Adubos ureia (carbamida) e nitrato: o que é melhor, as diferenças

A uréia e o nitrato são dois fertilizantes nitrogenados diferentes: orgânicos e inorgânicos, respectivamente. Cada um deles tem seus prós e contras. Ao escolher os curativos, é preciso compará-los em termos de efeito nas plantas, na composição e nos métodos de aplicação.

Uréia e salitre são a mesma coisa ou não

São dois fertilizantes diferentes, mas ao mesmo tempo possuem as seguintes características:

  1. Composição - ambas as preparações contêm compostos de nitrogênio.
  2. Características do impacto: um conjunto rápido de massa verde por plantas.
  3. Resultados da aplicação: maior produtividade.

Como a ureia é orgânica e os nitratos são inorgânicos, esses agentes diferem no método de aplicação. Por exemplo, a matéria orgânica é aplicada tanto na raiz quanto na folhagem. E compostos inorgânicos - apenas no solo. Existem também várias outras diferenças significativas entre eles. Portanto, podemos afirmar de forma inequívoca que o nitrato de amônio não é uréia.

Ureia: composição, tipos, aplicação

Ureia é um nome comum para ureia de fertilizante orgânico (fórmula química: CH4N2O). A composição contém a quantidade máxima de nitrogênio (em comparação com todos os outros produtos), portanto a uréia é considerada uma das drogas mais eficazes.

A ureia é um pó cristalino branco que é facilmente solúvel em água e amônia (amônia). Não existem outras variedades. Aqueles. Química e fisicamente, a ureia sempre tem a mesma composição estável. Ao mesmo tempo, o nitrato de amônio difere da ureia em diferentes teores, por exemplo, sódio, potássio, nitrato de amônio e outros.

A uréia é liberada na forma de grânulos globulares brancos

Esta ferramenta é usada em diferentes casos:

  1. Como fertilizante para saturar o solo com nitrogênio. Isso é especialmente importante durante o período de crescimento ativo: primavera - primeira metade do verão. A introdução da fertilização com nitrogênio em julho, agosto ou outono é impraticável e pode até prejudicar as plantas.
  2. Prevenção da propagação de doenças e pragas - plantas adultas e mudas são frequentemente borrifadas com solução de uréia.
  3. Aumento da produtividade por meio da aceleração dos processos de crescimento.
  4. Floração atrasada, que é especialmente importante no final da primavera (as flores podem congelar).
Importante! A uréia contém até 46% de nitrogênio (por fração de massa). Se as plantas não tiverem esse oligoelemento, é aconselhável usar uréia.

Salitre: composição, tipos de aplicação

O salitre é denominado nitratos de vários metais da composição total XNO3onde X pode ser potássio, sódio, amônio e outros elementos:

  • sódio (NaNO3);
  • potassa (KNO3);
  • amônia (NH4NÃO3);
  • magnésio (Mg (NO3)2).

Além disso, o produto está disponível na forma de misturas, por exemplo, nitrato de amônio-potássio ou nitrato de cal-amônio. A composição complexa tem um efeito mais eficaz nas plantas, saturando-as não só com nitrogênio, mas também com potássio, magnésio, cálcio e outros microelementos.

O revestimento de cobertura é usado como uma das principais fontes de nitrogênio. Também é introduzido no início da temporada para os seguintes fins:

  1. Aceleração do ganho de massa verde.
  2. Aumento do rendimento (as datas de amadurecimento podem vir antes).
  3. Ligeira acidificação do solo, que é especialmente importante para solos alcalinos com um pH de 7,5-8,0.
Importante! O nitrato de amônio (nitrato de amônio) praticamente não é vendido para uso doméstico.

É uma substância explosiva que requer condições especiais de transporte e armazenamento. No entanto, outros nitratos podem ser encontrados no domínio público.

Na aparência, o nitrato de amônio praticamente não é diferente da uréia

Qual é a diferença entre ureia e salitre

Apesar de o nitrato de amônio e a ureia serem fertilizantes da mesma classe (nitrogênio), existem várias diferenças entre eles. Para saber qual a diferença entre eles, é necessário comparar algumas características.

Por composição

Em termos de composição, existe uma diferença fundamental entre a uréia e o nitrato de amônio. O primeiro fertilizante é orgânico e os nitratos são substâncias inorgânicas. A este respeito, os métodos de uso, a taxa de exposição e a dosagem permitida diferem entre si.

Em termos de conteúdo de nitrogênio, a carbamida é melhor do que o nitrato: este último contém até 36% de nitrogênio, e na uréia - até 46%. Nesse caso, a uréia tem sempre a mesma composição, e os nitratos são um grupo de substâncias inorgânicas que, junto com o nitrogênio, incluem potássio, magnésio, sódio, cálcio e outros oligoelementos.

Pelo efeito no solo e nas plantas

A fertilização orgânica (ureia) é absorvida mais lentamente pela planta. O fato é que apenas substâncias inorgânicas na forma de íons penetram nas raízes (são altamente solúveis em água e diferem em tamanhos moleculares pequenos). E a molécula de ureia é muito maior. Portanto, a princípio a substância é processada por bactérias do solo e só então o nitrogênio penetra nos tecidos vegetais.

Salitre já contém nitratos - íons NO carregados negativamente3 - pequenas moléculas que penetram rapidamente nos pêlos da raiz junto com a água. Portanto, a diferença fundamental entre a uréia e o nitrato de amônio é que a matéria orgânica age mais lentamente, e os inorgânicos - muito mais rápido.

Importante! A uréia tem ação mais longa do que os nitratos.

Ele fornecerá nitrogênio às plantas por várias semanas consecutivas.

Por aplicação

Os métodos de uso desses curativos também são diferentes:

  1. Os nitratos (inorgânicos) podem ser aplicados apenas pelo método da raiz, ou seja, dissolva na água e despeje sobre a raiz. O fato é que o salitre não penetra nas folhas e não faz sentido borrifar as plantas.
  2. A uréia (matéria orgânica) pode ser aplicada tanto na raiz quanto na folha, alternando uma e outra. Os compostos orgânicos penetram bem apenas através dos tecidos das folhas. E no solo, eles primeiro se transformam em inorgânicos, após o que são absorvidos pelo sistema radicular.

Fertilizantes de nitrogênio orgânico podem ser aplicados foliarmente

O que é melhor: nitrato ou ureia

Ambos os fertilizantes (ureia e nitrato de amônio) têm seus prós e contras, por isso é difícil dizer inequivocamente qual é o melhor. Por exemplo, a ureia tem os seguintes benefícios:

  1. Maior conteúdo de nitrogênio - pelo menos 10%.
  2. Ausência de risco de explosão (em comparação com nitrato de amônio).
  3. Pode ser aplicado tanto na raiz quanto na foliar.
  4. O impacto é de longo prazo, pode ser usado 1 a 2 vezes por temporada.
  5. Não aumenta a acidez.
  6. Não provoca queimaduras na superfície das folhas, caules e flores, mesmo com aplicação foliar.

As desvantagens desta alimentação incluem:

  1. Ação retardada - o efeito só é perceptível depois de algumas semanas.
  2. A cobertura pode ser aplicada exclusivamente na estação quente, desde que não penetre no solo congelado.
  3. Não é recomendado plantar no solo em que as sementes são plantadas (por exemplo, para mudas) - sua germinação pode diminuir.
  4. Produtos orgânicos não podem ser misturados com outros curativos. Eles só podem ser inseridos separadamente.

Os benefícios do salitre:

  1. Pode ser usado tanto na estação quente quanto no outono, para o inverno.
  2. O aumento da acidez é benéfico para algumas plantas, bem como para o solo alcalino.
  3. É rapidamente absorvido pelas plantas, o resultado é perceptível quase que imediatamente.
  4. Ele destrói as folhas das ervas daninhas, por isso pode ser usado em uma mistura de tanque com vários herbicidas. No entanto, a pulverização deve ser realizada com cuidado para não atingir as folhas da cultura (por exemplo, antes do surgimento dos rebentos na primavera).
  5. Pode ser aplicado em misturas com outros fertilizantes.

Desvantagens:

  1. O nitrato de amônio é um explosivo.
  2. Aumenta a acidez do solo, o que pode ser uma desvantagem significativa para outras plantas (e ainda mais para solos ácidos).
  3. O teor de nitrogênio é menor, portanto, o consumo da substância para a mesma área é maior.
  4. Se você acidentalmente tocar nas folhas ou em outra parte verde da planta enquanto rega, ela pode queimar.
Importante! Até 70% do nitrogênio aplicado é consumido por vários microrganismos do solo. Apesar de haver apenas 10% a mais de nitrogênio na uréia do que no nitrato de amônio, a matéria orgânica é melhor do que a inorgânica neste indicador.

Os compostos de nitrogênio contribuem para o rápido desenvolvimento das plantas

Você pode usar fertilizante de ureia em vez de nitrato de amônio. A matéria orgânica não altera o ambiente do solo, recomenda-se aplicá-la sob a raiz ou borrifar a parte verde das plantas com uma solução. Mas se você deseja obter um efeito rápido, é preferível usar nitratos inorgânicos.

O que é melhor para o trigo: uréia ou salitre

Para variedades de trigo de inverno, o salitre é freqüentemente usado. A escolha se deve ao fato de ser assimilado até mesmo em solo congelado. Em condições semelhantes, o uso de ureia será ineficaz. Na verdade, ele permanecerá no solo até a próxima estação e, somente após o processamento pelas bactérias, começará a entrar nos tecidos da planta através do sistema radicular.

Como distinguir ureia de nitrato

Na aparência, é muito difícil encontrar diferenças entre nitrato e uréia. Portanto, vários testes precisam ser realizados:

  1. Se você moer os grânulos, depois da matéria orgânica os dedos ficarão um pouco oleosos, e depois dos nitratos - secos.
  2. Você pode fazer uma iluminação forte e dar uma olhada mais de perto nos grânulos: o nitrato de amônio pode ser amarelo claro ou até rosado. Ao mesmo tempo, a uréia sempre permanece branca.

Conclusão

Ureia e nitrato são fertilizantes de nitrogênio, que são principalmente aplicados separadamente. Muitas vezes, os veranistas dão preferência à matéria orgânica, uma vez que não altera a acidez do solo e se distingue pela exposição prolongada. Mas se houver necessidade de obter um efeito rápido, é preferível usar fertilizante inorgânico.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção