Fungicida Tebuconazol

Fungicida Tebuconazol é um medicamento pouco conhecido, mas eficaz, desenvolvido para combater várias doenças fúngicas em cereais, hortas, vegetais e muitas outras culturas. O tebuconazol tem efeito protetor, erradicante e terapêutico. A droga ocupa um dos primeiros lugares em uma série de desinfetantes.

Escopo e forma de liberação

Fungicida desinfeta grãos de trigo, cevada, aveia e centeio. Uva, cebola, tomate, batata, feijão, café e chá também são processados. O tebuconazol inibe o desenvolvimento de uma variedade de infecções fúngicas:

  • podridão da raiz do helminthosporium;
  • molde de grãos;
  • poeirento, pedregoso, duro, coberto e fuligem;
  • podridão de raiz;
  • vários pontos;
  • sarna;
  • alternaria;
  • oídio;
  • ferrugem da folha;
  • molde de neve fusarium.

O medicamento é produzido na forma de um concentrado de suspensão esbranquiçada, que é despejado em vasilhames de plástico com volume de 5 litros.

Mecanismo de ação

O ingrediente ativo da droga é o tebuconazol, cuja concentração é de 6% ou 60 g da substância por litro de suspensão. Devido à sua alta mobilidade, o fungicida se desloca rapidamente para o local de acúmulo de fungos parasitas, erradica a infecção e proporciona proteção de longo prazo às lavouras.

O componente ativo da droga destrói os patógenos tanto na superfície quanto no interior do grão. A substância penetra no embrião da semente, protege as mudas e raízes da planta dos danos dos fungos do solo. A droga é capaz de se mover para pontos de crescimento. Assim que a solução fungicida atinge as sementes, o tebuconazol suprime os processos vitais dos fungos - ele interrompe a biossíntese do ergosterol nas membranas celulares, resultando em sua morte.

A maior parte da substância passa para a planta dentro de 2-3 semanas após a semeadura. O efeito fungicida do medicamento se manifesta no segundo dia após a entrada do grão no solo.

Vantagens e desvantagens

O fungicida tebuconazol combina uma série de qualidades positivas:

  • é usado tanto para pulverizar plantas cultivadas quanto para desinfetar grãos;
  • ampla gama de ação;
  • ajuda a prevenir a doença e suprimir o desenvolvimento de um fungo patogênico já existente;
  • altamente eficaz contra doenças do smut e podridão da raiz;
  • tem um consumo econômico;
  • Excelente relação qualidade / preço;
  • a substância se distribui pela planta e destrói o fungo em todas as suas partes;
  • fornece proteção de longa duração.

Os agrônomos distinguem uma desvantagem significativa da droga Tebuconazol. Em condições climáticas desfavoráveis ​​(seca, alagamento), o fungicida exibe um efeito retardador pronunciado. (retarda o surgimento de mudas e o crescimento dos cereais).

Instruções de uso

Recomenda-se pulverizar as plantas com o fungicida Tebuconazol em dias calmos, de manhã ou à noite. Antes de iniciar o trabalho, a pistola é cuidadosamente enxaguada de qualquer contaminação. A suspensão é agitada, a quantidade necessária de concentrado é vertida e diluída em 2-3 litros de água quente. A solução fungicida resultante é agitada com um bastão de madeira e despejada no tanque de pulverização, que deve ser enchido com o restante da água.

No processo de tratamento das sementes, o fluido de trabalho deve ser constantemente mexido. O concentrado de tebuconazol diluído não está sujeito a armazenamento a longo prazo. Recomenda-se preparar a equipe de trabalho diretamente no dia do processamento.

Importante! A colheita pode ser feita 30-40 dias após o último tratamento com fungicida.

Cereais

O tebuconazol ajuda a proteger as colheitas contra a podridão da raiz, helmintosporiose, várias manchas, manchas marrom-avermelhadas, mofo da neve, ferrugem e oídio. As doenças afetam a parte aérea e o sistema radicular da planta. A pulverização com fungicida é realizada quando aparecem os primeiros sinais de infecção ou quando surge a probabilidade de infecção. 250-375 g de tebuconazol são necessários por hectare de plantio. A multiplicidade de tratamentos - 1.

Na foto, há um pó de cevada empoeirado.

A preparação dos grãos é realizada 1-2 semanas antes da semeadura. Para isso, 0,4-0,5 litros de concentrado são amassados ​​em um balde de água morna. Você precisará de 10 litros de solução de trabalho por tonelada de sementes. Antes do procedimento os grãos devem ser calibrados e limpos. O tratamento de sementes não classificadas resulta na maior parte da substância sendo adsorvida pela poeira, o que reduz significativamente a eficiência econômica.

Importante! O aumento das taxas de aplicação de fungicida em condições climáticas desfavoráveis ​​reduz significativamente a germinação das sementes.

Outras culturas

Na forma de spray, o tebuconazol é usado para matar vários fungos parasitas nas seguintes safras:

  • Frutos grandes. Fungicida previne efetivamente cicatriz em maçãs e oídio nas uvas. É usado na taxa de 100g / ha.
  • Colheitas de vegetais. Para salvar tomates e batatas de Alternaria, o medicamento é usado na proporção de 150-200 g por hectare de plantio.
  • Legumes. Protege o feijão e o amendoim da mancha das folhas. 125-250 g da substância são consumidos por hectare de terra.
  • O fungicida é eficaz contra manchas onfalóides e fungos de ferrugem na árvore do café. 125-250 g da substância são usados ​​por hectare de plantio.

As plantas são processadas uma vez. Repita o procedimento se necessário.

Análogos e compatibilidade com outras drogas

O tebuconazol é compatível com muitos inseticidas e fungicidas usados ​​para tratamento de sementes e tratamento de várias culturas. O fungicida é mais eficaz em misturas em tanque. Mas antes de misturar substâncias, as preparações devem ser verificadas quanto à compatibilidade.

O tebuconazol pode ser substituído por análogos: Stinger, Agrosil, Tebuzan, Folikur, Kolosal. Todos os fundos têm o mesmo ingrediente ativo.

Atenção! Para eliminar a probabilidade de adição de cogumelos à substância ativa da droga, é alternado com outros fungicidas.

Regulamentos de segurança

Tebuconazol pertencem à 2ª classe de perigo. A droga é prejudicial aos seres humanos e moderadamente tóxica para peixes e abelhas. Não é recomendável realizar trabalhos próximos a corpos d'água e apiários.

Ao trabalhar com o medicamento Tebuconazol, você deve seguir as seguintes regras:

  • use luvas grossas, roupas de proteção, óculos de proteção e um respirador;
  • preparar solução somente ao ar livre;
  • durante o trabalho, não são permitidos alimentos e bebidas;
  • após o término do tratamento, lave as mãos e troque de roupa;
  • feche bem o recipiente aberto e coloque-o fora do alcance das crianças;
  • não use recipientes de comida para misturar a solução;
  • caso a substância entre em contato com a pele, lave abundantemente com água corrente;
  • se engolido, beba 2 a 3 copos de água e consulte um médico.

O fungicida não pode ser armazenado por mais de 2 anos. Não use um produto vencido.

Atenção! Para que o tebuconazol não perca suas propriedades, o pesticida deve ser protegido da exposição ao sol, umidade e danos mecânicos.

Resenhas de agrônomos

Victor, 36 anos, Yekaterinburg
Desconfio da química, sempre usei remédios populares para proteger as plantações de vegetais. Mas este ano, apareceu um ataque desagradável - alternariose em batatas. Um vizinho aconselhou o fungicida Tebuconazol. Não tinha ouvido nada sobre a droga, mas resolvi arriscar, não tinha escolha.Por ser um produto químico forte, usei um macacão à prova de poeira, luvas de borracha, óculos de proteção e respirador. Diluí o tebukonazol de acordo com as instruções de uso e borrifei cuidadosamente as pontas das batatas. O resultado é agradável. A colheita é boa, a cultura não está mais doente. Não foram observados efeitos colaterais do uso do fungicida.
Alexander, 55 anos, região de Ulyanovsk
A área total semeada do nosso sítio é de 25 mil hectares. Cultivamos uma variedade de colheitas. As sementes são tratadas com o fungicida Tebuconazol uma semana antes da semeadura. Basicamente, você tem que lidar com a sujeira, a podridão da raiz e o trigo septório. Recentemente, não houve surtos de doenças, a droga os previne com eficácia. Não observei um efeito negativo na germinação das sementes. Em geral, estamos satisfeitos com os produtos.

Conclusão

Aplicação de cultivadores de sementes afeta positivamente o rendimento e oferece proteção eficaz para a planta. Sujeito às instruções, termos e taxas de aplicação, o agroquímico Tebuconazol não causará danos.

Comentários (1)
  1. bom dia para doença fitoplasmática do tomate é adequado ou outros medicamentos são necessários

    09/06/2019 às 03:09
    Bayram
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção