Contente
Os jardineiros usam o humato de potássio para os morangos como fertilizante que pode enriquecer o solo e saturar as plantas com os elementos necessários. A substância é conhecida desde meados do século passado e nessa época se estabeleceu como amiga do ambiente, podendo até neutralizar produtos químicos e venenos que tenham penetrado no solo. É necessário utilizá-lo corretamente e respeitar o tempo de introdução.
É possível regar morangos com humato de potássio
Comer matéria orgânica morta, vermes e vários microorganismos liberam produtos residuais no meio ambiente. Essa é a base do húmus. Após o tratamento dos ácidos húmicos com álcalis, obtém-se o humato de potássio, que atua como estimulante do crescimento e do desenvolvimento. O efeito nos arbustos de bagas é o mesmo dos hormônios e enzimas, mas um pouco mais suave, e sua forma é natural. Por esta razão, a rega do morango com humato potássico é realizada com o objetivo de alimentá-lo, melhorando a composição do solo e aumentando a fertilidade.
Por que fertilizar morangos com humato de potássio
A droga é mais freqüentemente produzida na forma de um pó ou de um concentrado aquoso preto. É preparado a partir de turfa ou carvão por meio de reações alcalinas na forma de substâncias bem purificadas ou contendo substâncias de lastro. Quando aplicado a morangos, o humato de potássio tem uma série de efeitos:
- Impede que as plantas absorvam toxinas, nitratos e metais pesados.
- Estimula a formação de nutrientes no solo.
- Ativa a formação de bigodes e rosetas.
- Promove a recuperação de arbustos de baga enfraquecidos após o inverno ou seca.
- Suaviza os efeitos do estresse.
- Melhora o processo de fotossíntese, aumentando a área das placas foliares.
- Acelera a floração e a frutificação.
- Melhora a qualidade dos bagos ao aumentar a percentagem de açúcares e vitaminas.
- Garante a compatibilidade ambiental do produto final.
Como diluir e regar morangos com humato de potássio
Para alimentar morangos com humata durante e após a frutificação, é necessário diluir adequadamente o medicamento. É mais fácil fazer isso se estiver na forma líquida. Para cumprir a dosagem, use um copo medidor ou tampa. Para que o efeito esperado do medicamento coincida com o resultado obtido, algumas regras devem ser observadas:
- A dose recomendada deve ser observada com exatidão, pois ultrapassar a norma pode resultar na opressão da planta e na deficiência, na ausência total de reação.
- Antes do processamento, o solo é completamente limpo de ervas daninhas para que não absorvam os nutrientes destinados aos arbustos de morango.
- Junto com a droga, é recomendado adicionar composto ou outros fertilizantes orgânicos.
- Antes e depois do tratamento, as plantas são devidamente cuidadas e protegidas de doenças e pragas.
- Ao usar fertilizantes, deve-se seguir as regras de segurança e higiene pessoal, usar proteção para as mãos.
Como regar morangos com humato de potássio durante a floração e a frutificação
A primeira alimentação é realizada no início da primavera, após o aparecimento das folhas novas.O processamento foliar permite influenciar positivamente na formação da massa foliar, que cresce rapidamente, recebendo as substâncias necessárias. O momento ideal é após a rega principal, à noite ou de manhã cedo.
Para preparar a solução, pegue um copo de cinzas e dilua em um balde de água quente. Após o resfriamento, adicione 20 ml de humato de potássio e regue as plantas com a infusão resultante. A cobertura preparada contém todos os micro e macro elementos necessários.
Você pode usar um fertilizante pronto, florgumato para morangos, que se recomenda diluir de acordo com as instruções em anexo - 5-20 ml do medicamento são tomados para 1 litro de água. A pulverização é realizada até cinco vezes durante a estação de crescimento com um intervalo de uma semana.
Processamento de morangos com humato de potássio após a frutificação
Depois que as bagas são colhidas, as plantas precisam de nutrição completa. Para que as folhas se renovem, o sistema radicular cresceu ativamente e os botões das flores foram colocados, na segunda metade do verão e do outono, o humato de potássio é necessário para os morangos. O fósforo garante a colheita do próximo ano, o potássio ajuda a preparar as plantas para o inverno - para armazenar todos os elementos necessários à nutrição, obter açúcar para resistir às geadas e aumentar a imunidade dos arbustos de baga.
Conclusão
Usando humato de potássio para morangos, os jardineiros têm a oportunidade de cultivar um produto ecologicamente correto de alta qualidade. A fertilização organomineral tem um efeito benéfico nas colheitas de bagas, acelerando o crescimento, aumentando a imunidade e aumentando o rendimento. Melhorar a qualidade do solo é um bônus adicional recebido no processamento das plantas.