Contente
O tomate Nastenka é o resultado das atividades de criadores russos. A variedade foi inscrita no cadastro estadual em 2012. É cultivado em toda a Rússia. Na região Sul, o plantio é feito em campo aberto e, no frio, a variedade cresce em estufas.
Características da variedade
A descrição e as características da variedade de tomate Nastenka são as seguintes:
- variedade de meia-temporada;
- arbusto do tipo determinante;
- altura de até 60 cm;
- bucha padrão;
- pequenas folhas verdes;
- 6-8 frutas amadurecem em um cacho.
Os frutos da variedade Nastenka possuem uma série de características:
- arredondado em forma de coração;
- quando maduros, são vermelhos;
- peso 150-200 g;
- número de câmaras de 4 a 6;
- teor de matéria seca da ordem de 4-6%;
- sabor doce agradável.
Rendimento de variedade
Os tomates Nastenka pertencem às plantas padrão que são capazes de crescer e produzir safras ao longo da temporada. A variedade é considerada de alto rendimento: até 1,5 kg de tomates são colhidos de uma planta.
Pelas suas características e descrição, a variedade de tomate Nastenka tem aplicação universal. Eles são adequados para preparar saladas e outros pratos, bem como para decapagem, decapagem e outros tipos de conservas. Os tomates estão sujeitos a armazenamento e transporte de longo prazo.
Ordem crescente
Primeiro, o tomate de Nastenka é plantado em casa para se obter mudas. Os tomates jovens são fornecidos com as condições necessárias: acesso à luz solar e temperatura. Após 2 meses, as mudas são transferidas para um local permanente. Dependendo das condições climáticas, é escolhida uma estufa ou uma área aberta.
Obtendo mudas
As sementes de tomate Nastenka são plantadas em março em solo preparado. Sua composição inclui dois componentes principais: solo de jardim e húmus. Antes de plantar, é necessário processar o solo colocando-o no forno ou micro-ondas. Para desinfetar o solo, bastam 15 minutos desse tratamento.
O material da semente também é recomendado para ser preparado para o plantio. É envolto em um pano úmido e mantido aquecido durante todo o dia. Se forem usadas sementes compradas, preste atenção à cor delas. As cores brilhantes indicam a presença de uma casca nutritiva.
O solo preparado é colocado no fundo dos recipientes. Em seguida, as sementes são colocadas em fileiras, ficam 2 cm entre elas, 1 cm de turfa ou solo fértil é despejado por cima e irrigado. Os recipientes devem ser cobertos com papel alumínio e mantidos em local escuro a uma temperatura de 25 graus.
Quando os brotos aparecem, eles são movidos para um local bem iluminado. Durante a primeira semana, a temperatura é mantida em 16 graus, após o que deve ser aumentada para 20 graus.
Quando 1-2 folhas aparecem, os tomates são colocados em recipientes separados. Para o crescimento normal, os tomates precisam de luz de fundo por meio dia. Regue os tomates quando o solo secar um pouco.
Pouso em estufa
Os tomates de Nastenka são transferidos para a estufa quando completam 60 dias. Nesta fase, 6-7 folhas são formadas no tomate. Uma estufa de policarbonato, filme ou vidro é adequada para o cultivo de tomates.
O solo para o plantio deve ser preparado no outono. A camada superior é removida, pois nela vivem pragas e esporos de fungos. O solo restante é desenterrado e fertilizado com composto.
A variedade Nastenka é plantada a cada 0,4 m. É mais conveniente organizar as plantas em um padrão xadrez. Isso evita o espessamento e simplifica o cuidado do tomate. Se você planeja obter várias linhas, deixe 0,5 m entre elas.
Os tomates são plantados em covas de 20 cm de profundidade e o sistema radicular é transferido junto com um torrão de terra. A etapa final é a rega abundante dos tomates.
Pouso em terreno aberto
Os tomates são plantados em áreas abertas quando as geadas da primavera passam. O ar e o solo devem aquecer bem. Na primeira semana após o plantio das plantas, recomenda-se cobri-las à noite com agrofilme.
Antes de plantar no solo, os tomates de Nastenka são endurecidos para que as plantas possam se adaptar rapidamente às novas condições. Para fazer isso, eles são transferidos para uma varanda ou loggia. Primeiro, os tomates são mantidos ao ar livre por 2 horas, gradualmente esse período é aumentado.
O preparo das camas para os tomates é feito no outono. Para eles, escolhem áreas onde anteriormente cresciam repolho, beterraba, legumes. Não há plantio depois de tomates, pimentões, berinjelas e batatas.
O tomate Nastenka é plantado de acordo com o esquema 40x50 cm Os arbustos são colocados em covas de 20 cm de profundidade, as raízes são cobertas com terra e regada.
Cuidado com a variedade
Os tomates de Nastenka são cuidados de acordo com um certo esquema, que inclui regar, alimentar e amarrar. A variedade responde bem à aplicação de fertilizantes de fósforo e potássio.
Tomates molhando
Variedade Nastenka precisa de rega moderada. Com falta de umidade folhas enroladas de tomate e as inflorescências desmoronam. O excesso de umidade também afeta negativamente as plantas: doenças fúngicas são ativadas e o sistema radicular apodrece.
Os tomates são servidos com água morna, que se instalou em barris. A umidade não deve atingir as raízes e folhas das plantas. O procedimento é realizado pela manhã ou à noite para que a água não evapore, mas vá para o solo.
A rega regular é realizada uma semana após o plantio dos tomates. Até o aparecimento das inflorescências, os tomates são regados a cada 3 dias, consumindo 2 litros de água. Quando as inflorescências se formam, os tomates são regados todas as semanas e o volume de água é aumentado para 5 litros.
Durante o período de frutificação, o tomate precisa ser regado a cada 4 dias, o consumo de água deve ser de 3 litros. Quando os frutos começam a ficar vermelhos, a rega é reduzida e a umidade é aplicada uma vez por semana. De acordo com análises do tomate Nastenka, o excesso de umidade durante este período faz com que a fruta se quebre.
Após a rega, o solo sob os arbustos é solto e os troncos são repicados. Este procedimento garante a troca de ar no solo e melhora a absorção de umidade.
Fertilização
A cobertura de tomates é realizada com a ajuda de fertilizantes minerais e remédios populares. O tratamento começa uma semana após a transferência das plantas para um local permanente.
Primeiro, os tomates são alimentados com fósforo, que promove o crescimento do sistema radicular. Para isso, são necessários 15 g de superfosfato para um balde de 5 litros de água. A solução de plantio resultante é regada pela raiz.
Após 10 dias, é preparado um fertilizante potássico, que tem a propriedade de melhorar o sabor das frutas e aumentar a imunidade do tomate. Para 5 litros de água, 15 g de sulfato de potássio são medidos. A solução é usada para regar tomates.
A cinza de madeira ajudará a substituir os fertilizantes minerais. Ele é enterrado sob arbustos de tomate ou uma infusão é preparada para irrigação. Para a infusão, você vai precisar de 3 litros de cinzas, que são colocadas em 5 litros de água. Após um dia, o produto resultante é diluído com a mesma quantidade de água e utilizado para irrigação.
Enteado e empate
De acordo com a foto e a descrição, a variedade de tomate Nastenka é subdimensionada, portanto não precisa ser beliscada. A planta forma 3-4 caules.
Recomenda-se amarrar o caule da planta a um suporte de madeira ou metal, principalmente quando cultivada em áreas sujeitas a vento e precipitação. Amarrar os tomates evita que eles afundem no chão e torna mais fácil cuidar deles.
Críticas de jardineiros
Conclusão
A variedade Nastenka tem bom gosto e é adequada para conservas caseiras. Os tomates precisam de cuidados constantes, que consistem em regar e fertilizar. A variedade é considerada despretensiosa e dá um rendimento médio.