Fumeiro de tijolos do tipo faça você mesmo: fumo quente e frio

Um fumeiro faça você mesmo feito de tijolos defumados a quente é feito na maioria das vezes por amantes de carne defumada por causa do dispositivo simples. No entanto, existem outros designs que permitem fumar produtos usando uma tecnologia diferente. Esses fumódromos são caracterizados por um dispositivo complexo.

Variedades de designs

Smokehouses são construídos em tamanhos diferentes. Decore-os com acabamento, forja, dê uma forma interessante. No entanto, isso não se aplica às diferenças. Você pode pensar em qualquer projeto para um prédio de tijolos. O principal tipo de fumante reside na concepção e método de fumar o produto.

No vídeo, um fumeiro de tijolos faça-você-mesmo para cozinhar peixes:

Fumador de tijolo fumado a frio

Um dispositivo complexo é possuído por um fumeiro, no qual o produto é preparado pelo método de fumagem a frio. A fumaça é fornecida à câmara de trabalho pelo gerador de fumaça. Depois de percorrer um longo caminho pelos canais, ele esfria. O produto não sofre tratamento térmico, mas cura lentamente.

Em uma versão caseira, um gerador de fumaça com um canal de alimentação para a câmara é feito de tijolos

Importante! Como o produto não se presta a tratamento térmico durante a defumação a frio, leva mais tempo para prepará-lo, por exemplo, 1-2 dias.

Fumador de tijolos fumados a quente

A estrutura é considerada simples. Não há necessidade de criar canais, faça um gerador de fumaça. Eles dobram um fumeiro de tijolos fumegantes com as próprias mãos na forma de uma casa de pequeno porte alongada em altura. Uma câmara de metal está localizada na parte superior. Os produtos estão pendurados aqui. Lascas de madeira são despejadas no fundo da câmara. Há uma fornalha no fundo do fumeiro. Madeira queimada aquece o fundo de metal da câmara, a serragem começa a arder.

O fumeiro a quente distingue-se pelas suas pequenas dimensões

Importante! Quando fumado a quente, o produto é submetido a um tratamento térmico, pelo qual é rapidamente cozinhado.

Construções multifuncionais

O mais complicado em termos de dispositivo é considerado um fumeiro multifuncional combinado. Fumar quente e frio pode ser feito aqui. Você precisará de um gerador de fumaça e uma fornalha. Freqüentemente, esses edifícios são equipados com áreas de trabalho adicionais: um braseiro, um lugar para um caldeirão, uma bancada, uma pia para pratos, prateleiras, nichos. A estrutura é um complexo completo com numerosos canais de fumaça no interior. Só um mestre-fogareiro experiente é capaz de construir um fumeiro assim.

Um fumeiro multifuncional pode substituir totalmente a cozinha com todos os eletrodomésticos e uma pia

Desenhos de fumigadores de tijolo fumê a frio e quente

Se você decidir começar a construir um fumeiro, precisará de plantas. Eles dão uma ideia clara da estrutura da estrutura, a localização de cada linha de tijolos. Deve-se notar imediatamente que um construtor inexperiente precisará de desenhos de um fumeiro feito de tijolos defumados a quente ou frios. É melhor confiar a um mestre a construção de um forno combinado multifuncional.

O fundo da câmara pode ser feito de barras de grade, assentando-as com pedras, ou uma estrutura em forma de tanque pode ser soldada de metal

O mais simples fumeiro a frio assemelha-se a um forno com uma longa chaminé, que funciona como câmara para produtos.

Como construir um fumeiro de tijolos com suas próprias mãos

Antes de iniciar a construção de um fumeiro, é necessário encontrar um local adequado para o mesmo. A próxima etapa é preparar o material. É importante pensar em como proteger um prédio de tijolos da chuva. Se for constantemente inundado por chuva ou coberto de neve, a estrutura não durará muito. O tijolo está saturado de umidade. Ao queimar lenha na fornalha, a água se transforma em vapor. O produto acabará não fumado, mas mais fervido. Após o desenvolvimento do desenho, começam a construir um fumeiro de tijolos com as próprias mãos com a preparação do terreno.

Seleção e preparação do local

Ao construir qualquer tipo de fumeiro, é preciso entender que será uma estrutura de tijolos estacionária. A estrutura não pode ser transferida para outro local. Por este motivo, a escolha do local é feita com toda a responsabilidade.

Mesmo um pequeno fumeiro é uma construção fixa sobre uma fundação que não pode ser movida para outro local.

A operação da Smokehouse está associada à liberação de grandes quantidades de fumaça na atmosfera. Por este motivo, é ideal removê-lo de seus próprios edifícios residenciais e vizinhos, bem como de áreas verdes. O local escolhido não é inundado com lençóis freáticos e esgotos. É desejável que haja um solo denso e estável. Haverá menos custos para organizar a fundação.

A área escolhida para a construção do fumeiro está limpa de vegetação, pedras e entulho. É ideal remover a camada superior do solo com as raízes da grama. Se a área não estiver nivelada, ela é trazida para um estado normal correspondente.

Seleção de materiais e ferramentas

Para construir um fumeiro de tijolos com as próprias mãos, em primeiro lugar, prepara-se o material de construção. Aqui você precisa fazer a escolha certa. Para forçar as paredes, utiliza-se um tijolo maciço vermelho feito de barro cozido. É melhor dispor a fornalha com outro material. Argila refratária ou tijolos refratários são adequados aqui.

Para forçar as paredes do fumeiro, utiliza-se tijolo maciço vermelho.

Para preparar a solução, você também precisará de materiais diferentes. A fundação é feita de concreto. Sobre a argamassa de cimento com adição de cal, pode-se dispor a base do fumeiro. As paredes de tijolos são removidas com uma solução de argila marrom. O cimento não pode ser usado aqui. A alvenaria vai rachar com o aquecimento. A área próxima à fornalha do fumeiro está exposta a altas temperaturas. Aqui, colocar tijolos de argila refratária é melhor feito em argila refratária. Você pode comprá-lo em uma loja de ferragens. Para preparar soluções, você precisará de areia e água.

A ferramenta requer um kit de construção padrão. Para misturar a solução, prepare uma pá, balde, betoneira ou bacia grande. Para colocar tijolos, você precisará de uma espátula, nível, fio de prumo, cordão de construção. Se as paredes do fumeiro não devem ser rebocadas ou acabadas com pedras decorativas, é necessário um dispositivo para apontar as juntas.

Procedimento

Quando o local e todos os materiais estiverem preparados, é hora de tentar fazer um fumeiro de tijolos com as próprias mãos de acordo com um esquema previamente desenvolvido. O trabalho começa com o lançamento do alicerce. Você não pode ficar sem ele, pois o fumeiro é pesado. No solo, a estrutura pode ceder e a alvenaria desmoronar.

Derramando a fundação

A base de concreto é uma laje monolítica. A fundação deve repetir a forma do fumeiro, projetando-se além de suas bordas em todos os lados em cerca de 10 cm. Antes de tudo, são feitas marcações no local. Abre-se uma cova com 50 cm de profundidade com pá, o fundo é nivelado, coberto com uma camada de areia de 10 cm de espessura, humedecida com água e compactada. No topo, outra camada de espessura semelhante é derramada da pedra britada.

Para fazer uma base sólida sob o fumeiro, é reforçado.Uma malha com um tamanho de malha de cerca de 15x15 cm é amarrada a partir de hastes de metal com um arame de tricô A armação blindada é colocada diretamente sobre a brita ou uma película preta é espalhada primeiro para impermeabilizar.

A cofragem deve elevar-se acima do nível do solo pelo menos 5 cm

A cofragem é instalada ao longo do perímetro da vala a partir das tábuas. É ideal quando sua parte superior se projeta 5 cm acima do nível do solo. O poço é derramado com argamassa de concreto com brita. A fundação tem tempo para durar pelo menos 1 mês. Durante esse tempo, o concreto é umedecido e coberto com um filme. Quando a laje monolítica endurece, a fôrma é removida. A base é coberta com duas camadas de material de cobertura. A impermeabilização impedirá que as paredes de tijolo puxem a umidade do solo.

Estilo

A primeira linha do pedido é apresentada a seco, sem solução. Os tijolos são usados ​​para formar a forma geral da estrutura. Depende do tipo de estrutura:

  1. Ao erguer com as próprias mãos um fumeiro a frio, forma-se imediatamente a partir do tijolo da primeira fila uma estrutura comum constituída por uma câmara, um gerador de fumos e uma conduta de chaminé. O edifício é alongado. O comprimento do canal deve ser de pelo menos 4 m.
  2. Para um fumeiro de fumaça quente, não é necessário um gerador de fumaça com um longo duto de chaminé. A primeira linha de tijolos repete a forma de toda a estrutura: um quadrado ou um retângulo.

As próximas fiadas da base são colocadas em argamassa de cimento. É preparado na consistência de creme azedo espesso. Pegue 3 partes de areia, 1 parte de cimento e 1 parte de cal.

Conselho! A espessura das juntas entre os tijolos é de cerca de 12 mm.

Simultaneamente com o pedestal, uma câmara de cinzas está sendo erguida - um soprador

Montagem de Firebox

Após a construção da cave do fumeiro, são colocadas novas filas de tijolos sobre uma solução de argila. É hora de equipar a fornalha. Em um fumeiro de tijolos fumegantes ou frios, ele está sempre localizado acima da câmara de cinzas. O forno é feito de argila refratária ou tijolos refratários em argila refratária. Você pode ir por outro caminho. A câmara de combustão do fumeiro é soldada em chapa e simplesmente embutida na alvenaria.

Em um fumeiro de fumaça quente, há uma câmara para produtos acima da fornalha.

O próximo elemento é uma câmara de fumo. Seu dispositivo depende do tipo de fumeiro, mas é determinado primeiro com o tamanho. Tudo depende de desejos pessoais. Normalmente, para um fumeiro doméstico, bastam câmaras com tamanho de 1x1 me altura de até 1,5 m.

Se este for um fumeiro feito de tijolos fumados a quente, a câmara é soldada de metal na forma de uma caixa com uma porta. O fundo está surdo. Aqui será feito o carregamento de cavacos de madeira, que são aquecidos pelo fogo da fornalha. Acima do fundo, batentes são soldados, uma panela é fixada para drenar a gordura do produto. Acima da câmara, coloque os fechos para grades ou ganchos nos quais os produtos defumados são fixados. Na parte superior da câmara, uma janela é cortada sob a chaminé para retirar a fumaça.

Se você olhar para a foto de um fumeiro de tijolos defumados a frio, mesmo um fabricante de fogão inexperiente entenderá que a fornalha do gerador de fumaça está localizada longe da câmara de fumo. Não há necessidade de fazer fundo nele, pois isso bloqueará o fluxo de fumaça do canal. A estopa geralmente é puxada aqui, que atua como um filtro que retém a fuligem. O resto da câmera é semelhante. Um palete é pendurado sobre a serapilheira e grades ou ganchos são colocados acima.

Chaminé, chaminé

Em um fumeiro a frio, mais uma unidade precisa ser erguida de tijolo - uma chaminé. Ele conecta o gerador de fumaça à câmara de fumaça. Seu comprimento ideal é de 4 m, mas às vezes é encurtado para 2 m, o que é altamente indesejável. A largura e a altura do canal são de no máximo 50 cm, podendo ser assentado em tijolo e deixado neste estado, ou com um tubo de metal embutido nele.

O canal do tubo metálico embutido na chaminé não está obstruído com a argamassa que escapa das costuras da alvenaria

Importante! Às vezes, o canal de um fumeiro a frio é enterrado no solo. Esta opção é adequada para uma área seca e não inundada.

O último elemento do fumeiro é uma chaminé com amortecedor regulável para a remoção da chaminé da câmara de fumo. Ele é feito de tijolos ou um tubo de metal é colocado. Uma cabeça está disposta no topo. Isso impedirá que os sedimentos entrem na câmara de fumaça através do tubo.

Testando

Após a conclusão de todas as obras, o fumeiro não é tocado por pelo menos uma semana. O tijolo da solução está saturado de umidade. Precisa secar. Depois disso, o primeiro teste é realizado.

A primeira ignição na fornalha é realizada no máximo uma semana após a conclusão da construção do fumeiro

O teste consiste nas seguintes etapas:

  1. Se for um fumeiro a quente, os chips são carregados na câmara. O fogo é feito na fornalha. Um gerador de fumaça é aceso em um fumeiro de fumaça a frio.

    Chips para fumar são usados ​​de árvores frutíferas ou decíduas não resinosas

  2. Uma pequena quantidade de produto é colocada dentro da câmara, por exemplo, 1 peixe ou um pedaço de carne.
  3. A portinhola da chaminé está fechada. Dê tempo para encher a câmara de fumaça.
  4. Conforme a consistência da fumaça aumenta, a temperatura sobe. Deve ser mantido de acordo com a receita do produto preparado. A temperatura é ajustada abrindo o amortecedor. Para medições na câmara, um bolso para um termômetro é fornecido.
  5. O teste é realizado por meia hora. Durante esse tempo, a alvenaria é verificada para que a fumaça não passe pelas costuras entre os tijolos.

A qualidade do fumeiro é determinada pela aparência do produto. Deve adquirir uma cor dourada e não deve estar coberto de fuligem.

O que e como fumar em um fumeiro de tijolos

O principal produto a ser fumado em um fumante doméstico é a carne, os produtos cárneos semiacabados e o peixe. Dependendo da receita, o produto só é salgado ou fervido primeiro. As carcaças de aves e coelhos defumados são deliciosos. Às vezes, um porco pequeno é fumado.

Quando a carne crua é defumada, primeiro é salgada

Salsichas caseiras e bacon são enviados para o fumeiro. Ao fumar um peixe grande inteiro, ele é pendurado de cabeça para baixo. Os amantes de frutas cozinham ameixas e peras em um fumeiro a frio.

Galeria de fotos de fumantes de tijolos feitos à mão

Smokehouse sob seu próprio teto protegido da chuva

O fumeiro pode ser equipado com uma grande câmara com portas de entrada

Um fumeiro multifuncional pode ser construído em um gazebo

O fumeiro em forma de forno está equipado com braseiro, bancada e restantes zonas de trabalho.

Em um fumeiro a frio, as portas da câmara de trabalho podem ser feitas de madeira

Segurança contra incêndios

O fogo arde dentro da fornalha durante o fumo. É impossível chamar um fumeiro de risco de incêndio, mas as medidas de segurança devem ser observadas. Perto do soprador e da fornalha, uma plataforma é feita de materiais não combustíveis para o caso de explodir faíscas. Não organize o armazenamento de objetos inflamáveis ​​e líquidos nas proximidades.

Não é desejável localizar o fumeiro próximo a estufas, agricultura de caminhões, área verde, pois árvores e plantações culturais podem ser danificadas

Conclusão

Um fumódromo faça você mesmo, feito de tijolos defumados a quente, pode ser construído em tamanhos pequenos. É melhor confiar uma estrutura mais séria a um mestre fogareiro ou construí-la você mesmo, mas sob sua supervisão. Erros levarão ao fato de que o prédio irá desabar ou o produto será mal fumado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção