Contente
É necessário alimentar as peônias após a floração para cada jardineiro que as cria em seu canteiro pessoal. Isso porque requer nutrientes que nem sempre estão presentes no solo para produzir uma vegetação luxuriante e belos botões. A planta deve receber um complexo de minerais três vezes por temporada, sendo que a última vez é melhor alimentar as peônias em outubro. Não é aconselhável negligenciar o procedimento, pois isso pode afetar negativamente o estado e a aparência da cultura.
A necessidade de alimentar as peônias após a floração
A planta perene herbácea decora canteiros de flores com flores perfumadas por um curto período de tempo, o período máximo é de 2-3 semanas. Após a floração, as pétalas se desintegram, as inflorescências secam. A cultura nesta época gasta muita energia e, para que no próximo ano agrade com um número abundante de botões e exale um aroma delicado, é necessário normalizá-la. Para isso, os jardineiros realizam a alimentação das peônias em agosto.
Na primeira quinzena do mês, basta adicionar verbasco diluído em água, ou uma infusão de cinza de madeira na proporção de 1:10. Além disso, após a floração, é útil tratar o solo com superfosfato (25 g) e sulfato de potássio (12 g) diluídos em 10 litros de água. As soluções devem ser despejadas nas ranhuras feitas ao redor da base da bucha.
Para a prevenção de doenças fúngicas, as peônias podem ser alimentadas com preparações contendo cobre, por exemplo, o líquido Borodossky e complexos em comprimidos de microelementos.
Fertilizantes para peônias no outono
A alimentação de peônias no outono envolve o uso de fertilizantes orgânicos ou minerais. Para uma boa nutrição, é melhor usá-los juntos:
- No início do outono, antes da poda, a cultura deve ser alimentada com minerais.
- Após a poda - matéria orgânica animal e vegetal.
Muitas pessoas usam remédios populares após o florescimento para alimentar as plantas, cuja eficácia já foi comprovada na prática.
Se você adicionar fertilizantes nitrogenados ao solo no outono, provocando o desenvolvimento de uma massa verde, então a flor, ao invés de se preparar para o inverno, vai gastar energia no crescimento, enfraquecer e até morrer.
O momento de alimentar as peônias no outono antes do inverno
A alimentação de peônias no outono e a preparação para o inverno devem ser realizadas em um determinado período. Após a floração - no final de agosto ou início de setembro e antes do inverno - até a segunda quinzena de outubro. Os fertilizantes são aplicados levando em consideração as condições climáticas e a idade das flores. Na última vez, eles precisam ser alimentados 30 dias antes da chegada da geada.
Se você planeja iniciar a criação, o procedimento deve ser concluído na primeira quinzena de setembro. Assim, o sistema radicular terá tempo de ficar mais forte antes do frio.
A cobertura é realizada em etapas:
- Em agosto - após a floração.
- No início de setembro - antes da poda.
- Em meados de setembro (outubro) - após a poda.
Como fertilizar peônias no outono
Dos minerais, após a floração, o melhor é alimentar as perenes:
- potássio magnésio - 20 g;
- superfosfato - 30 g;
- monofosfato de potássio - 50 g;
- sulfato de potássio - 20 g.
A dosagem é usada por metro quadrado de solo.
De fertilizantes orgânicos no outono, eles costumam usar:
- farinha de osso 150 g - polvilhe sob um arbusto e cave;
- húmus / composto 8 kg - cobrir o solo sob as folhas;
- cinzas de madeira 200 g - espalhar nas hastes ou verter como solução.
Com remédios populares comprovados, você pode alimentar:
- folhas de chá - 100 g;
- borra de café - 150 ml;
- infusão de centeio - 1 l;
- casca de ovo - 500 ml;
- farinha de casca de banana - 200 g.
Como alimentar peônias no outono ao transplantar, plantar
Uma vez a cada 5 anos, para floração abundante e rejuvenescimento, a planta deve ser transplantada. É aconselhável realizar essas ações após a floração, em setembro, para alimentar as peônias durante o procedimento a fim de fornecer-lhes substâncias responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento. É aconselhável fertilizar o local de plantio ou transplante com superfosfato. Além disso, uma mistura de três partes de composto e uma parte de cinza de madeira deve ser colocada em cada buraco.
Como alimentar as peônias após a poda
Antes que a neve caia, a parte da cultura que está acima do solo deve ser cortada e os botões nus na base das hastes devem ser repicados. Fertilize o arbusto, polvilhe o corte com as cinzas de cima.
Alimente as peônias no outono após a poda, de preferência com matéria orgânica rica em vários componentes. Composto vegetal ou esterco são perfeitos para isso. Basta colocar a composição em volta dos caules e deixar apodrecer por conta própria. Assim, a planta receberá uma quantidade dosada de nutrientes e ficará protegida do congelamento, pois o calor é gerado durante a decomposição do esterco. Como aditivo, você pode usar uma mistura de farinha de ossos e cinzas na proporção de 2: 3. Além disso, muitos jardineiros, após a poda das peônias, aconselham alimentá-las com o preparado "Baikal EM-1", infusão de pão, casca de banana ou batata, casca de cebola, soro de leite e urtiga.
Como fertilizar peônias no outono antes do inverno, antes do abrigo
As peônias são altamente resistentes à geada, muitas variedades podem suportar temperaturas de até -40 °C. Por esta razão, os arbustos adultos não cavam ou cobrem durante o inverno, embora os floricultores experientes ainda recomendem proteger a cultura da geada com serragem, ramos de pinheiro, composto velho ou turfa.
Antes do abrigo, a planta deve ser alimentada com qualquer fertilizante orgânico que irá criar um bom suprimento de nutrição no solo e na raiz. Sua vantagem está em sua rica composição, que inclui potássio, ferro, magnésio, fósforo, além de bactérias benéficas.
Uma solução de pão de centeio ou casca de ovo é bem adequada para o inverno. Para preparar essa tintura, é necessário moer um pão do produto, despejar as migalhas em 10 litros de água, insistir por 12 horas. Despeje o fertilizante pronto sob o arbusto na quantidade de 1 litro. Para fazer uma tintura de ovo, você precisa manter a casca de 20 ovos em um balde com água por 3 dias. Em seguida, regue à taxa de meio litro por arbusto.
Espalhe o composto, o húmus, o estrume e a folhagem seca das árvores imediatamente à frente do abrigo no solo. Você não precisa cobrir nada no solo.
Antes da cobertura morta, pode-se polvilhar o solo com cinza de madeira ou farinha de osso, o principal é não entrar no colo da planta.
Regras para a alimentação de peônias no outono
Basicamente, as regras de alimentação das peônias no inverno dependem da idade e do clima da região de cultivo. No outono, apenas as plantas que crescem por 3 anos ou mais precisam se alimentar. Além disso, quanto mais velha a flor, mais elementos úteis ela precisa. Os arbustos jovens após a floração não precisam de fertilização adicional antes do inverno. Também é importante notar que se o outono for seco, então é melhor diluir as composições de fosfato de potássio com água de acordo com as instruções e regar as raízes com elas. Um litro de solução por arbusto será suficiente. Em tempo chuvoso, é aconselhável usar cobertura granular, que gradualmente entrará no solo. Eles estão espalhados no círculo próximo ao tronco, levemente polvilhados com solo.
O tipo de fertilizante que pode ser usado para alimentar os arbustos no outono é escolhido dependendo da composição do solo:
- Para solos ligeiramente ácidos e alcalinos, é melhor usar superfosfato.
- Para solos empobrecidos e arenosos, a matéria orgânica e o adubo verde são mais adequados, uma vez que uma quantidade excessiva de minerais pode inibir o crescimento.
Conclusão
Alimentar peônias após a floração não é difícil, mesmo para um jardineiro novato. O principal é seguir claramente todas as recomendações e seguir as regras. As peônias são uma planta perene despretensiosa que precisa ser plantada uma vez e com os devidos cuidados, aproveite sua floração por várias temporadas.