Contente
O morango do inferno é uma variedade remanescente com frutas grandes. Os jardineiros têm apreciado a cultura obtida pelos criadores alemães. Os frutos do morango do Inferno são saborosos, suculentos, com um cheiro forte de morango. Eles são usados frescos, bem como para os preparativos de inverno.
História de origem
O morango reparador Ada foi criado na Alemanha nos anos anteriores à guerra. Muito mais tarde, ela veio para a Rússia, onde jardineiros em várias partes do país começaram a cultivar com prazer. A variedade é remanescente, com duas ondas de formação de lavouras.
Características e descrição da variedade de morango Ada
Os morangos do inferno são uma variedade popular entre os jardineiros russos. A variedade é autofértil, portanto, dá um rendimento estável.
Os arbustos da cultura estão se espalhando, atingindo uma altura de 15 a 20 cm A folhagem é verde, sem brilho. As flores são brancas, formam-se nos pedúnculos ao nível da folha ou ligeiramente acima.
A aparência e o sabor dos frutos silvestres
A frutificação ocorre nos arbustos principais e no bigode. As primeiras bagas são aumentadas, cada uma pesando cerca de 20 g, enquanto as subsequentes são menores. O peso médio dos bagos é de 8–15 g. A forma é oval ou cônica. A polpa é rosa claro, friável, com miolo brilhante. O sabor é agradável, doce, com leve acidez.
Período de floração, período de amadurecimento e produção
A primeira vez que as flores aparecem em maio, 5-7 dias mais cedo do que nas variedades de jardim. A segunda floração ocorre em julho. A frutificação vai da primavera às primeiras geadas do outono.
O rendimento da variedade não é muito grande. Cem metros quadrados podem ser coletados cerca de 130 kg. Portanto, os morangos Ada raramente são cultivados em escala industrial. Mas em fazendas caseiras pode ser encontrado com freqüência. A cultura está em alta devido à sua frutificação de longo prazo.
Resistência à geada
Segundo a descrição do originador, a variedade é resistente ao gelo, mas em regiões com condições desfavoráveis, necessita de abrigo para o inverno. Sem uma camada espessa de cobertura morta, não congela apenas nas regiões do sul. Em climas temperados, os arbustos devem ser cobertos da geada com materiais improvisados. Você pode usar folhagem seca, turfa, ramos de abeto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade não apresenta imunidade à mancha branca. A doença fúngica afeta a folhagem. Com a podridão cinzenta, existe o perigo de perder quase toda a colheita. A doença ocorre em climas frios e úmidos.
Para a pulverização, utilizam-se remédios químicos, biológicos e populares. Os produtos químicos são tóxicos, por isso raramente são usados. Ao trabalhar com substâncias perigosas, é usado equipamento de proteção individual: óculos, respiradores, luvas de borracha. Dos produtos químicos considerados eficazes: Fundazol, Intavir, Bordeaux líquido.
Produtos biológicos Fitosporin, Trichodermin não são tóxicos para humanos. Eles ajudam a combater doenças fúngicas da cultura.
O principal perigo para os morangos do Inferno são os ácaros do morango. Eles aparecem em clima quente e úmido. Os insetos não roem bagas, mas sugam o suco dos arbustos.Isso afeta negativamente a aparência dos morangos e também reduz a formação de bagas. Para tratar arbustos de carrapatos, agentes acaricidas são usados. A pulverização é realizada várias vezes por temporada:
- no início da primavera, quando a folhagem está aparecendo ativamente nos arbustos;
- durante o período de brotamento;
- após o aparecimento dos ovários;
- no outono, após colher os últimos frutos.
Adequados para processamento são Tiovit Jet, Actellik, Karbofos, Vertimek, Fitoverm, etc.
No início da primavera, você pode usar o tratamento de água fervente de arbustos. O procedimento é realizado até que apareça nova folhagem. Água aquecida a 70 ° C é despejada no centro do arbusto. Isso permite que você mate os carrapatos que rastejam para fora após a hibernação a uma temperatura do solo de cerca de +5 ° C.
O inseto hiberna sob a serapilheira, come as folhas novas na primavera e põe ovos dentro do botão.
A mosca-serra também é perigosa para os morangos. Danifica as folhas, levando-as ao estado de renda. A planta está enfraquecida e pode sofrer de infecções fúngicas ou virais.
Lesmas são um perigo para as bagas. Eles comem as frutas que estão no chão. As lesmas são recolhidas manualmente e, em caso de aparecimento de massa, o solo é polvilhado com agulhas ou cascas de nozes trituradas.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade tem muitas qualidades positivas. Mas antes de plantar, você também deve se familiarizar com as deficiências da cultura.
Dignidade | Minuses |
Frutificação esticada | Baixo rendimento |
Bagas grandes | Na segunda onda, os morangos são muito menores do que na primeira. |
Gosto agradável | Precisa de cuidados |
Versatilidade de frutas | Resistência a doenças e pragas |
Sabor morango | Em regiões com invernos pouco nevados e condições desfavoráveis, precisa de abrigo |
Boa resistência à geada |
|
Autofertilidade |
|
Recursos crescentes
O morango do inferno é uma planta que adora luz. Portanto, as áreas abertas são escolhidas para o cultivo. O solo deve ser solto, fértil. As áreas de argila não são adequadas para morangos Ada.
Deixe 30-40 cm entre os arbustos, 50-60 cm entre as linhas.
Variedades reparadas são exigentes em condições de cultivo e cuidados. Características do cultivo:
- Se for necessário fazer uma nova colheita um pouco mais cedo, então os primeiros caules das flores da primavera devem ser removidos. Este procedimento permite que você obtenha frutos maiores da segunda onda.
- A frutificação regular leva ao fato de que a vida dos arbustos é reduzida. Portanto, é preciso cuidar da atualização dos leitos. Faça isso na segunda ou terceira temporada após o plantio dos primeiros arbustos. Morangos desta variedade dão muitos bigodes, por isso não há problemas com a reprodução. Mas você também não pode deixar o processo seguir seu curso.
- A aplicação oportuna do revestimento superior permite aumentar a produtividade, bem como prolongar a vida útil dos arbustos.
- Bons precursores de morangos Ada: alho, cenoura, feijão, ervilha, rabanete, beterraba, cebola. Uma cama atrás de batatas, pepinos, berinjelas não é a melhor opção de cultivo.
Conclusão
Strawberry Ada é uma variedade de frutos grandes com frutificação prolongada. Com os devidos cuidados, dá duas safras por safra. Não é adequado para cultivo comercial, uma vez que não mais do que 300 g de morangos são obtidos de cada arbusto. As bagas são utilizadas frescas e para a colheita no inverno.
Críticas de jardineiros sobre morangos do Inferno