Contente
Não é segredo que os floricultores que não são indiferentes aos lírios adquirem novas variedades, desejando cultivar em um canteiro essas flores únicas e deliciosas. Plantar novas variedades é uma emoção estimulante e única emoção positiva a partir da expectativa de desfrutar da beleza divina do evento.
E às vezes, mesmo com todas as regras e regulamentos de plantio, as plantas adoecem ou crescem lentamente. Mas é no florescimento luxuoso que reside todo o objetivo do cultivo de flores. Fertilizar lírios é uma obrigação. Mas você só precisa saber com antecedência quando, como e como alimentar os lírios na primavera, para que eles agradem com floração exuberante e aroma inebriante.
Fertilizando lírios durante o plantio
O plantio adequado de lírios envolve mais do que apenas escolher o lugar certo e plantar os bulbos. Em primeiro lugar, é necessário adicionar ao solo as substâncias necessárias para que as plantas cresçam e floresçam. Afinal, eles terão que crescer em um lugar por vários anos sem serem transplantados. A composição do solo diminui significativamente durante este período. E com o tempo, as plantas já carecem de minerais e nutrientes.
A primeira alimentação de lírios na primavera é realizada durante o processo de plantio. Para o enraizamento bem-sucedido e o crescimento ativo da massa verde, as flores são fertilizadas com fertilizante orgânico. A única exceção é o estrume fresco e verde, que costuma ser a causa de doenças fúngicas e da morte de bulbos.
No processo de preparação do solo para o plantio, é introduzido composto ou húmus na quantidade de 7 a 8 kg e superfosfato duplo de 100 gramas por 1 m². Gostam muito de lírios e cinzas de madeira, portanto, se possível, acrescente 100 gramas de cinza por 1 m², e eles vão agradecer não só com uma floração abundante e luxuosa. As cinzas aumentam a resistência às geadas e as plantas a muitas doenças.
Na ausência de matéria orgânica, você pode alimentar os lírios com qualquer fertilizante mineral. O principal é que os seguintes elementos estão presentes na composição:
- azoto;
- potássio;
- fósforo.
Os fertilizantes são aplicados de acordo com as recomendações de uso indicadas na embalagem.
É possível excluir a primeira alimentação de lírios durante o plantio somente se o solo for fértil e abundantemente enriquecido com húmus. O excesso de nutrientes é tão indesejável quanto a deficiência.
Como alimentar os lírios antes da floração
No início da primavera, todas as plantas precisam de nitrogênio. Eles precisam desse elemento para o crescimento ativo de caules e folhagens. A falta de nitrogênio afeta a aparência das flores e sua resistência a doenças.
A primeira alimentação dos lírios pode ser feita no início da primavera, durante o período de degelo ativo da neve. Nitrato de ureia ou amônio em grânulos está espalhado sobre o canteiro de flores. A norma é 2 colheres de sopa. eu. fertilizantes por 1 m².
Este método de alimentação só é adequado se o jardim de flores não estiver localizado em uma encosta e a água do derretimento não for drenada dele. Nesse caso, todos os nutrientes serão eliminados pelo derretimento da neve ou pelas chuvas.Portanto, essas áreas são fertilizadas somente depois que a neve derreteu completamente, o solo começou a secar e as primeiras folhas de lírio verde, tão esperadas, aparecerão sob o solo.
É aconselhável introduzir todo o curativo de cobertura na forma líquida, pois o processo de assimilação dos nutrientes ocorre várias vezes mais rápido do que na fertilização com grânulos. Você pode alimentar os lírios na primavera para crescimento ativo com infusão de verbasco ou solução de ureia diluída em água na proporção de 1 colher de sopa. eu. em um balde de água. Regue o jardim de flores a uma taxa de 10 litros de solução por 1 m².
Top dress de lírios na primavera para floração
A segunda alimentação de lírios para a floração é realizada na primavera, pelo menos 2-3 semanas após a primeira. No processo de cuidar dos lírios no jardim, é importante lembrar que os fertilizantes orgânicos e minerais devem ser alternados.
As flores podem ser fertilizadas com fertilização de nitrogênio não mais do que duas vezes na primavera. A última vez que você pode alimentar os lírios em maio, antes que a planta entre na fase de brotamento. Assim que aparecerem os primeiros ovários em botão, a alimentação deve ser mudada.
Como alimentar lírios durante o brotamento
Durante o período de brotação, os lírios são alimentados com fertilizantes de fósforo e potássio. Eles afetam o número e o tamanho dos botões, o brilho das flores e a duração da floração. Nitroammofoska (Azofoska), ou qualquer outro fertilizante complexo é perfeito.
É aconselhável introduzir este curativo de cobertura na forma líquida para melhor digestibilidade e impacto rápido. Nitroammofosk é diluído em água na proporção de 1 colher de sopa. no balde. Este volume destina-se a regar 1 m².
As flores respondem bem à alimentação foliar. O principal é respeitar as regras de dosagem e administração indicadas na embalagem.
Existem muitos curativos destinados a fertilizar flores bulbosas. Eles são uma fonte de elementos equilibrados e bem escolhidos de que as plantas precisam durante as diferentes estações de cultivo. É importante escolher os mais adequados para alimentar os lírios durante o período de floração.
O segundo curativo de verão é introduzido durante a exuberante floração dos lírios para prolongar este período maravilhoso. Os fertilizantes complexos contendo microelementos são introduzidos no solo na forma líquida de acordo com as recomendações dos fabricantes.
É aconselhável adicionar cinzas de madeira ao solo uma vez durante o verão, a uma taxa de 100 g por 1 m², que é combinado com qualquer revestimento de cobertura de verão.
Segredos da alimentação de lírios no outono
No outono, depois da floração abundante, os lírios também precisam ser alimentados. A planta dedicou muita energia à formação dos botões, sendo de extrema importância neste período ajudar as flores a compensar a deficiência de nutrientes e a se preparar totalmente para o inverno.
Os fertilizantes com fósforo e potássio ajudam a aumentar a robustez invernal dos bolbos e a fornecer às plantas os elementos necessários. A primeira alimentação de lírios é realizada no início do outono, no processo de cuidar das plantas. Em água com volume de 10 litros, é necessário diluir:
- superfosfato duplo - 1 colher de sopa. eu.
- potássio magnésio - 1,5 colher de sopa. eu.
Observe que os superfosfatos não se dissolvem bem em água fria, portanto, para preparar a solução nutritiva, a água precisa ser ligeiramente aquecida. A taxa de irrigação é de 1 balde por 1 m².
Um segundo curativo de outono pode ser combinado com atividades de cuidado com os lírios. No processo de preparação das plantas para o inverno, o solo no jardim de flores é afrouxado, renovado ou uma camada de cobertura morta é colocada. A cobertura morta não só ajudará os bulbos a resistir às geadas de inverno, mas também servirá como uma espécie de fertilizante durante a próxima estação. A espessura mínima da camada de cobertura morta deve ser de pelo menos 10-12 cm.
O autor do vídeo vai falar sobre como você pode alimentar os lírios para uma floração exuberante.
Conclusão
Informações sobre como e como alimentar os lírios na primavera, verão e outono são de suma importância para quem decide começar a cultivá-los. Afinal, para que essas flores luxuosas decorem o quintal com sua beleza inimitável, é importante observar as normas e os termos de alimentação. Como você pode ver, este evento não leva muito tempo, mas a profusão de cores e as cores fazem as delícias ao longo da temporada.