Semeando sideradas em uma estufa no outono

Siderata É um tipo de planta verde que tem um efeito positivo no solo e nutre-o. Quando devidamente plantadas e cuidadas, podem nutrir o solo melhor do que a matéria orgânica comum. Além disso, essas ervas são seguras. Isso é especialmente importante para uma estufa, onde, com o tempo, seu próprio microclima fechado é criado e, sem alimentação adicional, o solo fica rapidamente mais pobre. As culturas em estufa no outono são uma solução excelente para enriquecer o solo com nutrientes.

É possível semear siderados em uma estufa

Semear com efeito de estufa é uma obrigação. Com o tempo, mesmo com o cuidado ideal do solo, um solo mineralizado com sua própria microflora negativa é formado na estufa. Isso reduz significativamente o rendimento. Mudar o solo na estufa é problemático e nem sempre aconselhável. Portanto, os especialistas recomendam a semeadura de fertilizantes biológicos no outono para a melhoria do solo em condições de casa de vegetação.

Benefícios do plantio de safras de estufa em uma estufa

Existem várias vantagens principais de usar verduras em vez de fertilizantes orgânicos, em particular, estrume:

  1. Econômico. Para obter o mesmo resultado com os fertilizantes orgânicos, você terá que gastar muito dinheiro, pois precisará de muitos fertilizantes.
  2. Sem risco de trazer ervas daninhascomo ao aplicar estrume ou húmus.
  3. Essas plantas combatem com sucesso muitas pragas.
  4. Os fertilizantes verdes combatem com sucesso a maioria das doenças.
  5. As plantas afrouxam o solo com seu sistema radicular, o que tem um efeito positivo no suprimento de oxigênio.

Esta é uma maneira muito mais barata e segura de renovar o solo da sua estufa e aumentar a produtividade. Semear sideradas em uma estufa antes do inverno ajudará a proteger as mudas no início da primavera dos efeitos negativos dos primeiros raios de sol da primavera.

Quando semear adubos verdes no outono em uma estufa

Para semear fertilizantes biológicos no outono, é escolhido um período não muito frio. É aconselhável fazer isso em setembro, após a colheita principal. A segunda etapa da semeadura é pouco antes do inverno, em novembro.

Os fertilizantes verdes semeados em setembro terão tempo de crescer antes da geada, e então podem ser deixados até a primavera e não cortados. E as plantações, que são semeadas em novembro, vão surgir na primavera. Neste caso, devem ser cortadas antes da floração e, portanto, preservadas no solo. Este é um método excelente para quem cultiva variedades precoces de tomate e pepino no país. É útil semear siderata em uma estufa no outono duas vezes: em setembro e em novembro. Isso preservará o rendimento e desinfetará o solo. Mas devem ser plantas diferentes.

Que estufa plantar em uma estufa no outono

Mais de 400 espécies de plantas podem atuar como siderata. O tipo de fertilizante a ser plantado na estufa no outono depende da época do plantio e da safra que será cultivada na estufa, bem como do efeito desejado. Para enriquecer o solo com nitrogênio, é necessário plantar leguminosas:

  • ervilhaca;
  • ervilhas;
  • trevo;
  • feijões;
  • feijões;
  • lentilhas;
  • trevo doce.

Se decidirem plantar antes do inverno, é aconselhável colher safras resistentes ao frio, como ervilhaca, centeio, aveia ou colza.

A mostarda protegerá perfeitamente o solo na estufa de pragas e ervas daninhas. A aveia enriquece o solo com potássio e fósforo. Plantar siderata em uma estufa no outono é uma maneira barata e segura de proteger as plantações de pragas e doenças, bem como de nutrir o solo.

Phacelia é considerada um adubo verde universal para todas as ocasiões.Esta opção de fertilizante verde não tem medo do frio ou da seca. Ao mesmo tempo, a planta tem aspecto decorativo, espanta fungos, luta contra nematóides e pulgões.

Para tomates, pimentões e berinjelas

Cada cultura requer um valor nutricional específico do solo e também é suscetível a várias doenças e pragas. Portanto, ao escolher um fertilizante verde, é recomendável focar na cultura que será cultivada nesta estufa. Isso ajudará você a encontrar a melhor opção. Culturas como pimentão, berinjela e tomate, depois de uma colheita abundante, não deixam nada de útil no solo. O solo fica literalmente vazio e, portanto, o plantio de fertilizante verde será o mais justificado possível se essas safras forem novamente plantadas na estufa no próximo ano.

A melhor opção para o plantio no outono serão adubos verdes de cereais: aveia, centeio, cevada. Eles darão potássio ao solo. A falta de potássio fará com que os tomates sejam pequenos, com floração tardia e a produção significativamente reduzida.

E também antes do inverno para tomates e pimentões, é bom plantar phacelia. Isso normalizará a acidez do solo. Você também pode usar uma mistura, alternando aveia com ervilhaca e colza.

Para pepinos

Aveia como um siderat no outono em uma estufa são bons para o plantio de pepinos. Isso ajudará a enriquecer o solo com nitrogênio, bem como a curar completamente o solo. Como os pepinos "sugam" fortemente os elementos úteis do solo, é útil plantar leguminosas no outono: tremoço, feijão, trevo e ervilhaca. Após essas colheitas, o rendimento do pepino aumentará significativamente.

Semear mostarda para controle de pragas e desinfecção do solo não fará mal. Entre as culturas em estufa semeadas no outono, a mostarda em estufa é de particular importância devido ao enxofre em seu sistema radicular. Isso ajudará a evitar a infestação de vermes.

Para outras culturas

Se você planeja plantar alho em uma estufa, então as leguminosas não são recomendadas como cultivo em estufa. A melhor opção para fertilização é phacelia e mostarda.

Para cenouras, rabanete, mostarda e colza são adequados como fertilizantes. Em princípio, essa cultura não é tão caprichosa e crescerá bem depois de qualquer adubo verde.

Repolho e rabanete darão excelentes colheitas depois dos cereais e da maioria das leguminosas.

Como semear adubo verde corretamente

Para obter um resultado ideal, é importante seguir as regras da tecnologia agrícola que são fornecidas para o adubo verde. Para o pouso, o seguinte algoritmo de ações é usado:

  1. Se possível, remova as ervas daninhas e desenterre o solo da estufa.
  2. O local da semeadura deve ser bem regado para que o solo fique suficientemente úmido.
  3. Cada adubo verde tem sua própria instrução de semeadura, que está detalhada na embalagem. Na maioria das vezes, as sementes só precisam ser espalhadas na quantidade certa na superfície do solo. Ao mesmo tempo, é importante que para as plantas plantadas antes do inverno, o número de sementes semeadas aumente, pois algumas delas podem não surgir na primavera.
  4. Alise a superfície do solo com um ancinho ou prego com uma pá plana. Não é necessário enterrar o estrume verde no solo, mas pode borrifar com uma pequena quantidade de húmus se desejar.
  5. Para que os adubos verdes úteis não se transformem em ervas daninhas nocivas, durante a floração é necessário cortar os talos das flores para que as sementes não apareçam e não espirrem.

Estas são as regras básicas para a semeadura de adubo verde. Normalmente, essas plantas não são caprichosas no cuidado e se adaptam facilmente a uma variedade de condições agrícolas.

Os fertilizantes verdes podem ser plantados três vezes por ano: primavera, outono, verão. Cada um desses pousos tem seus próprios benefícios. Vários tipos de fertilizantes verdes também são mais comumente usados. No outono, plantam-se principalmente colza, centeio, ervilhaca, mostarda branca e aveia.

Para a primavera, as mais adequadas são as plantas resistentes ao frio, que podem tolerar facilmente as primeiras geadas da primavera e ter tempo para subir à estufa antes de semear as mudas.Até o momento, é necessário ter tempo para cortar o fertilizante verde pelo menos uma vez. Estes são centeio, aveia, mostarda e phacelia.

Algumas dicas para jardineiros novatos

O mais importante que o jardineiro deve levar em consideração ao semear o fertilizante biológico: essas plantas não devem dar sementes e semear no jardim. Caso contrário, uma erva daninha banal se formará na estufa, o que por todos os meios interferirá no crescimento das plantas cultivadas e, em vez de se beneficiar, uma quantidade enorme de problemas resultará para posteriormente remover uma planta útil da estufa. Portanto, é importante cortar o adubo verde na hora certa. Isso geralmente é feito em um momento em que a grama atinge 30–40 cm e não começa a florescer. Esta é a melhor opção, uma vez que as plantas verdes apodrecem e saturam o solo com nutrientes adicionais.

Você não pode usar o mesmo adubo verde durante a temporada e para qualquer planta. O que é um bom precursor para o tomate não funciona em uma estufa onde são cultivados repolho ou ervilha.

Com o plantio oportuno na primavera, os siderados serão capazes de proteger as mudas frágeis dos primeiros raios de sol.

Cada tipo de adubo verde possui características de plantio próprias, que devem ser levadas em consideração:

  • leguminosas não gostam de solo ácido;
  • tingimento woad tolera perfeitamente quaisquer extremos de temperatura e tolera perfeitamente a falta de umidade;
  • A ervilhaca é um fertilizante exigente, que se deve plantar intercalado com cereais, pois a ervilhaca necessita de apoio para o talo trepador;
  • a mostarda branca vai assustar o urso, ela luta bem contra a requeima, que é tão perigosa para a maioria das plantas cultivadas.

Se levarmos em consideração todas essas nuances e evitarmos que os assistentes biológicos se multipliquem, então o solo na estufa não será capaz de se transformar em solo mineralizado e o rendimento das plantas cultivadas será sempre alto.

Conclusão

As estufas podem ser plantadas duas vezes no outono, mas mesmo uma plantação completa com a tecnologia agrícola correta permitirá que o jardineiro obtenha uma colheita sem precedentes de plantas cultivadas no ano seguinte. É importante escolher o fertilizante verde específico certo, bem como cortá-lo a tempo para que o produto útil não se transforme em erva daninha. Recentemente, este método de fertilização do solo tem se tornado cada vez mais popular, especialmente porque não requer custos econômicos significativos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção