Contente
O morango Tristan é uma variedade holandesa que ainda não está muito difundida na Rússia. Basicamente, os residentes de verão cultivam na Região Central - do Noroeste ao Sul. Difere em robustez moderada de inverno e frutificação de longo prazo, que dura até a primeira geada. Os bagos são moderadamente grandes e têm um sabor adocicado pronunciado.
História de criação
O Strawberry Tristan (Tristan) é um híbrido de primeira geração (F1), obtido pelos criadores da empresa holandesa ABZ Seeds. A empresa é especializada na criação de híbridos resistentes à seca, geadas, pragas e outros fatores adversos.
O híbrido se espalhou pela Europa, Estados Unidos e parcialmente pela Rússia. Ainda não foi inscrito no registo de realizações reprodutivas. No entanto, muitos residentes de verão já estão cultivando esta safra em seus lotes. Eles a apreciam por uma colheita estável, que os arbustos dão até o final do verão.
Descrição da variedade de morango Tristan e características
Morango Tristão - cultura diversificada. É um tipo de morango de grande frutificação que dá um alto rendimento. Os frutos silvestres aparecem ao longo da temporada, o que distingue favoravelmente a cultura de outras variedades.
Os arbustos são compactos e baixos - atingem 30 cm de diâmetro e 25 cm de altura, praticamente não dão bigode, podem ser cultivados tanto em canteiros abertos como em vasos.
As inflorescências abrem na primeira quinzena de maio. Muitos deles aparecem, o que garante um alto rendimento.
Características das frutas, sabor
Os morangos Tristan são médios e grandes, pesando 25–30 g. A forma é simétrica, regular, cónica ou bicónica, alongada. A cor é vermelho escuro, a superfície é brilhante, brilha ao sol. O sabor é visivelmente doce, doce, com um aroma agradável. O objetivo dos morangos Tristan é universal. São consumidos in natura e também utilizados em compotas, compotas, sucos de fruta e outras preparações.
Condições de amadurecimento, rendimento e manutenção da qualidade
As primeiras bagas amadurecem em meados de junho. Eles aparecem durante todo o verão e até mesmo em setembro, antes das primeiras geadas (moderadas). É por isso que os morangos Tristan pertencem a variedades remanescentes com frutificação longa e prolongada (o período pode durar quatro meses).
O rendimento é alto: de 700 ga 1 kg de cada arbusto. À primeira vista, esta é uma figura pequena. Mas se você considerar que os arbustos não estão se espalhando, então de um metro quadrado você pode obter até 5 kg de frutos silvestres de boa qualidade.
Essas altas taxas são alcançadas devido à frutificação de longo prazo, bem como ao fato de que as bagas são regularmente formadas tanto nos arbustos-mãe quanto nas rosetas filhas. Além disso, para isso eles nem precisam ser encurtados. Embora as rosetas apareçam em pequenos números, elas ainda contribuem para o rendimento geral.
Os frutos têm polpa bastante densa e casca forte. Portanto, eles se distinguem pela boa qualidade de conservação. Morangos frescos de Tristan podem ser mantidos na geladeira por vários dias. A transportabilidade também é boa, razão pela qual os morangos são cultivados comercialmente para venda.
Regiões de crescimento, resistência à geada
Os morangos Tristan distinguem-se pela robustez moderada no inverno e, na descrição da variedade do original, afirma-se que pode ser cultivada na zona 5, que corresponde a temperaturas até -29 graus. Assim, os morangos Tristan podem ser cultivados apenas nas regiões da Rússia Central:
- Noroeste;
- Região de Moscou e faixa intermediária;
- Região do Volga;
- Terra negra;
- territórios do sul.
É difícil cultivar uma variedade nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. Mas como os arbustos não estão se espalhando, eles podem ser cultivados em vasos ou em caixas em salas aquecidas.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem uma imunidade bastante boa. No entanto, os danos às doenças comuns não são excluídos:
- antracnose;
- diferentes formas de podridão;
- manchas;
- requeima nas raízes;
- rizoctoníase.
As seguintes pragas são perigosas para os morangos Tristan:
- gorgulho;
- pulgão;
- ácaro de jardim e outros.
Portanto, é necessário realizar tratamentos fungicidas obrigatórios (antes da floração):
- Líquido bordalês;
- Horus;
- "Maksim";
- Signum e outros.
Os insetos podem ser tratados usando métodos populares. Para pulverização: infusão de pó de tabaco, cascas de cebola, dentes de alho, decocção de copas de batata, flores de calêndula, mostarda em pó e outros. Em casos extremos, inseticidas são usados:
- Aktara;
- "Confidor";
- Fitoferm;
- Inta-Vir e outros.
Depois de usar produtos químicos, você pode começar a colher em 3-5 dias.
Vantagens e desvantagens da variedade
Os morangos Tristan são apreciados pelos residentes de verão por sua boa produção. Esta é uma ótima opção para os amantes dos morangos frescos durante todo o verão e até início do outono. A variedade também tem outros benefícios tangíveis.
Prós:
- rendimento alto e estável;
- frutificação de longo prazo até a primeira geada;
- sabor e aroma agradáveis;
- apresentação atraente;
- cuidado pouco exigente;
- boa manutenção de qualidade e transportabilidade;
- resistência a certas doenças.
Desvantagens:
- alto custo da semente;
- as plantas não podem ser diluídas com bigode;
- a cultura não cria raízes em todas as regiões.
Métodos de reprodução
Como Tristão praticamente não dá bigode, os morangos precisam ser propagados por meio do cultivo de mudas a partir de sementes. Eles os compram de fornecedores - é impraticável coletá-los por conta própria. Tristan é um híbrido e, portanto, não produz uma geração prolífica.
As sementes são semeadas no final de fevereiro ou início de março. Para isso, são utilizados copos descartáveis, já que morangos dessa variedade não gostam de transplantes. O solo pode ser comprado na loja ou feito com base em terra de grama, turfa preta, húmus e areia (2: 1: 1: 1). Previamente, é derramado com uma solução de permanganato de potássio ou colocado no freezer por vários dias.
As sementes são espalhadas pela superfície com uma pinça e ligeiramente polvilhadas com terra. Em seguida, é umedecido com um borrifador, coberto com uma tampa e colocado em local aquecido (24-25 graus). Ventilado periodicamente e regado. Quando aparecem brotos com três folhas, o filme é removido. Todo esse tempo, as mudas de morango Tristan precisam ser suplementadas com fitolampos. A duração total das horas de luz do dia deve ser de 14-15 horas.
Plantar e sair
O plantio em campo aberto está previsto para meados de maio, quando não haverá volta de geadas. O esquema é padrão - entre os arbustos você pode deixar uma distância de 15 a 20 cm, colocando-os em fileiras em um padrão xadrez. Ao escolher um local, você deve prestar atenção à boa iluminação (embora uma sombra fraca também seja permitida), proteção contra ventos e baixa umidade (terras baixas devem ser excluídas).
Os morangos Tristan são despretensiosos no cuidado. A técnica de cultivo é padrão. Precisa ser regado regularmente, fornecendo água morna e estável todas as semanas, em caso de seca - o dobro da freqüência. Após a rega, o solo deve ser afrouxado. A remoção de ervas daninhas é realizada periodicamente. Os arbustos dão pouco bigode, eles são removidos quando necessário em maio e junho.
Os morangos Tristan são cultivados em solos férteis e leves, com uma reação ligeiramente ácida. Mesmo em solos ricos, os arbustos precisam de alimentação regular - até 4-5 vezes por temporada:
- No início de abril, verbasco (1:10) ou fezes de frango (1:15) são usados, você também pode dar uréia na taxa de 20 g por 10 litros por 1 m2 área.
- Após o aparecimento dos pedúnculos (meados de maio), o nitrato de potássio é necessário (10 g por 10 l por 1 m2).
- No início de julho, adicione verbasco, superfosfato (50 g por 10 l por 1 m2) e cinzas de madeira (100 g por 10 l por 1 m2).
- No início de setembro, cinzas de madeira podem ser adicionadas (200 g por 10 l por 1 m2).
Preparando-se para o inverno
Para cultivar morangos Tristan frutíferos, tanto na foto quanto na descrição da variedade, os jardineiros em suas avaliações recomendam uma atenção especial à preparação para o inverno. Nas regiões do sul, basta retirar as folhas e cobrir as plantações com serragem, uma camada baixa de palha ou folhagem seca.
Em todas as outras áreas, os arbustos precisam de um abrigo obrigatório. A melhor forma é instalar uma moldura em estacas de metal ou madeira e cobrir com agrofibra. Previamente, é colocada uma camada de cobertura morta no plantio, cuja altura depende das condições climáticas da região.
Conclusão
O morango Tristan é uma variedade pouco conhecida na Rússia que você pode incluir em sua coleção. Os arbustos não requerem cuidados especiais. Mesmo com técnicas agrícolas padrão, até 1 kg de frutos doces, bastante grandes e bonitos podem ser colhidos de cada planta.
Críticas de jardineiros sobre morangos Tristan