Contente
- 1 Qual é a aparência de uma mosca branca?
- 2 Sinais de pragas
- 3 O que faz uma mosca branca começar em um morango
- 4 Como lidar com a mosca-branca em morangos
- 4.1 Preparações de mosca-branca em morangos
- 4.2 Métodos de controle biológico
- 4.3 Como lidar com a mosca-branca em morangos com remédios populares
- 4.4 Como tratar morangos mosca-branca na primavera
- 4.5 Como se livrar da mosca branca em morangos no verão, em agosto
- 4.6 Como processar morangos de mosca-branca no outono, após a frutificação
- 5 Medidas de prevenção e proteção
- 6 Conclusão
O combate à mosca-branca no morango, assim como em outras culturas, é bastante difícil, uma vez que essa praga tem um maior nível de sobrevivência. E para lidar com o problema, você precisa aplicar medidas abrangentes para destruir o inseto. Caso contrário, os arbustos não serão capazes de se desenvolver totalmente, produzir safras e congelar no inverno. Portanto, todo jardineiro deve saber como lidar com essa praga ao longo da temporada, dependendo do estágio de desenvolvimento do morango.
Qual é a aparência de uma mosca branca?
A mosca-branca é um inseto voador que se parece com uma mariposa, mas é muito menor em tamanho. Seu comprimento corporal é de 3 mm. Uma característica distintiva é a cor branca dos adultos, que deu origem ao nome do inseto. A praga tem quatro asas, que são cobertas por uma leve camada empoeirada.
Os ovos de insetos são de cor verde claro. Seu comprimento é de 0,2-0,25 mm. Após 7 a 13 dias, larvas transparentes da primeira geração emergem dos ovos. São bastante ativos, movem-se e se distinguem pelo aumento da gula. Depois de duas semanas, o corpo achatado das larvas fica mais espesso e elas se transformam em ninfas imóveis. E depois de mais 16 dias, surgem deles adultos, que já são capazes de procriar de forma independente.
A mosca branca cria colônias inteiras. Portanto, se medidas oportunas não forem tomadas para destruí-lo no estágio inicial de aparecimento, em um mês esses insetos serão capazes de se espalhar por todo o jardim de morangos e culturas vizinhas. Nesse caso, você pode esquecer uma boa colheita.
Sinais de pragas
Uma mosca branca em um morango põe ovos no verso das folhas, como pode ser visto na foto, onde eles podem ser encontrados se você olhar de perto. Depois que as larvas aparecem, elas começam a se alimentar intensamente de suco de células de morango. Isso afeta negativamente a aparência dos arbustos. As plantas diminuem significativamente a taxa de crescimento, a superfície de suas placas perde seu brilho natural, as bordas das folhas começam a se curvar para baixo e a aparência geral torna-se deprimida.
Você pode determinar que moscas brancas apareceram em morangos se apenas tocar no arbusto. Como resultado, todo um enxame desses insetos voa para cima.
Além disso, no curso de sua atividade vital, as pragas nas folhas e nos brotos dos morangos deixam uma cobertura pegajosa e brilhante - melada. Com o tempo, transforma-se em manchas pretas, pois é um ambiente favorável ao desenvolvimento de um fungo fuliginoso. Tudo isso em combinação interrompe os processos metabólicos nos tecidos foliares, interfere na fotossíntese e leva ao amarelecimento, murchamento das placas.
O que faz uma mosca branca começar em um morango
A praga aparece com uma combinação de alta umidade e temperatura do ar de +25 ° C. Estas são as condições ideais para sua reprodução. Portanto, na maioria das vezes o inseto ataca os morangos na estufa.
Uma redução no regime para +10 ° C tem um efeito prejudicial sobre os adultos e as larvas, mas não prejudica os ovos, que podem passar o inverno em restos de plantas. Portanto, para destruir a mosca branca dos morangos, você precisa aplicar métodos complexos de luta na primavera, verão e outono.
Como lidar com a mosca-branca em morangos
Quando aparecem os primeiros sinais de uma praga, medidas urgentes devem ser tomadas. Quanto mais cedo a luta começar, menos danos a mosca branca fará aos arbustos. Para isso, você pode usar produtos químicos, além de remédios biológicos e populares. Além disso, você precisa aplicar diferentes métodos para lidar com a mosca-branca em morangos, uma vez que agentes tóxicos não podem ser usados durante a floração e a frutificação.
Preparações de mosca-branca em morangos
O uso de produtos químicos é justificado durante o período de vegetação ativa dos arbustos e durante a reprodução em massa da praga. Nesse caso, você precisa agir rapidamente para reduzir drasticamente o número de insetos e suas larvas.
Fitoverm de mosca branca em morangos
O processamento de morangos da mosca-branca pode ser feito com a Fitoverm. Pertence à categoria de produtos biológicos insectoacaricidas de ação intestinal. O ingrediente ativo bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos do cérebro para os membros, o que causa paralisia de adultos e larvas e, em seguida, a morte. A pulverização dos arbustos deve ser repetida após cinco dias, uma vez que o medicamento não é capaz de penetrar na casca protetora dos ovos.
Para o processamento, é necessário dissolver 2 ml do medicamento em 1 litro de água. A pulverização deve ser feita à noite ou de manhã em clima seco e calmo.
Aktara de mosca branca
Aktara também ajuda a combater a praga da mosca-branca dos morangos. Este medicamento suíço tem um efeito complexo sistêmico, causando paralisia e morte de adultos e larvas da praga. Para preparar o fluido de trabalho, é necessário dissolver 1,4 g do produto em 5 litros de água. Essa concentração aumentada tem um efeito prejudicial sobre as pragas, mas ao mesmo tempo não prejudica as plantas.
A solução resultante deve ser derramada sobre os morangos da mosca branca. Nesse caso, o ingrediente ativo penetra inicialmente nas raízes e depois se espalha por todas as partes da planta. Como resultado, junto com a seiva celular, entra no trato gastrointestinal do inseto e causa sua morte. O tratamento deve ser repetido três vezes com intervalo de sete dias.
Métodos de controle biológico
Este método de luta é baseado na destruição da mosca branca por seus inimigos naturais. Para isso, é necessário adicionar pupas de encarzia à estufa, que poderá ser adquirida em loja especializada. A peculiaridade desse inseto é que a fêmea põe ovos diretamente no corpo da mosca branca. Posteriormente, as larvas penetram no corpo da praga causando sua morte.
No entanto, a desvantagem do método biológico é que ele só pode ser usado em uma estufa. Encarasias não sobrevivem em condições de terreno aberto.
Entre os entófagos que são capazes de lidar com esta praga, também incluem uma joaninha, uma mosca crisopata, um besouro montando a cavalo e um inseto macrolophus.
Como lidar com a mosca-branca em morangos com remédios populares
Você pode lidar com a mosca-branca em morangos durante a floração e a frutificação com remédios populares. No entanto, eles têm um efeito de curto prazo e são levados pela chuva. Portanto, o processamento deve ser realizado regularmente para evitar a reprodução em massa.
Mosca-branca amônia em morangos
Este componente tem efeito repelente à mosca-branca. Para pulverizar arbustos de morango, dissolva 35 ml de amônia em um balde de água e misture bem. Execute o processamento de manhã ou à noite. Deve ser repetido a cada três dias até que os sinais da praga desapareçam completamente.
Pó de tabaco de mosca-branca em morangos
Para lidar com a mosca-branca em morangos com frutas vermelhas, você também pode ajudar com o pó do tabaco. Este componente dilui o odor desagradável da praga e afasta o jardim com uma colheita frutífera.
Para preparar uma infusão de trabalho, é necessário colocar 100 g de pó de tabaco em 1 litro de água morna e insistir no remédio por cinco dias. Após o período de espera expirar, a solução deve ser filtrada e usada conforme as instruções. É aconselhável fazer o tratamento da mosca-branca nos morangos a cada três dias.
Como tratar morangos mosca-branca na primavera
Durante a estação de crescimento ativa na primavera, é recomendado pulverizar os arbustos com produtos químicos, o que evitará a reprodução em massa da mosca branca. Portanto, Fitoverm e Aktar podem ser aplicados antes que os botões apareçam. Recomenda-se processar os arbustos todas as semanas para que as larvas que emergem dos ovos não prejudiquem os morangos.
Como se livrar da mosca branca em morangos no verão, em agosto
Apenas os remédios populares estão entre as medidas permitidas para combater a mosca-branca dos morangos durante a floração. Neste momento, é altamente indesejável tratar os arbustos com produtos químicos. Portanto, você pode borrifar morangos de mosca branca com amônia ou pó de tabaco. Este método de controle deve ser aplicado antes da colheita.
Como processar morangos de mosca-branca no outono, após a frutificação
Após a frutificação, é necessário combater a praga com produtos químicos. Eles ajudarão a reduzir o número de adultos e larvas. Você precisa pulverizar os arbustos a cada sete dias até que os sinais de pragas desapareçam completamente. A falta de medidas de controle no outono faz com que os arbustos enfraquecidos não tenham tempo de se recuperar antes da chegada da geada e congelar no inverno.
Medidas de prevenção e proteção
A praga é capaz de atacar plantas com imunidade enfraquecida. Isso pode ser devido à falta de nutrição. Portanto, como prevenção da infecção dos morangos, recomenda-se alimentar regularmente os arbustos, dependendo do seu estágio de desenvolvimento. Para isso, no início da estação ativa de cultivo, devem ser usados fertilizantes com alto teor de nitrogênio, e durante a floração e a frutificação, com potássio e fósforo.
Outras medidas preventivas:
- evitar o espessamento dos patamares;
- remova as ervas daninhas em tempo hábil, afrouxe o solo entre as fileiras;
- polvilhe pó de tabaco no solo na base dos arbustos;
- no outono e na primavera, trate as plantas com acaricidas;
- antes do inverno, reúna todos os resíduos vegetais e queime-os;
- ao cultivar morangos em uma estufa, ventile regularmente o ambiente e coloque cobertura morta.
Conclusão
Sabendo o manejo adequado da mosca-branca do morango, você pode contar com uma boa colheita. No entanto, deve ser entendido que os agentes químicos não podem ser usados durante o período de floração e frutificação da cultura, de forma a não prejudicar a saúde. Portanto, as medidas de controle devem corresponder ao estágio de desenvolvimento dos arbustos.