Como e como fertilizar rosas durante a floração no verão: tempo, remédios populares

A cobertura de rosas no verão é uma das principais etapas do tratamento de um arbusto. O número de botões e a duração da floração subsequente dependem disso. Mas para que a planta agrade ao seu aspecto ao longo da estação, é necessário o uso correto dos fertilizantes e observar o momento de sua introdução. Ignorar as recomendações pode sair pela culatra e prejudicar a planta.

A flor de rosa depende diretamente da nutrição

Por que você precisa fertilizar rosas no verão

Rose pertence à categoria de culturas que respondem à fertilização. Portanto, no verão, quando a planta tem várias ondas de floração, ela precisa de uma boa nutrição.

É necessário alimentar rosas no verão para:

  • formação de botões ativos;
  • aumentando a intensidade da cor das pétalas;
  • fortalecer a força dos rebentos jovens;
  • aumentar a resistência da planta a fatores adversos;
  • melhorando a qualidade do corte.

Nesta época do ano, devem ser utilizadas misturas orgânicas e minerais. Podem ser aplicados na forma seca e líquida, bem como na alimentação radicular e foliar.

Importante! No verão, a necessidade de nitrogênio nos arbustos é significativamente reduzida, uma vez que a vegetação ativa ocorre na primavera.

A planta precisa dos seguintes componentes no verão:

  • potássio - promove a formação de botões, aumenta seu número, fortalece o sistema imunológico, melhora a absorção de outros nutrientes;
  • fósforo - prolonga a floração, fortalece os brotos;
  • cálcio - cria uma microflora de solo favorável;
  • ferro - melhora o processo de fotossíntese, previne o desenvolvimento de clorose;
  • magnésio - aumenta a intensidade da cor das pétalas, promove processos enzimáticos.

Ao alimentar rosas no verão no interior, é preciso lembrar que o excesso de nutrientes também afeta negativamente o desenvolvimento de um arbusto, assim como a falta, portanto, a dosagem deve ser observada.

Datas de alimentação de rosas no verão

Você precisa fertilizar este arbusto com flores várias vezes no verão. O primeiro procedimento deve ser realizado em meados de junho, durante a formação ativa dos botões. O segundo momento de introdução de nutrientes deve ser no final da primeira onda de floração. Afinal, a rosa deve ter tempo para repor o estoque gasto de substâncias e se preparar para a formação de novos botões. Portanto, o segundo top curativo no verão deve ser feito no início de julho.

Posteriormente, o uso de misturas de nutrientes deve ser no final da segunda onda de floração. Desta vez, o procedimento deve ocorrer em agosto, quando o processo de crescimento dos brotos da planta fica mais lento e o arbusto deve começar a se preparar para o inverno.

A fertilização de rosas em flor acelera o murchamento dos botões

Regras para alimentar diferentes tipos de rosas

Dependendo do tipo de arbusto, o fertilizante precisa ser aplicado de diferentes maneiras. Para flores com floração uma vez por estação, este procedimento deve ser aplicado na fase de formação dos botões, bem como após o seu murchamento. Para fazer isso, use fertilizantes puramente de fósforo e potássio. Eles permitem estender significativamente o período de floração, aumentar a intensidade da cor. Além disso, o uso desses fertilizantes promove a maturação dos brotos jovens, o que aumenta a resistência à geada do arbusto.

As espécies em floração precisam de fertilização regular no verão.Após a primeira onda de floração, eles precisam de força para construir novos brotos e botões. Portanto, para tais arbustos, fertilizantes complexos devem ser usados, o que irá repor o suprimento de nutrientes gastos e preparar uma nova onda de floração.

Importante! Rosas em flor no jardim precisam ser fertilizadas uma vez a cada 2-3 semanas e rosas em vasos a cada 10 dias.

Como e o que fertilizar rosas no verão

Dependendo das fases de desenvolvimento do arbusto no verão, você precisa usar diferentes fertilizantes. Isso não apenas estimulará a floração exuberante, mas também fortalecerá a imunidade a fatores adversos.

Os fertilizantes podem ser aplicados no verão por método radicular e foliar. No primeiro caso, a opção mais simples pode ser preparar uma solução aquosa necessária para regar a rosa. É necessário realizar tal procedimento após chuva ou irrigação do solo para evitar queimaduras. O tratamento de raízes de rosas no verão também pode ser feito a seco. Para isso, deve-se fazer uma pequena vala ao redor do perímetro do círculo radicular do arbusto, onde deve-se despejar o fertilizante, e depois cobrir com terra.

O método seco é melhor para alta umidade

O tratamento foliar de rosas no verão envolve pulverizar o arbusto com uma solução nutritiva na folha. Para isso, é necessário diluir o fertilizante em água, de acordo com as instruções, misturar bem. E então use o líquido resultante conforme as instruções.

Este procedimento deve ser usado no verão com tempo nublado e calmo. Neste caso, é importante molhar uniformemente as folhas não só pela parte de cima, mas também pela parte de trás, pois é lá que se localizam os estômatos de sucção.

Importante! Com a aplicação foliar de fertilizantes, é necessário que a umidade tenha tempo para ser absorvida antes do pôr do sol, caso contrário, pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Como e o que alimentar rosas no verão em junho

Durante este período do ano, a planta continua a crescer e ao mesmo tempo formam-se botões para a primeira floração. Por isso, em junho, recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos, onde cerca de 30% de nitrogênio está presente, o que é suficiente para manter os processos de crescimento.

Para a primeira alimentação de verão, recomenda-se o uso dos seguintes fertilizantes:

  1. Excremento de frango... Para preparar o fertilizante, é necessário diluir este componente com água 1:20 com antecedência. Insista na solução resultante por 10-14 dias, até que o processo de fermentação termine. Também dilua o concentrado com água 1:10. O fertilizante preparado pode ser regado pela raiz a uma taxa de 3-5 litros por arbusto, dependendo da idade.
  2. Verbasco... Para preparar o fertilizante, você precisa colocar 1 parte de estrume com 5 litros de água e repousar por 1 semana. Durante este tempo, a mistura deve ser agitada periodicamente. Ao final do período de espera, diluir o concentrado com água na proporção de 1: 3 e utilizar na proporção de 1,5 litro para cada arbusto.
  3. Freixo de madeira... Este componente deve ser usado em forma de capuz. Para fazer isso, despeje 200 g de 1 litro de água fervente. Suportar a mistura por um dia e, em seguida, coar. Diluir o concentrado resultante com água na proporção de 1:10. Os arbustos devem ser fertilizados a uma taxa de 2 litros por 1 arbusto.

A primeira cobertura de verão também pode ser realizada a seco. Para fazer isso, coloque uma cobertura morta de húmus de 2-3 cm de espessura na base da planta e regue abundantemente. Como resultado, a umidade com os nutrientes irá para as raízes.

É impossível fertilizar rosas no verão com esterco fresco, pois contém amônia, que afeta negativamente o sistema radicular da planta.

Top dress de rosas durante a floração no verão em julho

Diretamente durante a floração de verão, os fertilizantes devem ser aplicados apenas como último recurso, se o aspecto do arbusto indicar falta de nutrientes. Na maioria das vezes, isso ocorre devido a chuvas prolongadas, que contribuem para a lixiviação dos componentes necessários do solo. E também isso é facilitado pela conduta incorreta da alimentação anterior, que levou ao excesso de algumas substâncias e à falta de outras.

Neste caso, deve-se usar misturas minerais especiais que contenham toda uma gama de substâncias úteis de forma acessível para a planta.

Fertilizantes recomendados para alimentar rosas durante o período de floração do verão:

  • Kemira Lux;
  • "Kristalon" (Fertika);
  • Azotovit (Inovação Industrial);
  • Gloria (Fusco);
  • Agricola (Technoexport).
Importante! Ao usar fertilizantes complexos prontos, deve-se seguir a dosagem indicada nas instruções para não prejudicar involuntariamente a planta.

Qualquer uma dessas preparações contém os componentes necessários

Top dress de rosas no verão antes da segunda floração

Ao final da primeira onda de floração deve-se aplicar o top dress, que permitirá à planta restaurar a força, estimulando a formação de novos botões. Nesse momento, o arbusto já precisa de menos nitrogênio, mas a necessidade de fósforo e potássio aumenta. São esses componentes que contribuem para uma floração abundante e de longo prazo e aumentam a resistência a fatores adversos.

Composição de nutrientes para cobertura antes da segunda floração para 10 litros de água:

  • 15 g de nitrato de amônio;
  • 15 g de sulfureto de potássio;
  • 30 g de superfosfato.

Pulverize ou regue os arbustos com a solução resultante à noite.

Top dress de rosas no verão após a floração

No final da segunda onda de floração de verão, você precisa cortar os botões murchados, fertilizar os arbustos. Durante este período, é impossível usar nitrogênio, mesmo em uma quantidade mínima, pois isso afetará negativamente a resistência à geada.

Composição recomendada no final da segunda floração:

  • 40 g de superfosfato;
  • 15 g de sulfureto de potássio;
  • 30 g de potássio e magnésio.

Também no final do verão, pode-se alimentar as rosas com cinza de madeira, que contém os nutrientes necessários para este período.

Quais remédios populares podem fertilizar rosas no verão

Este arbusto em flor pode ser fertilizado com remédios populares à base de ingredientes naturais. Até um jardineiro novato pode cozinhá-los.

Ferramentas úteis:

  1. Casca de banana... Este componente contém grandes quantidades de potássio. Para preparar o fertilizante, você precisa remover a casca de 5 bananas. Dobre-os em um recipiente de três litros e encha com água morna. Suportar a infusão resultante por 72 horas, no final do período de espera, aplicar para pulverização nos arbustos.
  2. Casca de ovo... Este componente natural contém uma ampla gama de nutrientes. Para preparar um fertilizante a partir dele, você precisa colocar a casca de 6 ovos em um recipiente de cinco litros e encher com água até o topo. Após 3 dias, o produto resultante pode ser usado conforme as instruções.
  3. Brotos e folhas de urtiga... Esta planta é caracterizada por um alto teor de ferro e potássio. Para preparar o fertilizante, você precisa levar qualquer recipiente. Deve encher 2/3 do seu volume com erva e depois encher com água para que o líquido cubra a urtiga. Suportar a infusão por 10 dias, coberto com uma tampa. No final da fermentação, o concentrado pode ser usado, mas primeiro deve ser diluído com água 1 a 10.
Importante! Os remédios populares devem ser usados ​​em combinação com preparações minerais, que irão melhorar a nutrição da planta.

Recomendações

A fertilização das rosas no verão é necessária tendo em conta a fase de desenvolvimento do arbusto. Somente neste caso a planta florescerá abundantemente e por muito tempo, além de manter resistência a pragas e doenças.

Recomendações para o procedimento:

  1. Fertilizantes com alto teor de nitrogênio não devem ser usados ​​no verão.
  2. É necessário alimentar o arbusto durante o período de floração apenas em casos excepcionais.
  3. Não exceda a dosagem indicada e fertilize as rosas mais do que 1 vez em 2 semanas.
  4. O tratamento da raiz deve ser feito apenas em solo úmido.
  5. Durante uma seca prolongada, é melhor pulverizar os arbustos com uma solução nutritiva, pois com a falta de umidade, a funcionalidade do sistema radicular diminui.

A cinza de madeira é uma fonte valiosa de nutrientes

Conclusão

A cobertura das rosas no verão é muito importante, pois neste período o arbusto floresce.Este procedimento ajuda a restaurar a energia gasta, prepara a planta para a próxima etapa do ciclo de vida. Mas é necessário aplicar corretamente as misturas de nutrientes, apenas se forem o mais benéficas possível para a planta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção