Contente
A turíngia Khatyma (Lavatera thuringiaca), também conhecida como rosa canina e titereiro, é uma erva perene. É usado para vários fins, para cultivo simples no jardim e na medicina popular. Externamente, a flor é muito atrativa, além de ter efeito analgésico, antiinflamatório.
Devido às propriedades medicinais de Khatyma Thuringian, é usado para tratar várias doenças.
Descrição do perene lavater da Turíngia
Perennial Lavatera Thuringian é uma erva alta pubescente com uma cor cinza-esverdeada. De altura, pode ter de 30 cm a 2 M. O caule e as folhas são potentes, a ramificação é abundante. As placas foliares são grandes, com base em forma de coração e arredondadas nas bordas, alternadas, de 3 ou 5 lóbulos. O rizoma é bem desenvolvido, frequentemente crescendo a uma profundidade de 1,5 m.
O período de floração é de julho a agosto. Nesta época, o arbusto é recoberto de grandes flores rosadas, de até 10 cm de diâmetro, únicas com numerosos estames, fundidas em uma coluna comum com um pistilo. No caule, localizam-se isoladamente nas axilas das folhas e, mais perto do ápice, formam um pincel solto. As pétalas de rosa têm a forma entalhada, 5 unid. em uma flor.
No final da floração, os frutos em forma de disco formam-se em forma de bola de "farinha". Quando maduros, eles secam e se desintegram em sementes separadas de 20-25 pedaços.
Onde e como o hautma da Turíngia cresce
Hutma da Turíngia cresce em condições naturais com mais freqüência em grupos; em jardins, pode facilmente criar raízes como um único espécime. O plantio geralmente é realizado ao longo de estradas e em terrenos particulares. Na natureza, a planta pode ser encontrada em prados e estepes, encostas rochosas, desmatamento e até mesmo nas montanhas a uma altitude de até 2.000 m acima do nível do mar.
O habitat natural é considerado a América do Norte, Austrália, Europa, bem como a Ásia Central e Oriental. Você também pode encontrar o hautma da Turíngia na Ucrânia, na zona sul e central da Rússia, no Cáucaso, Altai e na Sibéria Ocidental.
Variedades do hautma da Turíngia
A planta perene khatma tem várias variedades estrangeiras. São altamente decorativos, o que os torna ideais para cultivo em jardins. As variedades mais interessantes são:
- Senhora lilás (Lilac Lady) é uma planta com grandes flores de cor lilás pálido, em cujas pétalas são visíveis linhas longitudinais de tonalidade mais escura.
O hautma de longa duração da variedade Lilak Lady é considerado um dos mais despretensiosos de cuidar.
- Barnsley Baby (Barnsley Baby) tem lindas flores brancas ou rosa claro com um núcleo mais brilhante.
O arbusto desta variedade é compacto e baixo, e as flores de tonalidade clara destacam-se efetivamente contra o fundo da massa verde.
- Eu apanhador (Eye Catcher) tem belas flores brilhantes de rica cor rosa.
Nas flores da variedade Hay Catcher, veem-se claramente veios longitudinais escuros, divergindo do centro.
Aplicação em paisagismo
Apesar de o hautma da Turíngia ser uma planta herbácea de acordo com a foto e descrição, ainda é suficientemente alto para poder ser plantado em plantações isoladas. Na paisagem, arbustos compactos costumam ser usados para enobrecer um meio-fio, plantar ao longo de um caminho ou cerca. Ficará muito bem perto de um gazebo ou banco de jardim. Além disso, arranjos de flores incomuns com o hautma da Turíngia são frequentemente feitos, porque vai bem com muitas flores de altura média.
Como o hautma da Turíngia se reproduz
O principal método de criação do hautma da Turíngia é por sementes. Em condições naturais, após o término da floração, os frutos amadurecem, que começam a secar e se separar em sementes. Eles se desintegram e germinam com o tempo. Em casa, 2 métodos de plantio são usados:
- semear sementes diretamente em terreno aberto;
- método de muda.
O método de cultivo de hautma da Turíngia com mudas raramente é usado, uma vez que a flor é despretensiosa
As propriedades curativas do hautma da Turíngia
Khatyma Thuringian é uma planta bastante popular na medicina popular, e tudo graças às suas propriedades curativas. Todas as partes da flor são usadas com sucesso para tratar várias doenças.
As folhas do khatma contêm grande quantidade de vitamina C e alcalóides, o que possibilita o uso da planta no tratamento de resfriados. E a presença de ácidos orgânicos, amido e substâncias envolventes (muco) nas raízes torna o perene um bom remédio para diarreia e gastrite.
Aplicação do hautma da Turíngia
A composição química do hautma permite que esta planta seja usada em uma ampla variedade de áreas. A presença de microelementos úteis o torna um bom remédio na medicina popular, e uma alta taxa de conteúdo de mel da flor é uma vantagem indiscutível para os apicultores.
Mas, como qualquer remédio, o hautma da Turíngia, independente de suas propriedades medicinais, também tem contra-indicações de uso, portanto, não se deve abusar de medicamentos à base dessa planta.
Aplicação do hautma da Turíngia
O hatyma perene da Turíngia tem um efeito envolvente, antiinflamatório e suavizante. Este efeito permite a utilização de várias infusões e decocções desta planta para o tratamento de constipações.
A decocção das folhas é recomendada para o tratamento de infecções do trato respiratório superior. As tinturas de raiz são freqüentemente usadas para diarréia e outras doenças não muito graves do trato gastrointestinal. O bálsamo feito de folhas, caules e raízes é bom no tratamento de doenças de pele, proporcionando efeitos antiinflamatórios e cicatrizantes.
Na apicultura
Flores grandes e bonitas com um aroma delicado tornam-se um objeto atraente para as abelhas, o que torna esta planta muito popular entre os apicultores.
O khatma perene floresce de meados do verão ao início do outono, emitindo abundantemente néctar e pólen. Ao mesmo tempo, a produtividade de néctar da planta é de aproximadamente 200 kg por hectare, o que possibilita a obtenção de cerca de 500 kg de pólen em 1 hectare.
O mel desta flor é obtido com excelente sabor, muito aromático e leve.
Em outras áreas
Além da grande importância na medicina e no cultivo do hautma da Turíngia para a obtenção de mel de alta qualidade, ele também é usado para a pecuária. Nesse caso, a planta atua como ração para o gado.
E a alta resistência à tração, ultrapassando os parâmetros do fio de cânhamo, permite que a planta seja utilizada para a fabricação de diversos cabos e cordas.
A decoratividade da planta a torna popular entre os jardineiros e paisagistas.
Conclusão
Khatyma Thuringian é considerada uma boa flor decorativa para o cultivo em jardins. Para pessoas experientes, esta planta tem valor como um medicamento universal para o tratamento de resfriados, tosses e alguns problemas gastrointestinais.