Contente
O tomate Vova Putin é uma variedade de seleção amadora com frutas do tipo salada, que se tornou conhecido pela maioria dos jardineiros recentemente. A planta é famosa por sua despretensão em condições de abaixar o regime de temperatura usual para tomates e frutos grandes.
Descrição da variedade de tomate Vova Putin
Um arbusto de tomate de tamanho médio com um grande número de brotos que se estendiam em diferentes direções, tentando chegar à luz, levou o autor, um plantador de vegetais experiente de Chelyabinsk Nikolai Andreevich Alexandrov, a chamá-lo de Vova Putin, apelidado de par da aldeia inquieto em jogos infantis. Assim, desde o início do milênio, a coleção de tomates de variedades pouco exigentes, as sementes com as quais o criador de Chelyabinsk distribui para a Rússia e outros países, ganhou um grande nome. A variedade médio-precoce de tomates com frutas pesadas ganhou notoriedade a partir de 2015, após publicações na imprensa e na televisão.
Os tomates da variedade Vova Putin não são incluídos no Registro Estadual, mas as mudas são ativamente plantadas por jardineiros amadores, que passam as sementes uns para os outros em uma cadeia ou enviando-as pelo correio.
Tomates Vova Putin tipo indeterminado. O autor aponta para o seu crescimento até 1,5 m, mas muitos residentes de verão afirmam que as plantas na estufa crescem mais de 2 m. No campo aberto, os tomates atingem o crescimento especificado. A altura do tomate depende da fertilidade do solo, dos padrões de plantio e das condições de iluminação, especialmente na estufa. As folhas da variedade são de tamanho médio, crescem esparsamente. Os ramos com folhas são longos, muitas vezes entrelaçados, por isso devem ser desbastados e retirados a tempo, evitando o engrossamento. Nos racemos de 2-3 a 5-6 flores, que, com boa polinização, transformam tudo em ovários.
Descrição das frutas
A variedade de tomate Vova Putin, como notado por alguns jardineiros, tem formato instável. Os tomates em uma haste são:
- oval plano, como o próprio autor o chama, “barco”;
- em forma de coração;
- uma forma arredondada achatada complexa, que mais frequentemente é formada a partir de um ovário em uma flor dupla.
Os ovários primeiro crescem em forma de coração, depois os lados laterais aumentam, criando uma silhueta oval ao longo da seção horizontal. O tamanho dos tomates em forma de “barco”, pesando até 1 kg, ultrapassa os 12-15 cm de comprimento da fruta. Tomates de até 500 g também têm 10-12 cm de comprimento. Na maioria das vezes, os tomates de Vova Putin são de forma irregular, fracamente ou fortemente nervurados. O peso normal é de 200-400 G. O autor da variedade observa que os tomates de Vova Putin às vezes ficam maiores no terceiro cacho do que nos dois inferiores.
A casca do tomate é fina, vermelha brilhante, homogênea em toda a área da fruta. Às vezes, "ombros" amarelos permanecem em tomates fortemente estriados, o que é um sinal da ausência de alguns oligoelementos no solo. Quando cortadas, as câmaras de sementes não são visíveis, existem algumas sementes, elas não são sentidas quando usadas. A polpa densa, carnuda e suculenta do tomate Vova Putin é vermelha, quase sólida ao longo do plano de corte. O sabor do tomate é harmonioso, agradavelmente equilibrado entre doçura e leve acidez. É mais frequente notar que o sabor do açúcar prevalece na polpa quebradiça da variedade.
A variedade de tomate Vova Putin é ideal para comer frutas frescas. O excedente é usado para vários espaços em branco. A pele densa permite que os tomates sejam armazenados em local fresco por até 7 a 10 dias. A capacidade de tolerar o transporte é baixa.
Características varietais
O início da frutificação da cultura do tomate em estufa Vova Putin cai nos últimos dias de junho, início de julho.Em campo aberto, os frutos da casta amadurecem um pouco mais tarde. A frutificação no tomate é estendida, os cachos superiores amadurecem até setembro, início de outubro. Nas plantas, de 20 a 40-50 pedaços de frutas são amarrados. Se os requisitos padrão da tecnologia agrícola forem seguidos, 4 kg de frutas são colhidos de um arbusto de tomate. Há menção de safra de até 8 kg.
Boas condições de rendimento:
- a planta da variedade tomate da seleção nacional dos Urais é bastante potente, dá muitos enteados, portanto, sua retirada é uma das condições para aumentar a produtividade do tomateiro e amadurecimento precoce dos frutos postos;
- para obter tomates grandes, a planta é conduzida em 1 ou 2 hastes;
- racionamento de ovários não é mais do que 4-5 por mão, e para frutos grandes - 1-2.
O tomate Vova Putin, de acordo com as características e descrição da variedade, pelos jardineiros que se dedicaram ao seu cultivo, difere:
- despretensão às condições meteorológicas;
- resistência à seca;
- adaptabilidade às temperaturas reduzidas do verão;
- resistência a algumas doenças fúngicas.
A variedade resiste a patógenos de mofo cinzento, mesmo se houver arbustos doentes no local. O complexo de obras necessário é utilizado contra pragas:
- remoção preventiva ervas daninhas do círculo do tronco, não menos de 1 m;
- tratamento com inseticida.
Prós e contras das variedades de tomate Vova Putin
Todos os que cultivam tomates da seleção Ural notam as vantagens da variedade:
- colheita estável;
- grande frutado;
- propriedades de alto sabor;
- frutificação prolongada;
- versatilidade de tomates;
- requisitos mínimos para o regime de temperatura típico para o clima da zona média;
- resistência a patógenos de certas doenças fúngicas.
Acredita-se que a desvantagem da cultivar seja a forma instável dos tomates.
Regras de plantio e cuidados
Os jardineiros, guiados pela descrição da variedade de tomate Vova Putin de um criador amador, cultivam plantas usando métodos padrão.
Semeando sementes para mudas
As sementes da variedade são semeadas 70-75 dias antes de serem transferidas para um local permanente. Eles compram solo especial para as mudas ou levam o seu próprio, preparado no outono. Normalmente, solo de jardim, húmus ou turfa e areia são misturados ao substrato na proporção de 1: 1: 0,5. Sementes de tomate tratadas com permanganato de potássio são colocadas em um recipiente com solo em temperatura ambiente até uma profundidade de 1-1,5 cm. Após 5-7 dias, as sementes germinam, os brotos recebem iluminação suficiente sob lâmpadas especiais. Água com moderação, mantendo o substrato ligeiramente úmido. A colheita dos tomates é efectuada colocando as plantas uma de cada vez em recipientes separados, quando aparecem 2-3 folhas verdadeiras.
Transplante de mudas
Os tomates na zona climática média e nos Urais são plantados em estufas de filme em maio, e mesmo em junho em campo aberto. Recipientes com tomates são retirados 12-15 dias antes do plantio por várias horas para endurecer ao ar livre. Antes do transbordo, os contêineres são regados em abundância para a fácil remoção das raízes do tomate junto com um pedaço de terra. A variedade Vova Putin é colocada em 3-4 plantas por 1 sq. m.
Cuidando de tomates Vova Putin
Embora os tomates criem raízes, eles não são regados por 4 dias e, em seguida, umedecidos regularmente após 3-4 dias. É importante ventilar a estufa em tempo hábil, manter as portas abertas em climas quentes. No jardim, os corredores são cobertos com cobertura morta, principalmente nas regiões ao sul, para manter a umidade do solo por mais tempo. Todas as ervas daninhas são removidas do terreno e na estufa com o tempo, o que retira os nutrientes dos tomates e pode ser um lar isolado para insetos nocivos - pulgões ou moscas-brancas. As plantas são enteadas uma vez por semana, removendo brotos que atingem 4 cm. Os caules e pincéis de um tomate alto da variedade Vova Putin, a julgar pela descrição, comentários e fotos, estão bem amarrados.No início de agosto, os pontos de crescimento das plantas que estão em campo aberto são beliscados para que os tomates secos amadureçam antes da geada.
É conveniente alimentar os tomates com fertilizantes complexos já prontos e balanceados para a cultura:
- "Kristalon";
- "Kemira";
- "Ava" e outros.
Quando os ovários são formados, a alimentação foliar com ácido bórico afeta efetivamente a quantidade da colheita.
Com o desenvolvimento da fitotora em clima úmido, a planta afetada é retirada, e o plantio do tomate é pulverizado com o preparado "Ridomil Gold", "Fitosporin-M", "Quadris". Há casos em que os tomates foram salvos da requeima por pulverização profilática com uma solução de 10 comprimidos de furacilina em um balde de água. Alho, mil-folhas ou tabaco protegem as plantas da mosca-branca, enquanto o bicarbonato de sódio e o sabão protegem contra pulgões.
Conclusão
O tomate Vova Putin é distribuído em chalés de verão e terrenos domésticos, atraindo persistência e frutas saborosas. Cultivar uma variedade também está ao alcance dos iniciantes na agricultura. Usando técnicas agrícolas padrão, uma boa colheita de produtos caseiros de vitaminas é obtida.
Testemunhos