Também é feito de forma independente de vários componentes.

Você vai precisar de:

  • folha húmus;
  • terra do gramado;
  • areia do rio.
Importante! Depois de encher o recipiente com terra, deve-se nivelá-lo e garantir que não haja ranhuras e fendas nas quais as sementes possam cair.

Para o plantio de sementes, você pode comprar solo pronto em loja especializada.

Recomenda-se a esterilização de uma mistura de solo preparada por você mesmo para cultivo. Com isso, elimina-se o risco de entrada de fungos e bactérias que podem prejudicar a planta. A maneira mais fácil de esterilizar o solo é no forno. O substrato é colocado em uma assadeira com uma camada de não mais de 1,5 cm e deixada em uma temperatura de 120 graus por 45 minutos.

Preparando sementes de prímula para semear

O material de plantio precisa ser desinfetado. Antes de semear as sementes de prímula, elas são mergulhadas em uma solução de permanganato de potássio a 1%. Para a desinfecção, 20 minutos são suficientes. As sementes devem então ser espalhadas sobre um pano limpo ou folha de papel. Então, eles são deixados por 30-40 minutos para secar.

Como estratificar sementes de prímula

Para a maioria das variedades, este procedimento é obrigatório. As sementes não podem germinar sem estratificação preliminar. O procedimento prevê a criação de condições climáticas correspondentes ao início do período vegetativo, ou seja, início da primavera. Assim, as sementes ficam expostas a baixas temperaturas para não atrapalhar o ritmo biológico da planta.

A estratificação de sementes de prímula em casa pode ser feita de diferentes maneiras. A tecnologia clássica fornece armazenamento de curto prazo do material de plantio na sala e maior redução da temperatura.

Instruções:

  1. As sementes desinfetadas são mantidas por 2-3 dias em um recipiente aberto no parapeito da janela.
  2. O material de plantio é colocado em um recipiente com solo úmido e refrigerado.
  3. Mantenha o recipiente em local fresco por 2-3 semanas.
  4. Mova o recipiente para a varanda ou para fora, se a temperatura não for inferior a 0 graus.

O recipiente pode ser armazenado na neve. Isso garantirá a temperatura e a umidade ideais.

Importante! Ao cultivar sementes adquiridas, o grau de resistência à geada de uma variedade em particular deve ser levado em consideração.

A estratificação deve ser feita antes do plantio, colocando as sementes maduras no frio.

Quando a estratificação estiver completa, as sementes devem ser colocadas em uma área bem iluminada durante o dia. É melhor deixar o recipiente no parapeito da janela. Durante este período, você precisa manter constantemente o solo úmido, mas não regue, mas use um borrifador.

Semeando sementes de prímula para mudas

O método de plantio é muito simples se você seguir as instruções passo a passo. Também para esse fim, um vídeo sobre a semeadura de prímula para mudas pode ajudar:

As principais etapas do plantio:

  1. Encha o recipiente com o substrato.
  2. Faça buracos rasos.
  3. Coloque as sementes no buraco.
  4. Pulverize o solo com uma pistola de pulverização.
  5. Cubra o recipiente com uma tampa ou filme plástico.

Não é necessário cobrir as sementes semeadas com terra, caso contrário não germinarão. O método de plantio descrito é relevante independentemente se a estratificação é realizada ou não.

Como cultivar mudas de prímula a partir de sementes

Para que o material de plantio brote após a semeadura, é necessário um cuidado adequado. Procedimentos auxiliares também são necessários para que as mudas de prímula em casa sejam resistentes a fatores adversos e insensíveis a doenças.

Microclima

A temperatura ideal para germinação é 16-18 graus. Variedades híbridas de prímula precisam de boa iluminação. Os recipientes de sementes são colocados em um local bem iluminado. Isso requer telas de dispersão de luz para proteger as mudas da luz solar direta. Mudas de prímula de dentes pequenos devem ser mantidas à sombra.

Importante! Você pode acelerar o cultivo cobrindo as sementes com uma fina camada de neve. Os primeiros rebentos podem surgir 2 semanas após a sementeira.

Algumas variedades de prímula precisam de luz difusa e uma temperatura de +18 graus

Outro truque importante de semear sementes de prímula para mudas é que o recipiente deve ser ventilado regularmente.Antes que os primeiros brotos apareçam, o recipiente é aberto por 30 minutos. Quando os primeiros brotos aparecem, o período de ventilação é gradualmente aumentado. Você pode remover completamente a capa ou filme após 12-14 dias.

Picking

Ao cultivar prímula a partir de sementes em casa, esse procedimento é realizado quando 2-3 folhas aparecem nas mudas. Durante este período, o sistema radicular está se desenvolvendo ativamente e precisa de espaço. Portanto, os brotos são cuidadosamente retirados do substrato e transferidos para outro recipiente com solo nutriente.

Escolha o esquema:

  1. 1 hora antes do procedimento, as mudas são regadas.
  2. A drenagem é colocada no fundo do novo recipiente, preenchido com terra.
  3. Esprema um buraco raso no solo.
  4. Despeje um pouco de água morna nele.
  5. Retire o broto com uma espátula de madeira ou colher de plástico.
  6. Coloque a muda no buraco.
  7. Pulverize com um borrifador.

Após o procedimento, o recipiente é colocado em sombra parcial por 1 semana. A escolha é realizada 2 a 3 vezes antes de pousar no solo.

Regar e alimentar

Antes do surgimento dos brotos, o solo é pulverizado com um borrifador. No futuro, é necessária rega moderada periódica. O solo não deve ser muito úmido ou seco.

Você pode pulverizar com um spray fino

Para alimentação, fertilizantes minerais para plantas de interior são usados. Soluções líquidas diluídas de baixa concentração são usadas. A cobertura é realizada uma vez por semana antes do transplante para o solo aberto.

Endurecimento

A prímula é uma planta que se adapta bem a baixas temperaturas. Portanto, não há necessidade de endurecer as colheitas. Eles podem ser levados para fora se a temperatura estiver acima de 10 graus. Então as mudas se adaptam rapidamente às condições externas e toleram melhor o plantio.

Transferir para o solo

O plantio de mudas em solo aberto é realizado na primavera ou no outono. A primeira opção é considerada ótima, pois permite que a planta se adapte às características climáticas. O plantio de outono é recomendado se as mudas forem cultivadas a partir de sementes obtidas de suas próprias plantas no verão.

O transplante deve ser realizado quando não houver mais ameaça de geada noturna

As prímulas são plantadas em áreas com solo fértil, protegidas da luz solar direta. A distância entre os arbustos é de 20-30 cm, após o plantio é necessária rega abundante, que é reduzida quando as plantas voltam ao crescimento ativo.

Quando a prímula cultivada com sementes floresce

O período de floração depende das características da variedade e do método de plantio. Normalmente, as prímulas florescem 5-6 meses após a semeadura. Esse período é aumentado se o transplante para campo aberto foi realizado no outono. Após o inverno, as plantas florescem em março-abril, sujeitas ao início de um aquecimento persistente.

Como coletar sementes de prímula

Você pode coletar o material de plantio com as próprias mãos no final de julho ou no início de agosto. Durante este período, as cápsulas amadurecem nas plantas, que contêm um grande número de sementes. Eles devem ser recolhidos em um pequeno recipiente ou envelope de papel e colocados em local fresco.

Importante! A germinação das sementes está diminuindo gradualmente. Portanto, é recomendável cultivar mudas imediatamente após a coleta.

Para armazenamento de longo prazo, o material de plantio deve ser ventilado regularmente. Deve ser protegido da luz solar direta e da umidade.

Conclusão

Dicas para cultivar uma prímula a partir de sementes serão úteis tanto para iniciantes quanto para floristas experientes. Isso é importante porque semear e cuidar das mudas pode ser difícil. Portanto, o cultivo de prímulas por sementes deve ser realizado de acordo com as instruções e recomendações de especialistas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção