Contente
A beleza exótica do dicentro pode se tornar uma verdadeira decoração do jardim, se você combinar corretamente as variedades existentes da flor com outras plantas ornamentais. As variedades e tipos de dicentras com fotos e nomes apresentados a seguir ajudarão na seleção correta ao fazer o paisagismo de um jardim, decorar uma paisagem e desenhar um arranjo de flores. Ao mesmo tempo, você deve saber quais condições precisam ser fornecidas para a cultura e como cuidar dela adequadamente.
Qual é a aparência do dicentro?
O Dicentro na natureza vive no Extremo Oriente, no Leste da China, na Península Coreana e no continente norte-americano. Esta flor exótica foi trazida do Japão para a Europa no início do século 19 e já ganhou grande popularidade devido ao seu formato incomum. Olhando as flores do dicentro, tem-se a impressão de que delicados corações indefesos estão suspensos nas pontas dos galhos, fendidos na parte inferior, de onde está prestes a cair uma lágrima ou uma gota de sangue.
Por sua aparência romântica, o dicentro possui um segundo nome, geralmente aceito entre as pessoas. Os russos chamam de "coração partido", os britânicos chamam de "coração sangrando", os alemães chamam de "a flor do coração". E os sentimentais franceses até inventaram uma infeliz história de amor associada ao surgimento desta flor. Uma garota chamada Jeanette se perdeu na floresta. Um menino a ajudou a encontrar o caminho de casa, por quem ela imediatamente se apaixonou e sonhou em conhecê-lo. Certa vez, um cortejo de casamento passou pela aldeia em que Jeanette morava. No papel de noivo, a garota reconheceu seu amante. Seu coração se partiu de tristeza, Jeanette desmaiou e morreu. Esta flor incomum cresceu naquele lugar. Os franceses chamam isso de "coração de Jeanette".
Por muito tempo, as flores do dicentro personificaram as relações românticas e foram escolhidas entre os jovens apaixonados. Quase todo florista plantou esta planta em sua área. Várias décadas atrás, devido ao influxo de uma grande seleção de outras culturas exóticas no mercado de horticultura, o interesse pelo dicentro diminuiu um pouco. Atualmente, os designers voltaram seus olhos para a flor, incluindo ativamente diferentes variedades de cultura na composição de paisagens e flores. Seu trabalho deu à flor uma nova vida e a capacidade de evocar olhares de admiração com seu formato incomum.
Descrição do dicentro
O nome científico do dicentro tem uma tradução totalmente justificada da língua grega - "espora dupla" por causa das duas esporas localizadas nas pétalas da corola. A cultura pertence à subfamília da família da papoula.
A descrição botânica de uma planta pode ser feita assim:
- a altura de um arbusto de caule ereto ou espalhado, dependendo da espécie, pode chegar a 0,15-1,0 m;
- as flores de dicentro vêm em diferentes tons de amarelo, rosa-púrpura ou branco puro, até 2-3 cm de diâmetro, achatadas na forma de um coração com duas pétalas dobradas na parte inferior e uma pétala em forma de lágrima aparecendo enrolada em um tubo;
- inflorescências racemosas, caídas, localizadas nas extremidades dos ramos curvados em arco e elevando-se acima da folhagem, a floração dura em média 35-40 dias;
- as folhas são dvazhdytroychatye ou três vezes pinadas, grandes, perfuradas, verdes com um tom azulado, têm uma aparência decorativa;
- o néctar é armazenado em formações ocas - esporas localizadas fora das pétalas;
- as sementes da dicentra são de cor preta com superfície brilhante e formato oblongo, estão localizadas dentro da cápsula da semente e mantêm a capacidade de germinar por até 2 anos;
- raízes carnudas, bem desenvolvidas, profundamente cravadas no solo.
Para os jardineiros, o dicentro é interessante porque não requer cuidados especiais e pode crescer tanto em áreas sombreadas quanto em áreas abertas e ensolaradas. À sombra, a floração ocorre um pouco mais tarde do que ao sol. Mas a cor das pétalas é mais saturada e dura mais tempo. Não é particularmente exigente com o solo, embora prefira um solo nutritivo, húmido e bem drenado, que proporcionará um crescimento exuberante do mato. Algumas espécies não toleram água estagnada e secas severas.
A planta é resistente a baixas temperaturas, requer abrigo para o inverno apenas em geadas severas. Um arbusto pode viver em um lugar sem transplantar por até 8 anos. Mas é desejável rejuvenescê-lo dividindo o rizoma após 4-5 anos.
Na prática, a reprodução da dicentra na Rússia central só é possível de duas maneiras: por meio de cortes e divisão do arbusto.
Dicentro em paisagismo
O aspecto incomum da flor dicentra e seus arbustos exuberantes são amplamente utilizados por paisagistas e designers de flores na decoração de canteiros, bordas, slides alpinos. A aparência decorativa da folhagem perfurada com escovas de flores elevando-se acima dela certamente irá decorar o jardim tanto em plantações individuais como em plantações de grupo.
As flores colhidas não murcham por muito tempo. Portanto, eles são usados em buquês festivos, eles são usados para decorar salas para celebrações. É melhor cortar ramos com botões fechados. Em vasos de água, eles florescem rapidamente.
Variedades de dicentra de baixo crescimento ficam ótimas em vasos de cerâmica ou vasos pendurados. Eles preenchem lugares vazios e sombreados em jardins, pois crescem bem no solo.
Dicentro venenoso ou não
A parte mais venenosa do dicentro é a raiz. Mas algumas variedades têm folhas e caules venenosos, pois contêm alcalóides. Portanto, é necessário trabalhar com a planta com cuidado, usando luvas especiais. O contato com a pele pode causar irritação. Se uma pequena quantidade de suco entrar no corpo, você deve esperar distúrbios gastrointestinais. Em caso de envenenamento grave, o efeito afetará o sistema nervoso. Raízes carnosas podem se projetar do solo e ser comidas por animais, o que não terá o melhor efeito sobre sua saúde. Portanto, você precisa se certificar de que as raízes do dicentro estão sob o solo.
Blooming dicentra
A floração da dicentra abre a época das flores da cabana de verão no início da primavera e, dependendo da variedade, dura de forma diferente. Existem espécies cujas flores podem ser admiradas durante todo o verão, da primavera aos primeiros dias de outono. Existem outras variedades que murcham em um mês e meio. Os diferentes períodos de floração das diferentes variedades de dicentra permitem-lhe escolhê-las quando as desenha de forma a garantir a floração de Maio a Setembro.
Flores dicentrais com pecíolos finos estão localizadas nas extremidades dos ramos curvos, formando inflorescências racemosas unilaterais. Eles têm a forma de um coração achatado, às vezes alongado com duas pétalas divergindo de cima para baixo. A cor, dependendo da variedade, pode ser rosa-púrpura, carmim, creme, vermelho, amarelo, branco puro.
Depois que o arbusto floresceu completamente, toda a parte superior é cortada, deixando apenas o cânhamo baixo até 3 cm de altura.
Tipos de dicentro
O gênero dicentra inclui diversas variedades de cobertura vegetal anual e perene, plantas herbáceas, mostradas abaixo na foto.A ciência conhece cerca de 20 variedades, mas apenas cerca de dez são comuns entre os produtores de flores. Todos eles diferem no tamanho do arbusto, no esplendor da floração, na cor dos botões e nas condições de cuidado. Cultivado como jardim e plantas de interior. Algumas variedades são capazes de forçar - uma saída artificial da dormência para a fase ativa da estação de crescimento.
O centro é magnífico
O lindo centro de sangramento (Fumaria Spectabilis) é o mais popular entre outras variedades na Rússia. Tem outro nome - "coração magnífico". A descrição do esplêndido dicentro foi feita pelo explorador sueco Karl Linnaeus no início do século XVIII. Alastrando-se perene atinge uma altura de 1 m, tem folhas decorativas dissecadas pinnately com diferentes tons de superior e inferior em pecíolos longos (até 12 cm). As inflorescências racemosas adornam as pontas dos ramos.
A dicentra cresce bem em sombra parcial, onde a floração é mais longa e abundante, que geralmente começa no final de maio e dura pouco mais de um mês. Então, a parte superior morre e o arbusto entra em estado de dormência até a próxima primavera. Espécie resistente ao inverno, resiste a geadas até -350C com abrigo próprio para o mato para o inverno.
O centro é lindo
A espécie vegetal Dicentra Formosa é nativa da América do Norte. Uma planta perene baixa e disseminada cresce até 40 cm e floresce com corações rosa-púrpura, coletados em inflorescências, quase todo o verão de junho a setembro. As folhas verdes em hastes longas são coletadas em uma roseta basal.
Possui diversas variedades. Usado para paisagismo de jardins rochosos e como planta de cobertura do solo em parques naturais.
Dicentro com flor dourada
Em condições naturais, a espécie Dicentra Chrysantha pode ser encontrada no México e no sul da Califórnia, nas encostas secas das montanhas. Arbusto extenso e alto varia em altura de 45 a 152 cm. Floresce da primavera ao início do outono com botões amarelos brilhantes. Não é fácil cultivar esta espécie termofílica no jardim, pois é exigente quanto às condições de cuidado e não tolera o frio.
Dicentro nodular
Na natureza, a espécie de nódulo de dicentra (D. cuccularia) cresce no leste da América do Norte, em solo arenoso pobre, bem como nas florestas úmidas de Oregon e Washington. Esta é uma das espécies mais curtas. O dicentro cresce até 20 cm e possui flores brancas translúcidas com uma faixa amarela e esporas compridas, como pode ser visto na foto. A floração começa no início da primavera com o florescimento da folhagem.
O sistema radicular da variedade assemelha-se a um cone de abeto, constituído por pequenos nódulos. Esta espécie é frequentemente cultivada como planta de casa. Existe uma variedade de Pittsburgh com flores rosa.
Outros tipos de dicentro
Existem outros tipos e variedades de dicentra, cujas mudas podem ser adquiridas em loja especializada, onde normalmente são fornecidas na Holanda. Todas essas variedades podem ser cultivadas por amantes de flores em casa, no parapeito de uma janela ou em uma loggia fechada.
Você pode citar pelo menos mais 6 dos tipos mais famosos de dicentra.
- Excelente ou excepcional (D. Eximia) refere-se a espécies subdimensionadas. Ela cresce até 25 cm, floresce por dois meses com flores roxas escuras, rosas ou brancas com folhas cinza-acinzentadas em longos caules, lembrando folhas de samambaia. Usado para forçar o inverno. Tem uma variedade de Boothman rosa.
- Escalada (D. Scandens) - Cipó do Himalaia com ramos de até 2 me flores alongadas amarelas ou rosa claro. Na faixa do meio, é cultivada como planta anual. Uma interessante variedade resistente à geada Lágrimas douradas com flores amarelas que têm um tom rosa. Os botões desta variedade florescem de junho ao outono.
- Canadense (D. canadensis) semelhante à nuca. É um arbusto baixo com flores brancas puras em pedicelos curtos, coletadas em inflorescências de 3-10 pcs. Floresce em meados da primavera. Possui folhas com penas cinza-acinzentadas em longos pecíolos, reunidos em uma roseta basal.Combina lindamente com prímulas.
- Vagrant (D. Peregrina) tem uma história de existência de mil anos. Parece uma planta perene em miniatura com folhas cinzentas pesadamente dissecadas. Eles são coletados em uma roseta basal, têm grandes botões roxos-brancos alongados. É considerada a pioneira em campos pedregosos, de escória e arenosos. É amplamente utilizado para o paisagismo de colinas alpinas e jardins rochosos.
- Uma flor (D. Uniflora) assim chamado porque não cria inflorescências, mas floresce com flores roxas claras únicas, cobrindo todo o arbusto em casa do final de fevereiro a meados de agosto. É difícil de crescer e na natureza, devido à sua pequena estatura (cerca de 10 cm), é difícil encontrá-lo entre a relva. Em casa, na América, esta espécie é frequentemente chamada de "cabeça de boi" devido às pétalas fortemente dobradas, que lembram os chifres da cabeça de um boi do Texas.
- Flor pequena (D. Pauciflora) cresce em encostas de montanhas, a uma altitude de 1300-3300 m, no continente norte-americano. Representa hastes eretas de 10-12 cm de altura com inflorescências de 2-3 flores de cor roxa clara. Tem a aparência de uma flor de uma só flor, mas as pétalas são menos dobradas, por isso tem um nome diferente de "cabeça com chifre curto de boi". No território da Rússia, é cultivada como planta de casa.
Variedades de dicentro com fotos e nomes
O trabalho dos criadores permitiu criar variedades de diferentes espécies dessa flor exótica, diferindo na cor das pétalas, no tamanho e nas condições de cultivo. Abaixo estão fotos e descrições de arbustos das variedades mais populares de dicentra.
Variety Aurora
Ela cresce até 35 cm, parece um arbusto herbáceo exuberante com folhas delicadas e delicadas flores brancas em forma de coração. Ela pode crescer em um local por até 8 anos, o que permite criar paisagens de casas de campo de verão por um longo tempo. A variedade pertence à bela espécie de dicentra.
Variety King of Hearts
Um híbrido obtido pelo cruzamento de três tipos de dicentras: bela, errante e excepcional. Flores de cor rosa-púrpura elevam-se acima das folhas verdes-azuladas com orifícios de maio a agosto. O arbusto é baixo, cresce bem nos cantos sombreados do jardim.
Variety Bakchanal
Cria um arbusto exuberante de até 80 cm de altura, florescendo com corações rosa alongados, coletados em inflorescências curvas, durante todo o verão. As folhas verdes finamente dissecadas criam uma bela roseta, como um vaso de flores verdes. Invernos bem. A variedade é representante do belo dicentro.
Variedade Laksharient
Arbusto compacto que não ultrapassa os 35 cm de altura, a variedade apresenta-se elegante e brilhante, com botões vermelho escuro ou rosa púrpura em pecíolos roxos entre folhagem verde suave. A vista do centro sangrento, a bela variedade Laksharient, agrada aos amantes das flores de meados da primavera a meados do outono. É ótimo em áreas sombreadas do jardim.
Variedade alba
Esta variedade é uma bela variedade de dicentra de flor branca. Atinge 70 cm de altura.Os arbustos são bons devido à forma bem arredondada e ao crescimento exuberante de placas de folhas penugentas, decoradas com inflorescências caídas brancas. A variedade não tolera bem as geadas, precisa de abrigo para o inverno.
Variedade Gold Hart
Gold Hart pertence ao magnífico centro de sangramento, criado por criadores em 2004. A variedade é caracterizada por uma combinação incomum de inflorescências rosa brilhante contra um fundo de folhagem dourada decorativa. A dicentra é boa durante e após a floração, chamando a atenção pela cor das folhas. Arbusto alto cresce até 80 cm.
Variedade Berning Hearts
Um híbrido muito bonito, que resultou de dois tipos de dicentra: vagabundo e excelente. As folhas prateadas claras a céu aberto criam um contraste espetacular com grandes flores vermelhas brilhantes, que lembram línguas de fogo.
Dia dos Namorados da Variedade
A variedade é a última inovação em criadores. Destaca-se com uma rica cor cereja de botões em hastes roxas. Cria cachos caídos de inflorescências de até 20 cm de comprimento.As folhas perfuradas, quando florescem, apresentam uma tonalidade castanha, que posteriormente é substituída por uma tonalidade azulada. Os arbustos da dicentra são grandes, ramificados, atingindo a altura de 1 m. São despretensiosos no cuidado, pertencem à zona 4 (geadas até -290A PARTIR DE).
Com o que o centro de sangramento se combina?
Um arbusto exótico prefere lugares sombreados e sente-se bem sob as árvores, à sombra de uma maçã, tília, cerejeira, ao lado da casa, onde a sombra pelo menos ocasionalmente incide sobre ela. Dicentro vai bem com o mesmo perenes que amam a sombra.
Algumas espécies podem crescer lindamente em uma área iluminada pelo sol. O dicentro no jardim, como visto na foto, é preenchido por um tapete de flores com tulipas, narcisos, jacintos, flox. Uma flor com kupena, lungwort, prímula e vários tipos de samambaia ficará ótima. Espécies de baixo crescimento de dicentra, junto com miosótis e prímulas, criarão um belo canteiro de flores contra o fundo de entulho ou azulejos ao longo do caminho do jardim.
Foto de dicentra de flores em um canteiro de flores
Muitos jardineiros notaram que o dicentro faz amizade com outras flores e não é contra a vizinhança no canteiro com representantes de diferentes culturas, o que é perfeitamente visível na foto abaixo. Para criar não apenas uma bela composição, mas também o local correto, você precisa considerar cuidadosamente a seleção de um local para uma flor exótica.
Conclusão
Variedades e tipos de dicentras com fotos e nomes irão ajudá-lo a escolher um tipo de planta exótica que se encaixará perfeitamente na paisagem do canteiro, destacando suas vantagens e escondendo desvantagens. Tendo previamente informações sobre as condições em que a flor poderá manifestar-se em todo o seu esplendor, poderá adquirir a cultura precisamente daquelas variedades que crescerão sem problemas e deliciar-se-ão com a sua floração.