Contente
Muitos jardineiros e residentes de verão da Sibéria sonham em cultivar uma hortênsia em seu jardim, mas por causa das condições climáticas adversas, eles não se atrevem a fazer isso. Graças ao trabalho dos criadores, surgiram novas variedades de flores resistentes à geada, adequadas para o plantio nas regiões do norte do país. O cultivo de hortênsias na Sibéria requer algum conhecimento e cuidados regulares, mas o resultado vale o esforço.
Escolhendo a variedade certa
Para o cultivo no clima rigoroso da Sibéria, são utilizadas variedades de árvores e hortênsias de panícula, que toleram bem a geada. Para que a planta crie raízes, é melhor comprar sementes e mudas de jardineiros locais experientes.
A hortênsia semelhante a uma árvore pode crescer até 3 metros de altura. As espécies mais resistentes à geada e espetaculares são Anabel, Grandiflora e Invincibell. O arbusto floresce de julho ao final do outono.
A hortênsia de panícula é geralmente usada para decorar parques e jardins. Alguns arbustos chegam a atingir 10 metros de altura e dão grandes inflorescências. Na Sibéria, as seguintes variedades de hortênsia de panícula provaram-se bem: Limelight, Medical Flute, Pink Diamond, Medical Fire. Para uma área pequena, variedades anãs de até 1 metro de altura são adequadas. Estes incluem Vanila Fresh, Sandai Fresh e Bobo.
A foto mostra uma hortênsia em forma de panícula.
Na Sibéria, outras variedades de hortênsias podem ser cultivadas, mas este é um processo trabalhoso. A cada outono, a planta terá de ser desenterrada e transferida para uma sala fria. E com a chegada da primavera, plante-o novamente no local.
Características da tecnologia agrícola
Não é difícil cultivar uma hortênsia na Sibéria. Mas para que o arbusto enraíze e cresça bem, o plantio deve ser feito levando-se em consideração as peculiaridades do clima da região. A localização certa e a composição ideal do solo garantem uma floração abundante.
Seleção de local
Hortênsia é confortável em áreas iluminadas, mas a luz solar direta queima os arbustos. Portanto, a flor é plantada em um local sombreado. Como a Sibéria tem ventos muito frios, você precisa encontrar um lugar tranquilo para hortênsias. A melhor opção é colocar a planta próxima a uma cerca ou contra a parede de qualquer prédio. Arbustos de lilás, espumante ou espumante são adequados para sebes.
A hortênsia adora solos férteis e ligeiramente ácidos. Em solo alcalino, a planta se desenvolve lentamente e suas inflorescências e folhas são claras. É indesejável plantar hortênsias em terra vermelha e solo arenoso.
Preparação de poço de plantio
Na Sibéria, as mudas de hortênsia são plantadas no final da primavera, na segunda quinzena de maio. Nesse momento, o solo terá tempo para se aquecer e ficar saturado com a água do degelo. Algumas semanas antes de plantar a muda, prepare um caroço:
- Na área selecionada, um recesso é cavado com o tamanho não inferior a 50x50 e uma profundidade de 40-60 cm. Para uma planta adulta, uma cova mais livre é necessária - 80x80.
- A camada superficial do solo, com 18-20 cm de espessura, é colocada separadamente.
- 20-30 litros de água são despejados no recesso. Deixe por um dia para que o solo fique bem saturado de umidade.
- O solo depositado é misturado com turfa, areia e húmus na proporção de 2: 2: 1: 1. Você pode adicionar uréia, superfosfato e sulfeto de potássio à mistura.
- A mistura de solo é misturada e despejada na cova de plantio. Um pequeno monte deve se formar.
Esquema de pouso
As raízes e os brotos da muda são cortados antes do plantio. Apenas alguns botões precisam ser deixados nele. A planta é cuidadosamente baixada para o buraco preparado e suas raízes são esticadas. Cubra com terra e aperte levemente. O colo da raiz da hortênsia deve estar ao nível do solo. É permitida uma profundidade de 2 cm.
Após o plantio, a flor é regada abundantemente para que a água penetre a uma profundidade de 30-40 cm. Se houver vários arbustos, o intervalo entre eles deve ser de pelo menos 250 cm. Para reter a umidade, a hortênsia é coberta com cobertura morta. Para isso, lascas de madeira, agulhas, lascas de turfa ou folhas são dispostas ao redor do arbusto com uma camada de cerca de 10 cm.
Regras de cuidado
A hortênsia, plantada na Sibéria, não requer muita manutenção. Mas para que a flor seja forte e saudável, você precisa seguir as regras e recomendações básicas.
Rega
Hydrangea ama muito a umidade. A seca pode interromper o crescimento e o desenvolvimento da flor. A planta é regada a cada 14-16 dias com 1-2 baldes de água. Em climas secos e quentes, o mato é irrigado todas as semanas. Em um verão chuvoso, 4-5 regas por estação são suficientes. O procedimento é realizado pela manhã ou à noite, quando o sol não está muito ativo. Para ajudar a planta a sobreviver ao inverno na Sibéria, a irrigação com água é realizada no outono.
Hydrangea prefere água morna e macia. Jardineiros experientes adicione 2-3 g de permanganato de potássio ao regador, o que evita o aparecimento de podridão.
Poda
As hortênsias que crescem na Sibéria precisam de poda regular. Na primavera, o procedimento é realizado antes do despertar dos rins. A melhor época é a segunda quinzena de abril. Os rebentos das hortênsias são podados a 3 botões do solo. Para dar a forma desejada ao arbusto, os ramos internos fracos e crescentes são removidos. A panícula de hortênsia é cortada de forma diferente - os caules do ano passado foram encurtados em um terço. No outono, as inflorescências desbotadas são cortadas.
Para rejuvenescer o velho arbusto, você precisa cortar todos os brotos a uma altura de 5 a 6 cm do solo. Na próxima primavera, ramos novos aparecerão e o efeito decorativo da flor será restaurado.
Top curativo
Para que a hortênsia floresça abundante e magnificamente na Sibéria, ela precisa ser alimentada. Durante toda a estação, a planta é fertilizada 3-4 vezes:
- No início da primavera, do início a meados de maio. Para cada metro quadrado de terreno, são adicionados 20-25 g de ureia, 25-30 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio. Após duas semanas, a alimentação é repetida.
- Durante a formação do botão. 60-80 g de superfosfato e 40-45 g de sulfato de potássio são diluídos em água e a planta é regada com a solução resultante.
- Após a floração, 6-7 kg de composto ou estrume podre são aplicados sob cada arbusto.
Para alimentação não é recomendado o uso de cinza de madeira. Deve ser lembrado que o excesso de fertilizante fará mais mal do que bem.
Abrigo e preparação para o inverno
Mesmo a variedade de hortênsia mais resistente ao frio não tolera geadas na Sibéria sem abrigo. Para evitar que a planta congele, faça o seguinte:
- O arbusto é picado com solo e o círculo do tronco é coberto com folhagem seca, turfa, agulhas ou esterco podre.
- Plantar embrulhado em estopa ou qualquer outro material de cobertura. Os caules são dobrados ao solo e a estrutura é fixada com pedras, sendo o topo coberto com serradura, ramos de abeto ou folhagem seca.
- Se o arbusto for grande, ele é cuidadosamente puxado com uma corda. Em volta dele formar um abrigo de armação de arame, que deve ser 8-11 cm mais alto que a flor. A cabana está cheia de folhas secas e um filme ou material de cobertura é esticado sobre ela.
Quando a neve cai, um monte de neve pode ser coletado ao redor da hortênsia, que servirá como proteção adicional. Ele não apenas isola o arbusto, mas também o satura de umidade com a chegada da primavera.
Propagação de arbustos
Hortênsia na Sibéria é propagada por vários métodos:
- sementes;
- estacas;
- camadas.
Cultivar hortênsias a partir de sementes é uma maneira longa e trabalhosa, que é usado muito raramente. Nas condições da Sibéria, é quase impossível cultivar uma flor em campo aberto. Por isso, há vários anos, as mudas são cultivadas em caixas, e só então a planta cultivada é plantada no local.
Jardineiros da Sibéria prefere propagar hortênsia por estacas. Para isso, a parte folhosa do caule com 2-3 botões é cortada de plantas jovens. É melhor cortar estacas de brotos laterais que cresceram nos brotos do ano passado. A parte cortada da planta é colocada em uma solução estimulante de crescimento por 2 horas. As estacas são enraizadas em campo aberto sob um filme ou em uma estufa. Para que a flor jovem não morra com a geada da Sibéria, ela é desenterrada para o inverno e transplantada para uma caixa. O recipiente é removido em uma sala fria fechada. Com a chegada da primavera, o arbusto é plantado em campo aberto.
Hortênsia é propagada por camadas no início da primavera. Em volta do arbusto, são cavados sulcos com cerca de 2 cm de profundidade, e os ramos inferiores do arbusto são colocados neles e polvilhados com terra. O final da filmagem deve permanecer na superfície. Após um ano, as camadas são separadas da planta-mãe.
Doenças e pragas
Hortênsia crescendo na Sibéria é suscetível a míldio ou míldio penugento. Manchas gordurosas aparecem nas folhas e uma flor amarela se forma nas hastes. Os arbustos devem ser pulverizados com a seguinte solução: 140 g de sabão verde e 15 g de sulfato de cobre dissolver em um grande balde de água.
A flor pode ficar maravilhada clorose. As folhas ficam amarelas e brilham, observando deformação dos botões e encolhimento da folhagem. Razão - a planta carece de ferro. Para processar a hortênsia, é preparada uma solução a partir de 2 g de sulfato ferroso, 4 g de ácido cítrico e 1 litro de água ou de 40 g de nitrato de potássio e 10 litros de água.
Das pragas, o arbusto ataca ácaro-aranha. As folhas começam a secar e cair. Para salvar a flor, ela é tratada com uma solução de tiofos (7 g da substância são diluídos em um balde com água). Pulgões podem se instalar nas folhas da hortênsia, que suga o suco da planta. Para reduzir o número de insetos, o site está limpo de ervas daninhas e tratar o mato com inseticidas.
Conclusão
Hortênsia é uma flor despretensiosa que pode ser cultivada mesmo nas duras condições climáticas da Sibéria. Mas para que a planta agrade com uma floração exuberante e longa, é preciso fazer um esforço. O mato precisa de cuidados cuidadosos e abrigo para o inverno. Então, a hortênsia se sentirá confortável, mesmo nas geadas severas da Sibéria.